gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Qualificação Olímpica (2012) - II

Os Jogos Olímpicos de Londres 2012 (o Andebol realiza-se de 28 de Julho a 12 de Agosto, com as finais a serem jogadas nos dias 11 e 12 de Agosto), serão disputados por 12 Selecções, tanto em Masculinos como em Femininos, sendo 6 apurados directamente e 6 apurados através de 3 Grupos de Qualificação, onde se apuram os 2 primeiros de cada Grupo.

Femininos

Apurados Directamente (6)

Grã-Bretanha - Organização
Noruega - Vencedor do Mundial Feminino – Brasil 2011.
Suécia – 2.º Classificada no Campeonato Europeu de Femininos 2010
Coreia do Sul - Campeão da Ásia
Angola - Campeão da África
Brasil - Campeão Pan Americano

Torneios de qualificação:

Qualificação 1 (Em França)
França
Montenegro
Roménia
Japão

Qualificação 2 (Em Espanha)
Espanha
Croácia
Argentina
Holanda

Qualificação 3 (Na Dinamarca)
Dinamarca
Rússia
Tunísia
República Dominicana

Os 3 torneios de qualificação, com 4 equipas, realizam-se de 25 a 27 Maio 2012

Masculinos

Apurados Directamente (6)

Grã-Bretanha - Organização
França - (Campeão do Mundo Suécia 2011)
Dinamarca – (Campeã Europeia - Sérvia 2012)
Coreia do Sul - Campeão da Asia
Tunísia – Campeão de África
Argentina - Campeão Pan Americano

Nota – Argentina qualifica-se pela 1.ª Vez
Alemanha pela 1.ª Vez não participa nos Jogos Olímpicos, desde 1936

Qualificação 1 (Em Espanha)
Espanha
Polónia
Sérvia
Argélia

Qualificação 2 (Na Suécia)
Suécia
Hungria
Brasil
Macedónia

Qualificação 3 (Na Croácia)
Croácia
Islândia
Japão
Chile

Os 3 torneios de qualificação, com 4 equipas, realizam-se de 06 a 08 Abril 2012

O Banhadas Andebol

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Europeu 2012 – Sérvia – XIII – Final


DINAMARCA CAMPEÃ EUROPEIA

Dinamarca sucede à França.
Hoje publicamos os últimos resultados, dos jogos que definiram a classificação Final.

Jogos das 1/2 Finais e 5/6 lugar

Resultados
1/2 Final
Dinamarca 25 – 24 Espanha
Sérvia 26 – 22 Croácia
5/6 Lugar
Macedónia 28 – 27 Eslovénia

Pela 1.ª vez desde 2004, a França não participou, numas 1/2 Final de uma grande competição (J. Olímpicos, Mundiais e Europeus)

Com esta vitória a Macedónia, além de ter conquistado o 5.º lugar na Classificação Final, apurou-se para os torneios de Qualificação dos Jogos Olímpicos (Londres 2012)

A Dinamarca mais uma vez vence a Espanha, em 2010 a vitória tinha sido para a definição dos 5/6 lugar, agora foi pela definição de um lugar na final, mas os nossos vizinhos apenas se podem queixar deles próprios.

Conforme tínhamos previsto o encontro entre a Sérvia e a Croácia, foi disputado sobre uma enorme tensão dentro (20.000 espectadores) e fora do recinto desportivo, tendo verificando-se graves incidentes entre adeptos das duas equipas, sendo de salientar o número de Policias destacado (5.000) para o jogo segundo diversas agências de notícias. Venceu a Sérvia num jogo disputadíssimo onde o grande herói foi o guarda redes da Sérvia Darko Stanic, com uma exibição memorável. No entanto jogo fica marcado pela grave lesão sofrida pelo atleta da equipa da casa Zarko Sesum (Rhein Neckar Löwen), atingido numa vista por objecto vindo da bancada que supostamente era dirigido ao Croata Ivano Balic, e que obrigou ao seu internamento hospitalar.

Com os resultados verificados, os encontros de definição do 3/4 Lugar e Final, foram repetição de jogos já realizados em anteriores fases deste Campeonato, mas com resultados opostos.

Jogos do 3/4 Lugar e Final

3/4 Lugar – Espanha 27 – 31 Croácia
Final – Sérvia 19 – 21 Dinamarca

Assistimos a uma final, que foi um autêntico hino à arte de bem defender.

Classificação Final – 1.ºDinamarca, 2.º Sérvia, 3.º Croácia, 4.º Espanha, 5.º Macedónia, 6.º Eslovénia, 7.º Alemanha, 8.º Hungria, 9.º Polónia, 10.º Islândia, 11.º França, 12.º Suécia, 13.º Noruega, 14.º República Checa, 15.º Rússia e 16.º Eslováquia.

A Dinamarca fica também directamente apurada para os Jogos Olímpicos 2012

Foram ainda distinguidos os seguintes atletas:

Melhor Marcador Kiril Lazarov (Macedónia)

Melhor Guarda Redes – Darko Stanic (Sérvia)
Melhor Ponta Esquerdo – Gudjon Sigurdsson (Islândia)
Melhor Lateral Esquerdo – Mikkel Hansen (Dinamarca)
Melhor Central – Uros Zorman (Eslovénia)
Melhor Pivot – Rene Toft Hansen (Dinamarca)
Melhor Lateral Direito – Marko Kopljar (Croacia)
Melhor Ponta Direito – Christian Sprenger (Alemanha)

Melhor Defensor – Viran Morros (Espanha)

MVP – Momir Ilic (Sérvia)

Uma nota final – Para a presença Portuguesa, com Rui Coelho a exercer funções não de Observador, como de Supervisor da EHF, sendo nestas últimas funções que esteve presente na 1/2 Final disputa entre a Sérvia e a Croácia.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Campeonato do Mundo Espanha 2013 – VIII – Sorteio – Play Off

ESLOVÉNIA – PORTUGAL

Realizou-se hoje em Belgrado na Sérvia, o sorteio do Play Off para o Mundial de 2013 em Espanha.

Mais uma vez a Portugal saiu uma das “favas”, como se costuma dizer, é só a 6.ª classificada no Euro 2012, e ainda com possibilidades de ir disputar os torneios de qualificação Olímpica, para estarmos presentes na Fase Final do Mundial, estamos em crer, que só um “milagre”.

Resultado do Sorteio:

Os jogos do Play Off, serão disputados:

1.ª Mão Na Eslovénia em 9/10-06-12
2.º Mão Em Portugal em 16/17-06-12

Já se encontram apurados para a Fafe Final do Mundial:

França (Campeã em titulo).
Espanha (País organizador).
Sérvia, Croácia e Dinamarca (Melhores Classificados no Europeu 2012)

Os restantes 9 lugares, a que a Europa têm direito, serão preenchidos pelos vencedores dos Play Off.
No ultimo play off que disputamos defrontamos a equipa de Espanha, que disupta o 3/4 lugar do Euro 2012

O Noticias

Crónica de Fim de Semana – 18 – 2011 / 2012 - I

Crónica relativa á utilização de uma data disponível no calendário desportivo da FAP, que foi aproveitada por alguns clubes da PO01, para realizar jogos por antecipação, face às provas Europeias que se aproximam, e em atraso, bem como para a realização do último jogo referente aos 1/4 Final da Po20 (Taça de Portugal Seniores Masculina).

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

15.ª Jornada – Resultados
Xico Andebo24 – 34 Madeira SAD
19.ª Jornada – Resultados
Ismai 19 – 30 Benfica
Sporting 25 – 21 Águas Santas

Nos realizados, neste fim de semana, apenas existe o destaque da vitória do Sporting sobre o Águas Santas, no jogo antecipado e referente a 19.ª jornada, no outro encontro relativo á mesma jornada, o Benfica deslocou-se à Maia para defrontar e vencer o Ismai, num encontro de praticamente sentido único, com os encarnados a comandarem o marcador desde os 6 minutos de jogo. O Ismai nos segundos 30 minutos ao estar cerca de 7 minutos sem marcar (dos 31 aos 38), permitiu um parcial de 5/0, colocando o marcador nuns confortáveis 20-10 a favor do Benfica, permitindo ao técnico encarnada fazer uma autêntica gestão do plantel, com a utilização de todos os jogadores inscritos, sendo de assinalar a boa actuação de João Ferreirinho com uma notável eficácia (50%), mas com a figura do encontro a ser Carlos Carneiro (11 golos), não só pelo marcou mas pelo que fez jogar e pelas assistências. Na equipa do Ismai, mais uma vez se verifica que é uma equipa com princípios de jogo mas claudica bastante em termos ofensivos, e que comete inúmeras faltas técnicas. O Madeira SAD deslocou-se a Guimarães para disputar o jogo em atraso relativo 15.ª jornada, vencendo o Xico Andebol, sem qualquer dificuldade, comandando o marcador desde o minuto 1 até ao final do mesmo, teve em Daniel Santos (10 golos) e em João Ferraz (7 golos), os seus marcadores de serviço, e com Luís Carvalho (44%) a demonstrar uma excelente eficácia na baliza, no Xico Andebol André Caldas voltou a ser o marcador de serviço (7 golos). Após a realização destes jogos a Classificação ficou assim ordenada: - 1.º FC Porto (47 pontos – menos 1 jogo), 2.º Sporting e Águas Santas (46 pontos), 4.º Benfica (45 pontos), 5.º Madeira SAD (38 pontos – menos 2 jogos), 6.º ABC (36 pontos – menos 1 jogo).

Sporting 25 – 21 Águas Santas

Num jogo com uma razoável assistência, apesar da transmissão televisiva, o Sporting venceu a equipa Águas Santas, repetindo a vitória que obteve à uma semana atrás, para a Taça de Portugal, mas não repetindo a exibição, desta vez apresentou-se mais solto e com uma melhor eficácia defensiva, principalmente nos primeiros 30 minutos, apesar da excelente réplica do águas Santas até cerca dos 22 minutos, momento em que registava uma igualdade a 9, depois a equipa da Maia parou e só viria a concretizar novamente ao minuto 35, sofrendo um parcial de 8/0, o que permitiu á equipa do Sporting atingir uns expressivos 17-9, atingindo-se o maior diferencial aos 37 minutos (19-10 a favor do Sporting), mas uma alteração no sistema defensivo do Águas Santas, passando para uma defensiva mais adiantada e agressiva, permitiu uma recuperação no marcador do Águas Santas, fruto de uma excelente actuação de Pedro Cruz (7 golos) a marcar e a fazer jogar a sua equipa, e com a equipa do Sporting a cometer demasiadas falhas técnicas e a efectuar ataques completamente desconexos. No Sporting Rui Silva (5 golos) foi no nosso entender um dos seus melhores elementos, a jogar a fazer jogar e a assistir, o cubano Frankis Marzo (5 golos), foi uma agradável surpresa, sendo na realidade um verdadeiro reforço da equipa, pois demonstrou boas qualidades não só na finalização, sobre o outro cubano não nos podemos pronunciar pois nem chegou a ser utilizado. Jogo dirigido pela dupla internacional de Leiria Ivan Caçador / Eurico Nicolau, que teve uma actuação positiva, apesar de algumas falhas no julgamento da violação da área de baliza, pelos atacantes, mas com um critério bem definido na Sanção Progressiva.

O Banhadas Andebol

sábado, 28 de janeiro de 2012

Kiril Lazarov – Faz História

MAIOR GOLEADOR DE SEMPRE EM EUROPEUS
O lateral direito da Macedónia Kiril Lazarov, entra na história das competições como o atleta que mais golos marcou até hoje num Campeonato Europeu (já era o melhor goleador em Mundiais).

O recorde Europeu, estava em poder do Islandês Olafur Stefansson com 58 golos desde o Europeu de 2002. Kiril no encontro que a sua equipa disputou com a Eslovénia, ao marca 8 golos, superou o máximo histórico ao contabilizar um máximo de 61 golos em 7 encontros.

Kiril Lazarov, que joga no Atlético Madrid, tem como já referido o recorde em Mundiais desde o Croácia 2009, onde marcou 92 golos em 10 encontros.
(fonte Mundo Handball)

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

15.º Campeonato Asiático de Andebol Seniores Masculinos - I

Vai decorrer de 26-01-12 a 05-02-12, em Jeddah na Arabia Saudita o 15.º Campeonato Asiático de Andebol, com a participação de 10 Países, divididos em 2 Grupos, na Fase Preliminar.

Campeão em Titulo - Coreia

Grupo A – Coreia, Japão, Irão, Jordânia e Kuwait
Grupo B – Bahrein, Arábia Saudita, Qatar, Emiratos Árabes Unidos e Uzbequistão

Estranha-se a ausência de Países como a China e o Líbano, por exemplo

Os três primeiros classificados, ficam apurados para o Mundial 2013 em Espanha.

O Noticias

Informação - Clubes - Diversos

GC ODIVELAS
O Noticias

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Europeu 2012 – Sérvia – XII

Terminou a chamada Main Round do Euro 2012 que se está a disputar na Sérvia, sendo provavelmente a última vez que um Europeu se disputou com esta forma, com a EHF a seguir as pisadas da IHF, passando-se directamente da Fase Preliminar aos jogos dos 1/8 Final. Pois com o actual sistema, é permitido, o que alguns OCS noticiam, ou seja que a Eslovénia no seu jogo com a Islândia, jogou para ganhar por poucos, para desta forma através da diferença de golos, deixar de fora a Noruega, deste modo não transportaria consigo para a Main Round os pontos da derrota com a Noruega.

Esta Fase que agora terminou, foi uma fase em que se revelaram algumas surpresas, pois a eliminação da França, foi talvez o “canto do cisne”, daquela geração de atletas, a Rússia, embora não tenha sido uma surpresa o seu afastamento da Main Round, já deu origem ao pedido de renúncia do seu Director Técnico Vladimir Maksimov, sendo provavelmente substituído por Dmitry Torgovanov. A Suécia, juntamente com a Islândia, são duas das equipas que desiludiram, juntamente com a equipa da Alemanha, por outro lado o ressurgimento das equipas oriundas da antiga Jugoslávia, praticando um andebol dinâmico, são um factor positivo.

As arbitragens até ao momento, têm sido polémicas e bastante contestadas, em nossa opinião com toda a razão, pois pelo que temos visto, existem julgamentos disciplinares completamente desastrados, e Livres de 7 metros marcados por violação que só existe no imaginário das duplas.

Ficaram igualmente definidas as equipas que poderão integrar o Pote1 no sorteio para o Play Off do Mundial 2013, em Espanha, e que de onde sairá o próximo adversário da equipa Portuguesa: Alemanha, Eslovénia, Hungria, Islândia, Macedónia, Noruega, República Checa, Suécia, Montenegro e Rússia.

Estão já apurados para o Mundial de 2013, independentemente da classificação final: Sérvia, Croácia e Dinamarca.

Classificações da Main Round

M1
Apurados para as 1/2 Final – Sérvia e Dinamarca
Disputa 5/6 Lugar - Macedónia

M2
Apurados para as 1/2 Final – Espanha e Croácia
Disputa 5/6 Lugar - Eslovénia

A Sérvia, com o apuramento para as 1/2 Final já garantiu pelo menos um lugar nos Torneios de Qualificação para os Jogos Olímpicos, assim como o vencedor do jogo para definição do 5/6 lugar, no entanto ainda existem muitas possibilidades para os restantes apurados para os Torneios de Qualificação.

Calendário
1/2 Final
Dia 27-01-12
Dinamarca – Espanha (17H45)
Sérvia – Croácia (20H15)
5/6 Lugar
Dia 27-02-12
Macedónia – Eslovénia (15H15)

3/4 Lugar – Dia 29-01-12 (14H30)
Final – Dia 29-01-12 (17H00)

Nas 1/2 Final, teremos um jogo de alto risco, o Sérvia – Croácia, não só pela rivalidade desportiva, mas pela envolvente provocada pelo muito publico que esgotará certamente o recinto de jogo.

Directos programados pela  Sport TV:

Dia 27
1/2 Final – Sport TV2 – 16H45 (Directo)
1/2 Final - Sport TV 2 – 19H15 (Directo)
Dia 29
3/4 Lugar - Sport TV3 – 13H30 (Directo)
Final – Sport TV3 – 16H00 (Directo)

Todos os jogos poderão ser vistos em live streaming no Youtube através do seguinte link http://www.youtube.com/ehfeuro .


O Banhadas Andebol

Informação - Clubes - Diversos

ISMAI
BATALHA AC
XICO ANDEBOL
O Noticias

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Jogadores do Ano 2011 - I

A exemplo dos anos anteriores a IHF divulgou a lista dos atletas (Masculinos e Femininos) que no seu entender são candidatos a Atletas do ano 2011.

A Votação decorre no site da IHF no seguinte link (http://www.ihf.info/), até 27-02-12.

Candidatos:

Jogador Masculino

Mikkel Hansen (Dinamarca – Joga no AG Kobenhavn da Dinamarca, Lateral Esquerdo)
Nikola Karabatic (França – Jogo no HB Montpellier da França, Lateral Esquerdo)
Thierry Omeyer (França – Joga no THW Kiel da Alemanha, posição Guarda Redes)
Filip Jicha (República Checa – Joga no THW Kiel da Alemanha, posição Lateral Esquerdo)
Luc Abalo (França – Joga no Atlético Madrid, Ponta Direito)

Jogador Feminino

Katrine L. Haraldsen (Noruega – Joga no Audi ETO Gyor da Hungria, Guarda Redes)
Alison Pineau (França – Joga no Metz HB de França, Central)
Heidi Loke (Noruega – Joga no Audi ETO Gyor da Hungria, Pivot)
Andrea Penezic (Croácia – Joga no Krim Mercator Ljubijana da Eslovénia, Lateral Esquerdo)
Andrea Lekic (Sérvia – Joga no Audi ETO Gyor da Hungria, Central)

O Noticias

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Nomeações – EHF – 2011 / 2012 – XIII

Finalmente a FAP, indicou a tempo e horas as nomeações efectuadas pela EHF, para as diversas Provas Europeias, congratulámo-nos com o sucedido, como já tínhamos noticiado as nomeações dos Delegados, agora damos a conhecer as nomeações das duplas Portuguesas.

Nomeações:

Árbitros

Eurico Nicolau / Ivan CaçadorForam nomeados para dirigir o encontro da 1.ª Mão dos 1/8 Final da EHF CUP Masculina, entre o Frisch Auf Göppingen (Alemanha) e o HC Odorheiu Secuiesc (Roménia), a disputar na Alemanha em 11-02-12.

Daniel Martins / Roberto MartinsForam nomeados para dirigir os encontros da 1.ª e 2.ª Mão dos 1/8 Final da EHF CUP Masculina, entre o Tatran Presov (Eslováquia) e o Nordsjaelland Handbold (Dinamarca), que se realizam na Eslováquia nos dias 11 e 12-02-12.

Duarte Santos / Ricardo VieiraForam nomeados para dirigir o encontro da 2.ª Mão dos 1/8 Final da Winners’ CUP Masculina, entre o SG Flensburg-Handewitt (Alemanha) e o FTC PLER (Hungria), a disputar na Alemanha em 18-02-12.

Aos nomeados desejamos as maiores Felicidades.

O Regras

PO03 – Crónica Intermédia – 16 – 2011 / 2012

Breve crónica da PO03.

PO03 – Campeonato nacional da 3.ª Divisão Seniores Masculinos

Zona Sul - 16º- Jornada
Oriental de Lisboa 19 - 25 Boa Hora
Almada AC 21 – 20 IFC Torrense
AC Sines 23 – 36 Zona Azul
NA Redondo 19 – 19 CN Guadiana
Lagoa AC 23 – 20 AC Costa Oiro
Folga – GS Loures

Jornada, que foi caracterizada pela excelente vitória do Almada AC sobre um dos grandes candidatos ao apuramento para a Fase Final o IFC Torrense, num jogo de grande equilíbrio, no entanto o jogo terminou com um resultado surpresa (pelo menos para nós), que foi a igualdade que o Guadiana foi obter ao Redondo diante a equipa local, com um pavilhão muito bem composto de público (250 espectadores). No derby Algarvio o Lagoa AC venceu com alguma dificuldade o Costa Oiro, e desta forma também reentra na discussão por um lugar na Fase Final. O Zona Azul e o Boa Hora, cumpriram ao vencer os seus jogos com maior ou menor dificuldade, e mantiveram o seu favoritismo ao apuramento para a Fase Final. A classificação da zona está assim ordenada: 1.º Zona Azul (43 pontos), 2.º Boa Hora (37 pontos – menos 1 jogo), 3.º IFC Torrense (35 pontos – menos 1 jogo), 4.º Lagoa AC (33 pontos), 5.º Almada AC (32 pontos), 6.º NA Redondo (30 pontos)

Zona Centro - 14º- Jornada
Académico Viseu 28 – 29 Batalha AC
Ílhavo AC 24 – 22 AD Albicastrense
Juventude Lis 24 – 18 Académica Coimbra
NA Samora Correia 40 - 31 SIR 1.º Maio
Folga – Ass. 20 Km Almeirim

O Batalha AC, que tinha folgado na jornada anterior, regressou e com uma inesperada vitória, ao vencer na sua deslocação a Viseu, onde a equipa local continua a efectuar uma prova bastante irregular. O Ílhavo venceu dificilmente um Albicastrense, que estranhamente se apresentou para o jogo com apenas 8 jogadores, pela negativa o numero de espectadores presentes 25. A Juventude de Lis continua a sua recuperação, e a AC. Coimbra foi a “vítima”, com esta vitória reentrou na “luta” pelos lugares de acesso à Fase Final. O Samora Correia, venceu de forma clara a equipa da Marinha Grande, que continua em queda nos últimos encontros. Com estes resultados a discussão pelos lugares de acesso à Fase Final fica bastante “quente”. A classificação ficou assim ordenada, 1.º Ílhavo (31 pontos), 2.º NA Samora Correia (menos 1 - Jogo) e Académico Viseu (29 pontos), 4.º Juventude Lis (menos 1 – jogo) e Académica de Coimbra e (27 pontos), 6.º Batalha (26 pontos).

Zona Norte - 14º- Jornada
Boavista FC 28 – 28 ACD Monte
Modicus 30 – 21 AD Sanjoanense
FC Gaia 39 – 30 Salgueiros 08
AD Afifense 24 – 27 CA Leça
CCR Fermentões 30 – 33 SC Espinho

Jornada marcada pela vitória do SC Espinho em Fermentões, rectificando o resultado da 1.ª volta, com este resultado o SC Espinho ultrapassou o seu adversário na classificação e encontra-se em pleno discussão pelo apuramento, que na nossa opinião vai ser bastante disputado, pois são vá rias as equipas que ainda podem aspirar ao mesmo. O Monte ao ir empatar ao Bessa com a equipa do Boavista, cedeu pontos na discussão pelos lugares cimeiros, num encontro em que a equipa do Boavista vencia ao intervalo por 18-11. O Modicus continua na sua caminhada para a Fase Final, derrotando uma AD Sanjoanense, por números esclarecedores. O FC Gaia venceu o Salgueiros num encontro equilibrado durante os primeiros 30 minutos. Por fim O CA Leça foi vencer a Afife, num jogo conturbado, e onde arbitragem gerou polémica. A classificação ficou assim ordenada: 1.º Modicus (38 pontos), 2.º ACD Monte (35 pontos), 3.º SC Espinho (33 pontos), 4.º CCR Fermentões (32 pontos) 5.º FC Gaia (31 pontos), AD Sanjoanense (30 pontos).

O Noticias

Informação – São Bernardo

SÃO BERNARDO

A receita do jogo C. D. S. Bernardo / FC Porto a contar para os 1/4 Final da Taça de Portugal de Andebol em Seniores Masculinos reverterá a favor da Instituição de Solidariedade Social “Fundação Casa do Pessoal da Segurança Social e Saúde de Aveiro” e este jogo será o jogo de despedida da prática da modalidade do n/ Atleta Gonçalo Carvalho (Fanta).
O Noticias

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 10 – 2011 / 2012

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, Fase Final.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Fase Final - Resultados
3.ª Jornada
CA Leça 24 - 42 Madeira SAD
Maiastars "B" 23 - 26 CS Madeira
Colégio Gaia 23 - 31 João Barros
Juventude Lis 11 - 31 Gil Eanes
Alavarium 37 - 33 JAC - Alcanena

4.ª Jornada
CA Leça 29 - 25 CS Madeira
Maiastars "B" 18 - 38 Madeira SAD

A jornada deste fim-de-semana teve 7 jogos e teve a melhor Guarda-redes portuguesa a jogar como jogadora de campo e a marcar 2 golos. Mas vamos deixar para o final da crónica este lamentável episódio?

O Alavarium  / Alcanena foi um grande jogo de andebol. Duas equipais muito jovens com um enorme potencial, num jogo jogado a um ritmo alucinante. O Alavarium a fazer valer o factor casa perante o muito público presente e uma maior maturidade e serenidade nos momentos decisivos. A equipa de Aveiro voltou às excelentes exibições, com um ritmo muito elevado e com uma Cláudia Correia inspirada, apesar das notórias dificuldades físicas com que se apresentou em campo e com Filipa Fontes também em bom plano. No JAC, Vanessa Oliveira efectuou uma exibição de grande qualidade mas a equipa perdeu um pouco o rumo em termos emocionais, fruto de alguma imaturidade. No entanto, a equipa dá sinais de melhorias e estamos em crer que o JAC irá começar agora a ganhar jogos, mas é preciso mais tranquilidade, sobretudo do seu treinador.

Depois de um bom jogo, passemos para um péssimo jogo. O Juve Lis / Gil Eanes foi o oposto do que esperávamos. A Juve Lis é tradicionalmente um adversário difícil para os candidatos ao título, sobretudo em casa. Mas faltam-nos palavras para classificarmos a actuação da Juve Lis. 11 golos é demasiado mau para uma equipa como a Juve Lis. Exibição para esquecer da equipa de André Afra que terá que melhorar muito para poder chegar ao patamar da época passada. Quem não teve culpa disto foi o Gil Eanes que efectuou uma excelente exibição e também teve muito mérito a anular as principais armas ofensivas da equipa de Leiria. As campeãs nacionais têm estado em excelente forma nesta fase final e parecem decididas a provar que podem mesmo ser tricampeãs. Defendem bem, saem muito bem para contra-ataque e a equipa está com espírito de vitória, lideradas por Ana Seabra e Vera Lopes, o duo mais decisivo do andebol português e que, neste jogo, tiveram pormenores verdadeiramente soberbos. E Seria injusto esquecer Carla Pedro que esteve a um nível fantástico.

O Duelo de Colégios foi um bom jogo de andebol. O resultado mostra um maior desequilíbrio do que houve na verdade. O Colégio de Gaia bateu-se bem e estreou a sua nova jogadora, Ana Pereira, que venceu a batalha jurídica com o Maiastars. Mas nota-se que ainda falta muito trabalho para ela entrar nesta equipa já com muitas rotinas e onde começa a ser cansativo destacar Helena Soares mas foi, uma vez mais, a grande estrela do Colégio de Gaia lutando como uma gigante no meio da enorme muralha defensiva da formação das Meirinhas. Quanto ao Colégio João de Barros, sentiu mais dificuldades que esperava, mas arrancou para uma boa segunda parte. Maria Pereira manteve a regularidade habitual mas o grande destaque foi Eduarda Pinheiro que parece renascida e capaz de render a topo em qualquer posição da primeira linha.

Pelo contrário, o Maiastars / Sports Madeira foi mais desequilibrado do que o resultado aparenta. A equipa da Madeira chegou a ter 10 golos de vantagem, mas depois tentou gerir o plantel para o encontro do dia seguinte e perdeu qualidade, permitindo a recuperação da equipa da Maia. Muito se tem falado de Mónica Soares mas a jogadora que verdadeiramente tem surpreendido é Maria Rodrigues. O Maiastars bem lutou, mas a equipa tem a pior organização ofensiva da competição. Estreou Soraia Lusquinhos, recém-contratada ao Salgueiros, mas José Carlos Ribas devia perceber que não é com quantidade que se constroem planteis, mas sim com qualidade.

O Cale / Madeira Sad foi um jogo sem história, face ao desnível das duas equipas. Ana Paula Costa fez uma grande exibição mas a equipa de Leça jogava a um ritmo e as madeirenses ao dobro da velocidade. Mesmo com poucas jogadoras, não abrandavam e o jogo acabou por não ter história muito por culpa dos contra-ataques madeirenses.

No Domingo, disputaram-se dois jogos. E o grande destaque vai para a vitória do Cale perante o Sports Madeira. Desde o início do jogo que a equipa de Leça comandou o encontro, primeiro com destaque para Joana Santos e, na segunda parte, apareceu Ana Paula Costa que está mesmo a fazer a melhor época da sua carreira. A equipa do Cale aplicou a máxima que o Sports Madeira tinha mostrado nos jogos anteriores, com uma defesa no limite da agressividade e conseguiu uma excelente prestação defensiva. No Sports Madeira, destacaram-se as 2 jogadoras do costume: Mónica Soares e Maria Rodrigues. Este resultado mostra que o Cale já começou a ganhar vantagem na sua luta com o Maiastars para a sobrevivência e que o Sports Madeira fora do seu reduto é uma equipa bem mais frágil, como prevíramos.

Deixámos para o final a situação mais insólita desta jornada. Face à aflitiva situação financeira da Sad, apenas estiveram inscritas no jogo de Domingo, Seis jogadoras de campo e 2 Guarda-redes. Quando Renata Tavares foi desqualificada, ainda na primeira parte, Virgínia Ganau, aquela que é para nós a melhor jogadora portuguesa, teve que ir jogar como jogadora de campo e rapidamente marcou 2 golos e mostrou que até tem jeito! E, apesar de tudo isto, o Madeira Sad esmagou o Maiastars. Isto mostra 2 coisas: Por um lado, o desequilíbrio que já sabemos que existe e que o Maiastars não tem estofo para estas andanças. Por outro lado, quando um dos 2 grandes candidatos ao título não tem dinheiro para pagar sequer as viagens para os jogos no Continente, mostra bem o estado actual do nosso andebol. E parece que o tempo de jogadoras a receber para jogar andebol acabou de chegar ao fim no feminino.

Críticos Femininos

Crónica de Fim de Semana – 12 – 2011 / 2012 - III

Depois do interregno verificado para trabalhos das Selecções um retorno às breves crónicas de fim-de-semana dedicadas à PO04.

PO04 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Juniores Masculinos.

12. ª Jornada – Resultados
Belenenses 55 - 30 Xico Andebol
ABC 26 25 Marítimo
Ginásio Sul 17 – 27 Sporting
FC Porto 19 – 28 Benfica
São Bernardo 26 – 30 São Mamede
SC Espinho 27 - 36 Águas Santas

Jornada onde o seu principal destaque estava no encontro entre o FC Porto e o Benfica, que na primeira volta tinha registado a vitória dos lisboetas pela diferença mínima, para este encontro o FC Porto apresentou-se sem alguns dos seus principais atletas (como por exemplo Duarte Carregueiro, Hugo Santos, Vasco Santos e António Silva), atitude que lhe foi fatal pois a equipa do Benfica apenas permitiu algum equilíbrio nos momentos inicias do encontro, para depois arrancar para uma exibição que lhe permitiu comandar o marcador de forma folgada, atingindo um diferencial que não estava nas previsões. A equipa do Marítimo que se tem constituído como uma agradável surpresa nesta prova (no nosso entender), deslocou-se a Braga, onde foi derrotada pela diferença mínima, pela equipa do ABC num jogo de pleno equilíbrio, chegando até no final dos 30 minutos iniciais a estar na frente do marcador (13-12). Em Aveiro, mais um bom jogo, com vitória da equipa de São Mamede, confirmando o resultado da 1.ª volta, e com o seu atleta Diogo Pereira a confirmar o estatuto de melhor marcador da prova até ao momento ao marcar mais 10 golos. Em Espinho vitória sem surpresas da equipa da Maia, com um resultado praticamente construído no primeiro período de jogo, de destacar Alexandre Relvas com 11 golos no Espinho, bem como Bruno Moreira igualmente com 11 golos no Águas Santas. O Sporting cumpriu a sua “obrigação” na deslocação ao Ginásio do Sul, vencendo a equipa local por números esclarecedores. Por fim o Belenenses, derrotou o Xico Andebol no Restelo por números, que estavam completamente afastados do imaginário de muita gente, e desculpem a expressão “ridículos” para a prova em disputa. A “luta” pelo apuramento afigurasse-nos, que irá ser elevada com os 8 primeiros classificados neste momento, a serem os protagonistas (no nosso entender). A Classificação ficou assim ordenada, 1.º Benfica (33 pontos), 2.º Sporting e ABC (29 pontos), 4.º Belenenses e AC. São Mamede (28 pontos), 6.º FC Porto (27 pontos) 7.º Marítimo e Águas Santas (24 pontos), continua sem vencer o Ginásio Sul.

O Noticias

domingo, 22 de janeiro de 2012

PO20 - Taça de Portugal Seniores Masculinos 2011 / 2012 – 1/4 Final

Disputaram-se os alguns dos jogos relativos aos 1/4 Final da Taça de Portugal Seniores Masculinos.

Resultados dos Jogos dos 1/4 Final

Sporting 24 – 21 Águas Santas
Benfica 16 – 22 Madeira SAD
Marítimo 27 - 40 Belenenses
São Bernardo – FC Porto (adiado - dia 28-01-12)

Tal como tínhamos previsto, dois jogos despertavam o interesse dos apaixonados pela modalidade, e foram realmente dois encontros com interesse, no jogo Sporting / Águas Santas com a equipa lisboeta a estrear as suas aquisições Cubanas, mas em contra ponto a não ter Pedro Solha, venceu dificilmente um Águas Santas que vendeu cara a sua derrota, pois comando o marcador durante todo o primeiro período de jogo, onde chegou a ter 6 golos de vantagem (12-6), chegando ao intervalo a vencer por 14-9. O Sporting com uma forte reacção nos segundos 30 minutos, deu a volta ao resultado, com o destaque para o novo reforço Frankis Marzo, a ser o seu marcador de serviço com 8 golos. Na luz o venceu o Madeira SAD. No encontro da Madeira entre o Marítimo e o Belenenses, apenas se registou equilibro nos primeiros 10 minutos em que os madeirenses chegaram ao comandar o marcador, partir do momento que os homens do Restelo assumiram o comando do marcador não mais o largaram e foram construindo o resultado paulatinamente (20-16 ao intervalo a favor do Belenenses), chegando a uma vantagem deveras inesperada. E como era previsível com este modelo de competição em Tavira apenas estarão equipas da PO01 (1.ª Divisão Nacional)

Benfica 16 – 22 Madeira SAD

O ditado popular “não há duas sem três”, conformou-se na sua plenitude, com a vitória do Madeira SAD na luz diante uma descaracterizada equipa do Benfica, pois em jogos entre estas duas equipas esta época, três vitórias da equipa Insular, transformando-se desta forma na “Besta Negra” (passe a expressão) do Benfica esta época. No jogo disputado com pouco público, o que se estranha, o Benfica não agiu como equipa, procurando sempre que atacava soluções individuais, o que perante o bem urdido sistema defensivo dos madeirenses, foi na prática de eficácia nula, de tal forma que apenas marcou o seu primeiro golo aos 13 minutos, quando já tinha sofrido 6. Depois durante todo o primeiro tempo permitiu diversos contra ataques, e o dilatar do resultado que aos 28 minutos atingiu o seu maior diferencial com a equipa da Madeira a chegar a um diferencial a seu favor de 9 golos (14-5), com o resultado ao intervalo a ser de 14-6 a favor da Madeira SAD. Apesar de uma melhoria relativa da equipa encarnada, esta nunca se mostrou com suficiente para alterar o significativamente o marcador, servindo apenas para manter um aparente equilíbrio, que se traduziu no resultado final. No Madeira SAD de referir em especial o comportamento da sua Juventude (Nuno Silva, João Ferraz, João Antunes e João Ferraz), que foi um exemplo de tenacidade técnica e maturidade, contrariando o excelente plantel de é que composto a equipa do Benfica, com o seu apurado sentido colectivo, tivesse Gonçalo Vieira nos seus dias e provavelmente estaríamos a falar de um resultado verdadeiramente “escandaloso”. No Benfica apenas Ricardo Candeias, esteve á altura dos sues pergaminhos, não devemos terminar esta crónica sem saudar o regresso à competição de João Ferreirinho, após a longa lesão que o afectou. Dirigiu o encontro a dupla Leiriense composta por Flávio Carvalho / João Malhado, que não fossem ligeiras falhas na Lei da Vantagem e sua actuação seria de excelente.

Apurados para a Final Four a disputar em 30-03 e 01-04-12 em Tavira

1.ª Divisão ( 4 ) – Sporting, São Bernardo / FC Porto, Madeira SAD, e Belenenses.

O sorteio ainda não tem data definida.

O Noticias