gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 13 – 2012 / 2013

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino. 
PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.
 
1.ª Fase
15.ª Jornada
JAC-Alcanena 32 - 32 Colégio Gaia
Maiastars 33 - 22 Santa Joana
João Barros 25 - 34 Madeira SAD
Passos Manuel 22 - 27 Alavarium
Juventude Mar 30 - 23 CA Leça
Juventude Lis 27 - 23 CS Madeira

1
6.ª Jornada
Juventude Lis 24 - 27 Madeira SAD
João Barros 31 - 16 CS Madeira

Jornada muito interessante, com bastante equilíbrio, emoção e jogos de resultado incerto até ao final. Curiosamente, naquele que era o grande jogo da jornada, o desequilíbrio foi a nota dominante. Antes de começarmos pelo jogo grande, uma nota muito negativa para o Conselho de Arbitragem com nomeações de árbitros de nível inferior, contrariando aquilo que foi a promessa da Federação. Não era a PO9 a segunda prioridade da FAP? Então como são nomeados árbitros classificados tão em baixo?

O Colégio João de Barros / Madeira SAD ficou aquém das expectativas. Não por culpa das campeãs nacionais que fizeram uma boa exibição, mas sim porque a equipa de Paulo Félix confirmou o seu mau momento e nunca conseguiu equilibrar o encontro. O Colégio João de Barros está sem confiança, as jogadoras acusam a falta de condição física e nota-se falta de chama. A equipa está a tentar jogar um pouco mais rápido nas transições ofensivas, mas é algo que não está no ADN desta equipa e surgem as falhas técnicas. Defensivamente, nunca conseguiram parar as madeirenses e a sua Guarda-redes está longe de ser uma opção válida para uma equipa que é candidata ao título. No naufrágio geral, salvaram-se Maria Pereira e Dulce Pina. O Madeira SAD conquistou uma importante vitória, sem margem para dúvidas e mostrou a subida de rendimento das últimas semanas. A equipa parece uma máquina de triturar os seus adversários, com um contra-ataque fulminante e com uma defesa de betão. Cláudia Aguiar parece cada vez a aposta certa de Duarte Freitas com Soraia Lopes a ter cada vez menos protagonismo e a ser aproveitada em outras posições, já que o lugar de ponta esquerda tem o selo de Cláudia Aguiar que está num grande momento de forma. Mónica Soares atravessa também um bom momento e Renata Tavares quer defensiva, quer ofensivamente, faz a diferença. O Madeira SAD venceu e convenceu. E, quanto a nós, apesar de estar a 3 pontos do líder, continua a ser a equipa mais forte de Portugal e o grande candidato ao título.

No Domingo, o Madeira SAD teve que sofrer muito mais para vencer a Juve Lis. Num excelente encontro de andebol, as madeirenses tiveram nas suas duas guarda-redes figuras de proa e numa Cláudia Aguiar que, quando a equipa esteve a perder na segunda parte, apareceu e resolveu muitos dos problemas juntamente com Renata Tavares que, apesar de ser uma das mais velhas, é das primeiras a chegar ao contra-ataque e marcou golos decisivos. A exibição não foi tão boa como na véspera, mas o adversário levantou outros problemas. Mérito da Juve Lis que mostra bem porque está a lutar, ombro a ombro, com o Colégio João de Barros, pelo terceiro lugar nesta fase. Fantástica exibição de Tatiana Góis que esteve seguríssima e, no ataque, quer Patrícia Mendes, quer Inês Silva conseguiram encontrar soluções perante a forte defesa madeirense. O resultado final não espelha o equilíbrio ocorrido no encontro que foi uma grande propaganda para o andebol feminino.

No Sábado, a Juve Lis tinha efectuado uma exibição bem mais discreta que a obrigou a suar muito para vencer o Sports Madeira. Muitas falhas técnicas marcaram o encontro, com a Juve Lis mais atabalhoada do que é habitual mas com uma soberba exibição de Telma Amado que esteve muito eficaz nos seus remates e também na conquista de livres de sete metros. Quanto ao Sports Madeira, vendeu cara a derrota, com Sara Gonçalves a brilhar uma vez mais. Mas a equipa nunca conseguiu travar a relação entre a 1ª e 2ª linha da Juve Lis e cremos que esse terá sido o factor chave que decidiu o encontro.

No Domingo, a exibição do Sports Madeira foi a oposta. Fraca, descrente e sem qualquer capacidade física. E mal o jogo se começou a desequilibrar, jogadoras e treinador começaram num processo de gestão de esforço. Salvou-se Maria Rodrigues, um talento a fazer um grande campeonato. O Colégio João de Barros tirou a barriga de misérias e esmagou, literalmente, o seu adversário. Quem brilhou foi Dulce Pina e Paula Malcato, jogadoras que chegaram este ano à formação das Meirinhas e que têm estado bem. Não são elas, de todo, responsáveis pela má época do Colégio João de Barros. Neste Domingo, a equipa defendeu a grande nível e, quando as coisas começam a correr bem, a confiança volta e esta equipa é capaz de fazer boas exibições. O problema é quando as coisas começam a não correr bem e aí vem muito nervosismo. Veremos se esta vitória convincente dá novo alento a um dos candidatos ao título.

No Sábado, o Alavarium foi vencer a Lisboa, o Passos Manuel e continua a somar por vitórias todos os jogos disputados. Mas a exibição foi muito apagada, com muitas falhas técnicas e longe daquela equipa que tem encantado no campeonato. Salvou-se Cláudia Correia que foi talvez a única jogadora ao seu nível. Por outro lado, o Passos Manuel confirmou a sua subida de forma e a tendência para , nas últimas semanas, equilibrar os jogos contra as melhores equipas do campeonato. Carolina e Cátia Santos deram muito que fazer ao líder do campeonato e Fátima Suaré voltou a fazer um bom jogo. A equipa lisboeta baixou o número de falhas técnicas e os níveis de confiança começam a aumentar, algo muito importante para poder lutar pelo objectivo de não descer de divisão.

A Juve Mar venceu o Cale por números insuspeitos. Nem a ausência, por lesão, de Sandra Peixoto, impediu a equipa de fazer uma excelente exibição, limpando a má imagem deixada na Madeira na semana passada. Apesar das lesões e do plantel limitado, a formação da Juve Mar ocupa um honroso 9º lugar assente, sobretudo, numa defesa muito compacta. E claro que bom é ver Teresa Santos regressar aos seus melhores dias, algo decisivo para o seu clube. E não nos podemos esquecer de Ana Couto que tem sido uma das revelações do campeonato e muito importante também na época interessante desta Juve Mar. Quanto ao Cale, esta época tem sido um fiasco. 15 Jogos, 3 vitórias e 12 derrotas é mau demais para uma equipa que, no ano passado, chegou a conseguir surpreender muito boa gente. Ana Paula Costa está a subir de forma, mas isso não chega e defensivamente (quer jogadoras de campo, quer Guarda-redes) estão muito longe daquilo que a equipa nos habituou. E o Cale a defender mal era algo que não se via antes e que agora é quase uma constante.

Na Maia, um jogo sem história. Santa Joana sem Marlene Pinto foi humilhado pelo rival da cidade. Apenas Rute Santos esteve em bom plano na formação de Santa Joana que vai-se afundando cada vez mais. Uma vitória apenas em 15 jogos é mau demais para ser verdade e o Santa Joana é o maior candidato á descida aos infernos, ou seja, à fraquíssima segunda divisão. Já o Maiastars obteve uma vitória muito importante e está muito perto de garantir o apuramento para os play-offs. Sara Torres fez o melhor jogo da época e para uma equipa com falta de rematadoras, o reaparecimento de Sara Torres é uma óptima notícia. Além dela, notável exibição de Ana Silva que é uma das melhores pontas do campeonato e se jogasse numa equipa de topo, a esta hora teria mais reconhecimento do que tem. O Maiastars vai aproveitando os deslizes do Cale, para praticamente selar o acesso aos play-off.

Finalmente, no jogo mais equilibrado da jornada, o JAC recebeu o Colégio de Gaia num jogo que terminou com um empate. Poderia pensar-se que o JAC melhoraria com a entrada de Neuza Valente, mas não. A jogadora, após lesão, vem fora de forma e teremos que lhe dar ainda algum tempo até voltar à sua melhor forma. A equipa de Alcanena vinha jogando de uma forma impressionante e no regresso de Neuza registou uma quebra de rendimento. Mas a jovem Patrícia Rodrigues continua a impressionar, tal a qualidade que vem demonstrando semana após semana, muito bem coadjuvada por Vanessa Oliveira e Adriana Laje. A equipa teve o jogo na mão mas a inexperiência das suas jogadoras, deitou tudo a perder nos instantes finais. O Colégio de Gaia obteve um resultado importante e ver jogar Vanessa Silva e Helena Soares é um regalo para os olhos. Com Sara Andrade já em boa forma, este Colégio de Gaia tem tudo para subir e para ser um adversário muito difícil. Mas o grande mérito do Colégio de Gaia foi não deixar de acreditar e arrancarem um empate quando já ninguém esperava.

Críticos Femininos

27 comentários:

Anónimo disse...

Queriam que a Neuza chegasse e jogasse logo bem? ela é humana! Claro que actualmente a equipa joga melhor sem ela, mas se não tiver minutos nunca vai chegar ao seu nível.

Anónimo disse...

Crónica do banhadas:
O Cale, esta época tem sido um fiasco. 15 Jogos, 3 vitórias e 12 derrotas é mau demais para uma equipa que, no ano passado, chegou a conseguir surpreender muito boa gente. Ana Paula Costa está a subir de forma, mas isso não chega e defensivamente (quer jogadoras de campo, quer Guarda-redes) estão muito longe daquilo que a equipa nos habituou. E o Cale a defender mal era algo que não se via antes e que agora é quase uma constante.
Porquê será?????

Anónimo disse...

enquanto o treinador do cale não se for embora, o cale não ganha mais nenhum jogo..
Sr. Vasco é melhor ir dar uma volta.

Anónimo disse...

anonimo de 4 de Fevereiro de 2013 à0 13:11
Então não percebo?
Não foi o cale que foi buscar grandes reforços?
Ainda não vi nada.
No próximo fim de semana mais uma derrota ! Confirmada .
Nem vale a pena sonhar , aqui estaremos de mão aberta para quem não gosta de nós.
Só uma deixa..
Se continuarem assim até podem descer de divisão, que seria uma pena porque irão defrontar as equipas B.

Anónimo disse...

a culpa é do treinador , não sabe lidar com a equipa.

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Próximo dia 16 prepara-se para haver 4 jogos da PO01 com transmissões a começar entre as 17:00 e as 18:30, a saber:

- 17:00 ABC vs Camões (Andebol TV);
- 18:00 Belenenses vs Sporting (A Bola TV);
- 18:00 Benfica vs Xico (Benfica TV);
- 18:30 Porto vs Horta (Porto Canal)

Assim estava a informação no portal da FAP às 20:30 de 2ª feira 4-2-2013.

Não sei quanto a vocês, mas, para mim, isto é um exagero. As transmissões podiam ser mais espaçadas no tempo. Podia alguma destas transmissões passar para domingo. Pessoalmente, só tenho 2 olhos ...

Anónimo disse...

Derrota confirmada ? Talvez, se calhar foi o Sr anónimo que nomeou para delegado ao jogo, precisamente o presidente da Associação da qual o Maia faz parte e que há 2 meses enxovalhou em seu pleno site as árbitras do jogo.

E assim não vai o nosso andebol.

Anónimo disse...

O Ala ganha 15 jogos em 15 possíveis e o Banhadas semana após semana trata de desvalorizar o feito. Enfim...

Anónimo disse...

Ao anónimo do dia 5 - 01,40h

Essas pseudo-arbitras de que fala, devem ser as mesmas que, nem por andarem a ser levadas ao colo, ganham competência!
Devem ser as mesmas que, habitualmente acompanham aquela senhora dirigente/namorada (SS) de um treinador que, neste momento tem a corda ao pescoço e só falta mesmo o JS apertar de vez! Ainda na passada semana na J. Mar, foi revoltante para quem assistiu tamanha incompetência e descontrolo no banco por parte desse treinador. Depois queixam-se que as atletas não treinam e as que treinam andam lá a passar o tempo. Até porque, as vedetas só precisam de treinar duas vezes por semana.
MS

Anónimo disse...

Tem toda a razão, caro Jorge Almeida.
Permita-me apenas que refira uma questão que reputo de importante.
A Bola TV só está disponível para os assinantes da MEO.
Igual situação com a Benfica TV.
Já a Andebol TV, sendo gerida pela própria Federação deveria calendarizar a transmissão dos jogos tendo em atenção o facto que indica.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Senhores do Banhadas
Quem faz as nomeações dos árbitros não é a FAP mas sim o CA na pessoa do quanto a mim o seu pior elemento: Carlos Joaquim.
O homem não funciona, bate mal.
Este CA está com déficit de eficiência.
Ninguém vê isso?
Dizia-se tão mal, e com alguma razão, do CA anterior e deste nem uma palavra?

Anónimo disse...

Eu não sou árbitro, mas gostava de perguntar a quem faz estas crónicas, o que tem contra as duplas que são de nível inferior. Concordo com o Banhadas quando diz que a FAP deveria manter a palavra e tornar a PO09 a 2ª prioridade em termos de arbitragem, mas faço uma pergunta: Os árbitros ditos "de nível inferior" fizeram algum erro grave? Inventaram regras ou foram tendênciosos? Eu não fui ver quem foram os árbitros de "nível inferior" nem que jogos apitaram, mas se não fizeram nada de grave, não sei porque há de se estar sempre a falar nisto. Preocupa-me mais os árbitros de "nível normal" que semana após semana recebem criticas nos jogos e que mostram que não têm categoria para apitar e desses o Banhadas não fala. Esses sim é que se calhar mereciam uma observação da FAP e do próprio Banhadas, mas como o Banhadas já aqui disse: "...não falamos nas arbitragens."
E olhem que existem muitos casos destes...

Anónimo disse...

Quando a Federação disse que a PO9 era a segunda prioridade deveria estar no reino da fantasia.
Promessas para os clubes lerem e ouvirem.
A incapacidade está a apodrecer as instalações da Calçada da Ajuda e do Bairro do Alto da Ajuda. Sim porque as nomeações são feitas a partir daqui, onde está instalado o Conselho de Arbitragem ou como se chama aquilo.

Anónimo disse...

Anónimo de 5 de Fevereiro de 2013 à0 17:26
Fica-lhe bem defender os "árbitros inferiores" mas não lhe fica bem atacar os outros.
Realmente o Banhadas não primou pelo bom senso ao falar da dupla como falou.
Os apelidados "árbitros inferiores" devem ser acompanhados, observados, acarinhados.
Caso contrário perdem-se rapidamente.
Exije-se ao CA da FAP o cuidado de proceder às nomeações tendo em atenção alguns parâmetros que rodeiam todas as partes. Os jogadores, o público e os próprios árbitros.
Sugiro que não de destrua só porque dá jeito ou não gostemos de alguém.

Anónimo disse...

Anónimo de 5 de Fevereiro de 2013 à0 17:26
Fica-lhe bem defender os "árbitros inferiores" mas não lhe fica bem atacar os outros.
Realmente o Banhadas não primou pelo bom senso ao falar da dupla como falou.
Os apelidados "árbitros inferiores" devem ser acompanhados, observados, acarinhados.
Caso contrário perdem-se rapidamente.
Exije-se ao CA da FAP o cuidado de proceder às nomeações tendo em atenção alguns parâmetros que rodeiam todas as partes. Os jogadores, o público e os próprios árbitros.
Sugiro que não de destrua só porque dá jeito ou não gostemos de alguém.

Anónimo disse...

O Banhadas já não é primeira vez que vem atacar duplas de "nivel inferior", mesmo quando as mesmas fazem um bom jogo. E não fiz qualquer tipo de ataque às restantes, fiz apenas uma observação de que o Banhadas não faz qualquer tipo de comentário ás arbitragens em si. É que como disse no meu comentário: não sei que dupla era.

Att

Anónimo de 5 de Fevereiro de 2013 à0 17:26

Anónimo disse...

Anónimo disse... 4 de Fevereiro de 2013 à0 20:09
a culpa é do treinador , não sabe lidar com a equipa.

A culpanão é só do treinador.
Vejam e revejam a atitude de algumas jogadoras.

Anónimo disse...

Uma coisa que não percebo destacam sempre as melhores jogadoras aquelas que marcam mais golos e assim e este fim de semana destacaram Claudia Aguiar falam dela em todo o lado aqui noutro site e fui ver a ficha de jogo e marca 2 golos mas afinal foi decisiva e foi a que comandou a orquestra quando?????!!!!

Anónimo disse...

ao comentador das 19h38...
O sr. percebe alguma coisa de andebol???
Só é a melhor jogadora aquela que marca muitos golos??? E as atletas que defendem bem, fazem melhores assistências, fazem livres de 7 metros...enfim fazem a equipa mexer. Essas são o quê???
Compreendo que "eles contam é lá dentro"...mas andebol bem jogado é TUDO...e daí "eles" aparecem.
Bem hajam as (os) excelentes jogadores que "apenas" fazem jogar uma equipa.

Anónimo disse...

Fora de tópico:

Não há imagens seja no youtube ou em qualquer outro lugar da porrada no jogo da PO10 entre o alpendorada e o espinho???

Anónimo disse...

Por achar que só costumam falar das que marcam muitos golos é que me admirei por realçarem Cláudia Aguiar... Geralmente os destaques são só para as que nas fichas de jogo marcam mais golos...
Este fim de semana olhando para os destaques e para as fichas de jogo a Claudia é a única destacada em que não tem mais golos o resto é tudo quem marca é a melhor.....

Anónimo disse...

FORA DE ASSUNTO

PO11 (JUNIORES. F.)

Mais uma vez a FAP não quis saber daquelas atletas que tentam cumprir o percurso atleta / estudante!
Então marcam a fase final dessa prova para o fim de semana anterior ao inicio dos exmanes nacionais? Como em principio (só se não houver dinheiro) a equipa da minha filha será apurada para essa fase final, já avisou os responsáveis do clube que não estará presente. E como ela, muitas mais, pois estamos a falar de alunas do 12º. ano (salvo as menos capazes!!!).
Já agora, uma sugestão ao banhadas, façam um artigo sobre este problema e vão ver a quantidade de comentários que vão obter, principalmente por parte dos pais, naturalmente preocupados.
A.J.JARDIM

Anónimo disse...

Ao anónimo 7 de Fevereiro de 2013 à0 12:57

Isto é que é moral. Ainda nem a 2ª fase começou e já diz que a equipa da sua filha vai á fase final. E mais curioso, diz que só falha se não houver dinheiro. O que quer dizer com isto? Que paga favores para lá chegar? É que fiquei com esta ideia, e se for este o caso, é melhor os outros clubes começarem a abrir os olhos para "casos estranhos" durante os jogos.
E já agora, as juniores de 2º já andam na universidade...

Anónimo disse...

O problema das crónicas é que se apontam algumas fantásticas que quase sempre só o são quando há muitos livres de sete metros a marcar. Não interessa quem faz boas assistências, quem sofre as faltas e ganha um livre de sete metros, quem defende bem. O que interessa regra geral é o número de golos, mesmo que quase todos em marcação de livres. Daí a admiração do comentador.

NUNO BAPTISTA disse...

porrada no jogo Alpendorada x Académica de espinho???

Sou treinador da Académica de espinho e não vi nada... Estou certo que o meu Amigo Paulo Costa (Treinador do Alpendorada) pode confirmar o que digo....
Foi um jogo muito duro, mas tudo dentro do campo e sim, nos limites mas sem qualquer tipo de Maldade...
Posso até contar o episódio de quase no fim do encontro quando, num choque fortuito, uma jogadora da Académica perdeu os sentidos, uma atleta do Alpendorada ajudou-nos a tratar da atleta...
O andebol é um jogo de contacto e duro, mas não precisa de ser desleal conforme provaram estas duas boas equipas...

Anónimo disse...

Fala-se aqui muito de arbitragens e árbitros, quando o problema do Andebol não são nem nunca serão os árbitros. Deviamos aqui debater muito os conteúdos que lhes são transmitidos durante a sua formação e posteriormente as orientações sobre o seu comportamento e ralacionamento com todos os agentes que integram a modalidade. Vamos sempre ter árbitros bons e maus. O importante é que sejam sérios e isentos, independentemente da sua qualidade. Para isso terão que ser sempre dirigidos por pessoas idóneas e com conhecimentos reconhecidos. Mesmo assim nunca haverá concordancia total, pois não são muitos os que neste País, põem os interesses colectivos à frente dos seus. É uma doença típicamente portuguesa, que não tem cura fácil.Que fazer quando uma das Associações com mais peso no Andebol Nacional, teve durante anos à frente do sector da arbitragem um ex-árbitro que apitou dezenas de jogos embriagado, ou outro que jantava com dirigentes de clube que apitava, e ganhava o jogo, logo após o mesmo terminar. Pois é que as Marisqueiras de Matosinhos, estão imediaabertas a todas as modalidades. Ou não sabiam????

Anónimo disse...

Anónimo de 07/02 - 18,43h

Ou é burrice ou falta de inteligência!
Ainda não percebeu que estamos a falar da única equipa que é apurada directamente para a fase final e que só não vai se não houver dinheiro para as viagens, a menos que a Ass. Madeira vá ganhar o euromilhões e organize a FF cá na ilha.
Uma grande maioria das juniores de 2º ano, infelizmente, ainda andam no 12º.