gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 9 de março de 2013

PO11 – 2012 / 2013 – 2.ª Fase - Sorteio

Realizou-se em 05-03-13, o sorteio da PO11 (Campeonato Nacional Juniores Femininos), prova não fixa, que foi reactivada, depois de uma época de suspensão do escalão, que tal como todas as provas não fixas, teve a sua 1.ª Fase a ser disputada sob a responsabilidade das associações. 
 
Foi criada uma norma que se pretendia fosse de bom senso, e permitia aos clubes uma utilização das jovens nascidas em 95 unicamente em dois escalões, ou seja por exemplo em Juvenis e em Seniores.
 
Mas parece-nos que a utilização maciça de jovens com aptidão médica para o escalão superior nomeadamente juniores em seniores, deu origem que alguns “mais entendidos” na matéria tivessem a tendência de disputar dois campeonatos com provavelmente as mesmas jogadores, e agora após este sorteio chovem as criticas às datas que são coincidentes com o outro escalão. Entenda-se desde já que são duas provas distintas, destinadas a escalões etários diferenciados, onde a utilização de atletas de um escalão inferior deve ser uma excepção e não uma regra, e o que os princípios de equidade competitiva não podem nem devem ser alterados. Esteve bem na nossa opinião a Federação ao manter as datas existentes num planeamento que se encontra distribuído desde 02-10-2012.
 
Esta prova (na nossa opinião), estava á partida limitada na sua participação, pois numa primeira fase apenas foi disputado por 12 equipas, e nenhuma situada geograficamente abaixo de Santarém o que se lamenta. Muito trabalho existe a fazer neste escalão.
 
No CO n.º 11 desta época, divulgou a Federação a estrutura desta provas, que foi mais tarde completada pelos conteúdos dos CO n.º 23 e 24, onde se indicavam os sistemas de disputa bem como o número de apurados por cada zona (num total de apenas 2 zonas).
 
Estranha-se mais uma vez que a Federação tenha efectuado o sorteio, desta fase da prova, sem ter divulgado as equipas apuradas em cada zona, o que é uma pena.
 
PO11 - Campeonato Nacional Juniores Femininos
2.ª Fase – 6 equipas – Inicio em 17-03-13
 
Apurados
Zona 1 (3) - CA Leça, Maiastars e Almeida Garrett
Zona 2 (3) - JAC-Alcanena, Valongo Vouga e Juventude Lis
 
A prova será disputada em zona única no sistema de TxT a duas voltas.
 
O 1.º, 2.º e 3.º Classificados ficam apurados para a 3,ª Fase (Fase Final), a que juntará uma 4.ª equipa que será o representante da Madeira, que será disputada em concentração no sistema de TxT a uma volta.
 
Constituição da zona única - CA Leça, Maiastars, Almeida Garrett, JAC-Alcanena, Valongo Vouga e Juventude Lis.
 
O Formador

4 comentários:

Anónimo disse...

As criticas que "chovem" em relação ás datas tem a ver com a falta de atenção no planeamento das mesmas. Quem faz os planeamentos na FAP estará de boa saúde mental? Lá têm os clubes que fazer alterações. Felizmente todos se dão bem e lá vão dando "jeitinhos" nos seus calendários para que tudo corra pelo melhor.
O Campeonato de Juniores, esteve praticamente parado 2 meses em ambas as zonas. Porquê? Foi para agora meter jogos uns em cima dos outros? Agora já há pressas?
E mais, concordo com o Banhadas quando diz que existem poucas equipas para disputar o Campeonato de Juniores. Mais uma razão para erros destes serem inconsebiveis.
Atletas de um escalão a disputar jogos no escalão acima? Concordo plenamente e apoio quem o faz. As atletas só evoluem se jogarem com as melhores. Só assim é que as gerações futuras podem ter alguma esperança em ser melhores atletas. A qualidade do nosso campeonato senior até pode não ser das melhores, mas ainda vai permitindo que as nossas jovens possam evoluir. Acham que a Patricia do JAC chegou onde chegou a jogar unicamente no seu escalão?
Desrespeitem os clubes que além de terem todos os escalões de formação ainda fazem o esforço de ter seniores, que vão ver o que vai acontecer daqui a uns anos ao andebol em Portugal. Temos este ano um bom exemplo: das 12 equipas de seniores, quantas têm todos os escalões de formação? E que resultados apresentam ao longo dos anos? Eu digo, são 4: JAC, JUVE, CALE e MAIA. São estes que ano após ano estão presentes nas fases finais e que mais atletas dão ás seleções. Onde anda a formação da SAD? Do CJB? Do Gaia?

Anónimo disse...

Parece-me que os únicos prejudicados serão as equipas do cale,leiria e do alcanena. o valongo não tem senioresm o garrett usa pontualmente, as do maia não tem qualidade para jogar nas seniores. agora a que sai mais prejudicada é o alcanena, mas de certeza que a fap fará mais uma vez uma ajudazita a esta fonte de seleccionaveis.

Anónimo disse...

Apurados
Zona 1 (3) - CA Leça, Maiastars e Almeida Garrett
Zona 2 (3) - JAC-Alcanena, Valongo Vouga e Juventude Lis

Só uma coisinha, porque é que os nomes das equipas da Zona 2 estão maiores na notícia ? Devido à superioridade em relação às da zona 1 ?

Anónimo disse...

Ora aí estão novamente as habilidades do marco!
Os jogos da po11 tinham que ser marcados até ao dia 8 e até este momento, só marcou a 1ª jornada e logo para as férias da pascoa!
Será que ligou para a fap a pedir mais uns dias para conjugar com as seniores e marcar a seu bel prazer?