gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 26 de março de 2013

P09 – Analise às 6 Primeiras - No Feminino – 21 – 2012 / 2013

Esta semana, aproveitámos a paragem para fazer uma análise às 6 primeiras classificadas. Para a próxima semana, analisaremos as últimas 6.

Com o final da primeira fase, é altura de fazer o balanço da competição até ao momento (recordamos que, tal como nos anos anteriores, não faremos o balanço no final). Vamos analisar equipa a equipa, falar dos treinadores, das estrelas, da nossa previsão e tentar falar de algo que seja menos público? Esperemos que gostem.

ALAVARIUM: A grande surpresa do campeonato. Apenas uma derrota mostra bem o grande campeonato que a equipa de Aveiro tem vindo a fazer.

As estrelas: Ana Seabra, Cláudia Correia e Mariana Lopes. Ana Seabra caiu que nem uma luva nesta equipa que gosta de jogar a um ritmo frenético e Ana Seabra continua a dar espectáculo pela sua leitura de jogo, técnica e capacidade de liderança. Cláudia Correia, nos dias de inspiração, tem uma capacidade explosiva de 1x1 única no nosso país e continua a ser uma das referências da equipa. Mariana Lopes é, para nós, a melhor atiradora do campeonato, com um poder de remate verdadeiramente assombroso. Hesitámos em colocar aqui Ana Marques (só colocaremos 3 estrelas por equipa, no máximo) porque tem feito a sua melhor época de sempre e é verdadeiramente imparável na hora de sair para o contra-ataque.

O treinador: Ulisses Pereira. Figura pública pelos seus comentários de poker na TV e pelos seus comentários sobre bolsa nos jornais económicos, Ulisses Pereira tem provado ser também um excelente treinador. Há 2 anos atrás, quando o Alavarium conseguiu um lugar nas competições europeias, Ulisses Pereira começou a aparecer como um dos bons treinadores em Portugal mas esta época tem sido a da sua grande consagração. Tem o mérito de conseguir colocar a equipa a jogar a um ritmo muito forte e a coragem de apostar num sistema defensivo muito arrojado, quase homem a homem, que tem criado muitas dificuldades às outras equipas. O maior elogio que podemos fazer a Ulisses Pereira é que, ao vermos os jogos do Alavarium, percebemos que todas as jogadoras sabem exactamente qual o seu papel dentro do campo. As suas jogadoras confidenciam-nos que - O Ulisses é quase sempre calmo e bem disposto como aparenta em campo, mas se alguma das jogadoras não sabe as chaves do jogo que ele questiona minutos antes de começar o jogo, salta-lhe a tampa -.

Pontos fortes: O arrojo do seu sistema defensivo (embora nos pareça que as equipas nos playoffs já possam estar melhor adaptadas a ele), a capacidade atiradora da sua primeira linha e um público que quase sempre enche o pavilhão, criando um ambiente de grande pressão para adversárias e árbitros.

Pontos fracos: À excepção de Ana Seabra (e Rita Alves, se bem que esta última está ainda numa fase de recuperação da sua lesão e tem sido pouco utilizada), todas as outras jogadoras são muito jovens e não têm experiência de lutar por lugares cimeiros e isso pode ser fatal. Além disso, o outro ponto fraco é o facto da ausência de esquerdinas, já que Lisa Antunes está há muitos meses que estão fora de combate.

Previsão: 2º lugar. Acreditamos que o Alavarium conseguirá chegar à final, embora aí achamos que não terá tarimba e experiência para vencer. É verdade que temos revisto sucessivamente a nossa expectativa para a classificação do Alavarium, mas a qualidade de jogo que esta equipa tem apresentado, tem-nos feito mudar de ideias.

MADEIRA SAD: Após um começo algo tremido, as campeãs nacionais fizeram uma segunda volta arrasadora e voltaram a assumir o papel de grandes candidatas ao título.

As estrelas: Renata Tavares, Cláudia Aguiar e Isabel Góis. Renata Tavares é a peça chave desta equipa, não apenas pela sua notável capacidade ofensiva, como pela forma como defende e comanda a melhor defesa do campeonato. Cláudia Aguiar marca a diferença nos contra-ataques e muitos dos jogos da equipa madeirense são ganhos à base de uma defesa muito eficaz e de um contra-ataque imparável. Isabel Góis é, claramente, a melhor Guarda-redes a actuar em Portugal, com uma estrutura física excelente para o posto específico e com uma capacidade de reacção verdadeiramente notável. Portugal tem guarda-redes para a próxima década. Seria justo também destacar Mónica Soares que, depois de um início marcado por problemas físicos, está de volta à sua melhor forma e é a única atiradora de relevo na equipa.

O treinador: Duarte Freitas. Muito contestado no início do seu trabalho no Madeira Sad, Duarte Freitas tem apresentado trabalho e, depois de ter conduzido a equipa ao título nacional, apresta-se para fazer o mesmo. Pessoa extremamente simpática, a sua personalidade tem sido decisiva para que, face aos problemas financeiros do clube, consiga manter as jogadoras motivas e focadas. As suas jogadoras dizem que é obcecado pelas questões defensivas e isso nota-se na forma como o Madeira Sad defende, sendo a melhor defesa da competição. Fez bem a Duarte Freitas deixar de ser seleccionador nacional pois esse cargo estava a abalar o seu humor e o facto de estar 100% centrado na sua equipa tem sido muito positivo para ele e para a equipa. Algumas jogadoras confidenciaram-nos que - custou adaptar-nos ao Duarte mas agora estamos adaptados e sem ele esta crise financeira teria afectado a equipa. -

Pontos fortes: A capacidade de matar os jogos em contra-ataque, a fortaleza do seu sistema defensivo, perante o qual muitas equipas parecem completamente inoperantes e a enorme experiência de algumas das suas jogadoras, podem ser decisivos no desfecho deste campeonato.

Pontos fracos: A falta de atiradoras de qualidade já que apenas Mónica Soares se pode considerar uma especialista nesta matéria.

Previsão: 1º lugar. A equipa está em crescendo e parece-nos que a única equipa que lhes pode fazer frente é o Alavarium. No entanto, o último jogo entre as equipas mostrou que o Madeira Sad é claramente superior e a maior experiência de algumas jogadoras chave pensamos ir, voltar a repetir o título.

COLÉGIO JOÃO DE BARROS: Apresentaram-se como candidatos ao título mas a equipa está longe de um rendimento que lhes permita lutar pelo título. Uma das desilusões da competição.

As estrelas: Dulce Pina, Maria Pereira e Paula Malcato. Dulce Pina, apesar de praticamente não treinar, continua a desequilibrar muitos jogos pela sua capacidade de mudança de direcção e de penetração. Maria Pereira é uma das grandes rematadoras portuguesas mas é pena ver que podia render muito mais caso cuidasse mais da sua condição física. Por último, Paula Malcato tem aproveitado muito bem esta sua primeira oportunidade numa equipa grande e é das mais eficazes jogadoras da equipa. É estranho ver Eduarda Pinheiro, Inês Catarino ou Karine Lopes fora destas estrelas, mas é sinal dos tempos de uma geração que não está a dar o salto que todos esperavam. Falta de treino?

O treinador: Paulo Félix. De feitio reservado, é um dos bons treinadores nacionais. Mas não está a conseguir motivar as suas jogadoras para treinar. Com a maioria das suas jogadoras a treinarem apenas uma vez por semana, é difícil criar equipas de topo e se, por um lado, não lhe podemos atribuir responsabilidades na campanha mais fraca já que um treinador sem treinos não pode fazer milagres, por outro lado, como líder da equipa, tem que convencer as suas atletas a treinar, fazendo-as acreditar que o andebol é perfeitamente conciliável com os estudos e trabalho. Algumas das atletas confidenciam-nos que, nos últimos anos, Paulo Félix dizia-lhes que o futuro era delas e que tinham que mostrar que podiam ser as melhores em Portugal e que, recentemente, parece mais resignado. Duvidamos que Paulo Félix queira continuar no seu projecto se não tiver garantias que poderá ter treinos, como um treinador normal?

Pontos fortes: Em termos de estatura é, sem sombra de dúvida, a melhor equipa portuguesa. Além disso, tem uma primeira linha muito poderosa e difícil de travar.

Pontos fracos: Deficiente preparação física, algo inadmissível para uma equipa candidata ao título. A falta de ambição é claramente outro dos pontos fracos de uma equipa que parecia vir a ser a dominadora do andebol português nos próximos anos, mas que parece resignada a um papel secundário. A falta de uma guarda-redes de qualidade, depois da saída de Bárbara Teixeira.

Previsão: 3º lugar. Nem na cabeça das próprias jogadoras acreditam que o título é possível, algo que ambicionavam no início do ano. Se tudo correr como normalmente, cruzarão com o Madeira Sad nas meias-finais e, dada a diferença de qualidade de ambas as equipas, as esperanças do título morrerão aí.

JUVE LIS: Um campeonato irregular de uma equipa que consegue bater o Colégio João de Barros e lutar de igual para igual, em casa, com o Madeira Sad, mas que depois tem deslizes inadmissíveis.

As estrelas: Telma Amado e Inês Silva. Telma Amado vem subindo e é já hoje a segunda melhor pivot portuguesa, logo atrás de Renata Tavares. A sua excelente compleição física e uma óptima pega de bola fazem dela a jogadora mais decisiva da equipa. Inês Silva está mais madura e mais consistente, sendo muito forte nas acções de 1x1, o que a torna uma jogadora bastante difícil de defender. A outra estrela seria Gizelle Carvalho, mas o infortúnio bateu-lhe à porta no início do campeonato e foi uma época perdida para uma das mais importantes jogadoras leirienses.

O treinador: André Afra. André Afra é o grande obreiro da evolução do andebol feminino da Juve Lis nos últimos anos. A equipa defende com uma garra muito característica do seu treinador que consegue incutir um espírito guerreiro nas suas atletas. Tem um feitio muito difícil no seu relacionamento com árbitros e adversários e não é bonito vê-lo, por vezes, em picardias com atletas adversárias. No entanto, as suas jogadoras confidenciam que isso faz parte da sua personalidade e que as jogadoras vêem nele um líder e alguém que as levanta do chão nos momentos de maior dificuldade.

Pontos fortes: A excelente postura defensiva da equipa, onde é raro verem atletas serem batidas nos duelos 1x1. A recuperação defensiva é também um ponto forte de uma equipa que sofre muito poucos golos de contra-ataques directos. Por último, talvez seja a equipa com o espírito combativo mais forte, o que fazem desta equipa sempre um adversário temido por todos.

Pontos fracos: A sua circulação de bola é extremamente lenta, algo completamente desadequado a uma equipa que quer estar entre as melhores. A ausência de uma líder em campo, já que a lesão de Gizelle Carvalho retirou à equipa a sua líder por natureza.

Previsão: 4º lugar. O seu treinador afirmou que a Juve Lis este ano ia lutar pelo título, mas não tem mostrado qualidade para isso. O seu jogo com o Jac promete ser a eliminatória mais interessante da primeira ronda dos playoffs mas acreditamos que a Juve é mais equipa e irá passar à segunda ronda, onde aí deverá ser eliminada pelo Alavarium.

JAC. A equipa de Alcanena é a outra grande surpresa da competição. A mais jovem equipa do campeonato, teve uma excelente prestação e conseguiu terminar a primeira fase no 5º lugar.

As estrelas: Patrícia Rodrigues e Vanessa Oliveira. Patrícia Rodrigues é uma das melhores jogadoras do campeonato. Impressiona que uma jogadora tão nova tenha uma capacidade de leitura de jogo tão grande, além da natural capacidade técnica que possui. Patrícia Rodrigues é a jogadora chave do JAC e muito deste 5º lugar se deve a ela. Vanessa Oliveira é uma das melhores marcadoras do campeonato e se a época passada foi a da sua revelação, esta época é a da sua confirmação, jogando num posto específico muito difícil para uma destra.

Treinador: Marco Santos. É um dos mais polémicos treinadores do andebol feminino. Sem papas na língua, muitas das vezes diz mais do que deveria dizer mas a sua frontalidade também o ajuda a marcar pontos, sobretudo pelo excelente trabalho que o Jac tem feito ao longo dos últimos anos sendo hoje, na nossa opinião, a melhor escola de andebol feminino em Portugal. Marco Santos está, por isso, de parabéns, embora tenha que perceber que no escalão sénior, ainda falta bastante ao Jac para chegar ao topo e que as suas jogadoras precisam ainda de progredir e há que ser um pouco mais humilde e mais tolerante com as equipas de arbitragem. As suas atletas confidenciam que o Marco é o grande responsável por tudo o que de bom lhes tem acontecido, mas confessam que nem sempre é fácil lidar com ele nos momentos de stress, sobretudo a sua esposa, também atleta, Vera Gorjão. Mas, dizem elas, que com um treinador mais calmo e menos exigente, nunca teriam chegado onde chegaram.

Pontos fortes: Excelente condição física que lhes permite aguentar 60 minutos com intensidade. O excelente entrosamento entre as jogadoras que parece saberem jogar de olhos fechados umas com as outras.

Pontos fracos: Falta de uma guarda-redes de qualidade e excessiva dependência de Patrícia Rodrigues pois, sempre que esta rende menos, o Jac tem muita dificuldade em triunfar. O ritmo do seu ataque pára em Neuza Valente que se agarra em demasia à bola. Não surpreende, por isso, que o melhor período do Jac foi quando esteve lesionada.

Previsão: 7º lugar. Achamos que as fraquezas do Jac e a sua menor experiência, não lhe permitirão ultrapassar a Juve Lis, naquela que é a eliminatória mais equilibrada da primeira ronda dos playoff. Achamos, inclusivamente, que a seguir, o Jac poderá perder com o Colégio de gaia e ser relegado para a segunda metade da classificação.

SPORTS MADEIRA: Depois de um péssimo começo, a equipa começou a encontrar-se e conseguiu acabar a primeira fase na primeira metade da tabela.

As estrelas: Sara Gonçalves, Maria Rodrigues e Jéssica Ferreira. Sara Gonçalves é a jogadora do campeonato que costumamos dizer que não sabe jogar mal. Pensamos que isto diz tudo da qualidade de uma jogadora que, além do seu desempenho como jogadora, é uma verdadeira líder no balneário. Maria Rodrigues não tem ainda a consistência de Sara Gonçalves, mas consegue fazer jogos de grande qualidade e quando ganhar mais massa muscular pode ser um caso sério. Jéssica Ferreira é uma das grandes revelações do campeonato e uma das guarda-redes de grande futuro. Nos últimos jogos, tem sido menos utilizada e, apesar da qualidade da outra opção, Jéssica Ferreira consegue virar jogos.

Treinador: Vítor Rodrigues. De sorriso fácil e bom trato, Vítor Rodrigues tinha uma missão muito difícil que era construir uma equipa compensando a saída de jogadoras muito importantes. E o início não foi fácil, mas Vítor Rodrigues conseguiu colocar a equipa a jogar à sua imagem, com constantes reposições rápidas após golo, jogando um andebol moderno. Vítor Rodrigues vive com uma espada em cima da cabeça pois é provável que a Madeira apenas tenha uma equipa sénior para o ano e consta-se que Duarte Freitas será o treinador mas algumas jogadoras confidenciaram-nos que jamais trocariam o Vítor pelo Duarte e que farão tudo para demover quem de direito dessa ideia.

Pontos fortes: Facilidade em sair para o contra-ataque e até nas reposições após golo, a equipa consegue fazê-lo a um ritmo supersónico. Em casa, a sua intensidade defensiva é das mais altas da competição, o que torna uma equipa muito difícil de bater no Funchal.

Pontos fracos: Alguma imaturidade complica jogos que deveriam ser mais fáceis. Por outro lado, fora do Funchal, a equipa revela uma atitude muito macia a defender, o que torna a equipa muito débil nos jogos fora.

Previsão: 6º lugar: Não acreditamos que o Sports consiga eliminar o Colégio João de Barros, embora no Funchal, como já dissemos, podem fazer uma surpresa dada a qualidade que têm quando jogam em casa. Acreditamos que, pelo facto das eliminatórias de consolação apenas se disputarem em duas mãos, o Sports Madeira possa perder com o Colégio de Gaia e acabar em 6º lugar.

Para a semana, analisaremos as 6 restantes equipas do campeonato. Como sempre, o melhor do andebol feminino português é aqui neste espaço!

Críticos Femininos

20 comentários:

Anónimo disse...

Gosto muito do "pormenor cusco" das confidências que as atletas fazem aos críticos...são opiniões pessoais, que valem o que valem, pois cada um tem o seu feitio e em nada abonam esta critoca relativamente bem estruturada, apesar de se basear mais em simpatias do que em qualidade, em 50% das observações.
Então as confidências em relação ao treinador do Sports Madeira...são de rir!!Se realmente só existir uma equipa, escolham outro...senão a equipa será como as crónicas do banhadas...baseada em simpatias!!
A Rita Alves já não é jovem e tem muita experiência??? LOL Adquirida onde, na Maia...porque na Madeira nem deu para aquecer...
Mariana Lopes com um poder de remate "verdadeiramente assombroso"?? Acham mesmo...remata sempre da mesma maneira, consoante a trajectória...e a meia altura ou para baixo...fraquinha...E a se a Ana Marques é imparável no contra-ataque...a Claudia Aguiar é de outro planeta, só pode!!! E a Sara Gonçalves também!!
A Telam Amado vem logo a seguir à Renata Tavares...tão no gozo??
Ai ai...esforcem-se mais em obter argumentos e justificações reais, do que "confidências"...

Anónimo disse...

Ulisses tem melhorado graças ao investimento que tem sido feito na equipa e não própriamente do seu trabalho. Tirem-lhe as aquisições dos últimos dois anos e está a lutar no fundo da tabela. Todavia com o nível de jogadores que tem contratado é perfeitamente possível atacar o titulo.Para mais vai contar decerto com a arbitragem do seu lado e sabemos bem porquê.

Anónimo disse...

Excelente trabalho de observação e previsão de resultados, pontos fortes e pontos fracos. Assim se trata muito bem o Andebol, seja feminino seja masculino. obrigado.
ADC

Anónimo disse...

Excelente análise! Dois comentários:

O Nene nao tem culpa que as suas jogadoras não possam/queiram treinar. para o que treinam, muito ainda faz ele. Se é verdade que algumas não podem mesmo outras fazem muito pouco esforço para o fazer.

A SAD vai mesmo ser campeã no último ano da equipa. Está já decidido o final das SADS de andebol na Madeira.

Anónimo disse...

Lamento mas vão falhas nas vossas previsões. Com a Patrícia e Neuza em grande forma, o JAC vai mesmo eliminar a Juve Lis.

De resto, óptima crónica!

Anónimo disse...

Como é que podem considerar o ALVARIUM uma surpresa? Pelos orçamentos de RICOS, Madeira e Alavarium têm de ser 1º e 2º classificados, respetivamente.

Anónimo disse...

Estas SADs não são as mesmas que iam acabar o ano passado???

Renato Rocha disse...

Gostei da crónica.
Vamos a ver se o Banhadas acerta na previsão ou não. Pessoalmente acho que estando ao nosso melhor nível podemos vencer os jogos.

Anónimo disse...

Realmente, a parte das guarda-redes do JAC é verdade, o Marco pensava que a Nance seria uma grande contratação, mas pelos vistos...
Mas de resto nada a apontar, JAC, grande equipa, continuem o vosso excelente trabalho!

CC

Anónimo disse...

Quando a malta não consegue estar ao nível dos melhores vem falar disto e daquilo e até de arbitragens.

Madeira Sad e Alavarium têm estado muito acima das outras equipas e vocês vêm falar dos árbitros? Realmente é preciso ter lata.

Agora só faltava dizerem que em futebol o Benfica e o Porto são os melhores por causa dos árbitros e disto e daquilo.

Já repararam quantas vezes treinam a maior parte das equipas?

Já repararam que o João de Barros tem uma equipa fortíssima mas que se calhar não treina como deve ser?

Mas não, continuamos com dor de cotovelo...

Anónimo disse...

O primeiro anónimo é da Sad. Meninas mimadas que julgam serem as maiores, para o ano se quiserem jogar andebol têm que vir para o Sports. Vai doer a algumas, eu sei.

Sobretudo porque vocês destilam veneno em relação ao Sports, em relação ao Alavarium, em relação a toda a gente!

Se vierem para o Sports vão aprender o que é equipa e amizade.

Anónimo disse...

Uns dizem que as jogadoras do Ala são fracas e não merecem elogios. Outros dizem que o treinador é fraco.

Vocês decidam-se afinal quem é fraco. É que os fraquinhos perderam um jogo apenas...

Sabem qual é o problema? É que jogadoras e treinadores no Ala formam um grupo muito forte e coeso. Isso é que se calhar outras equipas não estão habituadas.

Felizmente ainda há muitas equipas no campeonato também com bom espírito, com amizade entre jogadoras.

Continuem a dizer mal do Ala. Olhem a nossa cara de preocupadas...

Anónimo disse...

Gosto da crónica porque diz bem e mal. E concordo na generalidade com ela. Isto é um verdadeiro serviço público!

Acho que o Jac pode surpreender a Juve Lis e o João de Barros pode não ganhar no Funchal. Penso que essas vão ser duas eliminatórias interessantes.

Anónimo disse...

A análise está muito boa mas acho que estão a ver poucos pontos fracos na Juve Lis e é uma equipa que está cheia deles.

O Afra manda em tudo e todos e ganhar naquele pavilhão é quase impossível porque a Célia controla tudo e todos.

Anónimo disse...

Quero ver a análise das 6 últimas. O que dirão do Santa Joana? Eles praticamente já assumiram que desceram, tal a falta de assiduidade aos treinos.

Penso que a análise está muito boa. Discordo de algumas coisas mas uma análise é isso mesmo, uma opinião. O Banhadas continua em grande nestas crónicas do andebol feminino e o campeonato agradece!

Anónimo disse...

Porque é que as pessoas nos comentários só dizem mal? Ou é dos árbitros ou dos jogadores ou dos treinadores ou de quem escreve as crónicas!

Dou os parabéns ao Banhadas por escrever sempre crónicas construtivas, bem argumentadas.

Infelizmente, acho que a Sad vai ganhar. Digo infelizmente porque não vou muito à bola com aquelas velhas arrogantes (Renata Tavares, Cláudia) e preferia que fosse um Colégio João de Barros ou Alavarium a vencer para vermos algo novo, mas a realidade é que a Madeira Sad tem outra experiência que as outra snão têm e vão ganhar.

Anonimo disse...

Boa Tarde,

Acho que cronicas destas deviriam ser feitas mais vezes, pois acho que é construtiva, e não se limita como vemos mtas vezes nos comentários ou noutras cronicas a dizer mal de A ou B.

Penso que na sua grande maioria tanto atletas, treinadores, dirigentes e todos aqueles que trabalham em nome de um clube querem o melhor para o andebol, seja ele Masculino ou Feminino.

Apenas queria fazer uma resalva, em relação ao comentário onde estou incluida.Sem duvida que jogo numa grande Equipa e se não achasse que tinha possibilidades de ser Campeã Nacional no João de Barros, não me teria mudado de Lisboa onde tenho a minha vida toda, para Leiria, onde é uma constante as viagens e logistica Fim de semana após Fim de semana.

Apesar dos resultados, continuo a acreditar que isso é possivel agora que vamos entrar nos Playoffs. Como disse atrás, a resalva que faço é em relação ao terem dito "Paula Malcato tem aproveitado muito bem esta sua primeira oportunidade numa equipa grande", bem sei que este blog existe á pouco tempo, pelos menos á menos do que aqueles que tenho como jogadora, 20anos, mas para que saibam, quem escreve as cronicas, joguei 10anos no Liceu Camões, orientada pela Professora Fatima Monge da Silva (Fa), jogámos varios anos na 1ª divisão, conseguimos inclusivamente num ano, que já não me lembro qual, ter acesso ás Competiçoes Europeias, mas que por falta de Verba não podemos ir, foi nesse ano o Porto Salvo, ocupar a nossa vaga.
A minha Equipa tinha como jogadoras, só para referir alguns nomes, Virginia Ganau, Carla Pedro, Célia Matos, Marta Matos, Claudia, Sandra Soares, Filipa Cardoso, todas sem excepção jogadoras da Seleção Nacional, assim como tambem na altura, na minha modesta opinião o Campeonato era mais competitivo. Posso tambem dizer que na altura o Gaia era assim como o Camões uma equipa recheada de estrelas com Ana Seabra, Cândida, Ana Alves, etc. Mas certamente poucas são as pessoas/Atletas que actualmente conheçem os nomes que referi, possivelmente só reconheçem a Seabra e a Gi.

Isto para dizer, que experiência de 1ªdivisão já tinha, jogar numa equipa grande sem duvida que tambem, mas o que me prende ao andebol, não são os titulos que posso ganhar, mas as amizades que faço e o gosto e alegria que me dá jogar andebol.
Até porque clubes grandes não são só aqueles que ganham titulos, muitas vezes esses são pequenos de espirito, grandes são tambem aqueles que durante anos a fio elevam o andebol, promovendo actividades relacionadas com a modalidade, em vários escalões, e sem duvida nenhuma que ai tenho de incluir o Passos Manuel que é Gigante nesse aspeto, assim como o Gaia, entre outros.

Desejo a todos um Bom Playoff e uma Boa Pascoa.

Paula Malcato

Anónimo disse...

Sou adepto do Andebol feminino e em relação ao comentário que inclui o seguinte texto

" Infelizmente, acho que a Sad vai ganhar. Digo infelizmente porque não vou muito à bola com aquelas velhas arrogantes (Renata Tavares, Cláudia... "

Tenho só uma coisa a dizer... QUE PENA O CAMPEONATO NÃO ESTAR RECHEADO DE VELHAS COMO A RENATA E A CLÁUDIA, tinha um nível muito mais elevado. Qto à análise pessoal q faz das referidas atletas (velhas arrogantes), só faz anonimamente e porque não é um felizardo como eu, que as conheço pessoalmente, e de arrogantes não têm nada ...

Anónimo disse...

O problema destes críticos femininos é que estão ligados directamente ao trabalho diário de 3 equipas. São tão tendenciosos que não tem credito e descredibilizam completamente o blog. Por favor, apoiem o Andebol feminino. Falem de Andebol! difícil, não é? Pois é, é só para quem sabe!!!

Anónimo disse...

Não façam comentários dos ultimos 6, por favor. Eles são tão maus, como vocês dizem... Só se safa o Santa Joana.