gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 15 – 2012 / 2013

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino. 
PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.
 
1.ª Fase
17.ª Jornada
Colégio Gaia 31 - 21 Maiastars
Madeira SAD 27 - 16 JAC-Alcanena
Santa Joana 27 - 47 João Barros
Alavarium 35 - 22 Juventude Mar
CS Madeira 28 - 24 Passos Manuel
CA Leça 17 - 28 Juventude Lis
 
18.ª Jornada
Alavarium 39 - 27 Maiastars
CS Madeira 29 - 24 JAC-Alcanena
CA Leça 23 - 29 João Barros
Colégio Gaia 19 - 26 Juventude Mar
Madeira SAD 39 - 23 Passos Manuel
Santa Joana 21 - 31 Juventude Lis
 
Fim-de-semana repleto de jogos, algumas surpresas e o maior destaque vai para a luta pelo 8º lugar (o último que dá acesso aos play-off) que está ao rubro. Mas dada a quantidade enorme de jogos deste fim-de-semana, vamos falar individualmente de cada equipa, tentando abordar os aspectos dos dois jogos que cada equipa fez esta jornada.
 
Juve Mar: Não é por acaso que começamos pela Juve Mar porque protagonizou a grande surpresa desta semana. No Sábado, perdeu naturalmente diante do líder Alavarium, num jogo em que se destacou Joana Terras que foi a única que conseguiu encontrar espaços na agressiva defesa aveirense. Mas foi no Sábado que Paulo Martins começou a preparar a grande vitória de Domingo, ao deixar de fora Sandra Peixoto e Ana Couto. Sabendo da quase impossibilidade de derrotar o Alavarium, Paulo Martins preparou a equipa para o dia seguinte e a estratégia deu frutos vencendo, inequivocamente, no reduto do Colégio de Gaia. A grande surpresa da jornada assentou numa notável exibição defensiva, muito bem alicerçada na boa exibição da sua Guarda-redes. E na hora de sair para o contra-ataque, Ana Couto foi a protagonista, aproveitando as debilidades físicas do Colégio, juntamente com a pivot Andreia Martins que se mantém como a mais consistente da equipa. Uma vitória sensacional que reabre a luta pelo 8º lugar, ombro a ombro com o Maiastars. Quem diria, depois de um início tão mau e com tantas lesões, que a Juve Mar estará a lutar até ao último segundo pelo apuramento para os play-off!
 
Colégio de Gaia: O 8 e o 80. No Sábado, uma vitória categórica diante do Maiastars, com uma segunda parte demolidora e sempre, durante toda a partida, uma capacidade ofensiva bastante grande, com uma Vanessa Silva em grande e a aparecerem também duas jogadoras que não têm estado em destaque: Ana Pereira que tem sido uma das grandes desilusões da época, fez um jogo bem interessante contra a sua ex-equipa. Terá sido esse o estímulo que precisava? Por outro lado, Patrícia Resende (filha de Carlos Resende) começa a ter a sua oportunidade na equipa sénior e fez uma segunda parte de grande qualidade. Mas, no Domingo, derrota escandalosa em casa diante da Juve Mar. O número de falhas técnicas e remates falhados é difícil de quantificar, tal o número de erros. Apenas Vanessa Silva conseguia encontrar o caminho da baliza mas a equipa, fisicamente, está num estado de forma lastimável. Chegou a ser confrangedor ver a Juve Mar matar o jogo em contra-ataque perante a incapacidade das jogadoras do Colégio em conseguirem recuperar. Entendemos agora por que razão o Colégio de Gaia é um dos clubes que mais pressiona para que o campeonato tenha menos equipas. Quanto mais forem, mais difícil é para quem não treina. E o mesmo podemos aplicar ao Colégio João de Barros.
 
Passos Manuel: Começa a ser um padrão das nossas crónicas nas últimas semanas mas, apesar das derrotas, o Passos mostrou bastantes progressos em relação à primeira volta. No Sábado, equilibrou a grande maioria do jogo diante do Sports Madeira. Não é fácil fazer a viagem para o Funchal e discutir o jogo daquela forma com o Sports Madeira, com as irmãs Santos a fazer exibições muito consistentes e com Joana Pereira a ser uma agradável surpresa. Mas a grande melhoria desta equipa vem da postura defensiva e o seu sistema 6x0, com uma altura já interessante para a realidade portuguesa, começa a funcionar melhor e isso torna o Passos uma equipa competitiva. Já no Domingo, nada a fazer perante tamanha superioridade do Madeira Sad e o seu ritmo infernal de contra-ataque. Ainda assim, alguns bons pormenores das jogadoras lisboetas e a certeza de que o regresso de Carolina Santos é uma grande mais valia para uma equipa onde Andreia Paulo conseguiu estar também em excelente nível. O Passos entra agora no ciclo de jogos mais acessíveis e acreditamos que a equipa lisboeta pode mesmo vir a ser a chave para o apuramento para o play-off já que defronta a Juve Mar e o Maiastars. Veremos quando regressa Inês Santos, uma peça importante na equipa e que tem estado de baixa por lesão.
 
Madeira Sad: Duas vitórias tranquilas de uma equipa que vai a todo o vapor e que está num grande momento de forma. No Sábado, tornou fácil um jogo que poderia ser complicado graças a uma defesa fortíssima que manietou todos os esforços ofensivos do Jac. Renata Tavares, quer a defender, quer a atacar foi a melhor em campo e Mónica Soares provou a sua subida de forma, numa exibição que não deixou dúvidas que há um fosso enorme entre estas duas equipas e onde o Madeira Sad revelou o seu grande momento de forma. No Domingo, o jogo foi bem mais fácil e o jogo foi um verdadeiro festival de contra-ataque madeirense, com Soraia Lopes em grande destaque nessa matéria. Aliás, Soraia Lopes parece ser uma das grandes interrogações de Duarte Freitas já que não é clara qual a posição em que ela pode vir a ser mais útil a esta equipa. De qualquer das formas, foi um fim-de-semana categórico para o Madeira Sad, o que é um excelente prenúncio em vésperas de tentar quebrar a invencibilidade do Alavarium, naquele que é o grande jogo do próximo fim-de-semana.
 
Jac: Depois de um ciclo de excelentes resultados, a equipa parece ter saído um pouco abalada da derrota pesada diante do Alavarium. No Domingo, diante do Sports Madeira, a equipa tinha uma grande oportunidade de dar um pulo na classificação, diante de um adversário directo mas a exibição ofensiva foi paupérrima. Em certos momentos do encontro, Vanessa Oliveira parecia estar a jogar sozinha, tal a inoperância do resto da equipa. A jovem ponta direita marcava de contra-ataque, de ataque organizado, mas as suas colegas não estiveram ao seu nível e o Jac perdeu contra um adversário directo. Na véspera, as dificuldades eram maiores e o Jac, apesar da derrota clara, até acabou por efectuar uma exibição mais conseguida, sobretudo ao nível defensivo onde a equipa revelou capacidade para parar as campeãs nacionais. Mas o ataque voltou a ser demasiado inofensivo e apenas a espaços Neuza Valente apareceu a atirar de primeira linha. O que este fim-de-semana na Madeira revelou é que, actualmente, quando Patrícia Rodrigues não joga ao seu nível, a equipa ressente-se muito.
 
Sports Madeira: É um dos vencedores do fim-de-semana com duas vitórias bastante importantes que fazem acreditar que ainda há hipóteses de fugir ao 7º lugar e ao confronto com as duas equipas que têm dominado o campeonato. No Sábado, a exibição esteve muito longe de ser boa. Um ataque muito atabalhoado e alguma sobranceria na forma como encararam o jogo podia ter custado caro mas valeu a sensacional Sara Gonçalves que vai somando sucessos atrás de sucessos, muito bem acompanhada por uma muito eficaz Petra Abreu, também ela chave para a vitória neste jogo. No Domingo, a exibição foi bem diferente, para melhor. Maria Rodrigues jogou ao seu melhor nível e, quando isso acontece, este Sports Madeira joga a um nível bem mais alto. Sara Gonçalves voltou a brilhar mas foi a intensidade defensiva das madeirenses que conduziu a uma vitória sobre um adversário directo. O Sports tem mostrado que aquele início de época foi um mero percalço.
 
Santa Joana: Fez, diante do Colégio João de Barros, a melhor primeira parte do ano. Marlene Pinto conseguia rematar sobre a forte defensiva contrária e Rute Santos e Ana Carvalho conseguiam marcar fruto de uma enorme raça. Mas depois, quando as pilhas se acabaram, a segunda parte foi um verdadeiro massacre, sofrendo 47 golos! A pergunta que nos colocamos é: Mas será que o Santa Joana treina? Não parece, dada a débil condição física que apresentam. No Domingo, um jogo sem história, muito pela incapacidade mostrada em recuperar já na primeira parte. E a Juve Lis que nem é das equipas que mais contra-ataque faz, aproveitou e cavou logo ali uma vantagem inultrapassável. De novo Marlene Pinto, esteve em bom plano mas, cada vez mais, o Santa Joana parece ser o candidato número 1 à descida de divisão.
 
Colégio João de Barros: No Sábado, uma primeira parte em que a equipa não esteve lá. Parecia que não queriam defender, tal a baixa intensidade defensiva apresentada mas quando começaram a perceber que o jogo se podia complicar, aumentaram a intensidade defensiva, recuperaram muito mais golos e alcançaram até o máximo de golos esta época. Maria Pereira fez uma grande exibição e, no contra-ataque, Paula Malcato e Dulce Pina dizimaram a formação da Maia, sobretudo na segunda parte. No Domingo, em Leça, o jogo foi bem mais complicado mas a solidez defensiva da equipa de Paulo Félix garantiu a vitória e, uma vez mais, Dulce Pina voltou a ser a melhor em campo, bem acompanhada por Helena Corro que, além da sua habitual boa prestação defensiva, somou desta vez uma boa prestação ofensiva. Pensamos que esta série de vitórias do Colégio João de Barros pode devolver a tranquilidade a uma equipa que iniciou a época como um dos grandes candidatos ao título e que tem tudo para o continuar a ser.
 
Cale: A equipa de Leça sabia que ia ter uma dupla jornada muito difícil e não conseguiu dar a volta a isso. Diante da Juve Lis, no Sábado, a falta de soluções ofensiva foi arrepiante e nem parecia a mesma equipa que tinha ganho com brilhantismo na Maia na semana passada. A exibição foi tão fraca que queríamos salientar alguém mais do que Nádia Lemos e não conseguimos. No Domingo, a equipa esteve bem melhor e a exibição foi agradável. Quando o trio Ana Paula Costa, Sofia Mota e Ana Sousa jogam ao seu nível, o Cale fica uma equipa mais acutilante e este jogo foi a prova disso. A derrota é natural mas se o Cale jogasse mais vezes assim, não estaria neste decepcionante 10º lugar. Com estes resultados, só um milagre colocará o Cale nos playoff.
 
Juve Lis: Fim-de-semana a confirmar a excelente época que a equipa de Leiria tem vindo a fazer. Sábado, em Leça, a exibição defensiva da Juve Lis foi irrepreensível e a prova de que é uma das melhores equipas a defender no campeonato, com uma atitude difícil de igualar. A atacar foi a tarde de Inês Silva que esteve verdadeiramente endiabrada, marcando golos de todas as formas e alcançando uma vitória muito mais difícil do que se poderia esperar. No Domingo, a Juve Lis arrumou com o jogo logo na primeira parte, diante da mais frágil equipa do campeonato. O Santa Joana nunca conseguiu parar Telma Amado e a Juve Lis conseguiu uma excelente relação entre a primeira e a segunda linha, vencendo um jogo que se tornou muito fácil logo na primeira parte. A Juve Lis garantiu já um lugar entre os 4 primeiros desta fase, garantindo o factor casa na primeira ronda dos playoff.
 
Maiastars: É o grande derrotado deste fim-de-semana. Não pelas suas derrotas normais face a adversários superiores mas pela surpreendente vitória da Juve Mar no Colégio de Gaia que veio reabrir umas contas que pareciam fechadas e fazem perigar o apuramento do Maiastars para os playoffs. No Sábado, a equipa fez uma boa primeira parte no Colégio de Gaia, com uma Renata Pereira uns furos acima do que tem sido habitual e com Ana Silva a mostrar que é uma das raras esquerdinas com talento em Portugal e que merece uma oportunidade na selecção nacional. Mas Olinda Leal, na segunda parte, esteve muito abaixo do que sabe fazer, muito trapalhona, fazendo várias falhas técnicas e quando isso acontece o Maiastars logo se ressente. No Domingo, no reduto do Alavarium, o Maiastars nunca conseguiu bater-se de igual para igual, sobretudo ao nível defensivo onde a equipa mostrou muitas fragilidades. Valeram no ataque, Ana Sampaio e Sara Torres, que tiveram uma excelente eficácia. O Maiastars tem 4 verdadeiras finais pela frente tem que melhorar bastante a prestação deste fim-de-semana se não quiser morrer à beira da praia.
 
Alavarium: A equipa de Aveiro está imparável. No Sábado, Ana Marques e Soraia Fernandes destacaram-se numa equipa que joga a um ritmo infernal, ritmo ao qual a Juve mar nunca conseguiu acompanhar. As pilhas das jogadoras de Aveiro parece que não acabam tal o ritmo que impõe durante todo o jogo. No Domingo, diante do Maiastars, o Alavarium acabou com o jogo ainda na primeira parte com a potência das suas atiradoras Mariana Lopes e Rita Alves, muito bem acompanhadas por Viviana Rebelo que parece começar a subir de forma. Mas a ausência, por lesão, de Cláudia Correia e Filipa Fontes não augura nada de bom para o líder do campeonato que terá a sua prova de fogo no próximo fim-de-semana quando se deslocar à Madeira. Apesar do fabuloso campeonato que o Alavarium tem vindo a fazer, se tiver estas baixas na deslocação ao Funchal, não acreditamos que o Alavarium se mantenha invencível. Mas a equipa de Aveiro já nos fez falhar nos prognósticos várias vezes.
 
Nós cá estaremos para levar até si tudo o que acontecer no próximo fim-de-semana com destaque, naturalmente, para o encontro mais esperado Madeira Sad / Alavarium.
 
Críticos Femininos

47 comentários:

Anónimo disse...

A resposta ao banhadas relativamente aos treinos do S.Joana é a seguinte:

Independentemente de treinarem ou não as jogadoras que jogam são sempre as mesmas.. O treinador em vez de formar as jogadoras através do treino e ajuda-las a melhorar prefere pegar nas melhores e mete-las a jogar.. Assim não têm que trabalhar muito porque essas já sabem... Mas como elas não vão a metade dos treinos é a miséria que se vê...

No jogo delas vê-se que não há entrosamento nenhum, parece que não conhecem quem está a jogar ao lado... Muito fraco para as capacidades desta equipa sinceramente, que podia muito bem estar 2 lugares a cima da sua atual posição

Anónimo disse...

Vergonha em Gaia com o Colégio de Gaia a facilitar a vida à Juve Mar para prejudicar o Maiastars por quem tem um ódio de estimação.

Vale tudo ao Colégio para tentar afastar um dos seus concorrentes na obtenção de jogadoras de outros clubes na próxima época.

Incrível como a AAP, uma potência do andebol feminino vai ter apenas 1 clube nos 8 primeiros...

Anónimo disse...

JAC: Marco Santos continua na senda da indisciplina.
Frente ao Madeira SAD viu um amarelo, foi sancionado com 2 minutos e depois desqualificado.

O que o impediu de estar no banco no encontro com o Sports Madeira.

Grande exemplo de educação e dignidade.

Anónimo disse...

Com todo o respeito que o Colégio de Gaia me merece e o valor que tem, mas continua-me a surpreender a melhor pivot portuguesa e uma das melhores jogadoras que temos a jogar no nosso campeonato estar ainda na equipa. Para mim merecia melhor equipa e merecia uma equipa que lutasse por outros objectivos e com outras ambições

Anónimo disse...

O Miguel Solha até percebe de andebol mas quando coloca a jogar jogadoras que não treinam, está à espera que a adesão ao treino aumente ou diminue?

E tem valido de alguma coisa? derrota atrás de derrota.

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Vergonha em Gaia com o Colégio de Gaia a facilitar a vida à Juve Mar para prejudicar o Maiastars por quem tem um ódio de estimação.

Vale tudo ao Colégio para tentar afastar um dos seus concorrentes na obtenção de jogadoras de outros clubes na próxima época
,

É muito engraçado quando toca a nós.
Não foi isso que o maiastars fez nos anos anteriores? , ou a memoria e curta para esses lados..

Anónimo disse...

Qual a admiração se no grupo dos 8 primeiros apenas existir uma equipa do norte?
Basta lermos os comentários que por aqui aparecem todas as semanas, feitos por pessoas afetas a equipas do norte e a propósito de equipas do norte. Falam de tudo uns contra os outros, menos de andebol.
Historicamente, a PO09 sempre foi dominada por equipas localizadas de Leiria para baixo, com a honrosa exceção do Colégio de Gaia, uma das melhores escolas de andebol feminino em Portugal.
Todos somos poucos para enaltecermos o andebol feminino em Portugal. Se as pessoas que dizem estar inseridas na modalidade vêm para aqui dizer mal uns dos outros, não esperem que sejam os estranhos à modalidade a fazer a sua promoção.
Todos somos poucos para lutar por MAIS e MELHOR ANDEBOL FEMININO EM PORTUGAL!

Anónimo disse...

Caro anónimo de 18 de Fevereiro de 2013 à0 15:40, se não o fez, deveria ver o vídeo do jogo e não falar só do que vê nas fichas de jogo, mas eu esclareço aqui o que se passou para que toda a gente saiba da história.
O Marco não teve no banco no Domingo porque foi alvo de um processo disciplinar, nada teve a ver em concreto com o vermelho, porque há quem leve vermelhos e no jogo seguinte esteja no banco. Para quem tiver interessado, o vermelho foi pelo Marco ter proferido para o seu próprio banco e não para os árbitros, mesa, banco adversário, atletas adversárias ou para a bancada, e em tom de conversa e não aos berros, aquando da exclusão de uma atleta, a expressão "Isto é uma palhaçada". O árbitro pode ter interpretado que era para si e daí o ter excluído e consequentemente ter feito registo disciplinar. Penso eu que seja por esta situação, no entanto acho ridículo. Mas para quem teve a oportunidade de ver a folha de jogo que estava disponivél na net logo a seguir ao fim do jogo, a mesma nem sequer falava quem é que tinha uma sanção disciplinar e muito menos mostrava o vermelho do Marco. Estranho não é? A mesma folha manteve-se assim até cerca das 15 horas do dia seguinte, até que concerteza alguém da FAP soube da história e lá a alterou para a que de momento se encontra disponível. Até aí podia ser considerado um erro informático, não fosse o facto de ninguém do JAC ter sido informado no final do jogo de que tal sanção iria ser aplicada, e tanto a mesa como os árbitros o deveriam de ter feito, pois tratava-se de uma jornada dupla. Ou estarei errado? Mas já se estava a prever uma "comédia" neste jogo, já que o Sr. árbitro (?) Gonçalo Aveiro, ainda no decorrer da 1ª parte se virou para o banco do JAC e proferiu as seguintes palavras para as atletas e dirigentes:" E vocês xicos-espertos é para estarem caladinhos".
E fazendo minhas as suas palavras "Grande exemplo de educação e dignidade.". Isto vindo de um profissional (?) que deveria de ser imparcial e não de estar a provocar os bancos e a libertar a sua frustração por ter tido uma semana má. Mas segundo ouvi dizer, o mesmo aconteceu no jogo anterior com a equipa do Passos Manuel, mas por eles não posso falar.
Não tiro mérito à vitória da SAD (incontestavel no entanto por números "enganadores"), mas no decorrer do jogo os erros desta dupla foram tantos, mas tantos e sempre em prejuizo do mesmo e pela mesma situação no jogo (passos constante da Nº 8 Márcia Abreu), que nem a pessoa mais calma do Mundo ficava calado.
São situações como estas, provocadas por algumas pessoas que apenas aparecem no pavilhão ao fim de semana para apitar jogos, que os clubes e os intervenientes dos jogos devem comunicar ás respectivas entidades, porque quem passa 4/5 dias por semana enfiado no pavilhão por vezes até altas horas da noite e que tem 1/2 jogos por fim de semana, merece talvez um pouco mais de respeito.
E para sua informação, o Marco já não via um vermelho à cerca de um ano, salvo erro, o último foi no jogo da PO09 da época passada entre o Alavarium e o JAC, jogo esse também bastante "esquisito".

Anónimo disse...

Ao anónimo de 18 de Fevereiro de 2013 à0 19:14

Helena Soares, que o sr ou sra apelidam de melhor pivot nacional dá vontade de rir...

Já ouviu falar em Renata Tavares (esta sim a melhor pivot nacional), Bebiana Sabino, Andreia Lage, Andreia Martins...

Chegam?

Anónimo disse...

Anónimo de 18 de Fevereiro de 2013 às 22:45
A atitude repetida do Sr. Marco tem a ver apenas com indisciplina.

Chamar nomes às suas atletas, contestar a arbitragem ou o que quer que seja, não iliba o Sr. Marco ou quem quer que seja.

Nada branqueia o dito senhor.
Se ele tiver o comportamento adequado ninguém o persegue.

Um inquérito disciplinar? E sabe a causa dele?

Antes de vir em defesa do Sr. Marco, esclareça-se por favor.

Não via um vermelho há um ano? E quantos amarelos viu, só nesse espaço de tempo?

Anónimo disse...

Amarelos? Dá vontade de rir estes idiotas a falar sobre andebol. Querem que o andebol feminino vá para a frente com a mentalidade de mentes que nunca praticaram este desporto. Para que serve o amarelo em andebol, sabe-me dizer, ou já agora qts amarelos é que já passou como condutor, devia ser preso por isso? Não seja estupido, deixem o homem continuar a formar boas jogadores e trate da sua quinta.

Anónimo disse...

Quem é o delegado que apareceu em Leça. Já como árbitro era o que sabe, agora como delegado dá vontade de rir... Penso que foi a sua estreia como Delegado!!! Parabéns conseguiu estragar logo o jogo às equipas e às arbitras. Veremos se vai exigir camidolas exatamente, mas mesmo exatamente iguais num jogo de PO 01 ou se uma poderá ser t shirt e outra sweat shirt?

Anónimo disse...

18 de Fevereiro de 2013 à0 23:31

Você é uma grande comédia, eu nem sou adepto do colégio nem acho que seja actualmente uma grande equipa mas tem sim para mim umas das melhoras jogadoras nacionais.
Quanto as jogadoras que mencionou, se, duvida que bebiana sabino é uma excelente pivot mas Andreia Martins? Você está a gozar comigo? isso é alguma pivot? Renata Tavares? Andreia Lage? Mas tamos a falar a sério ou tamos só a brincar ao andebol?

Jorge Almeida disse...

Em Seniores Femininos, temos:

Zona Norte: 5 clubes na PO09 (dos quais passam 2 para a fase final) + 10 clubes na PO10 (3 na fase final + 1 com possibilidades)

Zona Centro: 4 clubes na PO09 (passam todos à fase final) + 5 clubes na PO10 (2 na fase final)

Zona Sul: 1 clube na PO09 (as lisboetas do Passos Manuel, que não passam à Fase Final) + 3 clubes na PO10 (2 na fase final + 1 com possibilidades)

Madeira: 2 clubes na PO09 (passam os 2 à fase final) e nenhum na PO10

Açores: 0 clubes seniores

Parabéns aos clubes da Zona Centro do País, que estão a trabalhar bem nos escalões jovens de à cerca de 10 anos para cá, precisamente o tempo em que a AA Porto murchou e deixou de ser o motor do Andebol Feminino em Portugal. Valha a verdade que, desde meados dos anos 80, alguns dos clubes de sucesso nos escalões jovens da AAP nem eram do distrito; casos do Esposende e do Manuel Laranjeira (Espinho). Há quantos anos é que os clubes filiados na AA Porto estão sem ganhar campeonatos nacionais nos escalões jovens do Andebol feminino? No entanto, ainda hoje é a zona onde o Andebol feminino está melhor implantado em termos nacionais, o que dá a tal rivalidade que outros já aqui falaram.

Que medidas é que estão a ser implementadas para implantar o Andebol feminino no Alentejo e nos Açores? Porque é que a FAP não chama as associações alentejanas e açorianas à pedra, e as responsabiliza pelo assunto, penalizando-as se for preciso, enquanto não aparecerem equipas femininas por aquelas paragens?

Porque é que o Andebol feminino em Lisboa parece raquítico? Se não fossem Passos Manuel, Porto Salvo e Assomada, desaparecia do mapa! E logo um distrito que já teve Benfica, Camões, etc ...

Porque é que, no Algarve, o projecto Gil Eanes parece não ter feito evoluir o Andebol feminino em termos de nº de clubes naquela região? Hoje em dia, só me lembro do Vela de Tavira, por sinal a fazer uma excelente campanha na PO10.

Porque é que, em todo o interior, o Andebol feminino parece nem existir, com as honrosas excepções dos distritos de Vila Real e Viseu, onde parece que está qualquer coisa a mexer?

Anónimo disse...

Anónimo de 19 de Fevereiro de 2013 à0 10:29

E se uma atleta levar amarelos em todos os jogos, isso faz dela uma indisciplinada ou violenta?
E o Vasco do CALE (ele que desculpe a comparação) quantos vermelhos não apanhou já este ano? Quantos processos disciplinares ele apanhou?
Por acaso não sei do que fala o mesmo relatório pois como já o disse anteriormente, ninguém do JAC foi informado de que haveria relatório disciplinar.
Chamar nomes ás atletas? A única pessoa que insultou as atletas e dirigentes do JAC foi o Sr. árbitro (?) Gonçalo Aveiro. Não é este sim, um caso de indisciplina e provocação e talvez este sim, merecedor de queixa por parte do JAC? Se calhar era, mas cairia sempre em saco roto, pois os srs árbitros podem fazer o que querem e nunca são castigados por isso. Se calhar a FAP deveria pensar seriamente em ter além dos oficiais de mesa, um delegado imparcial e honesto sempre presente nos jogos, já para evitar estas situações desagradáveis.
Mas como lhe disse, veja o jogo porque ele já está disponível e veja a quantidade de erros que a mesma dupla faz. Já agora a desqualificação acontece perto do minuto 64, mas não se vê o sr árbitro (?) a mostrar o vermelho, dá é para ver a reação (até bastante calma) do Marco. E já agora, o andebol é jogado uma equipa contra outra e não uma contra duas.

Anónimo disse...

Anónimo de 18 de Fevereiro de 2013 às 22:45
Sou o anónimo de 18 de Fevereiro de 2013 às 15:40.
Reconheço que o árbitro ao dizer o que disse, esteve muito mal. Melhor, deveria ser severamente castigado.
Considerando isto:
«Gonçalo Aveiro, ainda no decorrer da 1ª parte se virou para o banco do JAC e proferiu as seguintes palavras para as atletas e dirigentes:" E vocês xicos-espertos é para estarem caladinhos".»

Estou mesmo a ver que ninguém apresentou queixa do árbitro e mesmo que o fizesse era palavra contra palavra e...sabe-se como funciona a máquina.

A mostragem de um vermelho não implica suspensão. Depende, se fôr sem relatório ou com. Faz toda a diferença.

No caso da adulteração do boletim de jogo, a ter acontecido é mais uma vergonha a juntar a tantas outras.

Não estão em questão derrotas ou vitórias mas pormenores que em nada dignificam o andebol nacional.

Sugiro que o JAC envie, se não fôr tarde, uma exposição ao CA da FAP com conhecimento à FAP do sucedido.
Esse árbitro está a mais.

Anónimo disse...

Tenham calma! Não é preciso andarem para aqui a se insultarem.
Afinal, o que percebe o anónimo das 13:41 de andebol, se confunde amarelos às jogadoras com amarelos aos oficiais? É de facto frequente existirem vários amarelos mostrados às atletas, pois trata-se de uma modalidade de muito contacto. O mesmo já não se aplica aos oficiais.
Já agora, gostava de saber como é que o anónimo das 22.45 do dia 18 sabe tantos pormenores sobre o jogo do JAC na Madeira? Deve lá ter ido e ficado bem perto do banco de suplentes da equipa de Alcanena….

Anónimo disse...

após uma leitura atentas dos diversos comentários, interrogo-me, porque será que nos bancos das equipas só existem santos e as duas encomendas que normalmente andam de preto são os diabos, que tem de ter muita paciência para aturar muitos dos desmandos de pseudo formadores que se encontram nos bancos. Será que todos sabem as regras e os regulamentos, estou plenamente consciente de que a maioria nem o livro de regras leu, também é verdade que muitos dos árbitros têm o rei na barriga, e andam cheios de vento, mas muitos dos pseudo formadores vêm para aqui destilar veneno e passar a bola das suas asneiras e frustrações, para os árbitros, todos sabemos que é assim, mas meus senhores tudo tem um limite, e alguns são tão pobres de espírito que nem sabem o que dizem, meus deus perdoai-lhes. Discutam o andebol, em especial o feminino, arranjem soluções para o seu desenvolvimento, tentem saber o porque de abandonos precoces das atletas, tentem nas vossas regiões implantar o mesmo, contribuam para o seu desenvolvimento, e deixem de olhar para o umbigo.

Anónimo disse...

Ao anónimo de 19 de Fevereiro de 2013 à0 17:02

Não sou adepto de nenhuma das equipas das atletas mencionadas, mas ao eleger só a Bebiana Sabino como possivelmente sendo melhor pivot que a Helena Soares e as outras até fala delas com desprezo, nota-se logo que é do grupinho de amigas da Helena Soares), só lhe respondo o seguinte. Será que anda tudo enganado com a Renata Tavares - A MELHOR PIVOT PORTUGUESA DE LONGE...
É que não sou só eu a achar isso, são os criticos femininos, o selecionador nacional, as pessoas que elegeram as seleçoes do norte e sul para o all star game...
Porque será que quando o Colégio tinha uma equipa razoável a Helena não jogava e era da idade das restantes colegas de equipa...
E já agora quantos jogos ganhou o colegio de gaia com essa excelente e melhor jogadora nacional à juvmar onde uma das atletas em destaque é aquela pivot "fraquinha" Andreia MArtins... O quê nenhum? UPssssssssssss

Anónimo disse...

Caro anónimo de 18 de Fevereiro de 2013 às 15:40.

Como disse e bem, de nada valia apresentar queixa contra o árbitro, pois o que prevalecia era a palavra do mesmo e o que lhe poderia acontecer era no seu próximo jogo ter um observador na bancada.
No que diz respeito á alteração do boletim de jogo, foi mesmo isso que aconteceu. O boletim não fornecia a informação nem do vermelho ao Marco nem sequer de quem tinha tido relatório disciplinar. E o mesmo manteve-se assim até ás 15H de domingo. Havendo jornada dupla, não deveria o JAC ter sido avisado de tal situação? Isso não aconteceu.

Como já o disse, a vitória da SAD não é questionável, mas se não tivessem havido tantos "erros" da dupla, se calhar o jogo até era mais renhido e isso beneficiava o espetáculo.
É de lamentar é que estas situações de "ameaças" por parte dos árbitros sucedam e muitas delas passam impunes, pois não há qualquer tipo de prova de ter acontecido tal coisa. Se os treinadores, dirigentes e atletas têm que ter respeito pelos árbitros, porque é que os árbitros não o têm por eles? Está o árbitro acima da lei? Parece que sim.
Acho que não vale a pena o JAC enviar qualquer tipo de exposição. Afinal existem os vídeos para serem observados certo?
Mas pronto, para variar, o CD irá ter é em atenção o relatório do árbitro em vez de observar o jogo.
É de lamentar é que o Andebol, principalmente a maior prova de Andebol Feminino do pais não esteja a ser considerada como tal.
Semana após semana existem queixas em relação ás nomeações de árbitros e á atuação dos mesmos e se não houver alguém a denunciar estas situações, o Andebol não irá evoluir, antes pelo contrário.

Anónimo das 22.45

Anónimo disse...

Desculpem mas esqueci-me de dizer para verem no video do jogo, as imagens entre o minuto 21 e o minuto 22. Além da infração do número de passos da atleta Nº 8 por duas vezes e nenhuma delas sancionada, está o momento em que o árbitro se dirige ao banco do JAC para proferir as palavras já aqui ditas.
É pena é não existir som nos bancos também.

Anónimo das 22.45

Anónimo disse...

O vídeo do jogo do Alcanena já está disponível? Certamente não foi o JAC que o colocou na plataforma. Ou então já conseguiram resover o eterno problema técnico com as suas cãmaras de vídeo...

Anónimo disse...

19 de Fevereiro de 2013 à0 21:35

Grupinho de amigos da Helena Soares??? Só lhe digo isto: nem a conheço pessoalmente se quer, nunca falei com ela e nem vou ver especificamente os jogos do colégio, este ano vi apenas 2 ou 3 jogos dessa equipa. Bebiana Sabino é uma excelente pivot tal como a Helena Soares também o é, agora Andreia Martins?? tamos a brincar? ela só joga na Juve Mar por ser o que é ao treinador porque não seria titular em mais nenhuma equipa da PO9. É muito fraca como pivot. Deixo-lhe a pergunta: quantas vezes essa jogadora já foi chamada a selecção? humm Upsss

Anónimo disse...

Portugal tem um lote de boas pivots. Não é uma posição em que estejamos deficitados, ao contrário de outros.

Renata é, sem dúvida, a melhor pela grande capacidade defensiva e ofensiva. Depois há outras pivots de qualidade. Bebiana pelo que defende. Telma Amado pela fantástica pega de bola no ataque. Helena Soares pela técnica e raça (obviamente que se fosse mais alta teria hipóteses na selecção, assim não) e as 2 pivots do Alavarium que têm sido fundamentais na época que eles estão a fazer: Viviana é excelente a desmarcar-se e no contra-ataque e Soraia Fernandes um bicho muito difícil de parar e ou muito me engano ou será ela a pivot do futuro em Portugal. Helena Corro é excelente a defender mas atacar já é complicado e Adriana Lage deu um salto muito grande este ano e é muito completa.

O que não faltam são boas pivots. Agora se esta é melhor do que aquela é sempre discutível.

Anónimo disse...

Por acaso o problema técnico com a camara de video do JAC já foi resolvido à 2 meses quando infelizmente se teve que adquirir uma máquina nova. Dos 4 últimos jogos em casa do JAC, todos os videos foram colocados na plataforma e todos eles são filmados sem qualquer tipo de comentador e de forma a que se perceba o que se passa no jogo e mais importante, sem cortes, ao contrário de muitos que são por lá publicados. Quem garante que nesses cortes, não existem situações caricatas?

Anónimo disse...

A Helena Soares já foi à Seleção Nacional A? Não me recordo, só se foi com a Paula Marisa, mas acho que eram a Renata e a Bi. Hum upssss... E mesmo às selecções jovens não foi:p Só se foi às selecções regionais lolol

Anónimo disse...

20 de Fevereiro de 2013 à0 12:29

Excelente apreciação, disse tudo e muito bem. Só não concordo da Helena Soares não ir a selecção por não ser mais alta, isso interfere alguma coisa se a jogadora é boa ou não e se merece ir ou não a selecção. Ela até podia ter 1.50 se for melhor do que as outras tem de ir, nada tem haver a altura mas sim o que focou e muito bem a raça ser excelente no 1 contra 1 muito boa tecnicamente.

Anónimo disse...

Triste é a forma como vossas excelências falam das jogadoras ! São todos uns óptimos treinadores de bancadas e os que jogam dentro do campo, devem ser jogadoras frustradas com a situação da equipa ! Não tem o mínimo de respeito uns pelos outros e ainda por cima nunca falam mal do clube. Desportivismo meus senhores/as desportivismo é o q vos falta

Anónimo disse...

Anónimo de 19 de Fevereiro de 2013 às 16:28
O delegado a que se refere chama-se João Azevedo e saiu da nova fornada de delegados do curso recentemente efectuado no Porto.
É uma estreia, poís é. Saíu-se mal? Mas o Conselho de Arbitragem não o considerou como APTO no referido curso?
Coisas do triste CA da FAP.

Anónimo de 19 de Fevereiro de 2013 às 17:38
Cito-o.
"Se calhar era, mas cairia sempre em saco roto, pois os srs árbitros podem fazer o que querem e nunca são castigados por isso. Se calhar a FAP deveria pensar seriamente em ter além dos oficiais de mesa, um delegado imparcial e honesto sempre presente nos jogos, já para evitar estas situações desagradáveis."

Discordo. Só cai em saco roto porque os clubes não reagem adequadamente.
Há delegados honestos. A maioria. Mas tem razão quando sugere que alguns não o são.
Os delegados estão lá para serem imparciais. Se não são, por que motivo o CA da FAP (e não a FAP) lhes mantém a confiança?

Anónimo de 19 de Fevereiro de 2013 às 22:00
O visionamento dos vídeos será sempre feito, presumo, desde que haja motivo para o fazer.
Lá está, uma reclamação escrita dos clubes ou a pedido da equipa de arbitragem (árbitros, oficiais de mesa e delegados).
Por isso, quanto mais não seja por isso, vale sempre a pena os clubes fazerem exposições.

Anónimo disse...

Se os videos fossem vistos, por alguém responsável, já muito teria sido corrigido. O problema não é dos vídeos, mas dos (i)responsáveis, que andam a comer o nosso dinheiro e a estragar o andebol.
Delegado João Azevedo. Ó diabo, o tipo é mais esperto do que eu pensava. Não será Joao Moreira, Herdeiro. Realmente esconder um nome que o envergonha, é uma boa tentativa.1065xhp

Anónimo disse...

Marco Deixa de escrever aqui és uma vergonha .
Tem vergonha na Cara !!
A dizeres isto é um palhaçada devia ser para as tua jogadoras ?? ou então levas-te os Palhaços contigo!!
Deves pensar que somos todos Burros,
e que andamos nisto desde ontem e não te conhecemos.
Conta essas historias ao putos que eles acreditam!!
Sá falta fazeres uma exposição a FAP
para tentar salvar do castigo..
Como treinador vales pouco!!!

Anónimo disse...

Para 21 de Fevereiro de 2013 à0 02:15

Sim de facto o Marco como treinador vale pouco, porque até nem ganhou nada como treinador. As suas equipas nem passam da 1ª Fase vejam lá...
Tenho pena é que no video do jogo não se veja que o Marco está virado para o banco e não para o campo. Você sabe se o comentário era para os árbitros? Não seria desabafo pela prestação da equipa?
Pelos vistos o árbitro tem a capacidade única de os pensamentos e considerou que o que ouviu era para ele.
Em relação aos "Palhaços" (suponho que se refere aos dirigentes), valem 1000 vezes mais que aquilo que você vale.
E sim, a fazer comentários deste género, arrisco-me a dizer que você é mesmo burro.

Anónimo das 22.45

Anónimo disse...

Anónimo de 21 de Fevereiro de 2013 às 12:43
O Marco Santos é o rei da má educação.
Dizer "isto é uma palhaçada" é um gesto anti-desportivo, mesmo que não seja dirigido aos árbitros.
E se ele der um pontapé numa cadeira? Como já aconteceu.
Não será um gesto a punir?
Marco Santos é mau treinador e um ser humano mal formado.

Anónimo disse...

E um árbitro dizer para o banco do JAC, "E vocês xicos-espertos é para estarem caladinhos", podemos considerar como o quê?
Certamente não será provocação, porque os árbitros são todas pessoas sérias e apenas estão lá para apitar.
Foi uma provocação a atuação do árbitro, e isso passa impune.
Mas pronto, o Marco é que é o mau.

Anónimo disse...

o sr. marco deve ser um santo pois só disse é uma palhaçada, por isso levou 30 dias, e eu sou doido concerteza. bos noite pessoal mais um pouco de bom senso e não fica mal a ninguem, ainda não vi nenhum técnico dizer que perdeu por culpa própria, é sempre por culpa dos palhaços, não é sr. marco, esta é que é a verdade.

Anónimo disse...

e o madeira sad-alavarium não tem transmissao na andebol tv porque?

Anónimo disse...

Anónimo de 21 de Fevereiro de 2013 às 22:35

«E um árbitro dizer para o banco do JAC, "E vocês xicos-espertos é para estarem caladinhos", podemos considerar como o quê?»

Tenho por princípio que o respeito é uma coisa bonita e deve ser mútuo.
Gostaria de não acreditar no que você diz mas, infelizmente, sei de árbitros, poucos, que usam dessas conversas e que se portam mal.

Quando os clubes fizerem participações devidamente fundamentadas ao CA a coisa muda de figura.
Pode duvidar-se da eficácia do próprio CA? Talvez mas, se houver muitas reclamações, repito, devidamente fundamentadas, tudo será diferente.

E é verdade que o Sr. Marco é um indisciplinado nato.
Pode ser, o que duvido, um bom treinador, mas não pode estar no banco.

Os 'palhaços' são culpados, por vezes, porque o cartão vermelho e o respectivo relatório disciplinar são esquecidos.
Faço-me entender?

Anónimo disse...

Quanto à má educação do Marco, estamos falados.
Já esta época no jogo de juniores em valongo do vouga, a determinada altura, ele não aguentou as bocas da bancada e virado para a bancada, colocou a mão nos orgãos genitais!!!!!!
Isto numa bancada onde se encontravam vários atletas dos escalões minis e infantis.
Espero que, duma vez por todas a FAP deixe de ter medo das ameaças dos marcos e cªa e puna aquilo que tiver que punir, pois tenho a certeza de que, mesmo que o marco ameaçe, como tem feito, retirar as equipas do jac dos campeonatos, as atletas, já atingiram um determinado nível que, de certeza se isso acontecesse, não faltariam clubes de braços e portas abertas.
Seguramente que, aludindo aos rumores, ele vai ter imensas dificuldades em evitar saídas para aveiro, madeira, leiria, etc.

Anónimo disse...

A FAP se tiver que punir alguma coisa, que puna internamente quem anda a gozar com clubes como o JAC, que não é Centro de Formação por acaso, ou por favor especial. Desde nomeções de "miudos" sem qualidade para apitar jogos com o nível da PO09, a coincidências nas datas de jogos de campeonato e fases finais, como foi o ano passado, já aconteceu de quase tudo ao JAC.
Ameaças de retirar escalões? Outra vez a falar nisto? Acham mesmo que o JAC terminaria assim a meio da época com qualquer escalão? E porque motivo faria isso? Só se fosse por falta de verba.
Quanto á questão do jogo de Valongo. Realmente existe gente com muita imaginação. Estive no jogo e não me recordo de nada deste género por parte do Marco. Assisti sim foi a insultos por parte das bancadas. E mesmo que tivesse feito algo deste género (que não fez), duvido que não houvesse ninguém a pedir satisfações no fim do jogo.
Podem insultar e dizer que o Marco é mau treinador, mas dúvido que exista alguém que consiga fazer o que fez.
Em relação ás saídas para outros clubes, as atletas são livres de escolher o que acham que é melhor para elas, mas vamos a ver é se na próxima época, não serão atletas desses clubes a vir para Alcanena.
Isto é que era uma chapada para muitos.

Anónimo disse...

Anónimo de 22 de Fevereiro de 2013 às 17:38
Ninguém está a dizer mal do JAC.
A malta sabe que o Marco Santos é quase o dono do clube. Ele treina, ele grita, ele trata da parte processoal, enfim, é pau para toda a obra até para dar a táctica aos bebedores de cerveja que acompanham o JAC e só sabem atacar os árbitros.
O que está em causa é o próprio Marco.
E sim, é verdade que esse senhor teve uma atitude incorrecta no jogo com o Valongo.
O mesmo Marco que ameaça retirar, ele sim, as suas equipas das competições.
Um dia acontece que as jovens, fartas de serem maltratadas, saem. Há clubes que esperam por elas.
Não adianta bater mais no ceguinho.
O Marco não serve para nada nem para ninguém.
Fico admirado como o senhor Renato ainda o consegue aturar.

Anónimo disse...

O Marco não é dono do JAC, nem de perto. O Marco é coordenador da secção da andebol, e treinador. O Marco não tem poderes para acabar o que quer que seja. Essa decisão cabe à direcção do JAC e a mesma, não está neste momento a ponderar acabar com qualquer tipo de escalão, como se diz por aqui. Se o decidir, será no inicio e não a meio da época como o referem. E o que quer dizer com "dar a táctica aos bebedores de cerveja que acompanham o JAC e só sabem atacar os árbitros". Está a dirigir-se ao publico que acompanha os jogos ou aos dirigentes?

Anónimo disse...

Ó Renato, agora já não assumes o que escreves? Tens medo que o "big" MS se zangue contigo?
É verdade o que diz o post anterior, não sei como ainda tens paciência para o aturar!!!
Até a maior parte das miúdas já estão fartas dele!
Pelo menos é o que durante a semana desabafam por essas faculdades fora!

Renato Rocha disse...

Bem, já vi que sou aqui visado em comentários, e uma vez que isso acontece, tenho que rever todos os comentários para me inteirar da conversa, já que a minha pessoa não escreveu nem um.
Em relação ao jogo da Madeira, não há muito a dizer. Vejam o vídeo que ele fala por si. Não vale a pena defender o que quer que seja, porque só é cego quem não quer ver.
Atenção que não estou a criticar o vermelho que o Marco levou. Pessoalmente acho é exagerado o relatório disciplinar, porque como todos sabemos, existem mais pessoas a serem excluidas e não sofrem relatório. Mas enfim, se for para ser assim, que comece a ser para todos.
No que diz respeito ao jogo de Valongo, não me apercebi de nada, porque estava mais interessado em ver o jogo que em ver o Marco, porque aliás, elas é que estão a jogar e não o Marco.
Em relação ao assumir o que escrevo, faço-o sim, por isso é que aqui estou perfeitamente identificado e não atrás do anonimato, como todos. Se as miudas estão chateadas com algo e comentam isso pelas universidades, isso é normal, não são só as atletas do JAC que o fazem.
Pessoalmente, não condeno que o façam, embora gostava que fossem frontais e falassem com a pessoa em questão.
Em relação ao aturar, isso é comigo e não com vocês, por isso gostava que não me metessem ao barulho. Ou têm algo contra mim?
E como disseram aqui, as portas estão abertas e se houver alguém interessado em entrar ou sair, é só falar com o clube, como já este ano aconteceu.

Saudações

Anónimo disse...

Anónimo de 22 de Fevereiro de 2013 às 23:02
Refiro-me ao público que acompanha os jogos.
Não são eles também responsáveis por grande parte da indisciplina ainda que saindo das bancadas?

Anónimo disse...

Caro Renato Rocha
É habitual em si a boa educação, o que é de louvar.
No seu comentário confirma-se isso mesmo.
Permita-me porém que lhe diga uma coisa. Quando diz, e passo a citar, "No que diz respeito ao jogo de Valongo, não me apercebi de nada, porque estava mais interessado em ver o jogo que em ver o Marco, porque aliás, elas é que estão a jogar e não o Marco", discordo. Porque como Oficial, o senhor Renato tem a obrigação de zelar pela disciplina no banco. E pode fazê-lo sem deixar de ver o jogo embora este passe a coisa secundária em face do seu trabalho enquanto Oficial inscrito no boletim de jogo.
Quanto ao resto nada tenho a acrescentar.
Aceite os meus cumprimentos.

Renato Rocha disse...

Tem razão, tenho que zelar pela disciplina no banco, mas quando falei que estava mais interessado em ver o jogo, estava a referir-me ao controlo das entradas das jogadoras excluídas, das trocas defesa/ataque e dos curativos ás atletas. Eu não posso chegar a todo o lado e há muita coisa que me escapa. Mas aceito esse reparo, obviamente.

Anónimo disse...

Caro Renato Rocha
Consigo dá gosto trocar ideias.
Conheço a sua forma de estar no banco.
Felicito-o por isso.