gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Torneio de Portugal

FC PORTO VENCE O TORNEIO DE PORUGAL

Terminou o Torneio de Portugal, que estava englobado na chamada semana do andebol, que decorreu em Fafe, que se transformou assim por uns dias na capital do Andebol.

Este torneio serviu, não só como preparação das equipas (Portuguesas), como ainda para o FC Porto ganhar ritmo competitivo, para a disputa do Torneio de qualificação para a Fase de Grupos da Liga dos Campeões (dias 3 e 4 de Setembro de 2011), em Presov na Eslováquia.
Participaram 4 das melhores equipas Nacionais (FC Porto, Benfica, ABC e Sporting) e ainda duas equipas estrangeiras, a Selecção de Angola, que sob o comando do nosso conhecido Filipe Cruz, efectuou um estagio em Portugal, e os Suecos do Lugi Handboll, que já tinha marcado presença no Torneio de São Mateus, divididos em dois grupos, no sistema de TXT a uma volta, com jogos Classificativos.

Resultados:
Grupo (X)
FC Porto 32 – 25 Selecção de Angola
Sporting 24 – 20 Selecção de Angola
FC Porto 20 – 18 Sporting

Grupo (Y)
ABC 38 – 33 Lugi Handboll
Benfica 34 – 22 Lugi Handboll
ABC 28 – 29 Benfica

Jogos Classificativos
5/6 Lugar
Selecção de Angola 21 – 25 Lugi Handboll
3/4 Lugar
Sporting 32 – 27 ABC
Final
FC Porto 25 24 Benfica

Outros Prémios

Melhor JogadorDario Andrade (FC Porto)
Melhor MarcadorJosé Pedro Coelho (ABC) – 24 Golos
Melhor Guarda RedesHugo Laurentino (FC Porto)

Sobre as equipas portuguesas, poder-se-á, que todas se apresentaram já com razoável índice competitivo, proporcionando alguns bons momentos de andebol, o FC Porto, reforçado com dois “veteranos” (Eduardo Filipe e Ricardo Costa), que neste momento nem se sabe se jogarão a época toda, é a equipa que melhor se apresenta tanto a nível físico como de motivacional, e já com um bom índice de jogo. O Benfica que se reforçou cirurgicamente, apresenta-se completamente diferente da época transacta, com um excelente desempenho defensivo, e com uma organização atacante já razoavelmente definida, e com um técnico que demonstrou que em princípio com ele não haverá “donos” da bola. O Sporting por sua vez, apresentou-se como de costume não se notando grande alterações, em relação á última época, embora em alguns momentos pareça que já existe um “fio” de jogo, mas noutras situações parece um regresso ao passado. O ABC, com um novo técnico apresentou-se na nossa opinião com uma equipa equilibrada, embora não seja declaradamente uma das grandes favoritas ao titulo nacional, teve momentos, com bom esquema de jogo tanto defensivo como ofensivo, mas denota que tem a sua preparação mais atrasada.

Das duplas de arbitragem Presentes (Eurico Nicolau / Ivan Caçador, Roberto Martins / Daniel Martins e César Carvalho / Daniel Freitas), entendemos, que globalmente produziram trabalho positivo, embora Eurico Nicolau / Ivan Caçador, estivesse num nível bem superior ás restantes, especialmente no que concerne à aplicação dos novos conceitos técnicos e disciplinares.
Estranhámos, no entanto, foi o “Folclore” do equipamento dos árbitros, com publicidade em tudo o era espaço, desde as camisolas (Frente, Costas e Mangas), até aos Calções, e ainda por cima obrigatoriedade de ficarem junto a um painel de publicidade depois de jogos terminarem. Não entendemos como isto possível, de quem são os direitos de imagem das duplas, quem beneficiou com esta situação verdadeiramente aberrante, e como os sr.s árbitros, aceitaram isto tão pacificamente, e o que diz a este respeito a sua Associação de Classe. Como Exemplo apresentamos uma imagem de costas.
O Noticias

32 comentários:

Anónimo disse...

futuro central da selecção - nuno roque

Anónimo disse...

Aberrantes são vocês a criticarem tudo o que são iniciativas credíveis. Mais uma vez este blog passa um mau serviço à comunidade andebolistica nacional. Primeiro porque todos os patrocínios nas camisolas dos árbitros são publicidade que pagou aquilo que vocês assistiram: Um bom torneio de andebol. E depois porque pode perfeitamente ser uma iniciativa para ajudar a classe da arbitragem,e arranjar marchendising para os árbitros. Mas como vocês apenas fazem é criticar os outros,nem sequer se perguntaram o porque de se usas uns equipamentos diferentes. Na Alemanha,Suecia e até na Dinamarca,os árbitros usam equipamentos com patrocínios, patrocínios esses que dão dinheiro á Federação e por consequência á classe. A própria EHF faz patrocínio á sua tv nas camisolas dos árbitros nas competições europeias. Mas como só o que se faz la fora é bom, cá dentro continuamos a criticar paulatinamente sem que nada se faça. GANHEM VERGONHA!

J.C

Aquele gajo disse...

A questão do equipamento dos árbitros é realmente estranha. O que fico sem saber é se eles não tiveram interesses envolvidos, visto que no cimo das costas, o patricinio era da Imosonho, imobiliária da Marinha Grande. De onde são eles???

Anónimo disse...

Excelente Torneio e com bons jogos e a final , foi um bom momento par quem gosta de andebol e ver a entrega de todos os atletas de ambas as equipas pela Vitoria.
O porto mereceu mas teve sorte e o Benfica uma novidade muito grande e começou uma nova era para o andebol do Clube, acabou o ciclo do cientista(JAS) que queria ser treinador para passar para o Treinador(JR) que tem formação académica.
Recordando comentário desta crónica "O Benfica que se reforçou cirurgicamente, apresenta-se completamente diferente da época transacta, com um excelente desempenho defensivo, e com uma organização atacante já razoavelmente definida, e com um técnico que demonstrou que em princípio com ele não haverá “donos” da bola"

Subscrevo totalmente esta afirmação.
Vamos ter um campeonato muito mais competitivo e muita tranquilidade nos bancos por parte dos treinadores das várias equipas.
ADC

Anónimo disse...

Um momento muito especial em FAFE do Andebol português.

-Excelente Torneio com bons jogso disputados e um vencedor encontrado mesmo sobre o limite do tempo.Porto e Benfica estão de parabens.
-Não houve erro no sorteio como aconteceu no Troneio de Viseu! Os resultados foram completamente diferentes, aprendam com os erros meus senhores..
-Muito publico na finla e nos restantes jogos tambem..
-Actividades sociais de grande importancia apra a modalidade, Feira e Gala do Andebol.
-Jogo entre as ex atletas do nosso andebol que fizeram história refiro-me as nossas brilhantes jogadoras, venceu a Sele. Sul dirigidas pelo Campeão em Titulo João Florêncio.
-Excelente prestações da dupla de arbitros internacionais, Nicolau-Caçador em todos os jogos.
-transmissões na RTP2 de varios jogos assim como na FAPTV.
-Atribuição de premios individuais justificadas e muito importante para os atletas que mais se evidenciaram, Zé Pedro do ABC(melhor marcador), Laurentino do FCPorto(melhor Guarda-Redes) e Dario do FCPorto(melhor jogador do Torneio).
Saudações á FAP, AABraga, Camãra de Fafe e sponsors.

Anónimo disse...

E qual é o problema da publicidade nos arbitros? não vemos isso nos melhores campeonatos? Haja é muitas empresas que queiram colaborar com o andebol desta forma.
pmq

Anónimo disse...

A questão dos Arbitros e a publicidade.Sou Arbitro e o que a FAP nos passou, que seria para patrocinar os equipamentos e o pagamento de jogos.
Não vemos problemas algum des de que os pagamentos sejam em dia!!!

Anónimo disse...

Ivan e Eurico serão sempre Ivan e Eurico.

Novos conceitos técncios e disciplinares? Quais é que são? Disciplinares - Só se for nas sanções, "dou quando me apetece"; Técnicos - golos em passos. Aí estamos de acordo. Ouve alturas em que tudo valia.

Jorge Almeida disse...

Pessoalmente, acho que a quantidade de sponsors na camisola dos árbitros é demasiada. É somente uma questão de gosto pessoal. Parece-me que se passou do 8 para o 80.

Mas já estou como o Anónimo 29 de Agosto de 2011 09:56: Se isso servir para que os pagamentos aos árbitros estejam em dia, tudo bem.

Já agora, aproveito para subscrever o voto formulado pelo Anónimo 29 de Agosto de 2011 09:07: Haja é muitas empresas que queiram colaborar com o Andebol, não só desta forma, como de outras.

Quanto à qualidade de jogo, do que vi (grande parte de cada um dos jogos que passaram na RTP2), pareceu-me que as equipas, em ataque continuado, fazem uma circulação de bola muito lenta, pois os defesas, na maior parte do tempo, quase nem se moviam. Acontece que o FC Porto vai já ter de jogar a prévia da Liga dos Campeões, onde, se quiser ganhar os jogos, vai ter de jogar bem em ataque continuado contra equipas com médias de altura bem superiores, logo vai ter de fazer com que os defesas saiam das suas posições, e isso só se consegue com circulação rápida de bola. É que nenhum dos nossos consegue rematar por cima daqueles calmeirões, e para entrar em penetração é preciso criar o buraco.

Jorge Almeida disse...

Na realização da TV, de realçar a camera instalada no tecto do pavilhão.

Já parecia aquelas realizações que se vêm em Mundiais e Europeus ...

Anónimo disse...

Adorei a festa, pena o descalabro dos comentários na rtp2. Já no torneio em Viseu tinha acontecido o mesmo. UMA OU OUTRA VEZ PASSA DESPERCEBIDO AGORA ASSIM, NÃO PODE SER. È evidente alguma imcompetencia e desatualização e inadmissivel trocas com nomes e numeros.

Anónimo disse...

Qual é o problema da publicidade?
Os inteligentes que fazem esta crítica nunca viram publicidade em árbitros estrangeiros?
Ou é por ser uma iniciativa da FAP?
Talvez se verifique um pequeno exagero quantitativo. Mas se esse factor contribuir para o aumento das receitas, venham mais.

E pelo facto de os árbitros serem da Marinha Grande ficam, as firmas/empresas daquela zona, impedidas de fazer publicidade?

De facto a dor de cotovelo é enorme.

Mas já percebi que o "Banhadas" fala por falar. E a publicidade nas camisolas das equipas? Constituem algum mal?
E essas não constituem benefício para a FAP.

Tenham maneiras.

Anónimo disse...

Que amadorismo por parte da Federação! a informação no seu site está errada!
O melhor guarda-redes foi o Ricardo Candeias(SL Benfica)

Anónimo disse...

Porque será que o vice-campeão não esteve neste torneio ?
Custo das viagens ?
E as duas equipas estrangeiras, vieram de borla ?
Mais uma burrice do Torrinha...
J Santos

Anónimo disse...

Há algum sitio onde se possa ver aos jogos?

Anónimo disse...

A FAP vai vestir os árbitros da PO01 com equipamentos repletos de patrocinios como se utilizam em outros campeonatos. Pelo menos pode ser que o dinheiro para pagar o que devem chegue mas claro que os arbitros mais pequenos aqueles que asseguram o andebol em portugal pois nao sao uma duzia de duplas que anda por ai a fazer so PO01 vao continuar a arder!
Ja agora os equipamentos sao Lacatoni e os senhores do apito ja estao incomodados por causa das insignias serem estampadas

Anónimo disse...

Foi o número 16 do SLB, Ricardo Candeias que ganhou o prémio de melhor guarda-redes do torneio e não o Hugo Laurentino do FCP!

Anónimo disse...

Eu estive presente em Fafe desde sexta-feira e começo por endereçar os parabens ao Presidente da AAB, porque quer queiramos, quer não. aquela associação tem uma capacidade de trabalho fantástica! Estive na feira, (muito gira, com fados e uma tuna)estive na Gala que foi um grande momento ao andebol e com excelente qualidade, estive nos jogos e fiquei extremamente feliz por ver que numa aldeia, o andebol encheu um grande pavilhão em dois dias.
Estou de acordo que a estrutura da PO9 é uma fraude e merece a caixa que o Banhadas lhe dedicou, de critica cerrada, mas não posso concordar que o Banhadas seja tão redutor, em relação a um conjunto de acções, que foram brilhantes de quinta a domingo, onde o Banhadas se limitou a comentar os jogos. Gostemos ou não gostemos os bons exemplos devem ser citados e o que se passou em Fafe no fim-de-semana merece honras de caixa alta.

Anónimo disse...

Ao comentário de 29 de Agosto de 2011 19:48 aldeia só se for a tua terra que Fafe e cidade

Anónimo disse...

É UMA VERGONHA SE A ATRIBUIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS SEJA SÓ PARA AS DUPLAS QUE ARBITRAM O PO1.
AS OUTRAS DUPLAS SÃO AS QUE FAZEM MAIS SACRIFICIOS, SÃO AS QUE FINANCIAM A MODALIDADE E SÃO AS MAIS MAL-TRATADAS.
VIVA OS MAIORES.

Anónimo disse...

Fafe foi uma grande organização. Parabéns à FAP e à AAB.

Mas alguém neste país trave a marcação de jogos da PO9!!! Alguém errou na FAP, mas ainda estão a tempo de emendar.

A revolta é enorme e o que é que custa à FAP alterar para 4 voltas?

Errar é humano.Persisti no erro ´burrice.Sobretudo quando prejudica gravemente o andebol feminino em Portugal!

Anónimo disse...

Um detalhe no nosso andebol, há muito anos que deixaram de existir nomes repetidos no futebol que até pode acontecer e depois aparecia o I o II e III? pois é no Sporting existem 2 João Pinto o Internacional do Sporting e o Central um jovem, então não é que voltamos aos anos 1960? e temos o João Pinto e João Pinto II, ridículo e urgente alterar e o EGO agradece..
Isto não lembra a ninguém mas no Sporting Clube grande ainda se vêem estas coisas...
O Igualzinho

Anónimo disse...

Joao Pinto e Joao Paulo Pinto...está desactualizado anonimo

A diferença do Sporting neste torneio para os outros foi que tivemos um bruno moreira e o siqueira para pivot , quando o porto tem o tiago rocha e o benfica o chapa e o rui silva.

Nao esquecer também que enquanto os adversários descansavam o Sporting fazia jogos de apresentação com o belenenses e o xico. Em cerca de 9-10 dias o Sporting fez 7 jogos !!!

Anónimo disse...

Com tanta critica aos equipamentos dos árbitros, claro que ao blogue não restou tempo para falar na atribuição dos prémios. Sera' por esquecimento?
Realmente como e' que o nosso Pais pode seguir em frente quando as mentalidades são tão tacanhas?
Haja vergonha da parte do blogue quando fala em FOLCLORE, e não tenta perceber indagando.

Anónimo disse...

João Pinto e João Paulo Pinto...está desactualizado anónimo
30 de Agosto de 2011 11:36

CARO ANÓNIMO:
ESTAVA gravado na camisola NAS COSTAS JOÃO PINTO II, ou será que vi mal!!
Ridículo, corrigir somente..

Anónimo disse...

A sponsorização no equipamento desportivo depende da visibilidade, mas é sempre importante, vi os árbitros mas a publicidade só se vê na RTP e em câmara perto, muito discreta deve ser melhorado para justificar o investimento feito.
Até seria uma boa ideia a APAOMA arranjar publicidade vertical para toda a arbitragem e deste modo evitava os atrasos nos pagamentos por parte da Federação.
O que se passou em Fafe foi um experiência a corrigir para ser mais visível.
Sem duvida que o desportista que aparece mais na câmara das televisões é o arbitro ou árbitros, mais que todos os jogadores juntos..
Logo o investimento feito nas camisolas dos árbitros é vem vinda.

Anónimo disse...

Queria lançar uma proposta através deste site. Porque não os árbitros actuarem equipados com o equipamento do f c porto? Sempre se identificavam mais. Já agora na publicidade poderiam usar YOUTUBE! Pois este clube é o rei absoluto da procura nesse site! Ser`que o andebol 1 está a futebolirizar-se?
Qualquer dia a Carolina alternadeira vai comentar para a rtp 2...

Anónimo disse...

sabem quem é um dos patrocinadores? a dupla que apitou a final !!!!!!!!!!!! depois não há classificações (tema que nunca vi aqui muito falado). Apesar deste comentário reconheço que são sem dúvida a melhor dupla nacional e que serão num futuro próximo a dupla Portuguesa de todos tempos com mais Camp. do Mundo. Este fds na reciclagem quero ver quantos arbitros vão ter a coragem de não comparecer.
Ass. alguem que deixou o apito em bom tempo.

Anónimo disse...

Nao reparei...mas o jogador tem sido referido sempre como joao paulo pinto pelo Sporting. Se está na camisola , espero que possa ser corrigido

http://www.sporting.pt/Modalidades/Andebol/andsen_fichajogador.asp?idEpoca=387&idCompeticao=272&idJogador=29640

Anónimo disse...

Outra sugestão.
Porque não faz o "Banhadas" publicidade nas camisolas dos árbitros?

Bolas!!! Não liguem. Acabei de acordar e ainda não tomei o xarope.

Além de que seria sempre improvável que o "Banhadas" fizesse algo a bem do andebol.
Esqueci-me que estão "Em luto pelo andebol".

Amen.

Anónimo disse...

eles andam aí, põe-te a pau banhadas, e não estão sós, pois os tachos são bons e os empregos não abundam, ola ri lolé

Anónimo disse...

O anónimo de 1 de Setembro de 2011 22:19 bateu com a cabeça na parede.