gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 11 – 2012 / 2013

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.
PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase
2.ª Jornada
Maiastars 25 - 31 Madeira SAD
Juventude Mar 21 - 32 CS Madeira
3.ª Jornada
Maiastars 20 - 31 CS Madeira
Juventude Mar 15 - 36 Madeira SAD
12.ª Jornada
Passos Manuel 24 - 31 JAC-Alcanena
Juventude Lis 25 - 21 João Barros
Alavarium 40 - 25 Colégio Gaia

Entre alguns jogos adiados e a realização de jogos em atraso, a grande surpresa da jornada ocorreu no derby de Leiria com a Juve Lis a derrotar o candidato ao título Colégio João de Barros. O Colégio João de Barros parece que sentiu a derrota da semana passada e efectuou uma exibição decepcionante. Defensivamente, a equipa este uns furos bem abaixo do habitual e faltou força anímica. Naturalmente que a ausência da Guarda-redes Carolina Costa marcou também este jogo. E este vai ser um problema para Paulo Félix. Bárbara Teixeira decidiu abandonar a modalidade e ficou apenas Carolina Costa. O Colégio João de Barros contratou, para suprir essa ausência, Vânia Vieira mas está longe do que uma equipa que luta para o título necessita. Quem aproveitou bem estas debilidades foi a Juve Lis que fez uma das suas melhores exibições desta época. Patrícia Mendes e Inês Silva não tremeram na hora de rematarem à baliza e a baliza leiriense esteve sempre muito bem guardada, para desespero da formação das Meirinhas. A Juve Lis começa a habituar-se a vencer o Colégio João de Barros e vai encurtando distâncias que separam os dois clubes. Poderá a Juve Lis ser candidata ao título? Não cremos. Mas é claramente uma das 4 melhores equipas portuguesas e este resultado comprova isso mesmo.

O Alavarium contínua invencível. Desta vez a vítima foi o Colégio de Gaia num jogo que foi um pesadelo para a equipa de Paula Castro. Ao intervalo o Colégio de Gaia perdia por 25-9! Mau demais para ser verdade numa equipa que começou muito bem o campeonato e vai em autêntica queda livre. Vanessa Silva é a melhor lateral direita do campeonato, Helena Soares uma das melhores pivots mas Fernanda Carvalho não parece estar numa boa forma e a Guarda-redes Ana Rita Costa idem. A falta de atitude demonstrada em Aveiro deve ser motivo de reflexão numa equipa que já foi um dos grandes do andebol português. O Alavarium mostrou o seu grande momento. Com Ana Seabra no banco, já ganhava por 10 golos a meio da primeira parte, num ritmo muito forte. Mariana Lopes foi a marcadora de serviço e também destaque para os 5 golos de Rita Alves que regressa após lesão. A equipa de Aveiro tem já 3 pontos de vantagem sobre o Madeira Sad e 5 sobre o Colégio João de Barros mas não nos podemos esquecer que este campeonato se decide nos play-off, embora as posições desta primeira fase possam ser determinantes para os emparelhamentos.

O JAC foi vencer a Lisboa um Passos que fez uma boa exibição e vendeu cara a derrota. Cátia Santos voltou a mostrar que é a mais consistente jogadora da sua equipa nesta época mas é importante destacar mais uma boa exibição de Joana Pereira, uma jogadora que começa a revelar-se esta época como um bom valor. O Passos jogou sem Inês Santos, por lesão e esteve bastante bem, mas Suaré não rende o que se espera dela e as suas Guarda-redes estão muito abaixo do que é aceitável para uma Primeira Divisão. Quanto ao JAC, continua sem Neuza Valente e continua a ganhar. Defensivamente, a equipa esteve mal mas desta vez contou com uma óptima exibição de Adriana Laje, uma pivot muito promissora e com características muito interessantes. Claro que sem Neuza, quem também se destacou foram as suspeitas do costume: Vanessa Oliveira e Patrícia Rodrigues. A equipa de Alcanena já é 5ª e confirma aquilo que vínhamos dizendo que mal o calendário se tornasse mais acessível e íamos ver a equipa a subir. Excelente performance sem Neuza.

O Madeira Sad passeou pelo continente. No bom sentido da expressão já que fez exibições muito convincentes. No Sábado, cilindrou o Maiastars embora a primeira parte tenha sido bastante equilibrada. Mas na segunda parte, a sua defesa esteve intratável, permitindo apenas 4 golos às maiatas e saindo muito rápido para contra-ataques, sobretudo Cláudia Aguiar uma das melhores portuguesas nessa matéria. Ana Andrade fez um jogo sólido e esta é uma jogadora fundamental para que o Madeira eleve os seus níveis de jogo. O Maiastars aguentou bem na primeira parte, mas na segunda foi esmagado, além de que a equipa, a partir do momento em que a distância se alargou pareceu pensar muito mais no jogo com o Sports Madeira do dia seguinte. 12 Golos para uma equipa como o Maiastars é muito, muito mau e nada pode servir de desculpa, nem mesmo um jogo no dia seguinte que, afinal de contas, nem correu como o esperado.

No Domingo, o Madeira Sad venceu categoricamente a Juve Mar num jogo de sentido único. Equipas com objectivos diferentes num jogo muito pouco interessante por força desse equilíbrio. Na formação de Paulo Martins, Teresa Santos teve bons apontamentos, enquanto Renata Tavares rubricou uma grande exibição, mostrando porque é a melhor pivot portuguesa. Por lapso, na semana passado, dissemos que Renata Tavares era a melhor jogadora portuguesa quando o que queríamos dizer é que é a melhor pivot portuguesa, a léguas de todas as outras.

Juve Mar que, no Sábado, ficou aquém do esperado diante do Sports Madeira. A equipa falhou na recuperação defensiva, nunca conseguindo parar as transições rapidíssimas das madeirenses. Andreia Martins fez um óptimo jogo e Ana Couto teve bons apontamentos, mas quando não se consegue correr para trás, está-se condenado a perder contra equipas como o Sports Madeira. A diferença de plantel não é assim tão grande, mas o ritmo de jogo é enorme. Sara Gonçalves parecia vir num foguetão e atrevemo-nos a considera-la a melhor jogadora do campeonato até ao momento e Cláudia Farinha começa a subir de forma e a aproximar-se do óptimo rendimento que teve na época passada.

Por último, no Domingo, esperava-se muito equilíbrio no Maiastars- Sports Madeira. Mas tal não aconteceu. As madeirenses dominaram do princípio ao fim, mostrando a sua subida de forma, num jogo muito importante contra um adversário directo na luta pelos play-off. Destaque para a Guarda-redes Jéssica Ferreira que assinou mais uma grande exibição. Não será coincidência que a subida de rendimento do Sports Madeira coincida com o início de competição desta jovem Guarda-redes. Não temos problemas em considerar Jéssica Ferreira, uma das 3 melhores Guarda-redes do campeonato, juntamente com Isabel Góis e Diana Roque. Neste encontro, Maria Rodrigues mostrou toda a sua capacidade ofensiva e, como sempre, Sara Gonçalves.

O Maiastars perdeu um encontro importante e foi gritante a sua falta de soluções ofensivas perante o 6X0 madeirense. A equipa não tem soluções de rematadoras e a única que tem (Renata Pereira) José Carlos Ribas prefere coloca-la a pivot. Estranho? Do autêntico naufrágio salvou-se Ana Silva que fez um jogo extraordinário, remando contra a corrente. O Maiastars tem 4 pontos de vantagem sobre o 9º lugar, mas tem que melhorar muito em relação a este fim-de-semana não vá correr o risco de falhar os play-off.

Para a semana, temos jornada dupla. 12 Jogos, muito andebol e vamos ver que equipas têm pernas para aguentar melhor esta jornada dupla.

Críticos Femininos

26 comentários:

Anónimo disse...

CJB a cair e Juve a subir. É o futuro!

Umas treinam outras não. Isto ia ter que acontecer um dia!!!!

Anónimo disse...

O Né a treinar a Juve e a Juve era campeã...

Anónimo disse...

diana roque top 3 ? sera alguem do ala a escrever estas coisas ?

Anónimo disse...

Quem precebe de andebol sabe ver que a Juve só ganhou porque o CJB não tinha GR na baliza.

Força CJA

Anónimo disse...

ADIVINHA!

QUEM FORAM AS ATLETAS (AMIGAS E EX-COLEGAS) DE DOIS CLUBES DA REGIÃO DO GRANDE PORTO QUE, CERCA DAS 04 DA MANHÃ DE 6ª. PARA SÁBADO AINDA ANDAVAM NA ZONA DOS CLÉRIGOS?
Refira-se que eram atletas que tinham jogo no dia a seguir.
Só vêm dar razão ao banhadas quando escreve nas crónicas que as atletas a, b, c e d não estão a render o habitual.
Isto já para não falar que algumas tinham jornadas duplas!!!

Anónimo disse...

Joao de Barros não deixa de ser uma grande equipa..Momentos maus todas as equipas teem até o Alavarium irá ter este ano,penso que a primeira derrota estará para chegar e depois logo vou ver o que se fala teem grande equipa e fizeram um jogo exclente este fim de semana mas Ulisses terá de começar a rever as suas opçoes Seabra não é titular porquê??? das duas uma ou só está lá para entrar quando aquilo aperta ou então acha que Filipa joga melhor que a Seabra visto que é sempre ela que inicia os jogos...
Parabéns pela crónica deste fim de semana está bem concedida.....

Anónimo disse...

"...enquanto Renata Tavares rubricou uma grande exibição, mostrando porque é a melhor pivot portuguesa. Por lapso, na semana passado, dissemos que Renata Tavares era a melhor jogadora portuguesa quando o que queríamos dizer é que é a melhor pivot portuguesa, a léguas de todas as outras,..."

Sinceramente não vejo onde está o lapso, pois devido à sua experiência, entrega, pelo que joga e faz jogar a Renata é mesmo a MELHOR JOGADORA PORTUGUESA

Anónimo disse...

O Ala vai em primeiro por isso o que está a dar é tentarem destabilizar...

A DIana é óbvio que é uma das 3 melhores. Basta verem os jogos. Até digo mais, não tenho visto ninguém melhor que ela, sobretudo nos jogos do título fechou a baliza.

Quanto à Seabra não ser titular, em alguns jogos é, noutros não é. A cláudia também já começou no banco, a Filipa também, a Ferreira também e a Rita também. Felizmente no Ala todas aceitamos bem quando jogamos ou não. Se calhar por isso é que as coisas correm bem.

Anónimo disse...

Este ultimo comentario faz-me lembrar aquela equipa do concelho da Maia que tem umas atletas (veteranas) que nunca treinam à 2a. feira por motivos familiares.

Anónimo disse...

Sem dúvida que os guarda-redes fazem um jogo. Notou-se no jogo do CJB e no do JAC. É pena que na primeira divisão hajam realmente estas situações todas em relação às jogadoras ou à falta delas. Mas a formação irá dar muito boas atletas e a prova disso é a Patrícia Rodrigues que tem estado muito bem, apesar de neste jogo não ter tido muita oposição.

Anónimo disse...

Desculpem mas não concordo isso é pura mentira...Digam me em que jogo a Seabra começou a titular é que eu não vi nenhum e no máximo começou um que não sei qual foi...Ferreira e Filipa começaram Sempre mas a Ferreira ainda se entende é das melhores atiradorAS...Mas são opções..Na minha opiniao Claudia Ferreira e Seabra sao as titulares na primeira linha quando a Rita recuperar totalmente aí talvez mude de opiniao...
Quando a Diana estou de acordo tem feito grandes jogos mas acho que a Gois e a Jéssica são jogadoras de selecao mas agora que Barbara desistiu lá vai haver um lugar para a Diana (tiveste sorte da desistencia)...Mas boa sorte a todas porque a primeira derrota chegará no máximo em Março que penso que é quando vão á Madeira....

Anónimo disse...

Não é dificil estar nas 3 primeiras GR no campeonato de altissimo nivel como o nosso...é o equivalente ao nivel da 3ª divisão espanhola, distrital francesa...
As estrelas do Real Madrid lidam bem com o facto de terem o rabinho no banco...não tem mal.
A Ana Seabra nem se chateia, cansa-se menos!!!

Anónimo disse...

22 de Janeiro de 2013 à0 13:39

E qual é a resposta à Adivinha?? Quem fora a/as jogadoras?? Vai poder dizer ou vai ficar vago como sempre???

Anónimo disse...

Renata Tavares melhor pivot portuguesa??
Isso é sempre muito relativo e depende de opinião para opinião. Acho que Viviana é bastante melhor mesmo quando estava numa equipa do Santa Joana que não ganhava a ninguem, mesmo assim ela destacava-se sempre.
Mas na minha opinião melhor do que estas duas e apesar de não achar que seja o seu lugar de "origem" mas por vezes a sua treinadora a coloca lá a jogar, gosto muito mais da Helena Soares. Eu não vou muitas vezes ver os jogos do colégio mas confesso que adoro ver esta jogadora jogar, é muito rapida muito boa no 1 contra 1 e uma excelente finalizadora além de ter muita força e muita garra. É uma pena uma jogadora como esta estar num clube tao fraco como o Colégio de Gaia...

Anónimo disse...

Se é fácil ou não chegar-se às melhores em Portugal não sei. Quem treina a sério, tem hipóteses de lá chegar e é o que fazemos no Ala.

A Seabra já foi titular sim, anda desatento. E de certeza que quanto mais integrada estiver mais vezes vai ser titular porque é só a melhor jogadora a jogar em Portugal.

O segredo do sucesso passa por treinos competitivos e felizmente nos últimos anos temos tido isso. Mérito do treinador que nos motiva mas também mérito nosso que damos tudo para não faltarmos aos treinos. E acreditem que não é fácil!

Anónimo disse...

Mas há alguma dúvida que a melhor equipa portuguesa fica em último no campeonato francês? Ou que nenhuma ogadora portuguesa era titular na selecção da Noruega? Claro que não...
Mas isso é a realidade do nosso desporto, não retira o mérito de quem cá está. Por isso, isto se chama campeonato NACIONAL e não INTERNACIONAL.

Em relação às titulares, a palavra é idiota. No andebol dos dias de hoje, isso não existe. Nuns jogos são umas, noutros são outras. E nisso ter a cabecinha do Uli ajuda muito a gerir essas coisas.

Anónimo disse...

FORA DE TÓPICO

PO11 zona centro / sul

Então agora ninguém acha estranho o valongo do vouga ter levado 2 tareias em alcanena e leiria?
Ainda por cima, a maior caceteira não acabou qualquer destes jogos.
Istoé só um aviso para as equipas quando forem jogar a valongo estarem preparadas para levar com os àrbitros de aveiro que deixam o valongo fazer tudo.
Já para não falar da intimidação por parte da assistência, com facas e tacos de basebol, (como assisti à 3 épocas numa fase final).
Mexam-se antes de começar a fase nacional.

Anónimo disse...

Ainda bem que têm sido meigos para o treinador do Santa Joana. Enquanto o Miguel continuar a pôr a jogar quem não treina, nunca sairão da cepa torta.

Mas para eles só algumas jogadoras precisam de treinar...

COm o plantel que tem e faz a época que faz. Enfim...

Anónimo disse...

Viviana Rebelo?????Helena Soares????Todos têm direito à sua opinião, mas esta deve ser isenta, adaptada à realidade e justa!! É por isto que o nosso andebol não chega a lado nenhum...é preciso ser muito simpatico e fofinho e ser amigo de toda a gente para, muitas vezes, ser considerado bom/boa jogadora!! Mas que mentes mesquinhas...nem sei porque venho para aqui ler isto...

Anónimo disse...

O Miguel tem as suas preferências e quer por a jogar as melhores, mas enquanto puser a jogar quem não treina nunca terá a equipa toda a lutar. Devia perceber mais de psicologia ele...

Anónimo disse...

Se calhar o Valongo levou duas tareias porque o seu lugar para a fase seguinte já está garantido. Mas fique convencido da sua superioridade que pode vir a ter uma surpresa. São mais novas e mesmo assim empatou com elas na fase final das juvenis o ano passado. Quanto à caceteira, se calhar não é protegida pelos árbitros de Aveiro, se calhar são os clubes de Leiria que são protegidos pelos árbitros que lhes apitam os jogos em casa. Tudo depende de que lado do campo é que se olha.
Deixe lá isso, deixe-as jogar, pode ser que tragam alguma coisa ao andebol nacional.
Fase final? só se foi de infantis, facas e tacos?!, deve estar a confundir o pavilhão, só pode.

Anónimo disse...

Continuo a dizer digam me qual o jogo em que a melhor jogadora portuguesa iniciou o jogo?? É que vi quase todos os jogos do Alavarium e não me lembro de nenhum..O senhor Ulisses gere bem a equipa agora que a Rita ainda não pode ser opçao que a Seabra como voces dizem ainda não está integrada e depois???? E não me venham com tretas as atletas estão preparadas para tudo etcc mas nenhuma jogadora como Claudia Ferreira e Rita gostam de passar 30 minutos no banco e quem disser que elas saem contentes e que não se chateiam só acredita quem n perceber nada de andebol....O senhor Ulisses é um Grande treinador mas tem de começar a deixar as preferências de lado e meter a jogar quem realmente está em forma e é melhor....
Mas de estratégias percebe o senhor Ulisses daí conseguir tapar os olhos a algumas pessoas /jogadoras/...

Este fim de semana irei ver pelo menos um jogo e logo verei a equipa que começará.....

Anónimo disse...

AHAhah oh anónimo, você bem quem quer destabilizar, mas não consegue.

Já viu alguma atleta do Ala queixar-se?

Quando começou a época não sabiam quem era o plantel?

Quem quer ser a melhor da sua rua, fica em clubes fracos, joga 60 minutos e marcam muitos golos. Quem quer crescer vai para plantéis fortes, onde há competição nos treinos, em que jogarão menos minutos e onde o nível é maior.

Mas eu entendo-o. Por causa de mentalidades como a sua é que muitas jogadoras passam ao lado de grandes carreiras.

Por isso, deixe o Ala em paz. A Seabra, a Rita, a Ferreira, a Filipa, a Cláudia e as outras começarão uns jogos no banco e outros no campo, mas todas lá dentro dão tudo. Se calhar é isso que incomoda muita gente.

E claro que no dia em que o Ala perder, vai tudo cair em cima, mas nós também estamos preparadas para isso porque não somos invencíveis.

Anónimo disse...

Para o anonimo das 14h06, quem não sabe não fala...

A Seabra foi titular em dois jogos do Alavarium. Recordo que ela só chegou à 8ª jornada.

De resto, da primeira linha, já todas foram titulares: Cláudia, Seabra, Inês, Filipa, Ferreira e Rita.

E estas 6 primeiras linhas já todas foram suplentes. Se acha isso mal, problema seu. Aliás, provavelmente não tinha unhas para gerir bem um plantel.

Por isso, uns falam e outros fazem. :)

Anónimo disse...

Anónimo, vá antes ver os 2 jogos. Se bem conheço o Uli, vai mudar 2 ou 3 jogadoras como titular de um jogo para o outro. Mas o qu eé que isso interessa? No final todas jogam cerca de 30/40 minutos.

Mas vocês deve ser do andebol de antigamente onde ser titular era importante. lolada!

Anónimo disse...

24 de Janeiro de 2013 à0 09:38

Realmente para aquilo que comentou, que ninguém percebeu o que disse nem o que queria dizer mais valia estar mesmo calado e nem vir cá. Para sua informação não amigo nem de uma nem de outra, nem se quer as conheço pessoalmente e como disse no meu comentário é apenas uma opinião como qualquer pessoa a ter opinião Resumindo: resuma-se a sua insignificância e faça mesmo isso: não apareça cá e não chateie ninguém.