gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Crónica de Fim de Semana no Feminino 22 – Play OFF

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.
PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Play Off - 1/8 Final
1.ª Mão
Maiastars 23 -
39 Alavarium
Colégio Gaia 19 -
26 Madeira SAD
CS Madeira 25 -
28 João Barros
JAC-Alcanena 28 -
30 Juventude Lis

Grupo "B"
1.ª Jornada
Dia 06-04-13
Santa Joana 37 - 33Passos Manuel
CA Leça 25 -
26 Juventude Mar
 
Começou a grande festa dos play-off! E pode dizer-se que começou da melhor forma, com jogos bastante equilibrados, muita emoção, muitos espectadores nas bancadas e até o regresso inesperado de uma das melhores jogadoras do passado do andebol português. Este pode ser um modelo que não premeie a regularidade mas é, sem dúvida, o modelo que traz emoção e espectadores aos pavilhões até à final.
 
O encontro mais aguardado desta primeira ronda era o JAC / Juve Lis e o encontro correspondeu a todas essas expectativas. Um jogo de grande intensidade, muito equilibrado e onde foi preciso um prolongamento para determinar o vencedor deste jogo 1 da eliminatória. O JAC ainda deve estar a pensar como deixou escapar esta oportunidade de se colocar em vantagem desta eliminatória. A equipa de Alcanena fez um excelente jogo, saudando-se o regresso de Neuza Valente às grandes exibições. E quando alguém consegue acompanhar Patrícia Rodrigues nas grandes exibições, o JAC torna-se uma equipa temível. A equipa defendeu bem, mas faltou-lhe a maturidade para segurar a vantagem nos instantes finais do tempo regulamentar. E faltou também que mais alguém acompanhasse aquele duo que esteve em grande. No prolongamento, faltaram pernas ao JAC já que Marco Santos quase não rodou a equipa durante os 60 minutos. A Juve Lis teve os habituais problemas ofensivos, mas teve do seu lado uma excelente postura defensiva e, sobretudo, um plantel mais homogéneo que a formação de Alcanena que permitiu que várias jogadoras fossem aparecendo em diversos momentos do jogo e tivesse mais frescura física e mental para vencerem no prolongamento. Inês Silva e Ana Gante foram preponderantes na primeira linha mas, na nossa opinião, foi o ressurgimento de Mariama Sano que surpreendeu e foi decisivo, criando muitos problemas à defesa do JAC. A Juve Lis ganha assim vantagem na eliminatória e, aparentemente, tem tudo a seu favor pois tem 2 jogos em casa, caso seja necessário. Mas há que não esquecer que todos os jogos entre estas equipas têm sido muito equilibrados, pelo que nos parece que é a única eliminatória ainda verdadeiramente em aberto.
 
No Funchal, o Colégio João de Barros venceu o Sports Madeira mas o jogo foi sempre muito equilibrado, o que não surpreende já que as madeirenses em sua casa têm obtido excelentes resultados. Aliás, o jogo foi o espelho do que tem sido a época das madeirenses: Uma defesa bastante dura, um contra-ataque explorado ao máximo e Sara Gonçalves e Maria Rodrigues a concretizarem. Apesar disso, o Colégio João de Barros conseguiu “limitar os danos” em relação a Sara Gonçalves que não esteve tão inspirada como em outras ocasiões. O Colégio João de Barros sofreu para ganhar, diante de uma equipa que joga a um ritmo com o qual a formação das Meirinhas não se costuma dar bem. Mas, neste encontro, o Colégio João de Barros mostrou uma melhor recuperação defensiva do que tem sido hábito e, no ataque, Eduarda Pinheiro está a aparecer em grande neste final de época, sempre bem acompanhada por Dulce Pina que não consegue jogar mal. Pensamos que com esta vitória, o Colégio João de Barros matou a eliminatória porque o rendimento das madeirenses fora de casa é claramente inferior.
 
Em Gaia, esperava-se um jogo desequilibrado mas tal não sucedeu. O Colégio de Gaia fez talvez a melhor primeira parte da época e apresentou um trunfo de luxo: Marta Loureiro que, após alguns anos de ausência, decidiu vir ajudar o Colégio de Gaia neste mês de play-off. E, embora sem ritmo, fez um excelente jogo pois, além dos 4 golos, mostrou que continua a ser mestre na hora de fazer assistências. Mas a grande figura do Colégio de Gaia foi a sua guarda-redes Ana Rita Costa que fez a sua melhor exibição da temporada e, sobretudo na primeira parte, fez com que o Colégio de Gaia mantivesse o jogo equilibrado. No ataque, Helena Soares esteve ao seu nível e Vanessa Silva, apesar dos 6 golos, esteve uns furos abaixo do que lhe é habitual. O Colégio fez um bom jogo defensivo (ofensivamente, a equipa teve sempre muitos problemas) e o resultado final de 7 golos de diferença surgiu sobretudo nos últimos 20 minutos quando começaram a faltar penas às jogadoras de Gaia para impedir os contra-ataques do Madeira Sad. O Madeira Sad triunfou com mais dificuldades do que o esperado e apresentou-se neste jogo sem Ana Andrade e com Ana Correia que, devido a questões profissionais, quase não tem jogado esta época e fez uma boa exibição. Num jogo em que as madeirenses estiveram uns furos abaixo do que é habitual, salvou-se a sua habitual eficácia defensiva e o bom jogo de Soraia Lopes que, sobretudo na primeira parte, foi segurando o encontro. Com este resultado, só um milagre impedirá o Madeira Sad de seguir em frente.
 
Em Maia jogou-se o encontro mais desequilibrado desta primeira ronda. O Alavarium apresentou-se sem Mariana Lopes e com Ana Seabra que não saiu do banco o jogo inteiro, aparentemente também por lesão. Ao que apurámos, a época terminou para Mariana Lopes, o que pode ser um duro revés nas ambições das aveirenses. Mas nem essas duas ausências de peso impediram as aveirenses de esmagar o Maiastars, fruto da exibição inspirada de Ana Marques, autêntica seta apontada à baliza adversária e das atiradoras Cláudia Correia e Rita Alves em noite muito inspirada. Mas foi o forte muro defensivo aveirense que foi fundamental para a vitória de uma equipa que animicamente parece muito forte. O Maiastars não era, naturalmente, favorito nesta eliminatória, mas face às ausências aveirenses esperava-se outra prestação da equipa de José Carlos Ribas que, ofensivamente, nunca conseguiu encontrar a melhor forma de chegar ao golo, apesar da boa exibição das suas pontas: Ana Sampaio e Ana Silva. Com este resultado, a eliminatória está praticamente sentenciada, pois a jogar em casa o Alavarium é claramente favorito.
 
Começou também a disputar-se o Grupo B para apurar quais as 2 equipas que vão descer de divisão. O Santa Joana conseguiu o seu segundo triunfo da época, vencendo o Passos Manuel e, com esta vitória, conseguindo colocar-se nas contas pela sobrevivência. A equipa da Maia fez, provavelmente, o melhor jogo da época em termos ofensivos. Marlene Pinto e Mariana Regadas estiveram muito bem na hora de rematar à baliza e o Santa Joana fez um jogo quase irrepreensível em termos ofensivos. Com esta vitória, o Santa Joana consegue recuperar boa parte da desvantagem pontual que partiu e colocar-se em condições de discutir a permanência. Ainda assim, continuamos a considerar que fará parte de uma das 2 equipas que descerão de divisão. O Passos Manuel foi um verdadeiro desastre defensivo, contrariando tudo aquilo que vinha mostrando nos últimos meses. A equipa nunca conseguiu parar as atiradoras contrárias e, apesar de mais um excelente jogo de Carolina Santos, bem acompanhada por Fátima Suaré, quando não se defende é impossível ganhar-se jogos.
 
Em Leça, outra surpresa, com a Juve Mar a conseguir um importante triunfo. E, se calhar, começa a não ser tanta surpresa, já que a Juve Mar foi a equipa que partiu com mais pontos acumulados para esta fase. A Juve Mar esteve muito consistente a defender e a atacar assistimos ao melhor jogo da época de Sandra Peixoto que, após a sua lesão, ainda não tinha feito um jogo de encher o olho. Teresa Santos, apesar de alguns momentos menos felizes, apareceu em momentos muito importantes e a Juve Mar, com esta vitória, é o grande favorito à fuga à despromoção e a prova de que com trabalho se consegue alcançar algo que outros com melhor plantel não possuem. O Cale perde o jogo e volta a desiludir numa época para esquecer. E nem o grande jogo de Joana Borges, bem acompanhada por Sofia Mota (a mais regular durante a época) salvou uma equipa que pareceu sempre muito pouco criativa na hora de atacar a defesa da Juve Mar. O Cale vai ter que lutar até ao final pela manutenção, algo que parecia impensável no início da época.
 
Críticos Femininos

21 comentários:

Anónimo disse...

Eu sei que o Alavarium e o Madeira SAD são de longe as duas melhores equipas em Portugal, mas o Alavarium sem a Mariana e sem a Seabra não podia vir aqui à Maia dar quase 20!

O Ribas tem que deixar de dar oportunidades sempre às mesmas. Eu vi jogadoras no Alavarium que até são banais a fazerem o que queriam das nossas só porque tinham mais raça.

Não está em causa a derrota com o Alavarium que é melhor, mas sem aquelas duas não se justificava uma diferença tão grande. Se o Ribas não apostasse sempre nas mesmas se calhar tinha uma surpresa...

E depois queixa-se que os adeptos do Alavarium puxassem mais do que os nossos. Se a equipa não jogou nada...

Anónimo disse...

A Juve Lis ganhou em Alcanena como ganha muitos jogos - com os árbitros completamente tendenciosos sempre com medo do poder da Sra. Célia Afra.

Enquanto for assim, os árbitros vão continuar a prestar um mau serviço ao andebol. E digo-vos: A Juve Lis não vai só eliminar o JAC. Vai chegar à final pois quer em Alcanena, quer nos próximos jogos dos quartos de final quer nos jogos das meias finais vão sempre ser beneficiados.

O escândalo continua...

Anónimo disse...

BARRACA PRONTA!

Agora a "generala" de gaia (PM) anda a aliciar atletas iniciadas de um clube rival (lá dos lados da maia) e que ainda por cima foram ver o CG-MSAD (até apareceram na TV) e no final estiveram largos minutos a falar com a dita cuja.
Prepare-se doutor que no final da época pode haver debandada!

Anónimo disse...

Cheira-me à descida do Passos Manuel e do Cale! :)

Anónimo disse...

Na próxima jornada o CALE vai ser último classificado!!

Anónimo disse...

O Colégio de Gaia podia fazer melhor. E correr? E treinar?

Para o ano vão tentar ir buscar 3 miúdas jeitosas para lá. Nos primeiros meses ainda correm, depois ficam como as outras a vê-las passar...

Anónimo disse...

Como é possivel o Passos Manuel continuar com um treinador no banco que não está habilitado para tal. Será que os clubes não querem saber? Será que a FAP não quer saber? Quero ver quando acontecer a sdescidasd de divisão, o que irão dizer os clubes que descerem a cumprirem os regulamentos.


Anónimo disse...

O treinador do Passos Manuel que pergunte ao Presidente do maiastars como se tira um curso rápido...

Anónimo disse...

Uma vergonha aquilo a que se assistiu em alcanena, mais uma vez, mais do mesmo árbitros claramente tendenciosos para o lado da juve. agressao clarissima da telma amado a neuza valente em que todo o pavilhao vê, menos os do costume que nada querem ver. é triste fim de semana apos fim de semana o andebol perder interesse devido a arbitragens que não conseguem acompanhar o nivel das atletas.

Anónimo disse...

Factos:

- A Juve Lis é sempre levada ao colo e este jogo foi mais um exemplo disso. OS senhores da arbitragem em Portugal protegem a Juve Lis a todo o custo.

- O Colégio de Gaia se treinasse a sério até podia não ter ficado em 7º lugar. A prof pode ir buscar quem quiser mas os treinos a passo impedem o Colégio de voltar para os lugares da primeira metade.

Anónimo disse...

Uma das miúdas que o Colégio de Gaia anda a tentar contratar diz que tem um convite de uma das 2 melhores equipas portuguesas. Mas alguém acredita que o Madeira ou o Alavarium esteja interessado em pitas assim que ainda nada são no andebol português? Nem para o Colégio serve se calhar

Anónimo disse...

Marco
Treina melhor as tua atletas e deixa-te de vir aqui para o Banhadas dizer sempre mal dos mesmos
És um jumento que está sempre em ribombar !!

Anónimo disse...

Este Marco santos é mesmo um Batata que vem aqui para o Banhadas escreve e a lamentar-se daquilo que não sabe ..
Rapaz tem Juízo isto não vai lá com pressões sobre os árbitros.
Aprende a treinar Jovens e não a acabar com atletas promissoras que a continuarem assim nunca mais vão seu nada no Andebol !!!

Anónimo disse...

Então Banhadas, afinal os pontos fracos (Neuza Valente e guarda-redes) do JAC revelaram-se importantes neste 1º jogo do play off? Não te contradigas!

Anónimo disse...

o jogo de sábado em alcanena serviu para mostrar bem quem é que a fap quer nos 4 primeiros lugares. É incrível os árbitros terem visto a agressão da telma (sim porque param o jogo e falam entre eles) mas nenhum os teve no sítio para a expulsar. É que com a expulsão o jac ficava em superioridade nos últimos 2 minutos do jogo e a telma ficaria de fora no 2o jogo. Mas tem que passar a juve a todo o custo pois é melhor haver uma juve na europa que um jac, clube de aldeia e que tem adeptos que parecem hooligans

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o anónimo das 14:01. A Neuza Valente e a Luísa Calçada mostraram a todos os que as criticavam que são atletas de qualidade e a quem o Marco Santos pode agradecer e muito neste último jogo.

Anónimo disse...

És uma vergonha Marco! Como não te convém o resultado vens para aqui culpar os árbitros! Um pouco de humildade para os lados de alcanena não fazia mal nenhum

Anónimo disse...

Por acaso o JAC até tem razão de queixa. Os árbitros estiveram mal para os dois lados, mas prejudicaram claramente o JAC na parte final do encontro, principalmente ao não mostrarem o vermelho direto á Telma Amado, o que poderia mudar o rumo do jogo. Mas enfim, a Célia Afra tem muita influência no Andebol. E para os adeptos da Juve que vêm aqui criticar quem fala nas arbitragens, recomendo a leitura dos comentários que fizeram nos último dois jogos entre o jac e a juve. Pois é, ás vezes mais vale estar calado...

Anónimo disse...

Já que se fala em cursos de treinadores tirados rápidos, perguntem ao treinador das Sénioires do Santa Joana, em que escola é que "tirou" o curso que nunca fez, Terá sido ele a influenciar o Sócrates e o Relvas?

Anónimo disse...

Pessoas a dizer mal do marco que nao viram o jogo, porque toda a gente viu a palhaçada que foi, a telma agride a neuza claramente, a patricia leva 2 minutos no fim que nao me pareceu nada que fosse falta para aquela sançao, o JAC fica sem a patricia e a JUVE fica com a telma a jogar no fim do jogo, alem do mais, os arbitros vêm a agressao, é uma vergonha !!

Anónimo disse...

Vergonha foi ver o que aconteceu no jogo do PO10 entre Porto salvo vs IC Madalenense. A jogadora Cristina fernandes foi arguida pela sua adversário em te teve de ser transportada para o hospital pk sai do lança inconsciente. O que a dupla de arbitragem fez NADA, isto sim é uma vergonha para o nosso andebol. So espero que a atleta recupere rápido pk o Ideal precisa dela