gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 19 – 2011 / 2012

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, Fase Final.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Fase Final - Resultados
13.ª Jornada
CS Madeira 31 – 23 CA Leça (Antecipado)
Madeira SAD 28 – 18 Maiastars "B" (Antecipado)
Colégio Gaia 34 - 33 JAC - Alcanena
Juventude Lis 22 - 17 João Barros
Alavarium 27 - 32 Gil Eanes

Uma jornada com apenas 3 jogos conseguiu ser uma das mais interessantes do campeonato e colocou o ponto final no sonho do Colégio João de Barros em ser campeão.

A Juve Lis venceu o Colégio João de Barros e, tal como já tinha acontecido na derrota em Aveiro diante do Alavarium, o Colégio João de Barros esteve sempre atrás e nunca esteve em causa a vitória da Juve Lis que foi sempre superior ao Colégio João de Barros. O grande destaque vai para a baliza da Juve Lis que esteve muito bem guardada e, sobretudo, mostrou conhecer os vícios de remate das jogadoras do Colégio João de Barros. Já é normal nos jogos entre estas duas equipas, as defesas conseguirem anular os ataques face ao bom conhecimento do jogo que possuem uma da outra mas, neste jogo, a equipa da Juve Lis esteve simplesmente impecável em termos de disciplina táctica e a juvenil Ana Gante mostrou que não é preciso ser-se muito experiente para se poder jogar a alto nível. A Juve Lis que vinha revelando muitas fragilidades, conseguiu aqui fazer uma grande exibição e mostrar que vai lutar até ao final por repetir o 4º lugar da época passada. Quanto ao Colégio João de Barros, o sonho do título acabou naquela que, provavelmente, foi a pior exibição da época. Diríamos que apenas Helena Corro esteve ao seu nível e algumas jogadoras parecem cansadas. Provavelmente, nesta altura da época, começa a notar-se a diferença da equipa da Meirinhas para os principais candidatos ao título pelo facto de praticamente treinarem apenas uma vez por semana. Depois da derrota em Aveiro, a equipa parece que perdeu força e no Sábado jogou sem entusiasmo. Quando parecia ter tudo para discutir o título, o Colégio João de Barros deita tudo a perder com estas duas derrotas /extra.

Em Lagos, o jogo foi muito mais equilibrado do que se imaginava. O Alavarium desde ano é capaz do pior e do melhor e se tem perdido com as equipas mais fracas tem equilibrado os jogos com as melhores equipas, algo difícil de entender. Em Lagos teve Maria Loura muito inspirada, mas a equipa continua a sentir a falta da sua pivot Catarina Martins. O Alavarium continua numa zona da classificação muito perigosa e jogasse sempre como fez no Algarve e certamente não estaria assim. No Gil Eanes, o grande destaque é o regresso de Vera Lopes, o que é uma grande notícia para as bicampeãs nacionais. Ana Seabra marca o ritmo de todo o jogo, mas neste jogo foi Dulce Pina que mostrou estar perto do seu melhor e a pivot Mariama Samo que parece cada vez mais adaptada ao jogo das algarvias. Independentemente do resultado do Colégio João de Barros / Gil Eanes, será no Gil Eanes / Madeira Sad que o título se decidirá e será o jogo mais quente do ano.

Finalmente, em Gaia, o jogo deu-nos razão quando dizemos que há 5 equipas a lutar para não ficar no lugar que dá acesso à despromoção. Apesar do Colégio ter estado a liderar na maior parte do encontro, a reacção final do JAC colocou o resultado final em apenas um golo de diferença. A melhor jogadora em campo foi Helena Soares e a pivot gaiense mostrou bem porque é uma das melhores jogadoras do campeonato, num jogo em que Sara Andrade fez mais uma excelente exibição e tem aproveitado a oportunidade de não estar tapada por outras jogadoras esta época para mostrar todos os recursos técnicos que possui. Com esta vitória, o Colégio de Gaia ganha uma pequena folga na luta pela manutenção mas não está livre de perigo até porque tem um calendário muito difícil até ao final. Quanto ao JAC, mais um jogo fantástico de Vanessa Oliveira que impressiona, pela sua juventude, ter a potência muscular que tem. Neuza Valente falhou mais do que o habitual mas, ainda assim, voltou a ser uma peça chave na equipa de Alcanena. O JAC continua no último lugar mas é a equipa que tem melhor calendário até ao final, o que preocupa os 4 clubes que estão acima na classificação. Parece que a luta pela despromoção continuará até à última jornada e são 5 os candidatos.

Críticos Femininos

13 comentários:

Anónimo disse...

O Colégio de Gaia é sempre beneficiado pelas arbitragens nas alturas decisivas.

Portanto, o que aconteceu este fim-de-semana foi só mais uma de tantas situações dessas...

Anónimo disse...

Fiquei muito satisfeito de ir ver o jogo do Colégio de Gaia, foi bem melhor do que estava a espera.

Aleluia que há alguém que não tem medo de arbitrar andebol feminino como apitam andebol masculino. Bom critério disciplinar e da lei da vantagem, já tinha saudades de ver um jogo assim.

Anónimo disse...

tá-se mesmo a ver que o comentário das 16:31 é do arbitro fernando rodrigues, ele que tem a mania de vir para o blog escrever em anonimo falar de si, que p@t@ de arrogância e mania e temos que aturar isto!

Anónimo disse...

Alguém explica a estupidez das datas da 3fase das juvenis??coincide com jogos das seniores,sendo que quero ver como o JAC, Cale,Academico e o CS Madeira vão fazer?Ou apostam nas juvenis,ou nas seniores.
Continuem o bom trabalho FAP,só metem agua atrás de agua.

Anónimo disse...

Acho muito bem que os jogos de juvenis e de seniores sejam na mesma data. A FAP já acabou com o escalão de juniores, para evitar a aldrabice que lá havia (eram sobretudo atletas juvenis a jogar), querem que acabe agora também com o escalão de juvenis?
Se esse clubes não conseguem ter gente suficiente para o escalão de juvenis e de seniores então alguma coisa está mal e o planeamento que fizeram foi mal feito.

Anónimo disse...

então e os papás do Maia das juvenis n comentam exta semana ??

Anónimo disse...

Mais novelas no Maiastars.

Anónimo disse...
Não tenho nada a dizer sobre o que se passou no jogo Académico-Maiastars e depois do jogo apenas uma dica.
As mães principalmente que levem as suas filhinhas para outros clubes porque a paciência das pessoas têm limites, é um bom gesto para pessoas ingratas como vocês, não entendo porque o presidente ainda não fez nada para acabar com esta palhaçada toda! QUE VERGONHA DE PESSOAS!


Muito bem .
Isso era possivel se o Presidente chega-se ao balneario e disse-se que quem quizer ir embora ele não ponha nenhum entrave. ( libertava a CIPA a qualquer jogadora) ,mas como nós sabemos isso é impossivel neste clube.
SÓ quem eles querem ou com algum jogo de interesse.Por isso minhas meninas teem duas opcões ou deixam de jogar ou esperam até serem seniores, que é uma pena que assim seja.
Tenho dito.
A. MORAIS

23 de Abril de 2012 13:17
Anónimo disse...
A.MORAIS
Bom dia, o Sr(a) está redondamente enganado. TEM SEMPRE A COMISSÃO ARBITRAL.
Ai desculpe, se calhar tem razão, já lá não está o Torrinha, para fazer os fretes aos amigos. Mas poderá sempre tentar, ou esperar pelo Maia Handball Cup deste ano, para fazer uma grande palhaçada, mas não se esqueça de se comprometer bem antes com o clube para onde vai e de avisar bem antes, um treinador do Norte, um blogista de Centro e um selecionador nacional do Sul.
Como o Sr(a) não está a perceber patavina do que lhe estou aqui a dizer, faça-nos um favor, pesca (desporto relaxante e que poderá sempre falar com os peixinhos).
SIAROM A

24 de Abril de 2012 10:27

Anónimo disse...

Qualquer dia vão criticar que a 3ª fase das iniciadas coincide com as seniores: amigos, quem pode pode! quem não pode não se mete nelas!

Anónimo disse...

Esta semana ninguem fala do maiastars! Sera porque o treinador das juvenis reconheceu as borradas e voltou ao sistema antigo. Foi pena falhar o apuramento por um golo!

Anónimo disse...

"Qualquer dia vão criticar que a 3ª fase das iniciadas coincide com as seniores: amigos, quem pode pode! quem não pode não se mete nelas!"

Iniciadas coincidirem com seniores? há iniciadas a jogar nas séniores por acaso? A FAP é que devia ter os dois fins de semana de concentração em conta (3ª Fase e Fase final) e não agendava jogos de Seniores para esses dias, sabendo de ante-mão que existem, como sempre existiram, jogadoras a jogar no escalão acima.Se calhar em todos os escalões de todos os clubes, metade das atletas são do escalão abaixo. E se marcassem todas as finais para o mesmo dia o que acontecia? Se calhar não havia atletas suficientes para jogar...Epa já agora podiam marcar a Fase final de infantis na mesma altura da de iniciadas. É que só falta isso também para a palhaçada ser completa.

Haja bom senso também.

Anónimo disse...

"A FAP já acabou com o escalão de juniores, para evitar a aldrabice que lá havia (eram sobretudo atletas juvenis a jogar), querem que acabe agora também com o escalão de juvenis?
Se esse clubes não conseguem ter gente suficiente para o escalão de juvenis e de seniores então alguma coisa está mal e o planeamento que fizeram foi mal feito"

Comentário curioso este, parece que o dito clube, lhe causou algum transtorno o ano passado numa fase final qualquer...
Mais curioso é o facto de estar a falar em "aldrabices". Pergunto-lhe: É proibido jogar-se no escalão acima? É que se fôr, mais vale a FAP passar coimas tipo a 100% dos clubes, porque dúvido que hajam clubes em Portugal que não tenham atletas de um escalão a jogar no escalão acima. Se assim não fôr, como é que as atletas evoluem? É limitarem-se a jogar no escalão delas?
Mau planeamento dos clubes? A FAP é que devia de ter em consideração a utilização de atletas juvenis em jogos de seniores. Teve isso em consideração ao alterar os jogos de juvenis para Domingo, para não coincidir com os jogos de Seniores e agora no final da época, assim de repente já "assobia para o lado" e mete os clubes a entenderem-se entre si.

Anónimo disse...

A FAP anda a dormir: há uma jornada das infantis que também coincide com o jogo das seniores, das juvenis e das iniciadas! É uma vergonha!

Pessoa atenta disse...

Em relação à PO.12, agradecia que vissem esta página,
http://213.134.51.44/publishing/img/home_275/fotos/99161801612508230414.pdf, pois vejo que andou muito boa gente distraída.
De seguida vejam
http://213.134.51.44/publishing/img/home_275/fotos/7599754762014090615.pdf

Estou vendo, que nunca se ligou nada aos comunicados da FAP.
Tenham um bom Dia.

Sorteio PO.9
http://213.134.51.44/publishing/img/home_275/fotos/44287917852324220315.pdf