gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Crónica de Fim de Semana – 08 – 2011 / 2012 - I

Crónica relativa à 8.ª Jornada.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.
8.ª Jornada – Resultados

ABC 40 – 23 São Bernardo
Benfica 41 – 27 Ismai
SC Horta 31 – 28 Xico Andebol
AC Fafe 31 – 33 Belenenses
Águas Santas 27 – 23 Sporting
Madeira SAD - FC Porto (dia 19-10-11 às 19H00)

Jornada disputada em três dias devido à participação do Madeira SAD na EHF CUP, que começou com a concludente vitória do ABC sobre a equipa aveirense do São Bernardo, num jogo de sentido único, com os bracarenses a comandarem o marcador desde o primeiro ao último minuto de jogo. No ABC o contra ataque, e a 2.ª linha estiveram em bom plano, com uma alta eficácia, enquanto o São Bernardo não encontrou soluções para contrariar a forma de jogar do ABC. No ABC destaque para Fábio Vidrago e Rui Lourenço, ambos com 7 golos, bem acompanhados pelo “veterano” José Ricardo Costa com 6, no São Bernardo o destaque vai para Ricardo Meira (5 golos em 6 acções), já que Pedro Maia desta vez não esteve nos seus melhores dias (apenas 4 golos 21 acções). O Belenenses deslocou-se a Fafe, onde foi vencer a equipa local, num jogo em comandou o marcador desde os 4 minutos, chegando a desfrutar de uma vantagem de 6 golos aos 23 minutos, para depois sofrer um parcial de 6/2, chegando ao intervalo a vencer por 20-18, os segundos 30 minutos foram disputados em total equilíbrio do marcador, sendo o momento crucial do encontro (no nosso entender) o minutos 52, quando o Fafe falha a execução de livre de 7 metros que lhe daria a igualdade no marcador a 30 golos, respondendo Elledy Semedo, com uma falha igual a um minuto e vinte segundos do fim dos 60 minutos, no entanto este atleta foi o grande marcador do encontro, com 13 golos. O Benfica, não qualquer dificuldade em vencer o Ismai, construindo um resultado concludente, onde a eficácia da 1. Linha dos Maiatos diz tudo (14%), apesar de seu contra ataque ter sido de eficácia máxima (9 golos em 9 acções), no Benfica tudo correu de feição e na eficácia dos guarda-redes esteve uma das grandes diferenças. David Tavares com 10 golos em 11 acções e Nuno Grilo com 8 em 8 foram os marcadores de serviço. Nos Açores, o SC Horta venceu dificilmente o Xico Andebol, que estreou na sua equipa o “veterano” Victor Tchikoulaev, a equipa de Guimarães, que comandou o marcador desde os 10 minutos, até cerca dos 47 minutos, chegando desfrutar de uma vantagem de 5 golos (16-11) aos 27 minutos, quando o resultado estava 24-21 a favor dos continentais, estes durante cerca de 6 minutos e em superioridade numérico, falham um livre de 7 metros, e sofrem um parcial de 3X0, permitindo a igualdade a 24. Segue-se um período de equilíbrio até nova igualdade a 28 aos 53 minutos, com o Xico Andebol a não concretizar mais nenhuma oportunidade nos 7 minutos finais. Destaque no Horta, para Rui Barreto, não só pelos golos que marcou (8), mas pelo jogou e fez jogar, e ainda Nelson Pina (7 golos). No Xico além do veterano já referido com 5 assistências para golo, também Gustavo Castro (6 golos) esteve bem. Por último tivemos o Águas Santas / Sporting, com a equipa da Maia a vencer e a manter o comando da prova isolada com 23 pontos, seja qual for o resultado do jogo em atraso da jornada.

Águas Santas 27 - 23 Sporting

Um jogo em que se disputava a liderança da prova, com a equipa da casa, ainda sem derrotas e os lisboetas com apenas 1 derrota, precisamente na 1.ª jornada, apenas foi equilibrado até aos 20 minutos, foi o tempo que durou a equipa lisboeta, a partir deste momento o Águas Santas passou a comandar o marcador, aumentando gradualmente o diferencial, que chegou a atingir 7 golos (21-14) aos 43 minutos. O Águas Santas com um guarda redes em bom plano, com uma boa organização defensiva, e com um ataque planeado a render, não teve dificuldades em se impor a uma equipa que foi perdendo esclarecimento, com um excessivo numero de falhas técnicas e de maus passes, que permitiram várias situações de contra ataque. Na equipa lisboeta não se entende a gestão dos atletas e registaram-se momentos em que o ataque era confuso e atabalhoado. No Águas Santas, grande destaque para a exibição de António Campos (38% eficácia), Eduardo Salgado (10 golos) e 4 assistências, e ainda Albano Lopes, pelo que fez jogar, no lado do Sporting apenas Hugo Figueira (41% de eficácia) e Fábio Magalhães (9 golos) estiveram em bom plano. Dirigiu o encontro a dupla Aveirense Ramiro Silva / Mário Coutinho, que não estiveram ao nível esperado, o jogo não foi violento nem agressivo e mesmo assim excluíram 15 vezes, e permitiram excessiva teatralização, Jogo Passivo sem critério e coerência, bem como a não marcação das faltas atacantes sem bola.

O Banhadas Andebol

32 comentários:

Anónimo disse...

Os clubes da PO1 vão aprender com a espertice de um clube feminino e isto pode mudar o andebol português!

A jogadora do Santa Joana, Marlene Pinto, foi castigada com 4 jogos de suspensão. Pois bem, vai cumprir quase a totalidade do seu castigo num Campeonato Regional do Porto! Nesse campeonato o Santa Joana só utiliza jogadoras mais fracas ou de outros escalões...

Ou seja,o que os clubes da PO1 têm que fazer é pedir àsua associação que organize um Regional, colocam os juniores a jogar e serve para limpar os castigos da PO1!

Lindo...

Anónimo disse...

Há muito tempo que digo que esta dupla não tem nivel para jogos de alta craveira. Uma dupla que penaliza com 2 minutos a agressão do atleta do Sporting (no contra-ataque do A. Santas)quando devia mostrar o cartão vermelho, só mostra a sua falta de qualidade, pois é nos momentos importantes que se vê quem sabe tomar decisões correctas.

Anónimo disse...

Mais uma vez o Sporting "não apanhou" os contra-ataques do adversário e só tem um jogador a mudar o ritmo. Muito bem o GR Figueira, alternando Fábio com boas entradas mas, demasiado lento na perda de bola e não recuperação. Não se compreende a não utilização de P. Portela mais no principio da segunda parte. Para não variar, absolutamente ninguém fala de arbitragens que, sem atingir as raias do escândalo esteve mal. Lá Está! Ao contrário a bem educada equipa do Sporting teria decerto sofrido mais exclusões... Será uma tradição?

Jorge Almeida disse...

Anónimo 17 de Outubro de 2011 01:05, penso que concorda comigo que o mal desta situação não está na organização do Regional, mas no facto dos castigos da PO09 poderem ser limpos nesse Regional.

Aliás, com o actual modelo de competição da PO09, e com os imensos hiatos de tempo que tem, se não fossem os Regionais, as atletas não teriam competição durante imenso tempo.

Anónimo disse...

Esta sede de atacar os árbitros começa a ser doentia.

Abram os olhos e, se conhecerem as regras, digam de vossa justiça.

E metam isto na cabeça: o árbitro, seja qual fôr, é um ser humano. Logo, não se lhe pode exigir a perfeição.

Muito mal se diz das arbitragens e nada sobre os técnicos e jogadores que, muitas das vezes, cometem autênticas barbaridades desportivas.

GhostBuster

Anónimo disse...

Concordo que os arbitros não estiveram bem... Aguas Santas fez um bom jogo e mereceu ganhar... entendo pouco da modalidade, vi que o Sporting tem dois estrangeiros... Gostava de saber a opiniao de alguem que perceba da matéria sobre estes dois Atletas... fraquinhos não é???

Anónimo disse...

Como é possível comentar este jogo com isenção sem falar do lance de Muresan com Joel na ponta esquerda. Eu afirmo é uma entrada assassina que felizmente não teve consequência maior. O jogador não disputa a bola e salta para cima do atacante lateralmente abalroando-o.Não se percebe tal atitude. Depois para culminar a decisão é excluir o jogador. Depois desqualifica o jogador do A.S - Marco Sousa por este alegadamente ter tocado a cara do opositor quando o jogador que provoca a acção é o Joel que empurra o jogador do SCP.
Sinceramente depois deste triste exemplo já ninguém percebe a aplicação da desqualificação. Espero também que a presença do conceituado delegado presente tenha ajudado a reprimir estas interpretações.

Anónimo disse...

Para limpar as atitudes grosseiras e prática de erro técnico dos árbitros e delegado no jogo SCP-FCP ,afirmou-se agressividade dos jogadores do Porto.Agora gostava que vissem e comentassem a entrada de MURESAN do SCP no jogo contra o Aguas Santas e falassem ainda sobre a sua punição.

Anónimo disse...

As faltas chamadas de úteís são para marcar srs. apitadores. O teatro em Portugal chega a meter nojo!
Que diferença de outro mundo, ao ligar a eurosport2 e assistir ao ex-Ciudad Real agora Atlético de Madrid Balomano com o Vespren!
Ali os jogadores participam num jogo de andebol!
Note-se na INTENSIDADE DO JOGO E NA VELOCIDADE A QUE SE DISPUTA!
Ali não á crianças a jogar!
Note-se na preparação fisica dos intervenientes!

Anónimo disse...

Sou jogador de andebol e tenho curso de arbitro, esta semana assisti a dois jogos na televisão e pelo que se continua a ver o andebol continua igual ou seja os grandes sao sempre favorecidos. vi uma arbitragem escandalosa no benfica-ismai com beneficio claro à equipa do benfica, na primeira parte vi os arbitros a deixarem passar faltas escandalosas contra o benfica no ataque do ismai e inclusive vi o pivot jose costa a receber completamente sozinho uma bola com o pe e a marcar golo e a ficar-se a rir para os arbitros. ja sabia que aquela dupla era benfiquista mas nao precisava de mostrar com tanta evidencia a sua preferencia. refiro tambem que a arbitragem nao pos em causa a vitoria que ja por si era previsivel por parte do benfica. no aguas-sporting(sou simpatizante desta equipa para que nao restem duvidas) vi tambem um aguas santas ser prejudicado em varios lances onde destaco a agressao do muresan ao joel num contra ataque pondo em causa a integridade do atleta, por muito menos ja vi vermelhos em contra ataques. vermelho sem nexo ao marco sousa e varios 7m por marcar sobre o ponta jorge sousa porque nao interessa se o defensor esta 1cm ou 1m dentro de area a defender, em ambas as situaçoes sao 7m. um lance que tambem passou em claro foi um remate da ponta do joel em que o muresan puxa lhe o braco e como foi golo os arbitros deixaram passar em claro uma desqualificaçao do atleta romeno. quanto ao meu sporting assisto ano apos ano o erro de contratar estrangeiros por video com baixissima qualidade e salarios avultadissimos, entao aquele lateral esquerdo nem na 3ªdivisao jogava.

Anónimo disse...

Depois de ler algumas opiniões, pergunto: Como é possivel Juan Couto e o palhaço joel (useiro e vezeiro) do Àguas Santas terminarem o jogo?
-Como é possivel Daniel Muresan terminar o jogo?
Obs: Vejam a gravação do jogo.

---.---

Salgado não é aposta para a selecção porquê?

---.---

Tanto jovem nos bancos, com faces de enfado porquê?

Anónimo disse...

Gostei muito de rever o Tchikoulaev que não via já desde a época de 2008, quando da sua passagem por aqui. Quanto ao vosso comentário sobre o jogo, eu até entendo o destaque que lhe é atribuído pela veterania, no entanto não podemos esquecer os 23% de eficácia, com 10 remates falhados, a maioria contra o bloco, para além do elevado número de falhas técnicas.Se calhar isso terá a ver com a tal veterania, que lhe retira velocidade e capacidade explosiva e o leva a usar e abusar do jogo interior, retirando fluidez ao jogo do xico andebol, perante a passividade do seu treinador que, eventualmente, terá alguma dificuldade em lidar com a "veterania" e estatuto de uma velha glória como é Vitor Tchikoulaev. Relativamente aos destaques do horta, concordo plenamente com o comentário feito sobre o Barreto, que parece estar a calar todos aqueles que no início da época quiseram pôr em causa as suas qualidades técnicas. Isto foi o que eu vi, num jogo que ganhamos, mas que também poderíamos ter perdido pois apenas nos 5 minutos finais conseguimos alguma superioridade..

Anónimo disse...

Parabéns ao àguas Santas, que continua a ter o principal factor de vitória, a união do seu grupo e vontade férrea de vencer. Vêm aí jogos dificeís mas... a fé move montanhas. No próximo jogo com o porto vai ser dificil, pois os pavilhões do porto e da madeira, têm forças magnéticas muito estranhas. Todo o cuidado será pouco.

Anónimo disse...

Já agora leiam os blogues espanhóis.
Nunca lá vi, e consulto alguns, comentadores com tanta falta de categoria como aqui.

Anónimo disse...

Tiveram ao nivel esperado ou seja fracos e arrogantes

Anónimo disse...

Aos arbitros é definido por vós o limite minimo como a perfeição.

Aos outros agentes, jogadores, treinadores dirigentes, etc, tudo é permitido, e limitado no minimo como "azar" ou "culpa dos ditos arbitros".

No Aguas Santas - Sporting, quem falhou passes, dribles, atacantes violações, etc, etc, etc, foram os do costume com incidencia na equipa do Sporting que tem um treinador casmurro e teimoso, tem jogadores medianos, salvo duas ou tres excepções e tem no "Banco" um dirigente que pouco percebe da "poda" e quando o Frederico está presente aumenta a incompetencia por metro quadrado.

Peço como Sportinguista que me preso que a Direcção esteja atenta a esta modalidade e à sua equipa sénior, pois figuras tristes não se adequam ao nosso Clube...

Não gosto desta dupla por dois motivos, são medianos no conhecimento tecnico e ainda por cima são teimosos na forma de actuar, mas não foi por eles que o Sporting perdeu, ou melhor que o Aguas Santas mereceu vencer como veio a contecer com todo o mérito, deixem estes e os outros arbitros em paz e relatem o principal, deixando o acessório "os arbitros" em sossego que bem precisam.

Não esquecer que neste momento eles subsidiam a modalidade, pois tem um ano de despesas em atraso...

Um anonimo Sportinguista, mas não burro...

Anónimo disse...

SCP - sem pôr em causa Rui Silva (há dias...)...volta Seabra, prokjac já te terá perdoado seres um jogador de equipa...

Anónimo disse...

Vi o ABC...do lado contrário! Infelizmente...que bem servido de raça e de centrais organizadores...fiquei impressionado com a inteligência e o espirito colectivo! Os pontas marcam porque, são bons... e os poem a marcar!
São gentlemans do andebol...e têm 21 e 23 anos respectivamente...

Anónimo disse...

Vitor Tchikoulaev
Um regresso de um senhor do andebol português e não chateia ele e outros retomar o que mais gostam de fazer JOGAR.
Idade é importante para os incompetentes! para ver se fazem alguma coisa de jeito, quanto aos talentosos jogadores jovens e mais velhos o importante é o prazer de jogar,jogar e jogar até que as pernas lhe doam....
Parabens campeão....

Anónimo disse...

DECLARAÇÃO do Presidente da FAP, Henrique Torrinha:

Não contam como estrangeiros

Passando o FC Porto a ter um atleta sérvio (Nenad Malencic) e dois cubanos (Alfredo Quintana e Daymaro Salina), surgiu a questão: quantos jogadores estrangeiros podem ter as equipas portuguesas de andebol? Henrique Torrinha, presidente da Federação de Andebol de Portugal, dissipou as dúvidas. "Este ano mudámos as regras e as equipas que jogam nas competições europeias podem ter dois atletas não comunitários, isto para lhes dar mais possibilidades de competir lá fora, com outros argumentos", começou por dizer Torrinha.

Relativamente aos atletas cubanos, o líder federativo revelou que "as federações de Cuba e Portugal assinaram um protocolo", pelo que os atletas oriundos daquele país jogam nas mesmas condições dos atletas nacionais, não ocupando vagas de estrangeiro. "Temos de ir aos países emergentes e Cuba está a abrir-se ao mundo e tem grandes desportistas", explicou.

Assim, o FC Porto acaba até por ter uma vaga de estrangeiro ainda por preencher no seu plantel.
Quem deve estarprecoupado é o ex Presdiente Lyuis santso qeu tanto lutou para manter só 2 inscriões de atletas que não podem representar a selecção nacional e agora na "ERA H.Torrinha" um clube pode ser campeão com 5 cubanos e 2 atletas estranjeiros...

nota: recordar que Cuba não tem Andebol nem campeonatos regulares, nem escalões de formação mas só se organiza para os jogos Pan Americanos, Jogos Mundiais e Jogos Olimpicos.
Habilidade ssaloios que vão prejudicar o andebol português.
Julio Santos

Anónimo disse...

Num outro post deste blog foi colcocado este comentário:

Ainda que fora do contexto gostava que alguém me explicasse como se pode fazer formação em clubes, sito o caso do Aguas Santas, em que se trabalham equipas (Infantis,Iniciados e Juvenis)no Juniores a situação é inversa, com 25 e mais atletas treinando, 1,30h em meio campo(mais de 75% do tempo semanal total).
Isto é um completo disparate, diria mesmo um embuste,que só pode ter como justificação aspectos financeiros.
Que raio de formação é esta?
O objectivo só pode ser o de diminuir a taxa de obesidade dos jovens porque melhorar as suas performances é que não é.

Interessante sem dúvida.Graças a Deus que no meu clube se tem outra visão da formação.
Por estas e por outras é que o regulamentos tem de ser ajustados às necessidades dos clubes.

Anónimo disse...

Hoje no site da Federação:
"Foi assinado protocolo com Federação Cubana em 11 de Setembro "

Após os protocolos com Câmara de Resende , Projecto Resende andebol, faltava a já anunciada palhaçada dos Cubanos .
Como adepto de um pequeno clube que não pode ter Estrangeiros ainda gostava de saber o que fazem todos os DIRECTORES REMUNERADOS dos outros dois chamados grandes ( Benfica e Sporting ) , Vêm passar os comboios , aguardam pelo fim do mês e esperam por outras benesses que a Federação lhes conceda .

Anónimo disse...

FAP assina protocolo de Cooperação Bilateral com Federación Cubana de Balonmano
Logo FAP redondo 2
Foi assinado, em 20 de Setembro de 2011, um Protocolo de Cooperação Bilateral entre a Federação de Andebol de Portugal e a Federación Cubana de Balonmano.
O Protocolo de Cooperação Bilateral foi assinado nos domínios da Formação de Recursos Humanos, Projetos de Desenvolvimento do Andebol, Intervenção Internacional, Seleções Nacionais e outras áreas e domínios de interesses comuns.

Publicado:

Segunda, 17 de Outubro de 2011

NOTA:
1-Só agora foi dado publicidade doa assinatura do Protocolo ou seja realizado em setembro sem publicidade?
2-Mas o novo cubano já esta no Porto desde o início de época?
3-Este protocolo que interessa aso Clubes da PO1 foi do conhecimento de todos os interessados em cubanos.
4-O representante da FAP Prof José Magalhães que foi a Cuba contratar o novo atleta esta a fazer um bom trabalho ao serviço da Federação.
5-O que pensa fazer a FAP e o departamento do FCP ao atleta internacional Pesqueira pivot que vê mais uma vez tapada a sua progressão como atleta da Seleção, a não ser que também os cubanos possam através de protocolo jogar pela seleção nacional. A FAP tem advogados para dar a volta aos regulamentos.
6-A federação Cubana? Ofereceu no pacote várias duplas de árbitros para poder ganhar rodagem no nosso campeonato e convidou várias duplas portuguesas a combinar com a FAP para quando tiverem o campeonato Nacional Cubano... Participarem…
AINDA DIZIAM QUE O CRSITOVÃO COLOMBO NÃO ERA PORTUGUÊS? A DUPLA ZM/HT sabem muito de história marítima…

Anónimo disse...

Henrique Torrinha está a dar as últimas como Presidente da Federação.
Antes de saír quer deixar a secretária cheia de lixo e de problemas para que quem vier atrás tenha que remediar e, na melhor das hipóteses, resolver.

Anónimo disse...

Aplaudo o PORTOcolo com cuba! Assim quem não gostar do isolamento de Resende pode ir para Cuba, e se calhar até pode ir para Guantanamo! Mas porque será que o executivo da federação, copia tudo e apoia quando o F. C. Porto dá o promeiro passo? Será que federação é algo inexistente? Pelo menos parece que quem comanda é só um clube!
Se calhar é por isso, que na fase final de juniores em Resende, uns foram para hotel e outros para pensão\casa de festas ! Sim! sou adepto do ABC e á muitos anos! E até tenho dois filhos a jogar lá, em diferentes escalões.

Anónimo disse...

Isto é uma notícia muito grave... Agora que se sabe que o fcp tem um novo cubano e ficaria com 3 estrangeiros... aparece um protocolo com a federação cubana? E porquê os cubanos??? Quais os laços de Cuba com Portugal para terem direito a uma excepção destas?

Foi divulgado o protocolo às associações ou apenas algumas pessoas sabiam? Porquê só agora é tornado público?

Anónimo disse...

Agora compreendo porque aceitamos todos, sem ripostar que o Porto vai ser campeão pelo menos em juniores e seniores. Peço desculpa por ser de compreensão lenta.
Quanto aos outros escalões eles têm portocolos com escolas. Hum... já compreendi porque nomeia a federação o tal Rocha para desportista do ano. Isto é que é organização! De facto em tudo o que este clube aposta, é para ganhar. Afinal federação, porto canal tv, estabelecimento prisional de resende e resende andebol é tudo o mesmo!
Eu quero ir prá ilha!

Anónimo disse...

Quem foi o Director da FAP que foi a Cuba assinar o Protocolo no dia 17 de Setembro 2011 ?
Advinhem que eu dou uma prenda e desde já digo que não foi com a presença do Henriquee Torrinha...
Grande bronca..

Anónimo disse...

Aguardem o desenvolvimento de outras surpresas federativas.
Mas depois não digam que eu não disse que o HT está a dar as últimas na Federação.

Anónimo disse...

falta analizar o papel do fafe,
tem um craque que veio do benfica e gosta de mandar nos jogadores todos, e depois dentro do campo è o que se vê!coitado do luis nunes, e bom jogador para a 2ªdivisão,na 1ª e o que se vê!

Anónimo disse...

Esta de Cuba, acho que nem o ditador Fidel ou o seu irmão, se lembrariam. De facto, em Portugal há grandes crânios!
QUE MAIS IRÁ ACONTECER NO ANDEBOL TUGA? EU PENSAVA QUE, JÁ TINHA SIDO TUDO REINVENTADO!
Como é possível, não haver suspeição, quando só o impossivel não acontece?

Anónimo disse...

FCP-Andebol
Um entrada feliz face a imperativos do afastamento do OBRADOVIC por um excesso de zelo(castigado com 3 jogos)do Prof. Ricardo Costa como treinador no jogo SAD-Madeira-Porto.
Felicidades Costa