gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 2 de abril de 2013

Breve Crónica sobre a PO11 – 01 – 2012 / 2013 - XI

Com um novo colaborador, que se debruçar, sempre que possível sobre as nossas Juniores Femininas, em especial sobre a PO11. Esta é a sua
primeira crónica, expressando a sua opinião.

PO11 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Juniores Femininos.
2.ª Fase

JAC
Claramente, o favorito à conquista do título.

Assentando o seu jogo, no tridente Patrícia Rodrigues, Neuza Valente e Vanessa Oliveira, parece-nos que salvo qualquer imprevisto, será o vencedor desta fase.

A única condicionante e aguardámos para ver, até que ponto, a ambição de obter um lugar ambicioso na PO9, poderá afeitar os resultados da PO11, uma vez que, a "manta" (equipa) é curta!

E, pensámos que, nesta fase da época, o Marco, não irá conseguir adiar os jogos quando quer e será forçado a jornadas duplas (seniores e juniores).

O ponto mais fraco do JAC, são tal como, em anos anteriores, as suas guarda-redes.

JUVE LIS
Será a equipa que, em nossa opinião, poderá fazer frente ao JAC.

Apresenta um andebol moderno, assente nas suas principais figuras - Ana Gante, Francisca Marques e Patrícia Mendes, que acumulando experiência nas seniores, poderão utilizá-la nas juniores.

Tem a melhor guarda-redes do escalão (Sofia João) mas que, esta época, não tem estado ao seu melhor nível.

Tal como o JAC, veremos como reagem as atletas às jornadas duplas.

CALE
O CALE, parece-nos demasiado dependente de Sofia Mota, no entanto, dada a experiência adquirida nas seniores, poderá continuar a resolver jogos.

Realça-se a clara subida de forma da pivot Ana Carneiro enquanto no patamar oposto, a central Daniela Mendes, revela um claro abaixamento de forma.

No entanto, o CALE, é claramente um dos fortes candidatos à fase final.

VALONGO DO VOUGA
A equipa mais jovem das presentes nesta segunda fase, o que não quer dizer a mais fraca.

Dispõe de uma das mais talentosas jogadoras jovens do andebol português (Sandra Santiago) que, quando se preocupa, exclusivamente, em jogar andebol, ajuda a decidir jogos.

A acompanhá-la, embora num patamar inferior, Inês Veiga e Maria Coelho.

Apesar da sua juventude, será uma equipa a ver com muita atenção.

MAIASTARS
O Maiastars, quer pelo historial, quer pela qualidade de algumas atletas, será sempre um dos candidatos à presença na fase final, apesar de, tal como nas seniores, apresentar um modelo de jogo, já pouco visto.

Maria Cerqueira e a pivot Ana Azevedo são duas atletas que fizeram regularmente parte da equipa sénior A, adquirindo bastante experiência.

As restantes juniores, foram jogando na equipa B.

Nesta equipa aguardámos para ver a evolução da central Catarina Teixeira, bem como das pontas Joana Sousa e Catarina Rodrigues.

Os pontos fracos do Maiastars, são o modelo de jogo e as suas guarda-redes.

ALMEIDA GARRETT
Claramente, a mais fraca de todas as participantes, nesta fase.

Para nós, analistas, foi uma enorme surpresa, o não apuramento do AC. Porto mas, erros administrativos, objetaram o seu apuramento.

Quanto ao Garrett, vive do desempenho de Cristiana Morgado (Kiki) que, esta época, andará com a cabeça, bem longe do andebol e isso tem-se refletido nos seus fracos desempenhos.

Terá sido, a não autorização, da transferência para o CALE, no início da época?

Inclusivamente, tivemos conhecimento que, já esteve castigada pelo próprio clube!

Apesar de todas estas condicionantes, a grande vitória do Garrett (apuramento para a 2ª. fase) já foi conseguida.

Neste momento, já se jogou a 1ª. Jornada e confirma-se aquilo que se analisou anteriormente, ou seja, os 3 favoritos à passagem à fase final (JAC, JUVE LIS e CALE) ganharam os seus jogos.

Já este fim de semana, num torneio da Páscoa, obtivemos uma informação, de que, tal como aconteceu no masculino, também o representante da Madeira, não irá participar na fase final, logo, se se vier a confirmar essa informação, Valongo do Vouga e Maiastars, discutirão entre si o 4º. Lugar.

Sousa (Ribeirinho)

13 comentários:

Anónimo disse...

Em relação ao CALE a central Daniela Mendes não está em baixa forma, aliás pelo contrário fez um bom jogo contra o Alm Garret!
Outra coisa a não esquecer é a sua guarda redes Sara Amorim que também tem sido aposta constante nas séniores, e poderá fazer a diferença!
Penso que o 3 lugar ira ser disputado entre o valongo e o cale, pois o valongo é uma equipa bastante forte a jogar em sua casa, e será muito complicado para o Cale ir vencer!

Anónimo disse...

As pessoas antes de escreverem este tipo de barbaridades, deveriam ter o mínimo de tento na testa e vergonha na cara. Quem lhe contou essa perfeita aldrabice da Cristiana Morgado ?

Excelente post, muito bem enquadrado no blog em questão.


Vasco Ramos

Anónimo disse...

A ponta do maiastars não se chama Joana Sousa, mas sim Joana Silva !

Anónimo disse...

Maria Cerqueira e a pivot Ana Azevedo são duas atletas que fizeram regularmente parte da equipa sénior A, adquirindo bastante experiência.

Como assim estas atletas quase não jogaram, foram muito pouco utilizadas, convinha que se informassem antes de comentarem.

Anónimo disse...

Gostava de saber quem vos disse que a equipa da Madeira não irá participar na fase final? Oue já estão com medo e querem anular um forte opositor? Não deve ser por causa de dinheiro que a equipa da Madeira pode ser mais forte e candidata ao título. Na altura certa, uma vez mais, os vossos colaboradores ou informadores, vão perder a credibilidade. E quem espera que a Madeira não esteja presente, retire essa ideia da cabeça. Não há apoios para deslocações, mas os clubes e os pais estão a reunir meios para poder assegurar a participação da equipa campeã regional.
Quanto ao resto, as vossas análises são, como sempre, muito curiosas e tendenciosas...

O Madeirense sempre atento!

Renato Rocha disse...

Não entendo o porque do novo colaborador mandar a "boca" das alterações dos jogos do JAC, mas como é novo nestas andanças até nem vou ligar muito.
Se fizesse os trabalhos de casa, saberia bem que muitas jogadoras (não só do JAC, mas de todas as que jogam em seniores pelos respetivos clubes) foram e vão ser sujeitas a jornadas duplas.
Obviamente que com este calendário apertadissimo elas vão ser mais que as que se desejavam, mas...
Concordo em relação á "manta" ser curta, mas sempre foi assim e não há volta a dar.

Anónimo disse...

Esta pessoa em que é que se baseia para tecer certo tipo de comentários acerca dos clubes ou das atletas???? Sabe de coisas que mais ninguém sabe, ou acredita em tudo o que lhe dizem e por isso é um verdadeiro anormal...

Anónimo disse...

Parabéns os escaloes de formação do feminino já mereciam a V/atenção.
Algumas das atletas acima mencionadas são sem dúvida das melhores e algumas e muito bem representam as nossas seleções, mas seria muito bom que os nossos selecionadores estivessem atentos pois há duas atletas que deveriam ser observadas pois nos seus postos são das melhores e não só no seu escalão.
Prestem atenção á guarda-redes do Cale de seu nome Sara Amorim e á Central do Maiastars de seu nome Catarina Teixeira, tenho visto grandes jogos destas duas atletas, merecem ser observadas.

Desejo as todas as equipas um bom campeonato.

Rodolfo Matos

Anónimo disse...

Quando me disponibilizei para fazer esta análise à PO11, não foi minha intenção, ferir susceptibilidades e muito menos arranjar conflitos com quer que seja.
Se alguém ficou ofendido, desde já as minhas desculpas.
Esta análise foi baseada nas minhas próprias visualizações, visto que, como residente na zona centro (norte) do país tenho visto bastantes jogos (PO9-PO10 e PO11) nas zonas de Aveiro e Porto.
Ontem mesmo, assisti ao Valongo-Maiastars e tal como referi na análise, são duas excelentes equipas (pena foi a dupla de arbitragem não ter mostrado categoria para dirigir aquele jogo).
O Valongo depende das 3 atletas anteriormente referidas e foram elas que marcaram 80% dos golos.
Realce ainda para a boa actuação da ponta esquerda.
Quanto ao Maiastars, algumas atletas não confirmaram as minhas expectativas e aquilo que se verificou (e que desconhecia) foi a grande utilização de atletas juvenis que não se intimidaram e bem pelo contrário, assumiram as despesas do jogo, relegando para o banco as mais experientes.
As atletas mencionadas na análise acusaram manifestamente, a pressão do jogo.
No entanto, foi um jogo, extremamente bem disputado até ao fim, com a equipa da maia a lutar até ao último segundo do jogo.
No próximo fim de semana há mais!
SOUSA (Ribeirinho)

Anónimo disse...

Sr. Sousa não me parece ter ofendido ninguém, haverá sempre gente que está contra tudo o que se diz... enfim.

Continue a ver os jogos da PO11 pois é uma fase onde poderá assistir a bons jogos.

Renato Rocha disse...

Sr Comentador, desde já manifesto o meu agrado por "dar a cara" e responder aos comentários que são feitos neste blog. Gostava que quem faz as crónicas da PO09 também tivesse a coragem de responder ao que por vezes aqui é dito. Sei que é dificil porque por vezes os comentários são mais que muitos e muitos deles para "lavar a roupa".
Concordo com o anónimo de 4 de Abril de 2013 à0 18:08, que diz que não ofendeu ningúem. Não ofendeu, mas por vezes é desnecessário comentar certas situações que não se passam dentro das 4 linhas (alterações de jogos no meu caso em concreto).
Finalmente, gostaria também de o felicitar por finalmente haver algúem neste Blog, que fala de arbitragens, ao contrário dos seus colegas "cronistas" da PO09. Acho que não é preciso haver uma análise detalhada, mas por vezes ficava bem falar nos árbitros pois também fazem parte do jogo.

Continuação de bom trabalho.

Anónimo disse...

Talvez um dia o senhor Sousa (Ribeirinho) também faça uma breve crónica da Fase Final da PO10 tal como fez para a PO11.

Anónimo disse...

Ao Sr. Sousa (Ribeirinho)

Tem de trocar as suas fontes informativas, pois coisas que disse acerca de Cristiana Morgado (Kiki) são mentira. Se não foram coisas que lhe disseram e se foram ditas por si, então tenho a dizer-lhe que é um grande mentiroso, pois a Kiki nunca esteve de saída para o Cale, nem tão pouco foi castigada pela direcção do CJ Almeida Garrett. (Digo porque sou dirigente do Garrett e sei o que digo)!

Sobre a análise, concordo que o Garrett é a equipa mais fraca, porque está com atletas lesionadas e outras por motivos profissionais não podem dar o seu contributo à equipa, mas chegar ao ponto de já estar a afirmar que uma vez que a equipa da madeira não vai estar presente na final (o que parece também não tem fundamento), serão as equipas do Maiastars e Valongo do Vouga a fazerem disputa entre si, acho que mais uma vez pode estar equivocado. às vezes as equipas chamadas mais fracas podem surpreender!

Sr. Sousa, antes de dar bitaites, informe-se bem daquilo que vai escrever!

Fernando Oliveira.