gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Analise às equipas da PO09 – 2012 / 2013 – Parte I

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.
 ANALISE DAS EQUIPAS – PARTE I

Conforme tínhamos prometido, vamos aproveitar a pausa no Campeonato para fazer o balanço, equipa a equipa, destas primeiras 6 jornadas do campeonato. Seguiremos a ordem da classificação actual e aproveitaremos para fazer uma actualização do nosso prognóstico para a classificação final.

Dada a extensão da análise, publicamos esta semana a análises às actuais 6 primeiras classificadas e na próxima semana publicaremos as restantes seis.

Alavarium: Previsão anterior: 5º lugar. Nova previsão: 4º lugar. A equipa de Aveiro tem estado imparável e é a grande surpresa deste campeonato. Joga a um ritmo infernal e consegue aliar isso a uma capacidade de remate exterior como há poucas em Portugal. Cláudia Correia e Mariana Lopes (incrível a capacidade de remate desta jovem) têm estado num grande momento de forma e Filipa Fontes está a fazer a melhor época desde que chegou ao Alavarium, impondo um ritmo muito forte ao ataque. Ana Marques está a fazer a melhor época da sua carreira, com recursos técnicos raros em Portugal para uma jogadora do seu tamanho. As duas pivots que o Alavarium foi buscar têm estado em excelente plano. Viviana Rebelo não é surpresa dada a qualidade que vinha demonstrando no Santa Joana, mas a jovem Soraia Fernandes é uma verdadeira surpresa nesta competição. E que falta fazem pivots deste tamanho em Portugal. Abaixo da época passada tem estado a esquerdina Lisa Antunes e claro, Rita Alves, que está a fazer os primeiros jogos após uma paragem de muitos meses por lesão e ainda anda à procura da sua melhor forma. Quando o conseguir, esta equipa poderá ser ainda mais forte. Quanto ao seu técnico, Ulisses Pereira tem conseguido levar a cabo um excelente trabalho, a equipa denota grande organização, uma ideia de jogo e um entusiasmo evidente. Veremos como conseguirá gerir os egos quando Rita Alves estiver bem e tiver a concorrência de Mariana Lopes e Cláudia Correia. Por tudo isto, achamos por bem rever o nosso prognóstico e acreditamos que a equipa de Aveiro será a quarta classificada pois não acreditamos que, quando chegarem os confrontos contra as 3 melhores equipas portuguesas, o Alavarium as consiga superar.

Colégio João de Barros: Previsão anterior: 2º Lugar. Nova previsão: 2º lugar. A equipa de Pombal está a fazer um excelente arranque de campeonato, mostrando estar melhor do que na época transacta. Parece-nos ser, pela sua dimensão física, a defesa mais eficaz do campeonato e tem um ataque muito bem organizado, faltando-lhe apenas a dimensão do contra-ataque. Dulce Pina foi a grande contratação e, depois de um início mais apagado, aparece agora em excelente forma. Eduarda Pinheiro está bem melhor que na época passada e com um pouco mais de iniciativas ofensivas, o que se saúda. Maria Pereira tem o arranque mais potente do campeonato e Natalina Melo uma capacidade física que provoca mossa. Paula Malcato encaixou-se bastante bem no Colégio João de Barros mas o facto mais curioso é que, apesar de Bárbara Teixeira ser chamada à selecção, tem sido Carolina Costa a brilhar. Em baixo momento de forma está a esquerdina Inês Catarino que está longe do que sabe e pode fazer. Quanto ao seu técnico, Paulo Félix tem sido fiel à sua filosofia de jogo: Ataque muito organizado, sem contra-ataque e com uma defesa forte. O excelente trabalho deste técnico está à vista e este início do campeonato leva-nos a acreditar que têm mais hipóteses de chegar ao título do que imaginávamos antes do início da competição. Apesar de tudo, achamos que a falta de pontas de qualidade será decisivo no pender do título para a equipa do Madeira Sad.

Colégio de Gaia. Previsão anterior: 6º lugar. Nova previsão: 5º lugar. A equipa de Gaia está a ter um excelente início de campeonato. Discreta, sem ninguém dar por ela, a formação de Paula Castro leva já 5 vitórias consecutivas, tendo apenas perdido diante do líder Alavarium. O plantel é praticamente o mesmo da época passada, mas pode beneficiar de algum enfraquecimento de algumas equipas (de que falaremos à frente). O Colégio de Gaia joga de uma forma muito madura e consegue, defensivamente, cortar muitas linhas de passe e provocar o erro das adversárias. Quase que somos tentados a dizer que Fernanda Carvalho marca o ritmo desta equipa, pela inteligência que incute ao jogo e pela forma tranquila como a equipa joga. Mas o grande desequilíbrio desta equipa vem das mãos da esquerdina Vanessa Silva, um verdadeiro talento do nosso andebol que é muito difícil de parar e esta época está com a pontaria bem afinada. Helena Soares forma o triângulo de ouro desta equipa, uma jogadora com uma atitude de entrega notável e com uma capacidade de recepção fora do normal. Além disto tudo, tem um faro defensivo notável, o que lhe permite roubar muitas bolas. Mas não nos queremos esquecer de Sara Andrade que está a fazer um excelente arranque do campeonato, parecendo querer afastar aquela irregularidade que a caracterizava. Quem está abaixo do que sabe é a Guarda-redes Ana Rita Costa e o Colégio de Gaia bem precisa dela para ambicionar a algo mais. Quanto à sua treinadora, Paula Castro, conhece bem a sua equipa e tem conseguido gerir muito bem o plantel mais curto de entre as melhores equipas. Por outro lado, por vezes, falta uma cultura de exigência que o Colégio de Gaia já teve, sobretudo ao nível dos treinos. Tínhamos previsto o 6º lugar para o Colégio mas acreditamos agora que o seu lugar vai ser o 5º.

Madeira Sad: Previsão anterior: 1º lugar. Nova previsão: 1º lugar. As bicampeãs nacionais não começaram bem com um empate em casa. Mas essa foi a excepção a um arranque de campeonato que tem mostrado um Madeira Sad forte e esclarecido. É a equipa que melhor faz contra-ataque directo e a equipa que melhor joga com os pivots. E que pivots de luxo têm as campeãs nacionais. A equipa madeirense perdeu jogadoras importantes mas os novos reforços têm estado muito bem. No Funchal, diz-se que Isabel Góis está muito longe de Virgínia e Esmeralda mas na realidade Isabel Góis já é a melhor Guarda-redes portuguesa e uma das melhores armas das madeirenses. Ana Temtem que fez uma época passada muito discreta no Sports Madeira, está a fazer um grande arranque do campeonato e assenta como uma luva a este Madeira Sad. Ana Correia quando joga, joga bem, mas está a meio gás devido a questões profissionais, Ana Andrade consistente como é costume e as pivots Renata Tavares e Bebiana Sabino destroem qualquer defesa. Ter as duas melhores pivots portuguesas é um luxo que qualquer treinador gostaria de ter. E faltam as duas setas: Cláudia Aguiar e Soraia Lopes têm estado em excelente plano e são exímias finalizadoras do contra-ataque. Em baixo de forma está Catarina Ascensão e Mónica Soares, esta última com problemas de saúde que a têm fragilizado. Duarte Freitas tem, de longe, o melhor plantel do campeonato mas há que dar-lhe o mérito de ter ganho à concorrência nas alturas decisivas. Este ano, o plantel é um pouco mais limitado mas na concorrência já não está o todo poderoso Gil Eanes. Mas o grande desafio de Duarte Freitas é conseguir manter as jogadoras à margem da dramática situação financeira que o clube vive. Mantemos a nossa previsão de tricampeonato, embora o empate em casa diante o seu maior concorrente, mostre que o campeonato não vai ser um passeio.

Juve Lis: Previsão anterior: 3º lugar. Nova previsão: 3º lugar. A equipa de Leiria vem subindo degraus no andebol feminino português. Tem uma atitude defensiva notável e uma garra difícil de encontrar noutra equipa. Gosta de sair rápido para o contra-ataque apoiado e, aos poucos, começa também a fazer contra-ataques directos. Inês Silva está em grande forma, mesmo não marcando muitos golos está muito bem nas outras facetas do jogo. Mas a jogadora mais difícil de travar é mesmo Telma Amado que, depois de ter explodido na época passada, este ano mostra todo o seu potencial com uma capacidade de recepção notável para uma jogadora da sua estatura. Ana Calhelhas, raramente é destacada, mas é das jogadoras mais eficazes da equipa e uma verdadeira seta para o contra-ataque. Tatiana Góis tem estado em bom plano, embora em alguns jogos lhe falte energia e a dupla Ana Martins/Rita Chaves providencia toda a experiência que a equipa necessita. Quem começa também a aparecer esta época é a esquerdina Andreia Isidro. Pena a lesão de Gizelle Carvalho que a tem impedido de render o que já lhe vimos fazer. André Afra Tem feito um excelente trabalho, sobretudo ao nível defensivo, criando várias alternativas de sucesso e a emotividade que transmite do banco, passa positivamente para as jogadoras. Acreditamos que, por tudo o que tem mostrado, a Juve Lis poderá assegurar o melhor resultado da sua história? O 3º lugar.

JAC: Previsão anterior: 7º lugar. Nova previsão: 6º lugar. Pode parecer um contra-senso que uma equipa que em 7 jogos apenas venceu 2, nós melhoremos a nossa previsão da classificação. Contudo, o calendário tem sido terrível para esta equipa e mesmo nos jogos que tem perdido tem dado muita luta. Uma das equipas mais fortes ofensivamente, com excelente leitura de jogo e melhorou bastante a defender, embora haja ainda muito para trabalhar nesta matéria. Patrícia Rodrigues é, sem dúvida, a grande revelação deste campeonato. No nosso campeonato, brilha a lateral, mas a nível internacional só poderá ser ponta e pode estar a passar ao lado da especialização que este posto exige. Neuza Valente está a fazer um bom campeonato, no entanto falha onde a sua colega mais se distingue, na leitura do jogo. Vanessa Oliveira mostra umas capacidades atléticas impressionantes, mortífera no contra-ataque e compensa com a sua elevada impulsão o facto de não ser esquerdina. Laje começa a mostrar alguma progressão. A grande desilusão chama-se Ana Rita Henriques, muito abaixo do que era esperado. Por outro lado, o grande calcanhar de Aquiles desta equipa continuam a ser as suas Guarda-redes e Nance Fernandes não resolveu esses problemas. Marco Santos tem feito um grande trabalho de formação em Alcanena. No entanto, revela alguns problemas de humildade nesta transição para o escalão sénior. A equipa ainda não está entre as melhores, apesar de todo o seu potencial. No seu trabalho, impressiona a condição física que consegue dar às suas atletas. Acreditamos que o JAC vai agora encaixar uma série de vitórias consecutivas e que terminará no 6º lugar, ou seja, na primeira metade da tabela.

Críticos Femininos

14 comentários:

Anónimo disse...

Excelente!

Anónimo disse...

Ana Seabra no Madeira Sad. Acabou o interesse deste campeonato...

Em relação à análise, quero dar os parabéns pela forma exaustiva como o Banhadas acompanha a PO9.

Anónimo disse...

Excelente análise!
Acrescento apenas um ponto referentes ao João de Barros e ao Colégio de Gaia, falta-lhes uma ponta-direita que valha uns 4/5 golos por jogo, principalmente ao João de Barros que "luta pelo título".
Quanto ao gaia, falhada que foi a contratação da miúda de espinho (bárbara), só lhe resta trabalhar com o que tem.

Anónimo disse...

Entre quem escreve as crónicas baseando-se em opiniões pessoais e quem comenta, inventando tontices....venha o diabo e escolha!
Crónica bem enquadrada na mentalidade de "alimentar egos" e elevar o que está a um nível banal para um nível superior...assim vai o nosso andebol feminino!!
Tem 3 ou 4 tiros certeiros, mas em 6 equipas e tantas jogadoras mencionadas...é pouco!Muito pouco!
Sejam mais exigentes com aquilo que escrevem e com o que esperam do andebol feminino!!

Parabéns pelo esforço...

Anónimo disse...

Discordo. Paula Malcato até tem estado bastante bem na ponta direita!

No Alavarium parabéns ao Banhadas porque toda a gente fala das laterais delas e as pivots é que têm feito a diferença.

No Colégio de Gaia, todos dizem mal da Vanessa pelo mau feitio mas não há esquerdina como ela em Portugal.

Quanto a Ana Seabra no Madeira Sad, era a notícia esperada, embora ache estranho como é que ela vai conjugar o seu trabalho no continente com a estadia na Madeira. Pessoalmente tenho pena porque se tivesse ido para o CJB aó sim tinhamos campeonato!

Anónimo disse...

Esqueceram-se de dizer da porradinha que o Alavarium dá a defender. Assim é fácil ir em primeiro...

Anónimo disse...

Seabra na SAD?
Das duas uma, ou a SAD tá cheia de dinheiro ou quer acabar o mais rápido possível... Atenção que a época é longa.

Anónimo disse...

desilusão demonstra-se este blog que expressa a sua opiniao de forma pouquissimo fundamentada..
deveriam ter mais consideração pelas pessoas visadas nestes comentarios e dar criticas construtivas quando acham que algo nao esta bom.. se nao o fazem é sinal que de andebol percebem pouco, porque quem so sabe de andebol nem de andebol sabe..
Cumprimentos Desportistas

Anónimo disse...

"Esqueceram-se de dizer da porradinha que o Alavarium dá a defender. Assim é fácil ir em primeiro..."

Poupem-me.
Como se treina é como se joga, e se se defende duro nos treinos, nos jogos é igual.
E se há empenho nestes mesmos treinos, é normal que os resultados estejam à vista.
Agora, não venham dizer que é pela porrada que damos, pois isso são desculpas de quem lida mal com defesas agressivas e eficazes.
E a "porrada" nao marca golos de 1a linha nem faz contra ataques.

Anónimo disse...

Não se escrevessem nada, todos diziam mal, porque não havia coragem alguem esprime correctamente, parabes banhadas pela coragem bna publicação de uma excelente cronica, pois existem artista que olham só para o seu umbigo e às vezes mal,
Reafirmo mais uma vez parabens aos cronistas

Anónimo disse...

Ana Rita Costa não está no seu melhor ?
caros responsáveis pelo blogue banhadas,assistiram a 1 jogo do colégio este ano ? está me a parecer que não.

e o cale não se vai afirmar ?

Marlene pinto ainda não foi expulsa do andebol ? alguém que lhe diga q estamos no andebol e não no boxe

Anónimo disse...

Acho que o Banhadas é corajoso e trabalhador no andebol feminino. Trabalhador porque escrever crónicas semanais, pormenorizadas e longas análises como esta dão trabalho. Corajosos porque dizem bem e criticam também. Eu sou do masculino mas por causa da namorada aos poucos vou acompanhando mais o feminino e tomara eu que a PO1 tivesse análises assim...

Anónimo disse...

Duvido que a Seabra venha para a Madeira. Duvido porque ela tem a vida profissional no Continente (escola e selecção). Mas também digo que ainda bem que não vem, vamos ser campeãs sem ela!

Anónimo disse...

outra vez a meter a marlene ao barulho? metam-se na vossa vida!