gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 10 – 2012 / 2013

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.
1.ª Fase
11.ª Jornada Madeira SAD 34 - 19 CA Leça (Antecipado) CS Madeira 29 - 2 Santa Joana (Antecipado)
João Barros 21 -
22 Alavarium
JAC-Alcanena 35 – 24 Juventude Mar Juventude Lis 31 - 22 Colégio Gaia
Passos Manuel 20 -
32 Maiastars
12.ª Jornada CA Leça 22 - 18 Santa Joana
CS Madeira 21 -
34 Madeira SAD

A última jornada da primeira volta trouxe um novo candidato ao título, o Alavarium. Foi uma jornada pouco interessante, com jogos desequilibrados, mas que valeu pelo equilíbrio no principal jogo deste fim-de-semana.

O Alavarium foi vencer fora, em casa do Colégio João de Barros e continua na sua senda de triunfos. No início da competição, apontámos o 6º lugar como previsão para a equipa de Aveiro, mas nesta altura temos que nos render às evidências e dizermos que têm mostrado serem candidatas ao título. O jogo não foi um bom jogo de andebol, com muita intensidade defensiva, mas muito pouco esclarecimento atacante das duas equipas. O Colégio João de Barros pareceu sempre estar no controlo do jogo, impulsionado por uma Paula Malcato que esteve imparável e uma excelente exibição de Carolina Costa mas a equipa praticamente deixou de jogar aos 50 minutos de jogo. Paulo Félix tem que rever a condição física desta equipa pois parece-nos que foi nesse capítulo que perdeu um jogo que parecia ganho. Além disso, a este nível é inadmissível uma equipa que quer ser campeã desperdiçar 5 livres de sete metros. O Alavarium esteve bem longe daquele ritmo ofensivo que as caracteriza, mas teve o mérito de lutar até ao final e ter forças para isso. E se com os jogos com as equipas mais fracas o que nos impressionou foi o seu ritmo ofensivo e de contra-ataque, contra as equipas mais fortes tem sido a sua defesa que se destaca, quer a sua defesa quase homem a homem, quer a sua defesa 6-0, algo estranha mas eficaz. Além da defesa, ter uma guarda-redes como Diana Roque, num grande momento de forma, ajuda bastante, muito bem acompanhada por Cláudia Correia e pela gigante pivot Soraia Fernandes. Ao vencer todos os jogos da primeira volta, o Alavarium assume-se como um candidato ao título e para o campeonato fica bem mais interessante alargar o leque de candidatos de 2 para 3.

Outro jogo interessante (mas também um fraco jogo de andebol) foi o Cale / Santa Joana. A primeira parte foi mesmo de muito fraca qualidade, mas na segunda parte o Cale elevou o seu nível de jogo e conseguiu aproveitar o descontrolo emocional da equipa do Santa Joana. A equipa de Leça precisava desta vitória como pão para a boca e conseguiu-o, apoiada em mais um jogo muito consistente de Sofia Mota que tem sido a mais regular da equipa. Sofia Osório que tem andado muito apagada esta época, fez um jogo bastante bom e foi decisiva na vitória do Cale, mas foi a boa defesa da equipa da casa que assegurou a vitória. O Santa Joana acumula derrotas e começa a mostrar algum sinal de desnorte. Miguel Solha não conseguiu encontrar um modelo de jogo ofensivo que faça a equipa jogar e as jogadoras acabam por tentar resolver as coisas de forma individualmente. Apenas Marlene Pinto se salvou neste péssimo jogo ofensivo da equipa da Maia e, mesmo assim, forçou remates em situações desaconselháveis. Para o leque de jogadores que tem o Santa Joana devia fazer muito mais, mas é nesta altura a equipa mais fraca do campeonato.

O Alcanena venceu a Juve Mar, mas o jogo não foi tão desequilibrado como o resultado aparenta. A Juve Mar deu uma excelente réplica, sem Sandra Peixoto a recuperar de intervenção cirúrgica, com uma óptima primeira parte em termos ofensivos, com a pivot Andreia Martins a realizar uma excelente exibição e com Teresa Santos em bom plano enquanto teve pernas. Mas depois veio ao de cima a diferença das duas equipas e o JAC, mesmo sem Neuza Valente que continua a recuperar de lesão, vai subindo na classificação, quando o campeonato apresentou adversários mais acessíveis. Sem Neuza, Patrícia Rodrigues ganha ainda mais protagonismo e fez mais uma grande exibição, autora de 12 golos. Além de mais uma sólida exibição de Vanessa Oliveira, Ana Henriques tem vindo a subir de forma e foi muito importante no alargar da vantagem. O JAC já é sexto e a confiança começa a crescer.

No Funchal, “derby” local. Primeira parte de grande equilíbrio, mas na segunda parte, o Sports Madeira não conseguiu parar a SAD. Sara Gonçalves é, nesta altura, a melhor jogadora da equipa e não deixou os seus créditos por mãos alheias, muito bem acompanhada pela Guarda-redes Jéssica Ferreira. Mas na segunda parte, o ritmo muito forte de contra-ataque da SAD desequilibrou o jogo. Mónica Soares foi, durante todo o jogo, a melhor jogadora da SAD, revelando a sua subida de forma e Renata Tavares a mostrar porque continua a ser a melhor jogadora portuguesa. A SAD continua a ser letal no contra-ataque e fá-lo como poucos. Há muita especulação no ar sobre o final da SAD e começa a parecer claro que, para o ano, muito dificilmente, a sociedade poderá continuar, o que pode favorecer o Sports Madeira.

O Maiastars confirmou o campeonato muito seguro que tem vindo a fazer e foi vencer, confortavelmente, a casa do Passos Manuel. Uma vitória com base numa defesa muito coesa e numa Guarda-redes que esteve em excelente plano, muito segura nos remates de primeira linha. Ana Sampaio começa agora a aparecer e parece finalmente integrada na equipa, mostrando o seu valor. Sara Torres também esteve em bom plano, denotando melhorias na sua condição física. Estas vitórias são preciosas para o objectivo dos play-offs. Quanto ao Passos Manuel, a equipa volta a cair na mediocridade. Durante algum tempo, fomos dizendo que era normal a dificuldade de adaptação à primeira divisão mas o tempo passa e a equipa, depois de duas vitórias, volta à estaca zero. Má condição física e demasiadas falhas técnicas. Salva-se Cátia Santos que vai mantendo a consistência ao longo do campeonato. Muito pouco para quem quer sobreviver neste campeonato.

Finalmente, a Juve Lis venceu tranquilamente o Colégio de Gaia. A equipa de Gaia, privada de Sara Andrade e Vera Saraiva foi completamente dominada, do princípio ao fim do jogo. Helena Soares bem batalhou contra a corrente e há que deixar aqui um louvor a esta pequena-grande jogadora que há muitos anos vai jogando a um grande nível no nosso campeonato. Vanessa Silva criou também muitos problemas e Fernanda Carvalho parece longe da sua melhor forma. Muito pouco numa equipa que, no passado, tinha muitas opções. A Juve Lis fez um jogo autoritário, defendendo sempre muito bem e, no ataque, no início do jogo foi Ana Gante que apareceu em destaque, até aparecerem Inês Silva e Francisca Marques, uma esquerdina que se começa a impor. Esta vitória foi extremamente importante para a Juve Lis que começa a ganhar a batalha para o 4º lugar que lhe permite jogar em casa o jogo de desempate na primeira ronda dos play-off.

Críticos Femininos

23 comentários:

Anónimo disse...

Em relação ao CJB-Alavarium:

Aquela defesa homem a homem do Alavarium estraga o jogo. Tira a beleza toda.

O CJB aos 10 minutos de jogo já estava todo roto! Acham isto normal?

O que é feito da Bárbara Teixeira do CJB? E da Rita Alves do Alavarium?

Anónimo disse...

O Cale queixa-se sempre dos árbitros e esta semana foi escandalosamente beneficiado. Ai agora não dizem nada?

Anónimo disse...

Mais uma vez os meus parabens pela excelente crónica, sobre o feminino

Anónimo disse...

A Vera e a Sara devem ter ficado adormecidas numa discoteca qualquer...

Anónimo disse...

Então agora o treinador do Alavarium tem que montar o sistema defensivo em função do espectáculo? Há cada uma...

A Rita está a recuperar da lesão.

Anónimo disse...

A Bárbara abandonou o andebol. :-(

A Vera e a Sara estão lesionadas, deixem lá as más línguas.

Anónimo disse...

"Em relação ao CJB-Alavarium:

Aquela defesa homem a homem do Alavarium estraga o jogo. Tira a beleza toda.

O CJB aos 10 minutos de jogo já estava todo roto! Acham isto normal?"

A pessoa iluminada que escreveu isto é realmente alguém que não precisamos no Andebol Português.... é por gente que pensa assim que somos tão menores em relação a outros países...

Anónimo disse...

Já se imagina quem vai ser campeã de andebol esta época.. são tantas as ajudas e apoios financeiiros que vai chegar..
Só falta o joão Florencio dar uma ajuda nos bastidores.
A alternancia faz bem ao andebol por justificação e mérito desportivo e nada mais?

Anónimo disse...

A malta tem tanta dor de cotovelo de quem ganha e quem trabalha. Já agora, o Alavarium pode ser campeão nacional de iniciadas. Quero ver que desculpa vão arranjar para isso.

E as juvenis também devem ir à fase final.

O trabalho custa a reconhecer eu sei...

Anónimo disse...

Parabéns Ala pelo grande campeonato! E parabéns a vocês, meninas, porque apesar do sucesso são de uma simpatia enorme, sempre a ver os treinos e jogos da formação, sempre a ajudá-las.
Por isso, não falho um jogo vosso porque além de minhas ídolas são também amigas!

Anónimo disse...

Esse senhor-Joao Florencio- anda a dar treinos aos seniores do belenenses, não chegando o que faz no Alto do Moinho. Como a federação vai nisto? Haja vergonha.

Anónimo disse...

A Juve Lis está a fazer um excelente campeonato e acho que o Banhadas dá pouco destaque. As derrotas foram normais e desta vez esmagou o Colégio de Gaia. E olhem que não é fácil parar Vanessa, Fernanda e Helena!

Vamos Juve!

Anónimo disse...

O Miguel solha é bom moço, foi um bom jogador, dá tudo o que tem mas de feminino percebe muito pouco. Mudar, não?

Anónimo disse...

Quando não se sabe valorizar o que de bom os outros fazem, mais vale nem opinar! O Alavarium já há largos anos que vem trabalhado e bem o sector feminino, e a prova está aí :)
Podem vir com a conversas das ajudas, isto e aquilo, que nada lhes tirará o mérito até agora alcançado!

Anónimo disse...

O Alavatrum tem muita formação. Sosefor com a Formacao dos outros.

Anónimo disse...

Não sei a que se refere da formação dos outros. A equipa de iniciadas é constituida por 18 atletas. 3 atletas vieram de outras equipas. 2 este ano e uma o ano passado! Considera isto formação dos outros?!?! Nas juvenis também em cerca de 16 atletas este ano ingressaram 2 atletas de fora e todas as outras são atletas do clube! Se calhar o "senhor" que fala da formação dos outros já perdeu mais atletas para outros clubes enquanto que para o alavarium só perdeu uma!!

Anónimo disse...

Iniciadas femininas do Ala serão certamente uma das 3 melhores equipas portuguesas. Formação dos outros?

Num plantel de 18 jogadoras das iniciadas, 15 começaram no Ala, 1 veio do Pateira há 2 anos e 2 do São Bernardo este ano.

Diga-me lá por que é que a formação é dos outros?

Eu sei que custa. Custa ver clubes trabalharem bem de cima abaixo. Custa ver clubes como o Ala, o Maiastars, o Cale, o JAC ou a Juve Lis a terem equipas competitivas em todos os escalões e conseguirem competir ao mais alto nível nas seniores.

Pois custa. Mas trabalhem para isso.

Anónimo disse...

Não nos podemos esquecer que o Colégio de Gaia tem bastantes atletas lesionadas. Não desculpa tudo mas não é fácil lutar contra isso. E claro, a insistência da Rita na baliza quando ela não está em forma não ajuda nada...

Anónimo disse...

Ao anónimo de 16 de Janeiro de 2013 15:07.
“Iniciadas femininas do Ala serão certamente uma das 3 melhores equipas portuguesas”
Veja lá se nem à fase final vão… :)

Outro diz que “ Alavarium pode ser campeão nacional de iniciadas. Quero ver que desculpa vão arranjar para isso.”

Poder até pode…. o Alavarium e um lote de mais 6 ou 7 equipas.

“E as juvenis também devem ir à fase final”

Se for igual ao ano passado onde o Alavarium esteve em todas as fases finais :)

Já agora anónimo de 16 de Janeiro de 2013 15:07; Não compare a formação do Alavarium com as dos clubes que mencionou (Maiastars, Cale, Jac e Juve Lis) actualmente vocês estão bem longe dessas equipas.

Anónimo disse...

Anónimo disse...
A malta tem tanta dor de cotovelo de quem ganha e quem trabalha. Já agora, o Alavarium pode ser campeão nacional de iniciadas. Quero ver que desculpa vão arranjar para isso.

E as juvenis também devem ir à fase final.

O trabalho custa a reconhecer eu sei...
Anónimo disse...
A Juve Lis está a fazer um excelente campeonato e acho que o Banhadas dá pouco destaque. As derrotas foram normais e desta vez esmagou o Colégio de Gaia. E olhem que não é fácil parar Vanessa, Fernanda e Helena!

Vamos Juve!

De facto a formação do Alavarium não é comparável com alguns clubes . A juve não tem formação para discutir nada próximamente.

Quanto as seniores tem um lugar cativo face á fraqueza das equipas abaixo do 4ºlkugar.

Anónimo disse...

Estas crónicas são bem feitas mas claramente é alguém da Juve Lis que as esconde. Ninguém fala do que lá se passa? A Gi lesiona-se e o André acha que é razão para tudo? e se desse mais oportunidade às que não jogam? E se não fossem sempre as mesmas? E se a equipa jogasse um andebol moderno e não preso aos movimentos do século passado?

A Juve com a formação que tem podia ser muito melhor. Com outro treinador...

Anónimo disse...

O André é bom treinador. Mas não pode ter cenas como a história com a Telma como teve no passado...

Ele dedica-se muito ao clube mas não se pode jogar como há 10 anos atras

Anónimo disse...

Como é possivel tanto comentário só no bota abaixo! Gostam de Andebol? Impossível !
Ajudem a promover o Andebol Feminino, isso sim era o que deveriam fazer. Viva O ANDEBOL FEMININO e TODOS os que lutam por ele.