gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Planeamento da Época 2012 / 2013 – III - Regulamentos

Após termos feito diversos alertas, em artigos publicados ao longo desta época, finalmente a FAP, inicia (pensamos que para dar continuidade) e bem uma série de reuniões com os clubes para conforme notícia, ouvir as opiniões dos intervenientes de forma a encontrar formas de disputa de prova que melhor se coadunem com os interesses dos intervenientes. NO entanto gostaríamos de alertar de que os modelos de disputa das provas não podem ser só de adaptação ao momento, têm de ser também de interesse ao desenvolvimento da modalidade.

A Federação, convoca todos os clubes da 1.ª Divisão Masculina, para 20-04-12, e todos os clubes da 1.ª Divisão Feminina para 23-04-12. Ficaremos a aguardar reuniões com outros intervenientes, no processo.

Nós perguntamos? Se a FAP vai ouvir opiniões, para chegar a consenso sobre a época 2012 / 2013, porque não convocar por exemplo, todos os clubes que neste momento se encontram a disputar a Fase Final da PO02, pois são potenciais intervenientes no processo.

Depois torna-se necessário evitar processos que na nossa opinião são antidesportivos e antinaturais, como criar meios regulamentares para evitar descidas, contrariando o que actualmente se encontra legislado nos diversos regulamentos de provas em vigor.

Alerta-se ainda de que a alteração introduzida na competições da EHF a nível Masculino, não servir de desculpa, para se procederem alterações nos modelos competitivos, com a justificação de que esta alteração, poderá trazer uma maior quantidade de jogo a serem disputados numa época

Pois apenas 4 clubes, irão estar abrangidos pelas Competições da EHF, provocando uma queda pela base deste tipo de argumento.

Perguntando-se? E o que fariam as outras equipas? Ou será que servem apenas para fazer número? Onde está o princípio da equidade, que deve ser dado a todos os intervenientes?

A alteração do modelo competitivo, para torna-lo mais atraente, ou procurar uma formula, em que seja aumentada a Competitividade, e possa eventualmente ser mais económico, será no nosso ponto de vista uma boa solução.

Não poderemos terminar este texto, sem nos referir-mos á saudável alteração Regulamentar que foi decidida, relacionada com a Função de Coordenador de Segurança / Director de Campo, ao retirar o regime de exclusividade a esta função, e permitir que as pessoas devidamente credenciadas para esta, possam igualmente desempenhar as funções de Oficial de Equipa, não sendo no entanto cumulativas no mesmo jogo.

O Analista

10 comentários:

Anónimo disse...

Deixem os homens trabalhar que desta vez, talvez tenhamos algo de bom para a modalidade.

É urgente alterar os Quadros competitivos desde cima a baixo, a participação de todos é salutar, esperemos que o consenso seja uma palavra forte.

Aguardamos por noticias deste processo.

Anónimo disse...

POR FAVOR...

NÃO VAMOS VOLTAR AOS TRISTES TEMPOS DOS PLAY OFFS!!!! POIS NÃO?

Sugiro uma análise: Quantos países do Mundo Andebol se joga o play off?

Quantos meus senhores??

Se qualidade é decidir campeonatos em finais... ou melhor gerir campeões em 1 ou 2 jogos... chamem-lhe taça FPA - Campeonatos são provas de regularidade meus amigos!!


Relembro que a queda do Andebol desde 2006 também teve como marca esse modelo!

Relembro a fase final deste ano, por exemplo para demonstrar o equílibrio de resultados(tirando uma ou outra excepção)!

agora... obviamente quem treina e trabalha mais está mais proximo de ganhar! Agora os clubes da 2ª circular é que têm de fazer as suas "trutas" valerem os ordenados principescos que recebem trabalhando mais e melhor!

Anónimo disse...

Fazer um campeonato mais competitivo e mais barato essa seria uma grande soluçao, mas como??
Realmente tirando 4 clubes o resto é paisagem. Os clubes nao tem capacidade financeira para suportar os custos. Vejam o que passa com a vizinha Espanha, varios clubes estao a dever dinheiro a atletas e sao clubes que estao na liga Champion. Esta direçao tem que ser realista, porque vai ter de tomar uma grande decisao para o futuro do andebol, ou fazer um campeonato para 4 clubes ou fazer campeonatos em que os clubes possam sobreviver. É essa a grande questao, se queremos que os clubes continuem a existir. A escolha neste momento é entre: Competitividade - existencia dos clubes. ESCOLHAM!!!

Anónimo disse...

parabens aos eleitos, pois estão a seguir na perfeição o programa apresentado pela mudança segura, e mais não digo

um abraço a todos

Anónimo disse...

a calendarização que nos foi apresentada nao permite campeonato com fase final, porque nao tem datas para isso. Só há duas formulas: ou campeonato corrido sem fase final, ou play-off. Se for campeonato corrido com 12 equipas, fica um campeonato curto e acaba muito cedo; Se for com 14 consegue-se esticar até junho. Se for play off tem as consequencias que tem, podendo uma equipa ganhar sem ter sido regular, mas permite espetacularidade dos jogos na ponta final, garantindo audiência televisiva, que no caso do campeonato corrido, pode morrer em Dezembro ou Janeiro.
Fazer um campeonato como foi até agora, com fase final, obrigando os clubes que estão nas competições europeias a jogar a meio da semana, também não é solução, porque as competições europeias e as seleções esta época jogam em grupos, o que significa a seleção+competições europeias vao ocupar muitas datas, podendo inviabilizar jogos a meio a semana. Pode-se arriscar fazer um campeonato normal acreditando que as equipas e a seleção são “aviadas” cedo das competições, sobrando tempo para tudo, mas isso é futurologia. Os clubes que "pagam" nao são obrigados a ceder, jogando a "correr", porque os que nao "pagam" assim o querem. Tem que se arranjar uma formula consensual e para mim o ideal é um campeonato a 14 equipas. Com 14 equipas vai premiar-se a regularidade e dar espaço para que clubes que estão nas competições europeias e seleções trabalhem sem pressão do tempo. Com um bocado de azar um campeonato a 14 tem campeão anunciado em Dezembro ou janeiro e o resto dos meses é para encher chouriços. Neste caso nem a tvfap quer estes jogos!

Anónimo disse...

é pá um texto que não ataca a federação os deuses devem estar loucos, para não dizerem mais alguma coisa , eu digo estou no serviço e vocês estão a pagar

Anónimo disse...

Tratem bem o Feminino a começar por um planeamento da PO9, sério e desportivo, o que se passou este ano foi uma vergonha nacional..
abraço

Anónimo disse...

façam como no futebol não há descidas e assim aumentam para 14 , não há fase final, duas voltas fica tudo contente e o clube do presidente já não desce, repitam a dose para o femenino , e o clube do filho do presdidente tambem já não desce, mas não esqueçam vão aumentar as despesas, pois existirão mais deslocações, mais km's para fazer , mais policiamento para pagar, masis viagens às ilhas para fezer, mais despesas de arbitragem, depois é sempre a somar, mas fica tudo satisfeito, depois o presidente do são bernardo junta-se com o presidente da ancanp, e recordam velhos tempo e fica tudo em bem, um abraço a todos e boas reuniões

Anónimo disse...

ó anónimo, és mesmo esperto. Achas que com 14 equipas e só uma fase há mais jogos e mais despesas? Sabes mesmo bem fazer contas...

Anónimo disse...

Penso que o Andebol está a acreditar nas intenções desta nova FAP, penso que vai mudar para melhor...


Para já parabens aos eleitos...