gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 2 de setembro de 2012

II Gala do Andebol - FAP - 2012

Realizou a Federação de Andebol de Portugal a sua segunda Gala da Modalidade, a organização de decorreu na Sala de Visitas do Minho a Cidade de Fafe, segundo palavras do presidente da Edilidade, integrada num conjunto de actividades que envolveram diversos agentes da modalidade.

A Cerimónia da FAP, que iniciou com poesia, precisamente um poema escrito por um ilustre andebolista o Dr. Rui Rocha, a quem saudamos, e que teve na apresentação dois andebolistas a Maria Inês Domingues (Colégio Gaia) e o Wilson Davyes (FC Porto).

No seu discurso de apresentação e Abertura o Presidente da FAP Dr. Ulisses Pereira usou palavras e expressões como “momentos de partilha”, “de reconhecimento”, “de reencontro” e de união da família do Andebol.

São palavras que entendemos, e até subscrevemos, quando são totalmente cumpridas, pois usando palavras já por nós escritas ”… Enfim, é um momento singular, de especial “vibração”, que pode “veicular” percepções muito positivas sobre a nossa modalidade.

Augusto Silva, que falou sobre a homenagem à selecção masculina de jovens de 1992, que se sagrou Campeã da Europa de Jovens (Denominação correcta do titulo conquistado – Ver Histórico na EHF) a quem saudamos, também usou palavras, como respeito pelo “passado” e pelo “presente” e por todos aqueles que ajudaram e ajudam a modalidade no momento actual.

Mas a FAP, falhou nesta homenagem, pois esqueceu-se literalmente do director desta Selecção, conforme já anteriormente isso tinha acontecido, ao ser incluído na lista para despacho no diário da república o nome de Carlos Cruz, que na altura era o Director Técnico Nacional, retirando da lista o nome do verdadeiro dirigente da equipa de seu nome completo, Fernando Carvalho Costa e Silva.

Para confirmar o que aqui se escreve, basta ler o livro de Luís Santos “ A Vida num jogo” quando na página 76, diz:

Em 1992 só sucede isto. Antes da equipa viajar para a Suíça mando o senhor Fernando Silva, que era o dirigente responsável por aquela Selecção ao local onde o campeonato se iria realizar.”
Poderiam ainda confirmar esta afirmação através da foto legendada, que existe na FAP, sobre esta Selecção.

Dizer apenas palavras não basta, o mais importante é a prática diária e constante, pois as injustiças continuam a ser praticadas.

Os Premiados Foram

·         Atleta Revelação Masculino 2011/2012 – Gilberto Duarte (FC Porto)
·         Atleta Revelação Feminino 2011/2012 – Vanessa Oliveira (JAC-Alcanena)
·         Melhor treinador 2011/2012 – Lujbomir Obradovic (FC Porto)
·         Melhor jogador 2011/2012 – Gilberto Duarte (FC Porto)
·         Melhor Jogadora 2011/2012 – Ana Seabra (Gil Eanes)
·         Melhor dupla de árbitros 2011/2012 – Eurico Nicolau / Ivan Caçador

Foi distinguido com prémio Carreira, o actual Vice Presidente do Conselho de Arbitragem José Augusto Sousa Cardoso Ribeiro, a quem saudamos.

Finalmente o Prof. Ângelo Pintado recebeu o premio Homenagem. Tardou mas finalmente foi reconhecido o seu trabalho na modalidade, foi para nós o ponto alto da Gala.

Outro dos momentos altos desta cerimónia foi as desculpas públicas de Costache Mircea a Alexandre Barbosa.


Não gostaríamos de terminar, sem dizer que esta foi a II Gala da FAP, mas já existiram outras que ficam para memória futura, pois também fazem parte do legado para a história da modalidade.

O Historiador

29 comentários:

Anónimo disse...

O último parágrafo desta crónica diz bem o que é o Banhadas...

Enfim.

Foi uma gala impecável, um dia de andebol fantástico, mas mesmo assim o Banhadas tem que acabar o texto com aquele parágrafo.

Anónimo disse...

Porquê o ultimo parágrafo é alguma mentira, ou devia ser escamoteado, eu próprio que estive em fafe não digo que a ceremonia não foi bonita de impecavél, já tenho muitas duvidas, mas meu caro o seu comentário é completamente desajustado. espero que veja a final, pois eu vou é andando para ver no pavilhão o jogo, até logo.

Anónimo disse...

grandes aldrabões foi pelo menos a 4 gala do andebol, que eu me recorde, boa banhadas

Anónimo disse...

e falar do grande sorteio das seniores com equipas a terem um calendário estilo NBA não ?

Anónimo disse...

Então oh snake agora não dizes nada, ou ainda não estás de serviço. pois desta evz quero ver o que dizem,boa crónica é um espelho fiel do que lá se passou, quem escreveu esteve lá certamente.

Anónimo disse...

LOL Deu na FAP TV...

Anónimo disse...

Eu achei a Gala girinha, teve bons momentos...mas se é para premiar os melhores, têm de ser escolhidos pelos treinadores das equipas e das selecções e nunca pela net...há que haver seriedade. Era a mesma coisa que os Oscares serem entregues por votação on-line!!!Só mesmo em Portugal.Achei ridiculo. De resto, o fim de semana foi agradável e ver o meu glorioso ganhar, ainda melhor.

Anónimo disse...

e agora não me digam que é fotomotagem, não consigo encontrar o Carlos Cruz, não digam que o tiraram e colocaram lá f.Silva, gostei. olhem eu já estou a trabalhar, mas como fui um dos que me baldei á gala hoje não faço mais comentários. um abraço a todos

Anónimo disse...

o Prof Angelo Pintado mereceu esta homenagem, no ano transacto assisti a uma homenagem fantastica a este treinador no congresso da Handball Project na Maia. Esta de Parabéns a FAP que não esquece antigos tecnicos e ao Prof que dinamizou o andebol Lisboeta e nacional.

Anónimo disse...

é pá não dizem nada daquela selecção de Glorias só com 9 jogadores, muito mal andam as glorias do andebol, quando só aperecem 9 e alguns deixaram de jogar este ano, bela organização não haja duvida, mas acho piada ninguem diz nada, ou foi a selecção do ricardo andorinho e por isso não arranjaram mais ninguem. onde estavam todos os outros.

Snake disse...

O anónimo de 2 de Setembro de 2012 23:08 perguntou por mim, cá estou.
Diga lá opor onde quer que comece?
Pela estupidez do seu comentário ou pelo sempre negativismo dos senhores do Banhadas?
Não assisti à Gala nem aos jogos.
Nesse aspecto nada tenho para dizer pois não sou dos que falam para não estar calados.
No que diz respeito ao ser a II Gala, puxem pela cabeça e chegarão lá.
Porque terá sido? Ohhh, mistério dos vagabundos da FAP.
Ainda bem que o Banhadas tem as outras para memória futura.
Como não me ocorre nada, por agora, pergunte. Se me apetecer e souber a(s) resposta(s).
Daqui Snake, sempre em serviço.

Anónimo disse...

Se existisse justiça nos prémios que foram entregues, a coisa ficaria assim:

Melhor treinador: Duarte Freitas
Melhor Jogador: Tiago Rocha
Melhor Jogadora: Virgínia Ganau
Rev. Masculino: Hugo Rosário
Rev. Feminino: Mónica Soares
Dupla arb. : Ricardo Vieira/Duarte Santos

Assim poderiamos dizer que havia justiça! Mas como o mundo do andebol são só amizades, favores e compadrio...foi o que se viu!!

Anónimo disse...

Caro snake, está mesmo cheio de negativismo, gostamos de o ver mais acintoso, assim comoçamos duvidar, que alguns dos seus textos não tem a necessária espontaneadade, diga-nos o que falhou, não lhe pagaram os km's da deslocação, ou esteve com a moral um pouco em baixo, meu caro suba a loral, mostre o ego e sempre em frente. aguardamos com ansiedade pelos seus comentários , o anónimo das 23:08

Anónimo disse...

Bela Gala. Uma transmissão que foi uma verdadeira escuridão. E atribuir prémios por votação online? É memso do outro Mundo!!! Só em Portugal o atleta revelação é afinal, também, o atleta do Ano. Não é que não mereça ser, mas só de um prémio. E como é possível ganhar a revelação de uma equipa que ficou abaixo da Mónica Soares, no Sports Madeira. São sem dúvida, duas belas jogadoras, mas a Mónica Soares deveria vencer. E a melhor dupla, para quê repetir o prémio à mesma dupla, quando havia a dupla madeirense que ainda agora apitou a final do Mundial sub18 feminino e fez uma boa temporada. Depois, um "All-star" feminino sem transmissão de TV ou na FAP TV. Porquê? Deve ser como, o facto de o Campeonato de Andebol 1, não ter um sponser, quando é a única modalidade, sem ser o futebol, que conta com a presença dos três "grandes": FC Porto,Benfica e Sporting. O Markting da FAP está a trabalhar bem!!!! E as jogadoras vão disputar um "All-Star", Norte-Sul equipadas com equipamentos da selecção de Portugal? Não havia um dinheirito para fazer 2 conjuntos de equipamentos ou arranjar um sponser para tal? Não deve ter tido tempo o markting da FAP.

Anónimo disse...

Ao anónimo de 3 set 15.11

As suas opções são discutíveis mas aceitáveis, no entanto não concordo, de todo, com a sua escolha de árbitros. Não ganharam e não o mereciam. Espero que se emendem dos erros do ano passado e que contribuam para um melhor andebol este ano.

Snake disse...

Anónimo de 3 de Setembro de 2012 15:23
Prometo que lhe respondo depois de escrever em português.
É que não consegui perceber o que disse.
Muitos erros, 'tá a ver?

Mas ... espere lá. Os quilómetros? Se eu fôr de uma ponta à outra da Ilha nem faço muitos quilómetros?
Oh pá faça-se entender mas com objectividade.

Anónimo disse...

grande barraca o banhadas tem razão e prova e agora como é

Anónimo disse...

anonimo das 15h, só por acaso dos 6 premios que referiu, 5 sugeriu que fossem para jogadores das equipas da Madeira ou árbitros de lá. Nem é tendencioso nem nada lol

Anónimo disse...

Quem escolheu os jogadores que apresentaram a gala? A que propósito foram esses os escolhidos e nao outros?

Anónimo disse...

estes eram mais baratos e já lá estavam, e assim se pagam mais uns favores

Anónimo disse...

Quando é que fazem um prémio para melhor GR???
Ambos os GR nomeados, deveriam ter ganho os prémios de melhor jogador(a), mas nestas coisas, os GR nunca ganham...

Anónimo disse...

Quando é que fazem um prémio para melhor GR???
Ambos os GR nomeados, deveriam ter ganho os prémios de melhor jogador(a), mas nestas coisas, os GR nunca ganham...

Anónimo disse...

Vocês preferiam que se tivesse pago a algum profissional para apresentar a gala?

O que interessa é bater...

Snake disse...

Acho muito bem terem escolhido dois atletas para a apresentação da Gala.
Ao que parece estiveram bem. Até porque não era caso para profissionalismos.
Se a FAP pagasse um balúrdio com um ou dois profissionais imagino a crítica negativa que teríamos lido.

Preso por ter cão...

Anónimo disse...

A pergunta foi muito clara mas vou fazer um desenho: porquê AQUELES atletas e não OUTROS atletas?

Snake disse...

Uma questão de critério, escolha.
Quer um desenho, anónimo de 5 de Setembro de 2012 07:41 ?

Seriam outros caso fosse você a escolher? Quais?

Anónimo disse...

Ao comentador do dia 3 de Setembro de 2012 15:11
O Duarte freitas e que deveria ter ganho, deves perceber muito de andebol esse treinador e muito fraco nunca deu provas a ninguém e sempre com as suas manobras de bastidores que n vale a pena revelar. e ganhou num campeonato de duas equipas excelente.quem realmente deveria ter vencido era o mister fidalgo este sim e um treinador ao contrario do outro!

Anónimo disse...

Ao comentador do dia 3 de Setembro de 2012 15:11
O Duarte freitas e que deveria ter ganho, deves perceber muito de andebol esse treinador e muito fraco nunca deu provas a ninguém e sempre com as suas manobras de bastidores que n vale a pena revelar. e ganhou num campeonato de duas equipas excelente.quem realmente deveria ter vencido era o mister fidalgo este sim e um treinador ao contrario do outro!

Anónimo disse...

Alguém anda com dor de cotovelo em relação ao Duarte Freitas...e ele nem ganhou, imagino se tivesse ganho.
A inveja é algo muito mau e aqueles que estão sempre a apontar o dedo e a acusar...lembrem-se: o que vai...volta!!!Não há nada que não se diga, que não se pague...
Se fosse aos invejosos e frustrados, ficava em silêncio...porque os telhados de vidro a partirem, fazem barulho!!!