gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Crónica de Fim de Semana no Feminino – 22 – 2011 / 2012

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, Fase Final.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Fase Final - Resultados
11.ª Jornada
Maiastars "B" 25 - 37 Gil Eanes
15.ª Jornada
Madeira SAD 23 - 19 Juventude Lis
CS Madeira 23 - 27 João Barros
16.ª Jornada
JAC - Alcanena 37 - 26 CA Leça
Maiastars "B" 27 - 40 Alavarium
Colégio Gaia 17 - 38 Gil Eanes
Madeira SAD 29 - 16 João Barros
CS Madeira 27 - 24 Juventude Lis

Jornada recheada de jogos (8), com as contas da despromoção mais complicadas com o aproximar do Jac ao Cale, numa luta que parece resumir-se apenas a essas duas equipas. Nas contas do título, mantém-se tudo em aberto até ao grande jogo do campeonato, enquanto na questão do 4º lugar, o Sports Madeira adiantou-se mas tem dois jogos difíceis fora (sim, a equipa do JAC está num grande momento de forma) e não damos essa questão como certa pois achamos que a Juve Lis ainda tem uma palavra a dizer.

Comecemos pelos jogos da Madeira. No Sábado, muitas dificuldades das melhores equipas para vencerem os seus jogos. O Madeira Sad venceu a Juve Lis mas teve que suar bastante para o conseguir. A equipa acusou, claramente, a falta de uma rematadora, já que Rita Alves está de fora até ao final da época por lesão e Ana Correia esteve bastante desinspirada neste jogo, ao contrário da excelente época que vem fazendo. Valeu a enorme valia da sua Guarda-redes e a eficácia de uma Cláudia Aguiar que não sabe jogar mais. Quanto à Juve Lis, parece estar num excelente momento de forma e anulou as principais armas adversárias, mesmo sem contar com a atiradora Diana Pereira. Destaque para a capacidade defensiva de Gizelle Carvalho e para Inês Silva, ao nível atacante. A equipa de Leiria está, cada vez mais, perto dos lugares de topo.

O Colégio João de Barros também teve bastantes dificuldades para vencer o Sports Madeira e mostrou que a equipa de Paulo Félix está longe do seu melhor, depois de na Taça de Portugal também ter tido bastantes dificuldades em Aveiro. Contudo, o seu muro defensivo é um dos mais eficazes do campeonato e a Guarda-redes Bárbara Teixeira foi um regresso muito importante. A equipa entrou pessimamente no jogo, com uma desvantagem de 5 golos mas foi recuperando e fazendo uma partida em crescendo. Eduarda Pinheiro fez um excelente jogo, bem acima do que tem feito nas últimas semanas e Maria Pereira esteve a um bom nível. O Sports Madeira mostrou muitas falhas técnicas na segunda parte e falta de soluções para ultrapassar o muro adversário. Valeu mais uma grande exibição de Sara Gonçalves e uma excelente prestação defensiva colectiva.

No Domingo, teoricamente, estavam reunidas as condições para dois jogos equilibrados, mas o Madeira Sad / Colégio João de Barros foi uma desilusão. Não pelas madeirenses que efectuaram uma excelente partida mas pela formação das Meirinhas que se apresentou quase sem forças em campo. Uma derrota por 13 golos, com apenas 7 golos marcados na primeira parte é muito mau para uma equipa que chegou a ser candidata ao título. Salvou-se Natalina Melo, curiosamente a jogadora que parece estar de malas feitas da equipa. Uma equipa que tem que pensar o que fazer do seu futuro e, se calhar, pensar que se não voltar a ter boas equipas de formação irá começar a cair, tal como aconteceu ao Colégio de Gaia. Quanto às madeirenses, irrepreensível exibição defensiva e nisto, uma vez mais, incluímos as Guarda-redes. Depois da lesão de Rita Alves, Ana Andrade vê o seu protagonismo crescer e está à altura, neste jogo muito bem acompanhada por Daniela Silva. Respira-se confiança no Madeira Sad mas tudo se vai decidir no jogo do título.

Também no Domingo, o Sports Madeira bateu a Juve Lis num jogo muito importante na luta pelo 4º lugar. O Sports Madeira dominou praticamente todo o jogo e repetiu a vitória que já tinha obtido em Leiria. Apesar de tudo, não garantiu o 4º lugar fruto da derrota em Leça e da sensacional vitória da Juve Lis no duelo local. Sara Gonçalves vê os anos passarem por ela, mas a qualidade a não diminuir, bem pelo contrário e Mónica Soares não sabe jogar mal. Estamos muito curiosos em saber qual o futuro do Sports Madeira devido aos problemas financeiros da região. Os responsáveis estão confiantes que os dois clubes madeirenses vão continuar a competir na próxima época mas ainda não é certo já que os meses de subsídios às jogadoras avolumam-se e os dirigentes tiveram que suportar, do seu próprio bolso, muitas das viagens ao Continente. E a situação tenderá a piorar, nunca a melhorar. Mas, imune a este horizonte cinzento, a equipa vai mostrando todo o seu valor. A Juve Lis não repetiu a boa exibição da véspera e fez um jogo bem abaixo do que pode. Inês Silva, na segunda parte, carregou a equipa às costas mas não chegou face à desvantagem que já tinham no marcador. Muitos apontam a Juve Lis já como 5ª classificada, mas acreditamos que pode haver um volte-face, já que achamos que o Alcanena pode mesmo surpreender a equipa madeirense.

Em Alcanena, jogava-se talvez o jogo mais importante da jornada. Uma derrota do Jac praticamente significaria o último lugar e a consequente participação na liguilha que vai decidir as duas equipas que acompanharão o primeiro classificado da PO10 na participação na próxima época na PO9. Mas sucedeu precisamente o contrário, num jogo de sentido único com uma grande exibição da equipa da casa. O Jac está em subida de forma, mostrando melhorias e está em luta directa com o Cale por fugir ao último lugar. Apesar do calendário da equipa de Alcanena ser mais complicado, o seu momento de forma é bem melhor e não estranharíamos se conseguisse surpreender ou a Juve Lis ou o Sports Madeira e decidir a questão europeia. A equipa joga com energia, tem uma excelente circulação de bola e finalizadoras de grande nível. E quando a isto junta uma boa exibição da sua Guarda-redes, acontece o que aconteceu no Sábado. Quanto ao Cale, exibição para esquecer. Joana Santos foi das poucas que remou contra a maré mas Ana Paula Costa está num baixo momento de forma e toda a equipa parece muito em baixo. O Cale tem dois jogos decisivos frente ao Colégio de Gaia e ao Maiastars e está obrigado a ganhar.

Em Gaia, jogo sem história naquele que já foi um dos jogos mais interessantes de temporadas passadas. A equipa do Colégio de Gaia vai perdendo protagonismo no andebol português e é uma sombra do que foi no passado. A primeira parte da equipa de Gaia foi de uma pobreza enorme, sem qualquer capacidade de recuperação defensiva, completamente rendidas à superioridade adversária. Salvou-se Fernanda Carvalho, um verdadeiro exemplo para todas as outras. Vamos ver se o Colégio de Gaia consegue segurar o 6º lugar pois, caso contrário, será mais um ano a perder posições no andebol português. Nas algarvias, o espírito oposto: O espírito de campeãs. Soraia Lopes está numa grande forma e brilha jogo após jogo e à medida que Dulce Pina vai subindo de forma, depois da sua lesão, aumentam as probabilidades do Gil Eanes conquistar o tricampeonato.

No Domingo, o Gil Eanes viajou até à Maia e teve um jogo tranquilo. Perante uma defesa muito recuada e passiva do Maiastars, as rematadoras da equipa algarvia tiveram muita facilidade em concretizar e é importante que a equipa saiba alternar sistemas defensivos, coisa que não sabe. Sofia Gomes mostrou raça e qualidade num ataque que teve o mérito de saber aproveitar bem a transição defesa/ataque mas a passividade defensiva impede a equipa de chegar mais longe. Quanto ao Gil, confirmou-se o bom momento de forma de Dulce Pina e apareceu a melhor jogadora do campeonato do ano passado, Vera Lopes. E como o Gil precisa de Vera Lopes no seu melhor para conseguir o tricampeonato?

Já no Sábado, o Maiastars sofreu uma pesada derrota em casa diante do Alavarium, um resultado inesperado face à prestação de ambas as equipas no campeonato. Os problemas revelados no Domingo também já tinham acontecido no Sábado e o Maiastars nunca conseguiu defender bem. Renata Pereira esteve bem no ataque e Ana Silva vai sendo das melhores esquerdinas do campeonato. Mas sem recuperação defensiva a equipa foi completamente esmagada quando nada o fazia prever. O Alavarium está a fugir do fundo da tabela e finalmente começa a jogar com as equipas de baixo da tabela com a mesma qualidade com que joga contra os melhores. Ana Marques jogou a central e fez uma exibição de grande qualidade, enquanto Cláudia Correia e Filipa Fontes apareceram na segunda parte. A grande questão é porque é que só agora o Alavarium começa a jogar a este ritmo. Com esta vitória, o Alavarium terá dito adeus à hipótese de descida.

Faltam apenas 2 jornadas para o final do campeonato e daqui a 2 semanas teremos o jogo do título. Está anunciada a transmissão na FAP TV deste jogo, facto com que nos congratulamos. Esperemos é que não aconteça o mesmo que na primeira fase quando estava anunciada a transmissão de um jogo da PO9 e tal não se verificou.

"No Funchal, realizou-se a despedida da melhor Guarda-redes portuguesa de sempre. Virgínia Ganau, obrigado por tudo!"

Críticos Femininos

60 comentários:

Juve Lis Fan disse...

Infelizmente, na Juve Lis temos quem não acredite no 4º lugar... Eu acredito e por isso ganhamos os 3 jogos que nos faltam e o JAC tem tudo para poder ganhar ao Sports Madeira.

Agora é preciso que nós demos tudo nos 3 jogos que nos faltam porque não são fáceis!

Anónimo disse...

E o JAC a dizer que vai obrigar a FAP a mudar a data da fase final das juvenis. E nós no Cale somos umas tansas que nos calamos. Será uma grande vergonha se a FAP mudar!

Anónimo disse...

Ó anonimo de 7 de Maio de 2012 17:20

Não sou do JAC, mas a FAP ou adia a jornada dupla e última jornada do campeonato ou adia a Fase Final de Juvenis. A meu ver o mais indicado a fazer é adiar a Fase Final uma semana.
Já agora por curiosidade, o que tem o CALE a haver com isso? Estão presentes na Fase Final de Juvenis? Segundo vi aqui e no Portal da FAP, levaram um baile de andebol este fim de semana, quer na 3ª Fase de Juvenis, quer em Alcanena. 4 jogos, 4 derrotas. Se calhar o melhor é manterem-se caladas é.

Palas

Anónimo disse...

A Juve Lis também deve querer mudar a prova para ver se o Jac consegue ganhar ao Sports...

Anónimo disse...

Dá gosto vêr jogar o Gil!Que ritmo, que simplicidade de processos,que simbiose coletiva,que consistência defensiva.Merece o título e espero que o consiga,e não sou do Gil,mas pelo que joga sem duvida que merece!

Anónimo disse...

Como adepto da modalidade, particularmente nos femininos, há anos que sigo o bom trabalho que tem sido realizado em Alcanena. É de facto um clube com um bom lote de jogadoras juvenis e com grandes possibilidades de conquistar o título nacional, numa fase final marcada precisamente para o fim-de-semana 18/20 maio, quando a equipa sénior tem duas jornadas da PO9.
A hipótese da FAP alterar neste momento as datas destas provas parece-me pouco provável pois há muito que assim estava calendarizado. Como as jogadoras não podem estar em dois locais ao mesmo tempo, terão mesmo que optar.
A hipótese de conquista de um título nacional deve pesar na decisão dos responsáveis pelo JAC, o que acho perfeitamente lógico, até pelo respeito ao trabalho de todo o grupo ao longo da época. Terminada a época para as juvenis, há todo o tempo para preparar a prova de apuramento das equipas que irão disputar em 2012/2013 a 1ª divisão, que apenas terá lugar em junho, e onde, com o grupo completo, certamente a equipa de Alcanena irá conseguir alcançar um dos lugares que lhe permitam disputar a PO9 na próxima época, por mais que isso custe a muita gente...

Anónimo disse...

Quem manda é o jac, mais nada! ou não tivesse lá a madrinha mena para ajudar à festa...

Anónimo disse...

O CALE devia era de se preocupar em ganhar os seus jogos.
Assim já não precisava de se preocupar com os jogos dos outros...

Anónimo disse...

Banhadas quando se escreve é bom ter conhecimento das coisas... A Maria Pereira, jogou no sábado e foi embora no domingo ( já não jogou frente à SAD)...ao que se sabe, para ir para a Queima das Fitas ( uma jogadora de seleção !!!) . Incrivel como isto pode acontecer. Gastamos nós dinheiro para esta coisa que dizem ser o mais alto nivel do andebol feminino nacional. Se não querem abandonem dem lugar às mais novas !! Já agora a Esmerada Gouveia ( guarda-redes internacional), tambem se despediu, ficava bem tambem dizerem . OBRIGADA POR TUDO ESMERALDA!!

Anónimo disse...

As atletas do CALE são "umas tansas" mas é por pensarem que com a falta de empenhamento e uma atitude derrotista vão a algum lado, lol.
Já me esquecia: A dupla de treinadores conseguiu num único fim-de-semana enterrar dois escalões HAHA

Anónimo disse...

Adorava saber quem é que disse que o JAC ia obrigar a FAP a mudar a data da fase final de juvenis, uma vez que não é só a equipa de Alcanena que se pode prejudicar com esta situação.
Será sim uma grande vergonha se a FAP não alterar as datas. Não basta já terem dificultado a passagem à fase final à equipa do Alcanena quanto mais agora voltarem a fazê-lo.
Mais respeito pelo andebol feminino e pelos clubes que se sacrificam pelo andebol em Portugal, quando falamos de dois dos 5 centros de formação (JAC e JUVE).
Quanto às tansas do CALE não tem nada a reclamar pois os resultados dos jogos falaram por si, independentemente das jogadoras em questão.
Tenho dito!

Anónimo disse...

o JAC de uma maneira ou de outra ha de resolver os seus problemas como resolveu ganhando a 3 fase de juvenis e ganhando ao leça em seniores no mesmo fim de semana. por aqui existe muita gente com dor de cotovelo e que pensavam que o JAC nao chegaria onde chegou....por isso tratem de resolver os vossos problemas e nao chatêm os outros....que querem e gostam de trabalhar em prol do andebol feminino.

Anónimo disse...

Quer dizer, isto há de ser tua à maneira do Jac? Temos lá culpa que não tenham jogadoras para dois escalões?

Quer dizer, os clubes que vão à fase final andam a preparar a época para aquele fim-de-semana e agora porque as vedetas não podem jogar naquele dia estraga-se os planos de todos?

Espero que a FAP não ceda mais uma vez ao JAC.

Anónimo disse...

Apesar da Maria Pereira figurar bo boletim de jogo, não ponho em causa que de facto não tenha estado presente. Se a razão foi a que aqui apresentam (Queima das Fitas), não censuro a atleta, antes pelo contrário, louvo o seu técnico e os dirigentes do clube! Esta e outras atletas são as pessoas que de facto fazem o andebol feminino! A Queima das Fitas é uma acontecimento único na vida de qualquer estudante e não seria por ela estar presente que o J.Barros ia ganhar ao Madeira SAD. No sábado ja tinham sentido dificuldades em vencer o Sports Madeira. Deixem-se de hipocrisias!...

Anónimo disse...

" Juve Lis Fan disse...
Infelizmente, na Juve Lis temos quem não acredite no 4º lugar... Eu acredito e por isso ganhamos os 3 jogos que nos faltam e o JAC tem tudo para poder ganhar ao Sports Madeira.
7 de Maio de 2012 14:35"

Por Amor de Deus, perdem o jogo contra o Sport Madeira e agora estão a espera de milagres? Igual Como o JAC pode ganhar ao Sport Madeira também pode Ganhar o jogo contra o JUVELIS, isto é mesmo de totos. Só um iluso acredita que cheguem o 4º

Anónimo disse...

O JAC DEVE É METER MEDO, MUITO MEDO!!!! TENHAM VERGONHA E ASSUMAM QUE NÃO FAZ NEM NUNCA FARÁ QUALQUER SENTIDO QUE A FFINAL DE JUVENIS SEJA NO MESMO FIM DE SEMANA DOS JOGOS DE SENIORES! SÃO OS BURROS QUE TEMOS E ASSIM CONTINUAMOS...QUE VIVA ESTE ANDEBOL DA IGNORÂNCIA!

Anónimo disse...

eu não sou adepto de nenhuma das equipas que vou falar por isso posso falar a vontade sem puxar a brasa a sardinha. Na semana passada critiquei a arbitragem do maia-colégio de Gaia porque acho que o colégio foi beneficiado em alguns lances principalmente nas exclusões pois acho que defendem com agressividade a mais do que é permitido e não levam qualquer tipo de exclusões por essa forma mais exagerada de disputar os lances. Esta semana no maia-alavarium sem duvida que o prejudicado foi o alavarium porque qualquer falta dava exclusões qualquer toque qualquer ai das jogadoras maiatas era motivo para 2 minutos e na área contraria uma jogadora do alavarium seguia isolada e segundo as regras é vermelho directo e foi um espectacular 2 minutos.
Volto a repetir que não axo com isso que o objectivo seja beneficiar a equipa A B ou C m sim eles não sabem mesmo mais do que isto, por incrível que pareça numa modalidade como esta os árbitros não sabem apitar e não sabem mesmo do que se vê nos pavilhões
A minha sugestão é que se junte todos os árbitros de andebol juntem-nos todos dentro de uma sala e façam-nos "voltar a escola" ou seja voltem a dar-lhes formação porque eles não sabem mesmo as regras não sabem quando aplicar 2 minutos quando devem dar vermelhos não sabem o que são atacantes não sabem o que são passos resumindo e concluindo não sabem mesmo nada,são bastante incompetentes...

Anónimo disse...

O andebol de Leiria no seu melhor!
Uma atleta internacional A que regressa ao continente por causa da queima das fitas é a melhor imagem que podemos encontrar para definir duas realidades, uma o andebol feminino português - uma fraude -, outra o andebol feminino de Leiria - um bluff -. A segunda como consequência da primeira. Brincar ao andebol, salvos sejam os técnicos de Juve Lis e Colégio...

Anónimo disse...

Boas!!!
Essa atitude da Maria Pereira é lamentável e inadmissível para uma atleta internacional A, deixar de jogar para ir para a queima das fitas, quer dizer foi dar um passeio à Madeira, mais valia não ter ido, o SPORTS MADEIRA agradecia, enfim, com esta mentalidade e atitudes não vão longe.
Será que foi combinado com o treinador da SAD/selecionador para facilitar a vida a sua equipa???
É por estas e outras que nem se chegam perto do título, só o vêem por um canudo!!!

Anónimo disse...

O JAC não tem jogadoras para os dois escalões é certo, mas o que a FAP tem que ver, e segundo o que sei, esta situação já foi falada em JANEIRO com os responsáveis da Federação. E não foi só o JAC a falar nisto.
Agora andarem a dizer á boca cheia que o JAC tem "madrinhas", e que a FAP cede a tudo o que o JAC pede, isso é só meter veneno. Mas já nada me admira, porque este fim de semana, "aquele clube que não tem atletas para os dois escalões", calou muitas bocas e deu umas chapadas de luva branca a muitas pessoas.
Esperemos que "alguém" da FAP veja estas situações, porque ainda vai a tempo de corrigir as coisas. Se ainda nem está definido onde se irá realizar....

Anónimo disse...

O Jac é centro de formação de andebol feminino e não têm atletas para os dois escalões? é isso? percebi bem? devem estar a brincar...

Anónimo disse...

As "tansas" do Cale que joguem mas é um bom bocado mais..., vergonhosa a imagem que deram numa 3ªfase de Juvenis. Em Seniores na fase decisiva da prova a equipa está de rastos.
Os seus 2 treinadores estão agora a pagar a sua inexperiência e pelos vistos a perder a cabeça... só se vê ambos aos gritos com as jogadoras!!! Serão elas as principais culpadas???

Anónimo disse...

Ao anonimo 7 de Maio de 2012 22:57

A brincar anda a Federação, que ano após ano continua a fazer asneira nestas alturas.
Não sou adepto do Alcanena, mas acho que se trabalha muito bem por aqueles lados. Se calhar houveram atletas que sairam por motivos profissionais, pessoais ou porque simplesmente acharam que o Andebol não era vida pra elas. Não podemos culpar o JAC por isso. Segundo vi na ficha de jogo deste último jogo, apenas 6 atletas eram séniores, as restantes 5 eram juvenis e não foi por isso que perderam o jogo.
Alcanena tem uma boa formação, composta por atletas da terra e arredores, agora quando se passa á fase sénior, é mais complicado haver quem esteja disposto a fazer centenas de km para treinar e jogar em Alcanena. Agora se formos ver a parte da formação, sem sombra de dúvidas que são dos melhores, e que têm atletas julgo eu para todos os escalões. Não podem comparar as condições de Leiria, Pombal, Aveiro, Madeira, Algarve etc.

Anónimo disse...

ao comentario do dia 07-05-2012 21h57,ja agora tmb devias participar nessa escola!pois devias ir tmb tirar um curso.pois estive na maia e sou ala,nao vi nada disso!emalguns blogues ate falam bem da dupla,mas como tu es o mestre,candida-te a professor!
e assim anda o nosso andebol,treinadores e arbitros de bancada ha muitos!
e falam e criticam,pk voces nao se inscrevem para arbitros!pensem bem pro que vem pra aqui dizer,so sabem prejudicar o andebol!

Anónimo disse...

Não posso deixar de fazer um comentário a esta pequena frase "Depois da lesão de Rita Alves, Ana Andrade vê o seu protognismo crescer e está à altura...". Antes de mais desejo uma rapida recuperação da Rita Alves, mas por favor estão a baralhar as coisas. A A. Andrade ainda que ligeiramente tocada, tanto a defender como a atacar, está e sempre esteve a Km da Rita e a SAD não tem sentido, em termos de jogo, a sua ausência

Anónimo disse...

Duas grandes mulhers, colegas e atletas que vão deixar saudades!!
Obrigado Gi e Esmeralda!!

Anónimo disse...

Ao anónimo de 07/05 - 21,57h:
Meter os àrbitros numa sala e dar-lhes formação? Não brinquem comigo! O grande problema é mesmo esse. Que formação? Aquela que é dada pelos ex-internacionais da tanga que só chegaram onde chegaram porque eram os meninos do ex-presidente? Ou aquela que é também é dada por àrbitros no activo? Ou aquela que é dada nas associações regionais por àrbitros no activo que como ainda tivemos ocasião de ver recentemente em jogos na tv, só fazem asneiras, atrás de asneiras! Isto já para não falar na arrogância e prepotência desses àrbitros que como pseudo-figuras inatacáveis continuam por esse país fora a vangloriar-se das asneiras que fazem! Tal como já tive oportunidade de dizer, em particular, ao presidente, a solução passa por limpar de uma foram radical, alguns cancros da modalidade e concrectamente da arbitragem. E também me refiro a alguns oficiais de mesa que por aí andam.
Apostem na juventude! Anda aí muita qualidade, tem é que ser acompanhada e apoiada por quem sabe e não por quem só quer protagonismo!

Anónimo disse...

Oh anónimo de dia 08/05/2012 às 04:10, cá para mim é um dos arbitros.
Nunca poderia ser do Ala! Nunca mesmo!!!! Pq se fosses via a vergonha que foi a arbitragem desses dois senhores, que não fizeram mais que passear a sua incompetencia pelo campo gozando literalmente com o esforço das atletas. Pode dizer mil vezes q é do Ala pq ninguém vai acreditar nisso!!!
Por acaso as atletas do Ala não deram qualquer hipotese de eles fazerem o resultado pq caso o jogo tivesse tremido aí sem duvida decidiriam o jogo.
Vergonhosa arbitragem, nem há palavras para a descrever...n há mesmo...quem vê o resultado nem adivinha a arbitragem que aconteceu naquele pavilhão e sinceramente não me parece que seja totalmente inocente, pq como é possivel a dualidade de critérios? Quando não se sabe, não se sabe para os dois lados...
Mas enfim...as duas equipas puseram em campo o que sabiam e o que podiam dada a incompetencia brutal dos árbitros.
E se realmente o sr anónimo é um dos árbitros como pelo seu comentário parece ser, pois só eles próprios para valorizarem a vergonhosa arbitragem que fizeram, vá aprender alguma coisinha de andebol, caso tenha capacidade para isso, o que duvido pois já cá andam há algum tempo e é o q se vê, fraquinhos, fraquinhos...ou deixe de vez a arbitragem e dedique-se a alguma coisa para a qual tenha capacidade.

Anónimo disse...

O Jac desdobra-se em comentários a ver se a FAP dá uma mãozinha, mas não faz sentido nenhum alterar agora a fase final prejudicando os clubes que andaram a preparar-se para este fim-de-semana.

Ou isto agora do andebol português tem que ser em função do Jac?

Anónimo ID disse...

Os defensores do adiamento de uma das provas já pensaram no que diz o planeamento da época?

Se na altura foi aprovado, e ao que parece terá sido, agora segue para bingo!

Anónimo disse...

AO comentario de 8 de Maio de 2012 11:57 num dos blogs dedicados a modalidade andebolfeminino do Sr. CID RAMOS ate fala bem da actuacao dos arbitros. Alguns dizem mal por dizer!

Anónimo disse...

8 de Maio de 2012 04:10
Tu deves ser ala... daqui para fora, deves ser a ala parada com certeza, estives-te na Maia e não viste o alavarium a ser "prejudicado" principalmente em relação a atribuição de 2 minutos?? isso mostra bem a vossa ambição e os vossos objectivos e explica a vossa classificação. E não admira que não tenham ganho nenhum jogo ao colégio de Gaia por exemplo um dos piores colégios que já vi nos últimos anos...
Ainda não tinha visto nenhum jogo do alavarium esta época mas continua a ser mais do mesmo... tem para mim uma das melhores jogadores do campeonato nacional e a melhor do norte e centro do País chamada Cláudia Correia tem uma pivot idem idem aspas aspas chamada salvo erro Catarina Martins e tudo o resto é lixo, é do mais vulgar que se vê por ai em todos os pavilhões penso que algumas deles não seriam titulares em algumas equipas da segunda divisão. Aproveito para deixar um concelho ao treinador agora que o Pai foi para a federação que aproveite e que arranje lá um taxinho porque ele como treinador é muito fraquinho... a tanto tempo como treinador do alavarium e ainda não conseguiu formar uma equipa que lute por outros objectivos??? fraco fraquinho mesmo

Anónimo disse...

Ao anónimo do 8 de Maio de 2012 11:57
Realmente o único que não sabe mesmo de andebol es tú, tenho visto muitos jogos e muitas arbitragens e realmente sem pertencer a MAIA foi uma das melhores de todo o campeonato. Em comparação das arbitragens dos grupinhos da zona de AVEIRO que sim são realmente uma vergonha total. Aconselho que em vez de ir agarrar um curso de arbitro ou Treinador como já disseram antes, frequente um bom oftalmologista já que deves ter um grau de miopía muito elevado.
Nota os burros normalmente usam palas para que os donos os possam levar para donde eles querem, hehe

Anónimo disse...

És de rir.

Primeiro, dizes que as jogadoras são fracas. Depois dizes que o treinador é fraco.

Depois fazes esses comentários depois de um jogo extraordinário do Alavarium.

E essa equipa que dizes que não tem objectivos, há 3 anos estava na 2ª Divisão e este ano participou nas competições europeias.

Ah... e esses conselhos escrevem-se com s. Fica o conselho :)

Anónimo disse...

Sr. anónimo de 9 de Maio à 00:13,que eu saiba não insultei ninguém, além da óbvia incompetencia dos 2 árbitros presentes no jogo que referi, e o seu comentário infeliz diz muito da pessoa que se esconde atrás do anonimato.Não gosto de baixar ao nivel de pessoas como o senhor(a) mas lá terá de ser...

Realmente os burros são assim, e realmente usaram palas para que os donos os pudessem levar para onde queriam, o azar é que a equipa do Alavarium não deixou o dono deles fazer isso...

Frequente o Sr. um bom curso de boas maneiras e tome um renie que bem precisa

Anónimo disse...

Eu só espero que a Juve Lis não faça o jeito ao JAC este Domingo, como se diz aí pelos corredores...

Anónimo disse...

Por acaso tem piada. O alavarium só tem duas jogadoras de qualidade?? é para rir esta ... para vossa informação fica aqui alguns exemplos dos últimos jogos: CJB - Ala
Filipa Fontes 12 golos
Cale - Alavarium:
Lisa Antunes 7
Maia - Ala
Ana Marques 10 golos
Para nao falar que esta equipa tem duas guarda-redes com qualidade, que seria titulares em qualquer outra equipa. Enfim , havia muitos exemplos que podia dar a esta gente que não consegue ver o que se passa à sua volta. É pena a dor de cotovelo dá nisto.

Anónimo disse...

9 de Maio de 2012 12:28

O Renie será recomendado para ti, que eu saiba o ALA esteve a pastar até agora e porque fez um bom jogo na MAIA, para tí já deve ser o lider do campeonato. e digo o RENIE para ti, porque a mim não me faz nenhuma diferencia se o MAIA perde ou ganha e que o mesmo aconteça com o ALAVARIUM, agora a realidade é só uma, vês mal, agora para ti enconstar-se a atleta que vem isolada é vermelho directo, levou 2 minutos, que era a sanção que merecía.
Se falamos de anonimato deverias começar por ti, que fostes quem colocou esse comentário sem nenhuma lógica, como anónimo. Todos os blogues e comentarios e até elementos do ALAVARIUM deram como favorável a equipa de arbitragem, fostes o único a criticar, deves mesmo ter ido ver outro jogo ao melhor foi o jogo ALAVARIUM - JOAO DE BARROS.

Anónimo disse...

Ha aqui cada comentário...
Agora até falam em resultados combinados... E qual era o interesse da Juve em perder o jogo com o Alcanena? Opa cure-se.

Anónimo disse...

Meus senhores é disto que o povo português gosta,a falar mal uns dos outros.. Acho que o Andebol Feminino em Portugal precisa de todo o nosso apoio porque infelizmente cada vez mais as dificuldades são evidentes,é de muito mau gosto estarem a criticar atletas que duma maneira ou outra fazem o seu melhor, por vezes estes comentários as prejudicam pelo facto de ainda não terem a maturidade suficiente de poder gerir tanta informação adversa a postura delas em campo. Em relação a arbitragem posso dizer que infelizmente já assisti a muitas situações onde é notória a inclinação do campo, é preciso acabar com essa panelinha podre porque assim nunca conseguiremos atingir grandes objectivos nas competições Europeias, o Andebol Feminino tem muita qualidade e tenho a certeza que com um bom trabalho quer a nível de atletas , treinadores e boas formações de árbitros somos capazes de conseguir grandes triunfos. Precisamos de pessoas com vocação e apaixonas pela modalidade desportiva e sou apologista de que as criticas sejam construtivas. Infelizmente neste blog perante os comentários postados posso dizer que á muita falta de ética e educação. Maria C.

Anónimo disse...

ao anónimo de 8 de Maio de 2012 12:15
"O Jac desdobra-se em comentários a ver se a FAP dá uma mãozinha, mas não faz sentido nenhum alterar agora a fase final prejudicando os clubes que andaram a preparar-se para este fim-de-semana.

Ou isto agora do andebol português tem que ser em função do Jac?"

Caro anónimo, acha que os clubes que andaram a preparar-se para este fim-de-semana sairão prejudicados por esta mudança de calendário? Por amor de Deus, se as atletas estão preparadas para aquele fim-de-semana melhor ainda estarão para uma semana depois.
O JAC não precisa de se desdobrar em comentários para a FAP dar uma mãozinha, até porque se acompanha o andebol feminino em Portugal deve ter visto que mesmo em termos de calendário no fim-de-semana passado as equipas de Alcanena superaram e venceram apesar de não estarem nas melhores condições.
Beijinhos ;)

Anónimo disse...

Sofia Carolina fora do Maia;
Buba fora do Maia;
Ana Silva fora do Maia;
Sara Torres fora do Maia;
Jassie fora do Maia;

Isto para não falar nas Juvenis que também vão embora este ano!

Aíaí como isto anda, qualquer dia o Maia vai buscar jogadoras ás Iniciadas para jogarem no campeonato de Seniores!

Anónimo disse...

9 de Maio de 2012 23:39

Estás enganada, as iniciadas também vão todas embora. So ficam as Bambis, porque as Minis também vão embora.

Anónimo disse...

Olha as tormentas e as mari as chegam ao mês de Maio (como no ano passado) e lá começa a grande actividade pré COMISSÂO ARBITRAL.

Lá vai mais uma este ano fazer uma grande peixeirada no mAIA HANDBALL CUP, para poder sair...NÃO PARA JOGAR, mas para aquecer o banco, para não treinar, andar a sair á noite, nos copos, fumar entre outras virtudes.

É muito mau incutir esses vícios menores.

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Sofia Carolina fora do Maia;
Buba fora do Maia;
Ana Silva fora do Maia;
Sara Torres fora do Maia;
Jassie fora do Maia;

Isto para não falar nas Juvenis que também vão embora este ano!

Aíaí como isto anda, qualquer dia o Maia vai buscar jogadoras ás Iniciadas para jogarem no campeonato de Seniores!


AIAIAIAIAI, a sua filha vai também ter de trocar de clube AIAIAIAI, será que terá entrada noutro clube?,ou ficará a aquecer o banquinho? já que o MAIA vai fechar você também terá de emigrar.

Não fomentem o que não existe, não vão mesmo conseguir descontrolar as atletas do MAIA. As atletas do MAIA jogam com RAÇA e não ligam a comentários sem fundamento. FORÇA MAIAAAAAAA, vamos enfrente

Anónimo disse...

"Aíaí como isto anda, qualquer dia o Maia vai buscar jogadoras ás Iniciadas para jogarem no campeonato de Seniores!"

Nem neste escalão me parece que vá ter muitas atletas por onde escolher,estas miúdas entram no pavilhão ás 18,30h e só acabam ás 21H, quando estudam e a familia?
E a forma como são tratadas com dureza, sempre arrogância, sempre debaixo de ameaças, é simplesmente RIDICULO.

È verdade sim que mais atletas do Maia já foram contactadas por outros clubes, força miúdas agarrem outras oportunidades, continuem a jogar andebol e com alegria sejam felizes.

Já não se joga andebol no Maiastars.

Anónimo disse...

9 de Maio de 2012 01:28

Tu como professor és um espectaculo sem duvida, devias dar aulas em qualquer faculdade do País porque tu realmente es espectacular. E só por dizer que o alavarium foi "prejudicado" na Maia não quer dizer que seja uma equipa forte, para mim é uma equipa banal igual a qualquer outra da segunda divisão. e digo isso sem qualquer dor de cotovelo porque para mim é completamente indiferente que o alavarium e o Maia ganhem ou percam, não sou de nenhum clube especifico apenas vou ver uns jogos femininos de vez enquando. Quanto ao te estares a orgulhar que o alavarium foi as competições europeias isso é espectacular, é um grande orgulho nacional aproveito só para perguntar a que final é que chegou???

Anónimo disse...

as equipas portuguesas especificamente as femininas deviam ser proibidas ou melhor expressamente proibidas de participar nas competições europeias, não é orgulho para ninguem mas sim vergonha nacional, quando qualquer equipa portuguesa principalmente femininas entram em campo é a vergonha total, não deviam ser um orgulho para quem participia deviam era meter a cabeça debaixo da terra e não entrar nesse tipo de competições, é mau demais para ser verdade.

Anónimo disse...

ao anónimo do
9 de Maio de 2012 23:39

Engano, pelo contrário vamos ter novas atletas
RITA ALVES para o MAIA
VANESSA SILVA para o MAIA
VERA LOPES para o MAIA
CLAUDIA CORREIA para o MAIA
VANESSA OLIVEIRA para o MAIA
mais todas as que lá estão, agora sim vamos ter umas seniores 5 estrelas, uau imbatíveis.

Anónimo disse...

podem todos ficar descansados, que a fase final de juvenis vai manter-se nos dias assinalados. Segundo parece, o sr presidente assumiu que era uma decisão muito difícil de tomar, e que sabe que está errada, mas a data é para manter. Agora pergunto, se sabe que esta situação é anormal, e que não devia acontecer, e que o correcto era alterar a data da fase final porque não o fez? Afinal como presidente ele é que tem o poder pra tomar estas decisões. Faltou coragem de admitir que a federação errou? Faltou admitir que existem pessoas lá dentro que ano após ano trabalham nestas alturas com o "copy paste"? Ou o sr presidente cedeu a pressões? Se calhar é mais esta a situação. E parece que há clubes do masculino envolvidos. Sim senhor, enquanto não se fizer uma limpeza geral naquela federação isto não vai andar pra frente.

Anónimo disse...

Não vou comentar a crónica em si, mas apenas criticar o facto de haverem pessoas capazes de dizer que o JAC vai ter o jogo facilitado em Leiria. Esquecem-se de quem estão a falar? Estes dois é como um Benfica-Sporting. Além disso, o Afra tem o Ego demasiado grande para fazer uma coisa dessas.
E se fôr o JAC a fazer o jeitinho á Juve e a deixar ganhar?
Espero que assistam ao jogo, para na eventualidade de haverem surpresas, não virem para aqui criticar nem a Juve nem o JAC.

Anónimo disse...

Pressões?

Então há data para uma fase final e só porque dava mais jeito a um clube mudar, mudava-se a data, prejudicando todas as outras equipas e complicando a vida ao clube organizador?

O problema é mesmo esse... É que antes certos clubes estavam habituados a que se desse sempre um jeito, bastava um telefonema...

Anónimo disse...

oh ribas depois bates-te com a cabeça na mesinha de cabeçeira acordas-te e viste que era um sonho lool

Anónimo disse...

ó anonimo de 11 de Maio de 2012 12:30

Vá ver o planeamento do masculino e depois diga-me se há alguma fase final a coincidir com alguma jornada do escalão inferior ou superior. Digo-lhe já que não.
É que quem fez o calendário "esqueceu-se" de que o escalão abixo das seniores eram as juvenis, graças à fantastica e bem planeada extinção das juniores. No masculino nada disto coincide, porque será? E mais, tenho conhecimento que as pessoas responsáveis na Federação foram alertados pelo Marco do Alcanena em DEZEMBRO. DEZEMBRO... 5 meses antes de se saber que equipas iriam estar presente nas Fases Finais e onde é que se iria realizar!!! Foi feita alguma coisa? Claro que não. E agora todos dizem que o Marco faz telefonemas e que o calendário estava já feito. Segundo parece, o próprio presidente da actual direcção da FAP, lamentou a situação, ASSUME QUE ESTÁ ERRADA E QUE O CORRECTO ERA ADIAR A FASE FINAL UMA SEMANA. Agora, o sorteio foi feito na 3ª Feira, onde se ficou a saber onde era a Fase Final e este assunto só foi debatido na 5ª Feira, dois dias depois.
Este assunto voltou á baila à mais de um mês atrás, quando ainda nem sequer se sabia onde é que iria ser realizada a Fase Final. Agora pergunto, porque é que só na quinta feira dia 10 de Maio, 2 dias DEPOIS do sorteio ter sido feito e de se ter confirmado as questões de logistica, é que se decidiu em relação a isto.

No meu entende, não era jeito nenhum que a FAP fazia, não só ao JAC como também á JUVELIS, era REPOR A VERDADE DESPORTIVA e terem a consciência de que erraram e fizeram o que estava certo. Porque ano após ano quem trabalha no feminino assiste a barbaridades deste género. Foi o ano passado, foi á dois anos, foi á 3 anos, enfim... Quem está mal nem é bem o presidente, é quem trabalha na FAP e simplesmente se está a borrifar para estas situações.
Mas enfim, podem mandar a culpa para o JAC...

Anónimo disse...

Afinal colmata-se um erro com outro erro. Admite-se um erro e continuamos a errar.
É a federação que continuamos a ter e os jogos de interesse que permanecem?
Os clubes dão o seu melhor em prol do andebol feminino...dão a competitividade...formam as jogadoras, e o respeito por isto por parte de quem lidera... é zero.
Se não é importante para o andebol feminino jogar-se em dois escalões, porque razão há calendarização diferenciada, sábados e domingos.Esta situação por parte da federação não é a contar com as atletas que jogam nos dois escalões...então não é errado marcar fases finais em fins de semana de jornada dupla.
A culpa é da organização dos clubes ou da desorganização da federação???

Anónimo disse...

TRANSFERÊNCIAS

ANA SILVA para o Col. Gaia
MARISA COSTA para o Col. Gaia
CRISTIANA MORGADO para o Col. Gaia
HELENA SOARES para o Gil Eanes
CATARINA MARTINS para o Alpendurada
CLÁUDIA CORREIA para a Juv. Lis

Anónimo disse...

Já agora, porque será que o Presidente da Federação esteve na reunião de clubes de Santarem, responda quem souber

Anónimo disse...

Em resposta ao comentário do anonimo de 11 de Maio de 2012 23:06:

Este reunido com os clubes da associação de Santarém para ouvir os problemas/sugestões da associação e dos clubes em si.
Enfim, ao menos dá a cara ao problema e mostra-se preocupado.

Tá esclarecido?

Anónimo disse...

Bom Já temos a equipa que passará para a 2ª Divisão - CALE -
Dificilmente conseguirá Ganhar ao COLÉGIO DE GAIA

Anónimo disse...

"Bom Já temos a equipa que passará para a 2ª Divisão - CALE -
Dificilmente conseguirá Ganhar ao COLÉGIO DE GAIA"

Agora com a grande Tramóia entre JUVE e JAC podemos certificar que o JUVE perdeu o Acesso as Competições Europeias e o CALE definitivamente ficou de 10º