gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Crónica de Fim de Semana no Feminino 24 – Play OFF

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.
PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Play Off - 1/2 Final
1.ª Mão
Juventude Lis 25- 28 Alavarium
João Barros 29 - 23 Madeira SAD

5/8 - Lugar
1.ª Mão
Maiastars 30 -
33 JAC-Alcanena
Colégio Gaia 31 - 31 CS Madeira

Grupo "B"
3.ª Jornada
CA Leça 29 -
35 Passos Manuel
Juventude Mar 25 - 24 Santa Joana

Campeão em apuros! É esta a grande conclusão desta jornada depois da derrota do Madeira Sad no pavilhão do Colégio João de Barros. E como gostamos de criticar quando tal é justo, também gostamos de elogiar quando isso é merecido, temos que sublinhar que foi um enorme serviço ao andebol feminino a FAP ter transmitido online os dois jogos das meias finais do campeonato. No passado, a visibilidade do andebol feminino era nula e agora a situação inverteu-se e é de saudar.

Comecemos então pelo facto mais marcante da jornada que foi a vitória do Colégio João de Barros na receção ao Madeira Sad. O Madeira Sad apresentou-se sem Ana Andrade e com Mónica Soares sem sair do banco, ambas por lesão. E a verdade é que isso torna a equipa muito frágil. Aliás, é muito curioso que nesta altura decisiva da época o Madeira Sad tem 2 das suas principais jogadoras lesionadas, o Alavarium tem uma das suas estrelas, Mariana Lopes, lesionada e a Juve Lis tem a sua líder, Gizelle Carvalho, também lesionada. Só o Colégio João de Barros tem as melhores jogadoras todas disponíveis e isso pode baralhar as contas do título. Neste jogo a exibição da formação das Meirinhas foi excelente. Rapidamente perceberam que as madeirenses não tinham poder de fogo de primeira linha, fecharam bastante bem a defesa e no ataque Dulce Pina jogou ao seu mais alto nível, muito bem acompanhada por Natalina Melo que está em claro crescendo de forma. Isto sem esquecer Eduarda Pinheiro que, já o tínhamos dito, está a fazer uma excelente segunda metade da época e tem sido uma das peças decisivas para a subida de forma de toda a equipa. Quanto ao Madeira Sad, a manta é mais curta do que nas outras épocas e com a ausência de Ana Andrade e Mónica Soares, a equipa fica claramente com problemas ofensivos e foi curioso observar como em alguns momentos foi Renata Tavares a fazer esse papel. Isabel Góis está longe do seu melhor e Ana Correia vê-se que está, claramente, uma sombra do que já foi. O Madeira Sad está numa situação muito delicada e é muito importante que consiga recuperar, pelo menos, Mónica Soares, senão corre sérios riscos de ser eliminado, o que seria uma enorme surpresa. Continuamos a pensar que as campeãs nacionais vão dar a volta à eliminatória, mas se não recuperar uma das lesionadas, correm mesmo sérios riscos. Vai ser um fim-de-semana explosivo no Funchal!

Em Leiria, o Alavarium venceu e confirmou o favoritismo. O jogo foi sempre relativamente equilibrado, mas a equipa de Aveiro esteve sempre na frente. Cláudia Correia e Ana Seabra mostraram o seu poder de primeira linha e a seta Ana Marques resolveu o jogo com os seus habituais contra-ataques. O que impressiona neste Alavarium é a confiança com que aborda os jogos mesmo nos momentos em que as coisas não lhe saem tão bem. A Juve Lis, apesar de derrotada, fez uma bela partida. O seu ataque esteve bem melhor do que tem sido habitual, com Inês Silva muito ativa e Filipa Gante bastante rematadora. O seu problema, ao contrário do habitual, desta vez foi defensivo pois a equipa teve dificuldades em parar as atiradoras aveirenses. A Juve Lis vendeu cara a derrota e esta é a sua imagem de marca, de uma equipa que está a fazer uma época excelente em Portugal e nas competições europeias. Apesar disso, o Alavarium parece-nos ter mais qualidade e tem agora em sua casa a oportunidade de decidir a eliminatória.

Na luta pelos lugares intermédios (joga-se apenas em 2 mãos), o JAC ganhou uma vantagem importante para assegurar o 5º/6º lugar, ao triunfar na Maia. O jogo foi sempre equilibrado mas na segunda parte, a capacidade de remate de primeira linha das jovens de Alcanena acabou por fazer toda a diferença. Patrícia Rodrigues continua a mostrar toda a sua qualidade por esse país fora, Neuza Valente também esteve bem e Inês Luís fez um dos seus melhores jogos esta época. O Maiastars é, claramente, a equipa menos forte de entre estas 4 que discutem um lugar entre o 5º e o 8º, e a sua defesa foi demasiado passiva perante um adversário que tem bom poder de remate de primeira linha. Destaque para a jovem Maria Cerqueira que jogou com raça e de Olinda Leal que aos 34 anos continua a ser a grande líder desta equipa. Pensamos que com 3 golos de vantagem, o JAC vai passar este confronto direto.

Em Gaia, Colégio e Sports Madeira empataram num jogo muito equilibrado do primeiro ao último minuto. Vanessa Silva continua na melhor época da sua vida, somando excelentes exibições, bem como Helena Soares. Desta vez foi Sara Andrade a fazer-lhes companhia nas boas exibições, mas se o Colégio não ganhou este jogo muito se ficou a dever à muito deficiente recuperação defensiva, permitindo que o Sports Madeira equilibrasse o jogo com os seus contra-ataques. Há claramente um défice de condição física no Colégio de Gaia que o impede de atingir as posições cimeiras do andebol português. O Sports Madeira explorou muito bem esse ponto fraco do Colégio até porque a sua principal arma é o contra-ataque e nisso Sara Gonçalves sente-se como um peixe na água e esteve, uma vez mais, em excelente plano. Petra Abreu fez, talvez, o seu melhor jogo da época e foi determinante num empate que deixa tudo em aberto para a 2ª mão mas com favoritismo para as madeirenses que costumam ser bem mais fortes no Funchal.

Finalmente, a luta pela manutenção onde o grande destaque é o facto da Juve Mar já ter assegurado, matematicamente, a manutenção. A equipa de Paulo Martins conseguiu assim o seu grande objectivo para esta época, num jogo que dominou durante a maior parte do tempo mas que acabou por ter que sofrer perto do final e onde Carla Sá voltou a mostrar a sua eficácia, ela que é uma jogadora a quem se dá pouco valor e é um dos valores mais seguros do nosso andebol. Além dela, Ana Couto, uma das boas surpresas da temporada, esteve em excelente nível. Parabéns para a Juve Mar. O Santa Joana, apesar da derrota, está transfigurado nesta fase final. Apesar de terem estado a perder por uma margem considerável, a equipa não desistiu de lutar e colou-se no marcador. Ana Carvalho parece outra jogadora da fase regular e neste jogo também Rute Santos esteve bastante bem. Esta mudança de postura faz com que o Santa Joana esteja na luta pela manutenção e tem mesmo uma palavra a dizer.

Por último, em Leça, mais uma derrota do Cal, desta vez diante do Passos Manuel. A equipa lisboeta que não estava bem nesta fase final, realizou uma excelente exibição, com um ritmo muito e com as irmãs Santos a actuarem a um nível superior que a defesa de Leça nunca conseguiu parar. E, desta vez, tiveram a companhia de Maria Suare que ao longo desta época tem deixado sempre a sensação de que pode fazer mais, mas que neste jogo se apresentou a um bom nível. Esta vitória deixa o Passos Manuel na frente desta a luta a três pelo único lugar que resta para a manutenção e a equipa lisboeta tem 2 dos 3 jogos que faltam em sua casa, pelo que é a equipa que teoricamente está em melhor condições de o conseguir. Quanto ao Cale, continua a sua época de pesadelo e de nada valeu a excelente exibição de Sofia Mota muito bem acompanhada pela excelente capacidade de improviso de Ana Sousa. A equipa de Leça que tinha na sua capacidade de luta defensiva um dos seus pontos fortes está irreconhecível nessa matéria e este jogo isso foi muito evidente e a grande razão de uma derrota que coloca o Cale numa situação impensável há uns meses atrás e que precisará de voltar a jogar dessa forma para escapar à despromoção à 2ª divisão nacional.

No próximo fim-de-semana as atenções estarão, sobretudo, centradas do Funchal para sabermos se o campeão nacional sobreviverá à desconfortável situação em que se encontra.

Críticos Femininos

13 comentários:

Anónimo disse...

ATENÇÃO:
Treinadores e jogadoras:
Se quiseres jogar o jogo todo,quer estejas a jogar bem ou mal,Por Favor não venhas aos treinos .
Aparece só no dia do jogo...

PS: Quanto mais borradas praticares mais confiança o treinador têm em ti.

Anónimo disse...

Força AlaGirls!

Anónimo disse...

Como vocês não falam de outra coisa que não da primeira divisão, falo do torneio de encerramento da AAPorto.

O Académico do Porto veio cá jogar a São Bernardo e as meninas eram umas florzinhas de estufa. Nem se lhes podia tocar. Aquela esquerdina (Nair) realmente e está ali a mais porque tem qualidade para mais.

Depois aquela Patrícia Lima, quem inventou que um clube da primeira divisão estava interessado nela podia arranjar uma mentira melhor. Passa o jogo a driblar e ninguém pode tocar na menina.

Depois ainda dizem que nós no São Bernardo somos umas porcas. Coitadinhas das meninas. Aprendam é a jogar andebol e deixem-se de ter manias!

Anónimo disse...

Juve Mar sempre em grande! ;)

Anónimo disse...

Gostava de salientar a postura da defesa do alavarium....e força meninas....vamos estar nas finais... vamos fazer história....

Anónimo disse...

Vai passar um terramoto na Madeira...

Anónimo disse...

Olá Vasquinho!
Desta vez, não tens hipótese!
Agora, mandaram-te o "CHAMUÇA" de Braga, ainda por cima com o vaidoso a delegado.
Estás feito! Vai preparando a próxima época na 2ª divisão e arranjando argumentos para segurares a sofia, a Daniela, etc.
Porque não me parece que elas estejam motivadas a jogar contra o Salgueiros e contra o Lusitanos!

Anónimo disse...

Terramoto na Madeira??? Queria ver quem faz omeletes sem ovos...das 18h30 às 22h, é uma tristeza ir ao pavilhao do Funchal...nem os masculinos nem os femininos têm mais que 7 ou 8 atletas para treinar...Terramoto só para quem passa ao lado da realidade que se vive hoje em dia...
Rejubilem com o mal dos outros. Todos aqueles que sempre quiseram ver as equipas madeirenses na valeta, têm agora razões para ficar felizes.
Para mal do andebol nacioanl, claro...

Anónimo disse...

Já viram o 7 inicial do blog da concorrência?? Coitadito do senhor...acha que percebe BUE de andebol...ele até se esforça, mas são opinioes de quem é muito básico no andebol...
Enfim, não há ninguém que escreva de forma isenta????? Vá lá banhadas, esforcem-se!!!

Anónimo disse...

Quando as coisas apertam lá vem os meninos de braga fazerem os favores do costume: chamuças, diogos, ruis, pedrinhos e principalmente os dois top dos top como moços de recados: adriano e fernanda. Como é possível ser a AA braga a mandar nas nomeações da fap... esse é o grande mistério do andebol português e até lá, clubes como o do ribas, são sempre beneficiados, mesmo que no campo não mostrem nada. haja respeito pelos clubes que trabalham e que não se servem destas artimanhas para jogarem sempre com 9 contra 7...

Anónimo disse...

Eu até quero ver o que vao dizer na proxima cronica relativamente ao feminino, à vergonha da arbitragem do jogo de hoje em esposende! Quando o Cale se vê apertadinho para a manutençao, passam a jogar 9 contra 7, mas LITERALMENTE!!! Que vergonha! Só os fracos é que jogam sujo!

Anónimo disse...

Felizmente que nas crónicas do feminino no banhadas não se fala nunca de arbitragem. Já basta nesta porcaria dos comentarios.

Anónimo disse...

Nao deve ter estado a ver o jogo. Ouve uma atleta com a mania de boa jogadora a insultar os arbitros e as suas adversarias e acabou o jogo em beleza. O Cale jogou bem a juve mar neste jogo não teve argumentos de jogo para vencer. O jogo passou todo pela Jogadora nº 33 a tentar rematar os 9 metros, o resto das jogadoras andaram para lá.