gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Federação – Eleições – 2012 - IV

Conforme já afirmamos as notícias sobre estas eleições estão na ordem do dia, e conforme dissemos no primeiro texto publicado sobre este tema, sempre que tivéssemos informações credíveis, as divulgaríamos aos nossos leitores. Assim hoje informamos:

Ulisses Pereira assume candidatura e divulga a constituição dos diversos Órgãos Sociais da FAP, que o acompanham, com a excepção anunciada do Conselho de Arbitragem.

Fazendo Fé no que tem sido divulgado na Comunicação Social, a lista é:

PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO    
Ulisses Manuel Brandão Pereira

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
Presidente - Pedro Maria Cardoso Gonçalves Mourão
Vice-presidente - Raul Miguel Castro
Secretário - José Manuel Lopes Costa
Suplente - João Carlos Marques Flamino

DIRECÇÃO
Presidente - Ulisses Manuel Brandão Pereira
Vice-presidente - António Augusto Pinto Leite da Silva
Vice-presidente - Ricardo José da Costa Andorinho
Vice-presidente - Henrique Lopes da Silva
Vice-presidente - Juliana Espírito Ferreira Sousa
Suplente - Eduardo Filipe Cruz Coelho

CONSELHO TÉCNICO
Presidente - Rui Miguel Nascimento Coelho
Vice-presidente - Horácio Madeira Beltrão Poiares
Vogal - José Amílcar Coelho Correia
Suplente - Manuel Pedro da Cruz Espeçada

CONSELHO DE JUSTIÇA
Presidente - António Manuel Furtado De Sousa
Vice-presidente - António Gil Pereira
Vogal - Mónica Pinto Dos Santos
Vogal - António José Lucas Serra
Vogal - Américo Alves Antunes Claro
Suplente - Isabel Maria Garcias

CONSELHO FISCAL
Presidente - José Manuel Marques de Matos Rosa
Vice-presidente - Gonçalo Nuno Bertolo Gordalina Lopes
Vice-presidente - Olinto Henrique da Cruz Ravara
Suplente - João Manuel Carvalho

CONSELHO DE DISCIPLINA
Presidente - Miguel Nuno de Sá Nogueira Ferreira Fernandes
Secretário - Vasco Nascimento Costa
Vogal - Carla Maria de Pinho Rodrigues
Suplente - Ângela Maria Pinheiro Branquinho Guerra

Num breve comentário à lista apresentada, a mesma vem confirmar as nossas palavras aqui escritas em 04-10-12, “Em relação às listas que serão apresentadas, haverá certamente alterações significativas em relação aos actuais Corpos Sociais, que derivam da aplicação da Lei e dos Estatutos...” e completamos afirmando que provavelmente haveria muitas mudanças de órgãos, e tal facto é visível.

Provavelmente não seria esta a opinião dos legisladores, quando criaram o novo Regime Jurídico das Federações, mas a realidade é que com os textos existentes será inevitável que isto aconteça mais vezes, o que é uma pena.

Parece-nos uma lista que junta diversas sensibilidades do Andebol, e poderá ter condições de ter um consenso mais alargado, mas mais vale esperara para ver. Ao promover-se o regresso de pessoas como Rui Coelho, Horácio Poiares, Henrique Silva, Amílcar Correia e Pedro Espeçada, e ao incluir nomes como Juliana Sousa e Eduardo Filipe, a lista apresenta nos seus principais órgãos algum equilíbrio, que apenas o tempo dirá se o mesmo é efectivo ou efémero.

Parece-nos que será a única lista a concorrer a estes órgãos, pois segundo afirmações produzidas ao jornal Record e hoje divulgadas, António Salvador não será candidato.

O Noticias

17 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me um conjunto de boas propostas, as diversas listas, com destaque para a lista da direção, que ficou bastante reforçada, pois quer o Henrique Silva (justo regresso) bem como a Juliana e o Eduardo Filipe, vêm acrescentar qualidade e imagem à direção. Pena a saida do Miguel Fernandes, mas dado o papel que exercia na direção e como funcionário que é, vai de certeza continuar a exercer funções de destaque na FAP, para além do C. Disciplina, que lhe fica muito bem entregue.
Felicito o Ulisses Pereira e Augusto Silva (os homens do poder!) que têm vindo a afirmar que pretendem criar uma ligação direta com o passado e sem divisões. Com esta incursão pelo passado opositor (Henrique Silva, principalmente)passaram das palavras aos atos, mostraram que são pessoas certas nos postos certos, pois renegam uma prática corrente até à bem pouco tempo, onde não havia espaço para quem não fosse pelo sistema.
Felicidades para os próximos 4 anos e estou certo que podem contar com toda a gente, pois com liderança como a que temos vale a pena ajudar.

Anónimo disse...

Com Henrique Silva na Direcção da FAP vamos passar a ver o Banhadas apenas a dizer bem da FAP.

Anónimo disse...

O Dr. andorinho, homem sapiente, cheio de cursos,sempre muito pronto para ajudar ....abdicou da sua vida profissional de marketing/ economista, para ajudar o andebol português.... bem tentou no clube que lhe deu muita grana...mas ainda não conseguiu...mas ainda continuará pois ~e um grande salvador...os seus amigos gostariam de saber o seu horário de trabalho e respectiva grana..

Carlos Severo disse...

Considero a lista equilibrada.
Inclui gente com raizes andebolísticas o que é desde logo um sinal positivo.
A presença de Henrique Silva no elenco directivo não deve ser considerada uma traição a quem quer que seja. Nem é surpreendente a escolha feita por Ulisses Pereira. Porque é conhecida a apetência válida de Henrique Silva para parte de legislação, regras e afins.
Mais para diante poder-se-ão tecer mais considerações. Conselhos Técnico, de Disciplina e Justiça e Mesa da Assembleia Geral.
Para já, contudo, está à vista uma certa vontade de reanimar a Federação.

Fica por esclarecer, e era importante que se fizesse, a não inclusão de António Galambas.
Não será a altura azada para falar disso, compreendo. Mas desafio a eventual futura direcção a falar do assunto.

Pior está, todos percebem, a situação com o CAFAP.
As listas têm que ser entregues até dia 14, salvo erro, e apenas um candidato formalizou a sua candidatura (António Goulão).
É porém expectável que até ao último dia surja outra lista.
Ao que julgo saber, Goulão não conta, caso ganhe, com quase ninguém dos actuais dirigentes do CA. Armando Pinho, João Costa, Manuel Conceição e até José Ribeiro.
Assunto para acompanhar com maior ou menos atenção nos próximos dias.

Anónimo disse...

Deixem passar uns meses... Vamos ver o que da!
Quanto ao António Galambas o melhor e esquecer! Esse homem só fez asneiras ao Andebol. Enfrentou o Torrinha, coisa que nao deveria ter feito. Lapidou os árbitros de andebol, metendo uma data deles na gaveta que nem as regras sabiam! Meteu-se com o Sequeira que controla a formação como bem entende e ainda por cima meteu-se com o director Luís Pacheco. O que estava a espera esse senhor? Ainda por Cima sonhava em ser Presidente da FAP para que a lapidação fosse completa!
Homens destes no andebol? Esqueçam! Vá mas e para o seu quartelsito, local onde nunca deveria de ter lá saído!

Anónimo disse...

A Juliana e o Eduardo também estavam desempregados como o Andorinho?

Anónimo disse...

Ouvi dizer que o Henrique Silva deu uma cambalhota e fiquei muito admirado. Como é que conseguiu?

Anónimo disse...

O Severo tu andas a querer tirar nabos da pucara sobre a lista do Goulão.
Vá lá faz em esforço ou então confundiste os nomes espar mas uns dias e vais ter o que nadas a procurar.

Anónimo disse...

O henrique silva não deu cambalhota, mas dve ter aceite trabalhar para o andebol, e olhem que ele não precisa de emprego, mais com provavelmente até sabia da decisão do salvador pois segundo sei continuam amigos, aceitou de bom agrado trabalhar com o Ulisses. e que trabalhe bem pois é um valor e tem créditos, mas onde eu o gostaria de ve era no CA, aí é não entendo o seu posicionamento.

Carlos Severo disse...

Anónimo 11 de Outubro de 2012 17:18
Aprenda a escrever e depois apareça.

Anónimo disse...

O CA vai ter pelo menos uma lista, a do António Goulão, sei de fonte segura que ela é de por acordo entre meios importantes do andebol, nomeadamente aa associações de Aveiro, Braga, Porto, Leiria, entre outras, a sua composição é de arbitros que arbitraram ao mais alto nivel em portugal e estão ligados à arbitragem e formação há muitos anos.

No que se refere à outra lista que se julga encabeçada pelo António Marreiros, é patrocionada peli Trinca, não pela APAOMA, pois esta está totalmente destruida, mas ao que parece tem muitas dificuldades para arranjar os 6 subscritores que lhe dão acesso à corrida eleitoral, a ver vamos, mas enganam-se os que pensam que juntar um conjunto de nomes, que até podem ser todos, ou quase todos, ex-internacionais e assim, tentar vencer eleições, julgo que mesmo que cheguem a escurtinio vai ser muito dificil conseguirem alcançar algum mandato, pois isso implicarira ter 11 votos, o que será muito dificil dado o apoio que não parece haver, pelo menos até ao momento por parte dos delegados em relação a esta lista.

Esperamos que dentro de dias esteja tudo esclarecido sobre o numero de listas que concorrerão ao CA-FA`.

O andebol está a ficar pacificado e harmonioso, que me desculpe o António Marreiros, mas no meu entender não devia prosseguir com a sua intenção de se candidatar ao CA, temos que saber o que nos fica mal e no ridiculo que podemos cair...

Anónimo disse...

Ao ler este manifesto de apresentação de candidatura ao CA de Antonio Marreiros aos delegados conclui que as pessoas não tem mesmo vergonha nenhuma na cara!!
O Sr. Marreiros que sempre disse mal da Direcção liderada por Ulisses Pereira que lutou contra ele nas Urnas, vêm agora a publico solicitar o apoio para a sua Candidatura dizendo que está alinhado com Ulisses Pereira, caros amigos isto é VERGONHOSO e Só prova que este Senhor é um GRANDÍSSIMO MENTIROSO que é necessário levar em conta Por outro lado não percebo como é que o Gil Um reputado representante do pode autárquico alinha nestas coisas.
ENFIM ISTO É SÓ RIR.

AQUI ESTÁ O TEXTO ESCRITO POR ESTE SENHOR

Sem prejuízo da equidistância manifestada desde sempre pelo presidente da FAP e restante direcção, em relação às candidaturas conhecidas ao Conselho de Arbitragem, não poderia deixar passar esta oportunidade para vos informar que estamos alinhados com a actual direcção e que nos revemos nas linhas orientadoras dessa equipa. Assim, tudo farei para servir a modalidade em conjunto com todos eles, assim o colégio eleitoral a que agora me dirijo me confie essa possibilidade.

Com elevada consideração,

António Maria Marreiros

Anónimo disse...

O Marreiros anda à procura de emprego, ou parece !!!!

Alinhado, só se for para tentar arranjar subscritores, pois até ao momento não os tem... haja decoro nas palavras e ações, isto é uma jogada do mais baixo nivel

Anónimo disse...

Ao anónimo de dia 12 de Outubro 10:30 quero dizer que o António Marreiros tem toda a legitimidade para se candidatar e até é perfeitamente normal que Ulisses se reveja nesta lista caso contrário teria desde logo manifestado apoio o António Goulão, o que não sucedeu.

Se Goulão já fazia parte da equipa anterior, não é muito dificil perceber o porquê do actual Presidente da FAP não apoiar a sua candidatura.

Se se der ao trabalho de pensar um pouco verificará que o Presidente da FAP foi buscar elementos que pertenciam à lista do Salvador, reconhecendo publicamente mérito às pessoas e ideias. No entanto, ao contrário do que faz com o Marreiros não vejo qualquer critica da sua parte à inclusão dessas pessoas na lista do Ulisses. Porque será?

E o que tem a dizer da inclusão do Ferrão na lista do Goulão? Depois de passar pela Direcção da FAP (direcção que pior tratou os árbitros - 9 meses sem receber!), passou pela A.A. Braga, aceitou recentemente o cargo de Presidente da A. A. Viana do Castelo e é candidato ao CA da FAP, bem sabendo que terá de escolher entre a AAVC e o CA da FAP se for eleito. Afinal o que ele quer é tacho (seja ele qual for) não se preocupando em trair tudo e todos (ou trai os filiados na AAVC ou trai os delegados que votarem na lista do Goulão).

utilizando as suas palavras, isto sim é VERGONHOSO. Isto sim é que é ser um GRANDÍSSIMO MENTIROSO.

ENFIM ISTO É SÓ RIR.

Anónimo disse...

O presidente Ulisses sempre disse que não se queria envolver nas questoes de arbitragem e está a ser coerente com o que disse.

Dizer que não apoia esta ou aquela lista é estupidez. QUer estar fora das guerras da arbitragem. E faz bem.

Anónimo disse...

13 de Outubro de 2012 03:52
Grande erro estratégico do futuro Presidente e pergunto, porque as outras federações não adoptaram este modelo.
Se houver problemas no CA como pode intervir senão deu importância na sua eleição.
Há quem não considera os árbitros desportista, este modelo reflecte isso mesmo...
Foi pena.

Anónimo disse...

O Conselho de Arbitragem da FAP é e será um órgão importante no panorama do Andebol. Nao entendo a razão pela qual a candidatura do novo presidente nao apoiou uma lista qualquer. Por este órgão ter autonomia técnica? Existem mais órgãos com autonomia que foram apoiados. Ou será que já se adivinhava a candidatura de duas listas e para ficar bem no filme nao apoiou ninguém?
Tirem as conclusões que quiserem!
Já agora... O Conselho de Arbitragem tem orçamento aprovado pela direcção. Pode começar aqui o primeiro problema. Querem ser sérios? Tem que ser ate ao fim!
Alguém sabe o orçamento do Conselho de Arbitragem de Andebol?
Nao brinquem com coisas serias!
Todos são importantes e nas duas listas existem pessoas serias e da arbitragem. O mal da arbitragem nao esta aqui. Identifiquem primeiro os problemas e depois falem. De que vale ter ideias se depois nao existem recursos?