gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Europeu 2012 – Sérvia – XIII – Final


DINAMARCA CAMPEÃ EUROPEIA

Dinamarca sucede à França.
Hoje publicamos os últimos resultados, dos jogos que definiram a classificação Final.

Jogos das 1/2 Finais e 5/6 lugar

Resultados
1/2 Final
Dinamarca 25 – 24 Espanha
Sérvia 26 – 22 Croácia
5/6 Lugar
Macedónia 28 – 27 Eslovénia

Pela 1.ª vez desde 2004, a França não participou, numas 1/2 Final de uma grande competição (J. Olímpicos, Mundiais e Europeus)

Com esta vitória a Macedónia, além de ter conquistado o 5.º lugar na Classificação Final, apurou-se para os torneios de Qualificação dos Jogos Olímpicos (Londres 2012)

A Dinamarca mais uma vez vence a Espanha, em 2010 a vitória tinha sido para a definição dos 5/6 lugar, agora foi pela definição de um lugar na final, mas os nossos vizinhos apenas se podem queixar deles próprios.

Conforme tínhamos previsto o encontro entre a Sérvia e a Croácia, foi disputado sobre uma enorme tensão dentro (20.000 espectadores) e fora do recinto desportivo, tendo verificando-se graves incidentes entre adeptos das duas equipas, sendo de salientar o número de Policias destacado (5.000) para o jogo segundo diversas agências de notícias. Venceu a Sérvia num jogo disputadíssimo onde o grande herói foi o guarda redes da Sérvia Darko Stanic, com uma exibição memorável. No entanto jogo fica marcado pela grave lesão sofrida pelo atleta da equipa da casa Zarko Sesum (Rhein Neckar Löwen), atingido numa vista por objecto vindo da bancada que supostamente era dirigido ao Croata Ivano Balic, e que obrigou ao seu internamento hospitalar.

Com os resultados verificados, os encontros de definição do 3/4 Lugar e Final, foram repetição de jogos já realizados em anteriores fases deste Campeonato, mas com resultados opostos.

Jogos do 3/4 Lugar e Final

3/4 Lugar – Espanha 27 – 31 Croácia
Final – Sérvia 19 – 21 Dinamarca

Assistimos a uma final, que foi um autêntico hino à arte de bem defender.

Classificação Final – 1.ºDinamarca, 2.º Sérvia, 3.º Croácia, 4.º Espanha, 5.º Macedónia, 6.º Eslovénia, 7.º Alemanha, 8.º Hungria, 9.º Polónia, 10.º Islândia, 11.º França, 12.º Suécia, 13.º Noruega, 14.º República Checa, 15.º Rússia e 16.º Eslováquia.

A Dinamarca fica também directamente apurada para os Jogos Olímpicos 2012

Foram ainda distinguidos os seguintes atletas:

Melhor Marcador Kiril Lazarov (Macedónia)

Melhor Guarda Redes – Darko Stanic (Sérvia)
Melhor Ponta Esquerdo – Gudjon Sigurdsson (Islândia)
Melhor Lateral Esquerdo – Mikkel Hansen (Dinamarca)
Melhor Central – Uros Zorman (Eslovénia)
Melhor Pivot – Rene Toft Hansen (Dinamarca)
Melhor Lateral Direito – Marko Kopljar (Croacia)
Melhor Ponta Direito – Christian Sprenger (Alemanha)

Melhor Defensor – Viran Morros (Espanha)

MVP – Momir Ilic (Sérvia)

Uma nota final – Para a presença Portuguesa, com Rui Coelho a exercer funções não de Observador, como de Supervisor da EHF, sendo nestas últimas funções que esteve presente na 1/2 Final disputa entre a Sérvia e a Croácia.

4 comentários:

Anónimo disse...

Um excelente Europeu fora e dentro do campo a Serbia esta a atingir em varias modalidades vários títulos europeus e no Andebol pela primeira vez nas Medalhas. vencedor justo mas a Espanha podia e devia ir mais longe, mas as defesas abertas rebentaram com os atletas... Não entendia Estratégia de Valero Rivera com a defesa Aberta!!! e muito desgastante e a Espanha é conhecido pelo 6x0 (defesa espanhola) do melhor que há no mundo..
Escola escandinava na continuidade dos títulos da Suécia e a Escola dos Balcãs no seu melhor nível, 4 selecções no Main Round e 2 no podium.
Excelentes arbitragens e podem ser um bom exemplo para os nossos árbitros e nem um caso nos jogos com a mesa.
Um abraço ao nosso representante Engº Rui Coelho nas organizações dos jogos e sempre com enorme diplomacia a manter o jogo o mais desportivo possível.
Para 2014 há mais e logo na Dinamarca.
ADC

Jorge Almeida disse...

Para quem queira perceber como é que ficaram compostos os torneios de qualificação para os Jogos Olímpicos Londres 2012, aqui vai o link:

http://www.ihf.info/IHFCompetitions/OlympicGames/OlympicGamesLondon2012/News/NewsDetails/tabid/5921/Default.aspx?ID=993

PS: Noto que não vai nenhuma equipa alemã a Londres 2012. Deve ser inédito!

PS2: Os masculinos disputam o apuramento entre 6 e 8 de Abril. Os femininos entre 25 e 27 de Maio.

Iron disse...

A competição mais importante da época e nem um comentário construtivo. Boa oportunidade perdida pelo blog de andebol em portugal de fazer uma análise ou crítica construtiva...
Qualquer fã ou praticante de andebol pode ver todos os jogos através do youtube, o material esta lá resta fazer dele alguma coisa...

Grande vantagem para as equipas balcânicas que praticamente jogaram todas em casa, conquistando 4 dos primeiros 6 lugares.
Superioridade clara das defesas perante os melhores atacantes e rematadores. Claramente há alturas do jogo em que se nota que os ataques não têm soluções para contrariar a pressão defensiva. A frança que nos últimos tempos se evidenciava na organização defensiva, este ano não o conseguiu por todos estarem a um nível mais elevado.
Arbitragens razoáveis (ainda nos queixamos das nossas) por simplesmente não serem coerentes nas decisões.

Milagre - a campeã dinamarca que acordou ao 5º jogo depois de no jogo anterior ter estado a fazer e ter ganho à macedónia no último segundo. Recuperou e saiu justa vencedora.
Surpresa - a sérvia que roçou a surpresa e foi bastante ajudada pelo público. De referir ainda a macedónia que teve os seguidores mais fiéis e entusiastas, onde se notou a falta de uma pontinha de sorte e experiência, pois os 2 jogos que perdeu foi apenas por 1 golo.
Desilusão - a frança e a alemanha. A 1ª é fácil de explicar, mas que para mim vão recuperar a grande altura nos jogos olímpicos e ganhar a medalha de ouro. A alemanha porque está claramente numa fase má em que lhe falta um bom organizador de jogo e um pivot. Triste e arrepiante a jogada da lesão de do central Haas.

A equipa ideal, em que o 1º de cada posição formariam o 7 ideal:
GR - Stanic(Ser) Landin(Din)
PE - Sigurdsson(Isl) Ugalde(Esp)
LE - Hansen(Din) Ilic(Ser)
C - Canellas(Esp) Zorman(Esl)
LD - Lazarov(Mac) Vujin (Ser)
PD - Lindberg(Din) Cupic(Cro)
PV - Aguinagalde(Esp) Toft Hansen(Din)
E como se pode levar 16 pros jogos, 2 defensores: Morros(Esp) e Manojlovic(Ser)

Anónimo disse...

Para memória futura:
Em 2010 os nosso SUB21 ganharam á Dinamarca no Europeu. Em 2012 a Dinamarca é campeão da Europa Serbia e tem 4 atletas a titulares de grupo de 2010, Portugal não particpou e os vencedores em 2010 andam ás cambalhotas na equipa "A".
Quem está a trabalhar bem? quem optimiza recursos quem coordena e orienta so nossos Talentos para o Alto Rendimento?
Uma boa conversa com os nossos seleccionadores nacionais com os treinadores, ou perguntem ao Polkrajac e Obradovic...
Freitas-Braga