gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A Nova Época e a Arbitragem – 2011 / 2012

Inicia-se uma nova época na modalidade, mas estranhamente ou talvez não, o Conselho de Arbitragem da Federação, depois da feitura das Circulares n.º 4 e 5, nomeadamente a n.º 4, que no nosso entender é uma peça de verdadeiro surrealismo, nada diz, e existem situações verdadeiramente incompreensíveis, que deveriam ser totalmente esclarecidas.

Vejamos de forma resumida, apenas alguns pontos:

Duplas – Quem e quais são, ninguém sabe, mas já existem nomeações feitas…

Observadores – Quem são, e como vão actuar…

Categorias de árbitros – Como estão classificadas as diversas duplas de árbitros, segundo o novo regulamento... (segundo nos informaram a confusão está instalada)

Âmbito de Actuação – Tal como na época transacta mais uma vez se vai iniciar a actividade andebolista, sem se saber quem apita quem!!! Ou quem pode apitar o quê!!! Mas mesmo assim já foram efectuadas nomeações (disponíveis no Portal desde 07-09-11), por fim quais critérios de nomeação??? Será que existem

Por último – Mais uma vez temos a Arbitragem, Com atrasos significativos na liquidação de verbas relativas à época passada (será que os novos critérios de publicidade é para liquidar os atrasos…). Segundo nos informaram existem protocolos efectuados com 8 duplas, mas apenas se sabe que irão auferir mensalmente (segundo se diz), por antecipação das despesas uma verba significativa (segundo se consta 500 Euros – Mais do que o ordenado mínimo Nacional). Mas o mais curioso segundo nos informaram é que o CA, desconhece oficialmente este protocolo!!! Em que ficamos, e os outros!!!

Mas caso curioso nenhum OCS, tem a coragem de falar nestes temas. Nós continuaremos atentos.

O Regras

7 comentários:

Anónimo disse...

O exemplo que vem de Espanha: não há guito, não há palhaços:
"El tema de la famosa huelga arbitral de la Liga ASOBAL aunque no está nada claro en estos momentos se arreglará en las próximas horas. El pasado Viernes 2 de Septiembre se reunían los colegiados en la localidad madrileña de Pinto, aprovechando el stage de pretemporada, para decidir que postura tomaban ante el inicio de la Liga ASOBAL 2011 – 12 y la deuda de 300.000 euros que se les debe por impagos de arbitrajes de la temporada pasada. Los árbitros decidieron por votación de 30 – 2 que no iban a pitar de manera indefinida, con papel firmado de renuncia a pitar incluido, la Liga ASOBAL hasta que recibieran el dinero que se les debí"

Anónimo disse...

Senhores:
- Para já, com receio de represálias que iriam acontecer de imediato, peço desculpa mas não me vou identificar.
- Relativamente aos pagamentos, é vergonhoso iniciarmos a época com 6 meses de atraso (já retirando as férias).Sinto-me incomodado quando os meus amigos e familia me vêm a abdicar da minha vida pessoal, questionando se justifica andar na arbitragem. Sinceramente NÃO!
- A outra forma de nos sentirmos motivados, mesmo se recebermos, é a progressão na carreira. Aqui é visivel quem é que é o quê e tudo o resto é paisagem. Contudo sabemos perfeitamente que a "paisagem"é a grande maioria dos árbitros e são eles que são pau para toda a obra. Quando chega à hora das condecorações...paisagem passa a miragem.
- Juntando estes dois pontos (pagamentos e motivação desportiva), fica a sobrar somente o amor e a devoção a uma arte que se a soubermos interpretar da melhor forma, é no mínimo muito interessante.
- Posso também chamar para o debate, o que levou (e bem) a dupla premiada em Fafe, a receber tal distinção. Terá sido a sua prestação no Mundial da Suécia? Se sim, concordo perfeitamente.
- Cá no Portugal dos pequenitos, onde estão as classificações da "tropa"?
-Porque razão não foram publicadas?
-Ano ZERO? E no ano passado foi o -1?
- Quero deixar de ter dúvidas acerca de alguns assuntos. A única certeza é que o Polvo não deixa o CA fazer o seu papel com a clareza que seria pretendida e desejada.
- Caro presidente do CA, não se deixe ir devido ao Paul. este não é adivinho, este é ditador!!!
- Saudações a TODOSSS os colegas...apitadores!

Anónimo disse...

ao palhaço que escreveu o comentário das 0:41, escreva-se no curso de arbitro e depois vá arbitrar gratuitamente para a federação, pois já que não liga ao dinheiro, certamente não se importa de arbitrar gratuitamente.. eu certamente não me importo de lhe dar as minhas nomeações..não se esqueça que tem que ter carro e abastecer para ir para os jogos..mas certamente estas questões financeiras não lhe interessam, o "guito" não é um problema para você, palhaço!!

Uma boa época e muitos bons jogos arbitrados gratuitamente, o andebol agradece.

Jorge Almeida disse...

A situação espanhola não é não haver dinheiro, pois o "De Rosca" informou à dias que o dinheiro tinha sido pago pela ASOBAL à RFEBM. Acontece é que a RFEBM, em vez de pagar aos árbitros, terá usado o dinheiro para outros fins ...

Mas com os problemas dos outros podemos nós bem. Acontece é que, para além do historial de pagamentos com os árbitros ser o que se sabe, as coisas parecem ser feitas em cima do joelho, sem cumprir com regulamentos aprovados por eles mesmos e boas práticas que existiam dantes. E isso, em Espanha, já não é bem assim ...

Quem seguir os meus comentários ao longo dos tempos aqui nos Banhadas deve já ter percebido que, sempre que vejo razão para isso, elogio a FAP. No entanto, tenho de reconhecer que, demasiadas vezes, dão tiros nos pés ... Um exemplo é o que foi denunciado pelo "Regras": Porque é que já há nomeações, e não há ainda lista das duplas por categoria? E que categoria é que pode arbitrar que prova?

Anónimo disse...

Mas aqueles artistas da APAOMA seguiram o exemplo do Virgílio só querer é tacho e usaram o dinheiro que mamaram há 5 épocas aos árbitros com a conivência da FAP.
E agora estão com o rabo entalado senão vejamos:
Hugo Virgílio na CAJAP
Tiago Monteiro na CAJAP
Antonio Trinca presidente da APAOMA
E Continuam na alta-roda e nós desde Dezembro que não recebemos uma cheta.
Companheiros ninguém apita sem receber o dinheiro que nos devem !!
Estes artistas da APAOMA não defendem os nossos direitos.
Eles foram eleitos com fraude todos sabemos…

Luis

Anónimo disse...

caro anónimo das 13:19 de 9/9: "não há guito, não há palhaço" é uma expressão popular que não quer menosprezar ninguém...acho que já deve estar com o síndroma dos nomes que vem da bancada...tenha lá calma que estou do vosso/nosso lado.
O apita que não recebe.

Anónimo disse...

Quem tiver possibilidade, veja quais os árbitros que têm as contas em dia, ou quase.
Tudo com o conhecimento da APAOMA.
Há outros que ... esperem se quiserem.
Mas com esses, a APAOMA não se importa.