gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 04 – 2012 / 2013

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.
PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase
3.ª Jornada
Santa Joana 23 - 31 Alavarium
João Barros 38 - 22 Passos Manuel
Maiastars - CS Madeira (adiado 20-01-13)
CA Leça 25 - 28 Colégio Gaia
Juventude Lis 25 - 25 JAC-Alcanena
Juventude Mar - Madeira SAD (Adiado 20-01-13)

O jogo mais interessante da jornada foi o Juve Lis / Jac, tal como era de esperar. Alguns disseram que tínhamos sido muito optimistas ao prognosticar o 7º lugar para a formação de Alcanena mas não temos problemas em reconhecer que se a antevisão fosse feita agora, colocaríamos a jovem formação do JAC ainda mais acima. A equipa depois de ter perdido por apenas 2 golos diante do Colégio João de Barros, arrancou agora um precioso empate perante uma Juve Lis que se vinha mostrando muito forte. A Juve Lis sentiu a falta de Gizelle Carvalho mas teve uma Telma Amado a jogar ao mais alto nível e uma Patrícia Mendes que começa a aparecer no escalão sénior e uma Inês Silva ao seu nível. A equipa teve o jogo na mão e deixou-o escapar, mostrando uma imaturidade que já não vinha sendo normal na equipa. Quanto ao JAC, mostrou toda a sua crença e qualidade. Patrícia Rodrigues parece não saber jogar mal e não sabemos onde esta jovem vai parar com jogos atrás de jogos de grande qualidade. Vanessa Oliveira e Neuza Valente foram as suas melhores acompanhantes, mas o que mais nos impressionou foi a força mental que sempre revelaram mesmo quando as coisas pareciam condenadas ao insucesso. O JAC tem tudo para ser uma das equipas de futuro do andebol português e vai-o demonstrado a cada jornada que passa. Jogo muito emotivo e que valeu a pena ver na FAP TV.

O Colégio João de Barros / Passos Manuel foi um jogo de sentido único. Desde muito cedo que se percebeu que a diferença entre ambas as equipas eram grande e o jogo serviu para que todas as atletas tivessem bastante tempo de jogo. A formação de Pombal jogou a um ritmo mais acelerado do que o costume e foi interessante ver que isso trouxe frutos. Toda a primeira linha esteve em grande forma e é pena que as suas pontas não tenham a mesma qualidade que as outras jogadoras (apesar do bom jogo de Paula Malcato) pois, caso contrário, este CJB poderia ser candidato ao título. Sendo assim, falta qualquer coisa. Quanto ao Passos, a equipa ainda não se adaptou à divisão maior. Contudo, somos da opinião que o técnico Hélder Fonseca tem sido inteligente na opção de dar muitos minutos a várias jogadoras, pois já que o grande objectivo do Passos Manuel será a segunda fase na luta para a despromoção, tem aproveitado para potenciar o crescimento das jovens atletas. Na próxima semana tem ainda 2 deslocações difíceis, mas depois talvez esteja apto para defrontar equipas como o Cale, Santa Joana ou Juve Mar.

Outro jogo desinteressante foi o Santa Joana / Alavarium. O Santa Joana não apresentou Marlene Pinto e Mariana Regadas e o jogo foi aborrecido, com o Alavarium sempre na frente, mas a jogar apenas o necessário. Maria Lopes voltou a mostrar que É talvez a melhor rematadora do campeonato nacional e Lisa Antunes esteve também em grande plano. Talvez a nota mais interessante deste jogo foi o regresso aos pavilhões de Rita Alves, depois de prolongada lesão, mas ainda muito longe do que se lhe reconhece. O Alavarium conta por vitórias os 3 jogos realizados e ainda não jogou em casa, pelo que começa a ser uma equipa temida. O Santa Joana pouco mais podia fazer perante as duas ausências e a completa diferença de qualidade em relação ao seu adversário. Maria Domingues foi trazendo a equipa às costas, jogando em várias posições no campo, enquanto Rita Monteiro parece de regresso à sua melhor forma, tendo defendido muito bem na baliza do Santa Joana. 3 jogos em casa, 3 derrotas, as coisas não estão famosas lá para os lados da Maia.

Finalmente, tivemos o Cale / Colégio de Gaia. O jogo foi mais desequilibrado do que o resultado final aparenta. A equipa de Gaia dominou praticamente o jogo inteiro e só nos últimos 20 minutos começou a ceder terreno e a permitir a aproximação da equipa de Leça. Sara Andrade foi a melhor jogadora em campo, com pormenores de grande qualidade na ponta esquerda, mas Fernanda Carvalho e Vanessa Silva estiveram também em bom nível numa vitória justa de uma equipa que parece vir a subir de produção e que trazia muito bem estudada a lição, cortando literalmente todo o fio de jogo ofensivo do Cale. Quanto ao Cale, a primeira parte foi simplesmente horrível. A equipa demorou muito a entrar no jogo e quando, na segunda parte, tem uma excelente reacção, já era tarde demais, apesar de ter quase encostado no marcador. Patrícia Gilvaia começa a mostrar que pode ser útil à equipa e Ana Paula mostrou garra na parte final do jogo. A equipa melhorou em relação aos últimos jogos mas ainda falta para poder chegar ao nível do Colégio de Gaia.

As próximas duas jornadas irão disputar-se esta Quinta-feira e Sábado pelo que daqui a uma semana lhe iremos trazer as novidades destas duas jornadas. Estão a faltar jogos grandes!

Críticos Femininos

30 comentários:

Anónimo disse...

A Juve Lis não ganhou ao JAC por causa de um roubo de igreja...

Anónimo disse...

Achavam que nós no Alcanena íamos para o fim da tabela. Estão muito enganados!!!!

E o Marco ainda não afinou ali uma ou outra substituição porque quando nos puser no timing certo e se deixar das teimosias dele estaremos a lutar pelo título, apesar do Madeira ser o favorito.

Anónimo disse...

por acaso estava perto de leça e resolvi ir ver o jogo. não se comprrende como é que o treinador do cale teima em manter a Ana Paula no banco. quando ela entrou já decorria a 2ª parte a equipa teve logo outra dinamica.
Não se entende.............

Anónimo disse...

Crónica mais simpática do Banhadas para com a equipa do CALE. Depois de tantas criticas, acabam por não ser coerentes. O CALE fez talvez a pior primeira parte desde que tem equipa senior! Na segunda parte só não ganhou o jogo, por manifesto azar. Pela primeira parte pelo que fez não merecia ganhar o jogo. Pela segunda parte mediana e mesmo assim muito abaixo do que jogou contra o Alavarium só não ganhou porque quando o resultado está por 2 golos, falha 4 finalizações seguidas na cara do guarda-redes, uma que a bola bate nos 2 postes, outra num contra-ataque e dois remates da ponta direita.

Não vejo o Colégio assim tão forte como preconiza. Mas a ver vamos.

O CALE jogou mal, perdeu e ninguém (que realmente seja do CALE) poderá culpar arbitragens!

Seria bom que vissem os jogos...
Sara Andrade foi a melhor em campo?! Em golos marcados? Só se for! E mesmo assim a Vanessa ainda marcou mais 2. Quem viu o jogo percebe perfeitamente quem foi a melhor em campo.

Anónimo disse...

ao anonimo do "roubo de igreja", não deve ter estado presente no jogo para falar assim, pois a arbitragem com um ou outro erro provavelmente menos que os treinadores e até as jogadoras de ambas as equipas, não esteve mal, agora o sr. treinador do Juvlis, e que se devia preocupar masi com a sua equipa do que com os árbitros, pois é lamentavel que tendo uma atleta nop chão previsivelmente lesionada, ás ordens da equipa de arbitragem para ser assisitida ninguem entrou em campo nem o técnico no m inimo para saber como ela estava, e pela FAP TV vê-se muito bem este procedimento.

Anónimo disse...

o CALE foi roubado, de certeza.

Anónimo disse...

Mais uma vez se prova, que quando o Sr que escreve para o banhadas não assite aos jogos que comenta, a porcaria que é aqui dita não faz qualquer sentido guiando-se apenas pelas fichas de jogo e pelas marcadoras dos golos.

Anónimo disse...

Dúvido que o comentário de 29 de Outubro de 2012 13:05 seja de alguma atleta ou de alguém do Alcanena, mas enfim, há que começar a perturbar a equipa, que é o que a malta gosta de fazer aqui: perturbar uns aos outros.

Em relação ao lance que o anónimo 29 de Outubro de 2012 12:29 fala, não lhe tiro nem dou razão.
Acho estranho é começar-se logo a falar de que a Juve perdeu graças a um erro da arbitragem.

O jogo foi sempre renhido durante os 60 minutos e parece-me a mim que o Sr. Afra substimou a equipa do JAC, julgando que mais cedo ou mais tarde iam ganhar o jogo, porque as adversarias são jovens e inexperientes e que desanimavam.
Pois enganou-se, e isso para quem se apercebeu foi bem visivel quando no tal lance, ele se preocupou mais em importunar o banco do Alcanena em vez de prestar atenção a uma atleta sua que estava bastante queixosa.

Se tivessem feito menos falhas técnicas durante o jogo e se a PE não tivesse falhado o remate nos últimos 2 segundos do jogo (sim, porque o JAC empatou a 10 segundos do fim e a JUVE ainda desperdiçou a oportunidade de marcar e ganhar), se calhar o tal lance nem era para aqui chamado, mas como não o conseguiram...

Como diz o anónimo de 29 de Outubro de 2012 16:53: " o sr. treinador do Juvlis, e que se devia preocupar masi com a sua equipa do que com os árbitros".

Renato Rocha disse...

Também temos razões de queixa.

Anónimo disse...

ja viram quem são os árbitros do Ala JAC de sábado ? Isso mexmo, aquels que o ano passado apitaram o mesmo e que este ano estiveram no Cale ala presixamente...............

Anónimo disse...

anónimo das 16h34, você não deve saber ler. O Banhadas disse que "A primeira parte do Cale foi simplesmente horrível!" E você diz que a crítica foi meiguinha?

Anónimo disse...

O Alcanena é sistematicamente beneficiado pelas arbitragens. Mas quando perdem queixam-se sempre. É triste, lá pelas miúdas deles serem novinhas parece que ninguém pode tocar nas meninas.

O que se passou em Leiria foi vergonhoso, com o JAC a ser levado ao colo. Felizmente deu na FAP TV para todos verem o que costuma acontecer...

Anónimo disse...

Como é que os senhores do JAC têm a lata de vir para aqui dizerem que têm razões de queixa da arbitragem?

Como é que têm a lata de se vir queixar que o nosso técnico importunou o banco dele quando o que estava era chocado com a roubalheira a favor do JAC?

Isto não é de novo. Durante anos, na formação o JAC foi beneficiado. Agora também nas séniores. Isto anda lindo anda...

Agora ainda me dizem que tiveram mérito ao empatarem connosco? Oh mãe dá-lhes água!

Anónimo disse...

Anónimo de 29 de Outubro de 2012 19:49

O JAC não pode tirar pontos aos candidatos ao título já vi. Já no ano passado foi uma comédia quando eles garantiram a manutenção precisamente em Leiria.

Mas vamos ao que interessa.

Sim, ainda bem que o jogo deu na FAPTV, porque assim todos viram uma equipa que nunca desistiu durante os 60 minutos e que jogou olhos nos olhos perante uma excelente equipa e candidata ao título (julgo eu).
Ainda bem que deu na FAPTV, porque os adeptos da modalidade merecem ver jogos de qualidade, como aqueles que tanto o JAC (2 vezes!) como a Juve e o CJB proporcionaram nas últimas transmissões.
Ainda bem que deu na FAPTV porque assim se pode ver o trabalho de anos de formação e que demonstra o porquê do JAC ser das melhores escolas de Andebol a nível nacional.
Ainda bem que deu na FAPTV, para que todos pudessem ver uma miuda de 14 anos a jogar com qualidade a nível senior e o porquê de ter sido chamada à seleção A de Portugal.
Ainda bem que deu na FAPTV, porque assim todos viram o treinador da Juve mais preocupado em mandar bocas para o banco do JAC que em socorrer a sua atleta que se tinha magoado.
Ainda bem que deu na FAPTV, para que todos pudessem ver o Treinador, Dirigente e até Director de Campo a pedirem satisfações aos árbitros no final do jogo tendo recebido ordem para que se afastassem.
Ainda bem que deu na FAPTV para que todos pudessem ver o público que se encontrava por cima do banco do JAC na primeira parte a insulta-los constantemente.
Pois é amigo(a), pelos vistos, de facto existiram coisas vergonhosas em Leiria, mas não foi o JAC a ser beneficiado.
E se acham que o Alcanena é sempre levado ao colo, dirijam-se ao seu pavilhão para verem com os vossos próprios olhos. Eles precisam de gente na bancada, nem que seja pra dizer mal.

Fiquem bem e joguem mais andebol dentro das 4 linhas.

Anónimo disse...

algo me diz que vai haver queixas do jogo entre o ala e o alcanena

Anónimo disse...

Não compreendo o porquê da FAPTV só transmitir jogos do Alacanena?

Será que é para mostrar a todos os fãs da modalidade que o Alcanena é ajudado pela equipa de arbitragem???

Renato Rocha disse...

O jogo tem 60 minutos e só falam de um lance. Sim, assinalar 7 metros talvez fosse o correto, mas e se a guarda redes defendesse? Tínhamos sido acusados de ter sido levados ao colo? Foram os árbitros a marcarem os 3 golos que o jac teve de desvantagem? E quanto à atitude do treinador da Juve, apenas demostrou a sua indignação com a arbitragem, nada de grave nisso, embora pessoalmente ache que na altura o importante era ter ido ver a sua atleta. No final do jogo é que falavam. E digo já que os comentários aqui feitos por mim estão identificados. Não escrevo no anonimato por isso não tirem conclusões precipitadas.

Anónimo disse...

O treinador da Juve Lis pode ser emotivo a dirigir os jogos mas já mostrou muito mais qualidade do que o da Juve.

E queriam que ele ficasse calado perante tal roubo?

O JAC está sempre a ser beneficiado na formação. Sempre. E agora também nos seniores?

E ainda têm a lata de se virem queixar do nosso treinador?

Humildade é uma coisa que falta lá para os lados de Alcanena...

Anónimo disse...

Uma vez mais, JAC no seu melhor. Não basta terem sido escandalosamente beneficiados esta semana e já vêm para aqui colocar pressão nos árbitros do seu jogo de Sábado em Aveiro.

O problema é que vão levando a água ao seu moinho, como se viu quando vieram cá a Leiria. Vale tudo...

Anónimo disse...

Sim de facto as formações do Alcanena quando ganham por 20 de diferença são levados ao colo. Tomem Rennie que isso passa

Anónimo disse...

Não admira a nomeação desta dupla para o alavarium-alcanena! Um dos àrbitros, mora em gaia, é empregado de uma empresa que tem um chefe que é director do alavarium e que ainda na semana passada teve a lata de ir a leça ver o jogo.
Nos tempos que correm, nada como agradar ao chefe para manter o emprego!
Mas se repararem, esse mesmo àrbitro, ainda hà pouco tempo foi agredido e continua com a mesma arrogância e prepotência de sempre.

Anónimo disse...

Não existe falta nenhuma sobre a Telma Amado. Há um choque entre a Neuza e lateral do JAC, mas a Telma receciona a bola, salta e remata á vontade. Não existe nenhuma infracção. Não há puxões, nem empurroes no momento do remate. Vejam o video.

Anónimo disse...

Será que o jogo que eu tive oportunidade de ver na FAP TV foi o mesmo, é que deu para ver e bem como o JAC foi bastante beneficiada. Em relacão aos comentários das nomeações próximo sábado, vamos lá começar a preparar a
nossa vitória no Alavárium.

Anónimo disse...

Então mas alguma vez se pensou que o JAC poderia ir para o fim da tabela nunca, ganhamos sempre por 20 ou mais...mas a escola também já começa a falhar as Juvenis perderam e por alguns...

Anónimo disse...

Vamos a ver se eu percebi bem porque há aqui muita gente com a mesma opinião.
O JAC Alcanena em 8 anos de Andebol, está presente em todas as fases finais de todos os escalões de formação existentes em Portugal, passa as respectivas fases quase sempre em primeiro lugar e consegue na última época ser campeão nacional em dois desses escalões, estar presente noutra fase final, permanecer na 1ª Divisão Nacional de Seniores e chegar aos 4os de final da Taça de Portugal porque em todos os jogos é levado ao colo?
É isso?

Anónimo disse...

É triste que em vez de reconhecerem que foram beneficiados, o JAC ataque um treinador de provas dadas como o Afra. Isso é que é triste.

Anónimo disse...

Tão amigos que nós eramos...

Ainda bem que a FAPTv mostrou o que muita gente já desconfiava.

Um aparte apenas ao Sr. Renato Rocha, o Sr. também aprende depressa, tal era o corropio de gestos articulados no banco contra a equipa de arbitragem. Estes são os "defeitos" das transmissões em directo...
Jogo com uma boa arbitragem, ao seu nível (da melhor dupla nacional das ultimas duas ou tres temporadas).

Já agora e aproveitando o espaço, uma CRITICA ao blog ANDEBOL FEMININO, deveria chamar-se BLOG DE POMBAL E ARREDORES já que para o seu editor, só existe Andebol nessas localidades, tudo o resto é paisagem ou quase.

Peniche

Renato Rocha disse...

Olha olha o meu amigo de Peniche. Ainda tou à espera que se identifique para eu lhe pagar um café.

Não entendi esse aparte carissimo. Que gestos contra a equipa de arbitragem? Os únicos gestos que fiz e faço por norma, é bater palmas quando uma jogadora sai lesionada, e isso é bem visivel no lance da Telma. A isso chama-se Fair-Play e era giro que existisse mais no Andebol. Ou está a falar para quando eu comunicava com a minha GR? A isso chama-se corrigir erros.
Não tenho por hábito falar ou articular durante os jogos para os arbitros, mas de qualquer maneira vou rever o jogo porque tenho essa possibilidade e vou ver se tais gestos existem.

Um abraço.

Anónimo disse...

Caro amigo Sr. Renato Rocha

Lembro que o Sr. o ano passado estava com "grandes amizades" com a Juv, até alguém o avisar do que se poderia passar com as V. atletas.

Não sou a "voz da sua consciência", mas o que ontem era, hoje já não o é. É bom , pois denota crescimento e amadurecimento desportivo.

As vezes é giro, revermos os videos.

Conforme afirmou,em Leiria, a barão por cima do banco é Leiria no seu melhor, mas o Sr. já o conhece há alguns anos, pois também já tirou proveito dele.

Era tão bom que as arbitragens tivessem sempre a qualidade desse jogo.
Não são isenta de erros, mas ao nivel do que existe por esses pavilhões, houvesse mais...
Outros que por aí andam ao serviço e aos favores de 2 ou 3 clubes apenas, caso contrário já não lutariam por nada, apenas por sobreviver.

Quanto ao café terei todo o gosto, quando estiver consigo.





Renato Rocha disse...

Carissimo "Peniche"

Vou rever o video sim e estou de consciencia tranquila em relação aos gestos contra a equipa de arbitragem. Repito: contra a equipa de arbitragem.
Estou recordado da "conversa" em relação às atletas, mas a minha postura mantém-se. Não sou amigo, nem inimigo de "A", "B" ou "C" apenas respeito os outros clubes, como respeitam o meu.
Nem estou a perceber essa coisa das "grandes amizades". Acho que me dou bem com toda a gente. Trato as pessoas como me tratam a mim.
Outra frase que me deixou intrigado foi o "Conforme afirmou,em Leiria, a barão por cima do banco é Leiria no seu melhor, mas o Sr. já o conhece há alguns anos, pois também já tirou proveito dele."
Muito honestamente, gostava de saber onde é que afirmei tal coisa e muito menos, estou a entender o que o carissimo está a insinuar. Não me lembro de nos meus 3 comentários ter escrito isso. Pode ser do cansaço da viagem de 450 km que acabei de fazer, mas não me lembro de tal coisa.

Até um dia destes.