gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 01 – 2011 / 2012

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Resultados
1.ª Jornada
Zona 1
Almeida Garrett 29 - 24 Maiastars "A"
Madeira SAD 32 - 18 CS Madeira
Zona 2
João Barros 29 - 29 CA Leça
Académico FC 26 - 30 Santa Joana
Zona 3
Juventude Lis 32 - 18 Alpendorada
Juventude Mar 26 - 27 Maiastars "B"
Zona 4
Alavarium 33 - 23 Salgueiros 08
Colégio Gaia 40 - 29 São Bernardo
Zona 5
Gil Eanes 39 - 25 JAC Alcanena
Passos Manuel 29 - 20 Porto Salvo

Arrancou o Campeonato. É tempo de esquecermos o modelo competitivo e todas essas discussões e acompanharmos a par e passo todas as emoções. Como na época passada, não comentaremos arbitragens e apenas analisaremos em detalhe os jogos em que estarão presentes os nossos colaboradores.

O campeonato começou com uma enorme surpresa com o Colégio João de Barros a ceder um empate, no seu reduto, diante do Cale. A primeira parte foi muito equilibrada, mas havia a sensação de que o Colégio João de Barros quando colocasse o pé no acelerador ganharia o jogo. E quando ganhou 5 golos de vantagem já perto do final parecia isso vir a acontecer. Mas as jogadoras de Paulo Félix pareceram sempre encarar o jogo com uma enorme sobranceria e isso veio a revelar-se fatal com a equipa de Leça a empatar mesmo em cima do apito final. O Colégio João de Barros sofre assim um vergonhoso empate e só Eduarda Pinheiro pareceu ao seu nível. Quanto ao Cale, mostrou que pode lutar pelo apuramento. Defendeu de uma forma muito agressiva, conseguindo parar o ataque adversário, teve uma inspirada Catarina Oliveira e Ana Paula Costa que continua a mostrar qualidade. Bela exibição do Cale e o Colégio João de Barros pareceu sempre sem alegria a jogar.

No outro jogo deste grupo 2 (o grupo que parece mais equilibrado da competição) assistiu-se a um jogo equilibrado entre Académico do Porto e Santa Joana. A primeira parte sob o domínio da equipa da casa, com o Santa Joana a dar por completo a volta no segundo período. A equipa do Académico do Porto pareceu fisicamente ter apenas pernas para 30 minutos e sentiu muito a ausência de Isabel Oliveira e Joana Oliveira que não conseguimos apurar se irão ou não jogar esta época. A equipa parece sem ideias e sem organização e não nos parece possível que repitam a fase final da época passada onde apenas Cristina Fernandes e Ana Sampaio estiveram a um bom nível. No Santa Joana, Viviana Rebelo, Marlene Pinto e Maria Domingues mostraram que são as jogadoras que fazem a diferença, numa altura em que Mariana Regadas está uma sombra do que foi. Parece-nos que o Santa Joana irá discutir com o Cale quem irá à fase final mas, pelas aquisições deste ano, a equipa da Maia tem toda a obrigação de o conseguir.

No grupo 3 houve outro dos jogos mais decisivos da competição, entre o Maiastars B e a Juve Mar. Falaremos sobre a questão das duas equipas do Maiastars no último parágrafo desta crónica pela gravidade da situação. A equipa comandada por José Carlos Ribas obteve uma importante vitória perante a equipa que, teoricamente, disputará com o Maiastars a segunda vaga para a próxima fase. Uma vitória arrancada a ferros num jogo muito polémico e em que o ritmo defensivo mais forte do Maiastars lhe garantiu a vitória perante uma Juve Mar que, ao longo de todo o jogo, parece ter sentido a pressão de ter que vencer. Um campeonato com apenas 6 jornadas traz destas contingências e não beneficia em nada a competição, mas a Juve Mar parece uma equipa que parou no tempo e traz um modelo de jogo gasto.

No outro jogo, vitória muito tranquila da Juve Lis que é, sem dúvida, a melhor equipa deste grupo 4, perante um Alpendorada que fez progressos mas está ainda longe de equipas como a Juve Lis

No grupo 4 não houve surpresas. Alavarium e Colégio de Gaia realizaram primeiras partes abaixo do que sabem mas, na segunda parte, facilmente descolaram e asseguraram vitórias perante Salgueiros e São Bernardo, respectivamente. Tal como já tínhamos escrito, parece um grupo com os dois lugares para a fase final completamente definidos.

No grupo 5, curiosidade para ver a estreia da jovem promissora equipa do Alcanena diante das campeãs nacionais do Gil Eanes. Naturalmente que a equipa de Alcanena não tem ainda estofo para competir com equipas deste gabarito e nunca conseguiu parar o ataque adversário onde se notabilizaram as atiradoras Suaré e Vera Lopes. Destaque para a lesão conhecida esta semana de Dulce Pina que a afastará da competição durante alguns meses que é uma baixa muito importante de uma das mais decisivas jogadoras do campeonato. Quanto ao Alcanena, a atiradora Neuza Valente esteve em bom plano, mas o grande destaque vai para a jovem Vanessa Oliveira com uma capacidade de impulsão notável.

No outro jogo do grupo, o Passos Manuel apesar de todos os problemas com a utilização de pavilhão para treinar e da saída de Fátima Suaré, teve uma vitória tranquila com destaque para a suspeita do costume, Cátia Santos, desta vez muito bem acompanhada por Carolina Santos e Joana Pereira. Paula Malcato regressou ao Porto Salvo mas perdeu com a sua ex-equipa numa equipa que parece estar à espera ainda de algumas jogadoras importantes que bem precisam para reforçar um plantel agora comandado por Sónia Araújo.

Finalmente, o grupo 1. Esperava-se que fosse um dos grupos mais interessantes com um duelo fratricida entre Sports Madeira e Maiastars A pelo segundo lugar do grupo mas a verdade é que José Carlos Ribas, aproveitando os regulamentos optou por colocar todas as melhores jogadoras na equipa B e as piores na equipa A, pois o grupo 3 é mais acessível. Foi inteligente, é verdade. Mas desvirtuou por completo o sorteio perante a complacência da Federação que permitiu que isto acontecesse. Como é possível que, na data do sorteio, não tivesse já que estar definidas as jogadoras que pertenciam a uma ou a outra equipa? O Maiastars aproveitou muito bem isto e, com este expediente, passam de uma equipa que estaria de fora da fase final (pois acreditamos que o Sports Madeira seja superior) para uma equipa que está perto de a conseguir (basta vencer em casa a Juve Mar).

Terá sido por isto que o Maiastars fez duas equipas? É que esta equipa A é tão fraca que desprestigia o nome do clube e perdeu com o Almeida Garrett a quem o Maiastars foi buscar 6 jogadoras este ano e um dos seus treinadores que, no banco adversário, viu a sua nova equipa perder com um Almeida Garrett que todos os anos sofre baixas e todos os anos tem a coragem e a dignidade de dar a volta à situação, com Cristiana Morgado em grande destaque na partida.

Quem ficou muito agradado com esta decisão do Maiastars foi o Sports Madeira que ficou com um grupo ainda mais fácil e que deixou de ter história. Este Sábado, defrontaram-se as duas equipas da Madeira e o destaque foi a excelente réplica que as jovens jogadoras do Sports deram na primeira parte, soçobrando na segunda parte ao ritmo mais forte das vice-campeãs nacionais. Mónica Soares mostrou que é um grande reforço para o Sports Madeira. Na Sad, destaque para a veloz Cláudia Aguiar que faz dos contra-ataques a sua arma mortífera.

O campeonato pára na próxima semana e só regressa a 8 de Outubro. Infelizmente, estas paragens vão ser uma constante durante toda esta primeira fase e não ajudam nada o andebol feminino a evoluir.

Críticos Femininos

28 comentários:

Anónimo disse...

O comentário ao jogo do Académico - Santa Joana, é de um ignorante, ou de uma pessoa que não viu o jogo e relata o que lhe contaram...

Assistiu se a uma excelente partida de andebol,um Santa Joana bem reforçada, e um Académico apesar de 2 perdas do "7" da Luisa Estriga, tenta recomeçar.

E o que eu pude assistir, foi um Académico, COM IDEIAS, COM JOGADAS, BEM TACTICAMENTE, DEFENSIVAMENTE, e um treinador no bancado a saber ler o jogo no momento..e algo que lhe destaco, O ACADEMICO JOGOU COLECTIVAMENTE!!! enquanto o banhadas cita, as marcadoras dos golos, eu citava a jogadora mais importante da equipa no jogo, pelo que jogou e fez jogar, ELISA!!! Muito bem sem duvida alguma...o que faltou ao academico foi frescura, e ai sim concordo, a equipa ressentiu-se da excelente primeira parte e nao resistiu a maior rotatividade do Santa Joana, bem como da entrada em campo da guarda redes Rita, que foi a responsavel pela reviravolta...

Saudações

Ricardo Reis disse...

Bom início da nossa selecionadora...
por 9 no Passos, não foi mau!

lol

RR

Anónimo disse...

continua tudo igual aqui na Ilha, a incompetência do Duarte levou a uma triste 1ª Parte

Anónimo disse...

Se a Marta aleixo aparece na lista das atletas suspensas com 2 jogos será que já os cumpriu sendo este o primeiro jogo do campeonato e ela constando da lista? fica a duvida!

Anónimo disse...

Na ilha continua-se a fazer mais do mesmo... ganhar! Temos pena...

Anónimo disse...

reduziram para 4! ja estao cumpridos!! senao nao podia jogar no torneio do colegio. a federaçao q actualize .... lol

Anónimo disse...

imposssível ter cumprido os 2 jogos de castigo, pois não houve nenhuma competição oficial em que o maia participasse. mas como é o maia pode tudo e nada lhes acontece, pois quem manda é o de braga e com esse o de lisboa não se mete...

Anónimo disse...

A Soraia Lopes do Gil também tinha dois jogos de castigo e não jogou, mas como é o Maia já pode e não lhe vai acontecer nada. eles até num torneio jogaram com atletas de outros clubes, foram apanhados e o velhote do porto disse que ia fazer relatório, mas a verdade é que elas aí estão a jogar nas juvenis e o treinador que falsificou a lista continua a treinar esta equipa sem nenhum castigo...assim se vê a força do maia e a tristeza da fap

Anónimo disse...

A situação de um treinador do Academico FC, Alexandre de nao poder ir para o banco por nao ter ainda o 4ª Grau? é Ridicula visto que há varios treinadores que resolveram este falta com os serviços da Federação, deixa-se assim uma equipa sem treinador a jogar na PO9? ridiculo e a ex treinadora do clube como está na FORMAND poderia e deveria resolver este assunto, do colega e Clube onde foi treinadora,ou não interessa?

Anónimo disse...

se a marta aleixo jogou é porque pode jogar.

Anónimo disse...

MAS AFINAL QUEM É ESSA MARTA ALEIXO? O MAIA PRECISA DELA PARA GANHAR A ALGUÉM?

Jorge Almeida disse...

Porto Salvo vs Gil Eanes, na próxima 5ª, às 15:00, vai passar na FAP Web TV.

http://portal.fpa.pt/fap_portal/do?com=DS;3735354168;111;+PAGE(2000025)+KID-NOTICIA(4433)+K-CATEGORIA(510)+COD_COR_CAIXA(4);RCNT(1)

Finalmente, transmissão dum jogo da PO09.

Anónimo disse...

"É que esta equipa A é tão fraca que desprestigia o nome do clube e perdeu com o Almeida Garrett a quem o Maiastars foi buscar 6 jogadoras este ano e um dos seus treinadores " é pena , que se fale disto, porque 5 dessas jogadores estão a jogar na equipa do Maiastars B e a única que está no Maiastars A está aleijada, porque sem sombra de dúvidas , se estas jogadoras jogassem contra o garret, o Maia não perdia o jogo.

Anónimo disse...

Antes de mais, gostaria de dar os parabéns ao Banhadas, por ser um espaço, onde democráticamente se pode escrever sobre a nossa modalidade.
Hoje e aproveitando o facto deste texto, vou falar de uma atleta que conheço hà alguns anos de quem já fui treinador e a quem, infelizmente os "inteligentes" da FAP não tem dado o devido destaque. Falo da Crsitiana Morgado do Garrett que, tal como o Banhadas destaca esta semana, tem qualidade e potencial para outros voos, dado que, com 16 anos e a jogar nas seniores será seguramente porque tem valor. Segundo ouvi dizer em S. M. Feira, só não saiu do Garrett porque os pais não deixaram. Uma atleta a seguir, tal como outras juvenis que também jogarão pelas seniores e que espero, também pelos seleccionadores nacionais ou, os grupos são fechados e não há possibilidade de, outras atletas que se vão destacando, serem chamadas?
Artur Borges

Anónimo disse...

carrega maia que nós é que mandamos na fap...a nós ninguém pára...

Anónimo disse...

a marta aleixo não podia jogar, isto parece terra de Kadafi e amigos, vale tudo.

Anónimo disse...

Bons jogos, boas equipas, surpresas e enfim um quadro competitivo vergonhoso...

Anónimo disse...

MaiaStars com equipas de 2º Plano? O Ribas não disse que eram as duas fortes?...

Anónimo disse...

o Treinador do Academico esteve no banco..nao venham com tretas já...

Anónimo disse...

Não é bem assim, anónimo de 27 de Setembro de 2011 11:36

As coisas não podem ser vistas como diz.
"Se jogou é porque pode jogar".
Baseado(a) em quê afirma uma coisa dessas?
Era bom que pudessemos admitir sempre a seriedade das e nas coisas.

Cumprimentos
HH

Anónimo disse...

o que se passa com o site do alavarium??? passou de super interessante a um desinteresse total...

Acordem pois para se tornar referência foi dificil, para desabituar é um instante....

Anónimo disse...

"Bom início da nossa selecionadora...
por 9 no Passos, não foi mau!"

Dizia o ditado: "se nao tem nada de interessante para dizer, mais valia nao ter dito nada"

Anónimo disse...

Os graus 4 era um bom tema para o Banhadas investigar. Temos filhos, enteados e oportunistas.

Anónimo disse...

Dois comentários curiosos, no Blog Andebol no feminino, referem aspectos curiosos do Sr. Cid Ramos.
Que é de Pombal, já é conhecido, que é apoiante do Colégio João de Barros, compreende-se e louva-se, que apoie o Andebol regional, através dos clubes mais visíveis, perfeitamente lícito e salutar, agora COMO JORNALISTA,é muito mau afirmar que a dupla de arbitragem , "influenciou" o resultado. e o mérito do Cale?

Outro pormenor interessante, no blog, são as MVPs da jornada. Como não existe boletins de jogo ainda disponíveis no site da FAP relativamente à Zona 3, não existe votação. Bem como considerar que o 1º lugar desta zona está entregue, desde o dia do "Sorteio".

Anónimo disse...

Ignorantes... Ou só dizer mal????
Já consultaram o portal fap sobre disciplina para poderem opinar sobre a Marta Aleixo? Não? Então desculpem, são mesmo ignorantes!!!... ou então, consultaram e são uns grandes...

Ricardo Reis disse...

Ao ou à Anónimo(a) das 28 de Setembro de 2011 12:25;

Se não achas interessante, porque o comentário?

Se calhar tem tanto interesse que não resististe a comentar!!

RR

Cid Ramos disse...

Caro anónimo. Fico contente que me conheça e que saiba que sou de Pombal. Grande cidade sem dúvida. Tem dois clubes de Andebol, o NDAP e Colégio João de Barros.
Quanto a crónica do CJB-CALE, desculpe mas não deve ter lido.Levante-se da cadeira, se faz favor e leia com atenção, vai ver que o mérito do CALE é intocável. Nada me liga ao Colégio João de Barros, apenas é um clube de Pombal, o resto são meras insinuações.
Quanto à segunda questão, já se encontra no blogue a votação para MVP da Zona 3 e não existem boletins de jogo no site da FAP como disse. Como é que eu consegui? Sabe amigo eu não me guio pelo boletim de jogo, porque eu tenho pessoas que me dão informações dos jogos, as vezes nem sempre são as correctas, há que o reconhecer.
Amigo anónimo, os meus contactos e endereço de e-mail estão no blogue. Quando quiser contacte-me terei todo o gosto em falar consigo.
Por um Andebol feminino melhor
Cid Ramos

Anónimo disse...

Mai nada Cid.

POR UM ANDEBOL FEMININO MELHOR