gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Crónica de Fim de Semana no Feminino 27 – Play OFF

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, que terminou com a consagração do Campeão Nacional
Alavarium – Campeão Nacional
PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Play Off
Final
2.ª Mão
Dia 11-05-13
Alavarium 27 - 22 João Barros
3.ª Mão
Dia 12-05-13
Alavarium 21 - 20 João Barros

3/4 Lugar
2.ª Mão
Dia 11-05-13
Madeira SAD 28 - 23 Juventude Lis

5/6 - Lugar
2.ª Mão
Dia 11-05-13
JAC-Alcanena 37 - 28 Colégio Gaia

7/8 - Lugar
2.ª Mão
Dia 11-05-13
CS Madeira 30 - 28 Maiastars

Grupo "B"
6.ª Jornada
Dia 11-05-13
Passos Manuel 30 - 27 CA Leça
Santa Joana 27 - 24 Juventude Mar

Classificação Final – 1.º Alavarium, 2.º João Barros, 3.º Madeira SAD, 4.º Juventude lis, 5.º JAC-Alcanena, 6.º Colégio Gaia, 7.º Maiastars, 8.º CS Madeira, 9.º Juventude Mar, 10.º CA Leça, 11.º Santa Joana e 12.º Passos Manuel.

Representantes nas provas da EHF (Dependentes dos resultados da Taça de Portugal:
Alavarium (Liga dos Campeões Europeus)
João Barros – Taça EHF
Madeira SAD – Challenge CUP

Descem de Divisão – Santa Joana e Passos Manuel

Um campeonato decidido no último segundo, do terceiro jogo da final! Foi um dos campeonatos mais disputados do andebol feminino em Portugal, a provar que os play-off são o modelo que mais privilegia o espetáculo. O Alavarium é o novo campeão nacional com a melhor jogadora portuguesa do nosso campeonato, Ana Seabra, a decidir o título no último segundo, num dos finais mais dramáticos da modalidade em Portugal. Vamos então à crónica da jornada, começando pelos jogos do título.

No Sábado, com casa cheia em Aveiro, o Alavarium sabia que um deslize e perdia o título nacional. O Colégio João de Barros entrou melhor mas as aveirenses deram a volta ao texto com uma exibição fabulosa de Ana Seabra, com a jovem pivot Soraia Fernandes a destruir a defesa adversária e com o regresso da atiradora Mariana Lopes após lesão. O Colégio João de Barros foi perdendo fulgor ao longo do jogo, Carolina Costa voltou a estar em bom plano na baliza mas, no ataque, apenas Maria Pereira e Dulce Pina conseguiram estar em bom plano, o que não chega para se ganhar jogos deste nível. Ficava assim tudo em aberto para o dia seguinte, no jogo 3 de onde teria obrigatoriamente que sair o novo campeão nacional.

No Domingo, ambiente vivido no pavilhão do Alavarium foi do mais quente que se possa imaginar. A lotação do pavilhão não chegou para os espectadores, jovens sentados no chão, pessoas em pé e, apesar da festa, questionamos se estariam reunidas todas as condições de segurança para o jogo se realizar. E se acontecia uma tragédia? Mas no jogo propriamente dito, o Alavarium dominou claramente até meio da segunda parte. A defesa individual realizada pela equipa de Ulisses Pereira é já quase uma imagem de marca das novas campeãs nacionais e criou inúmeros problemas ao Colégio João de Barros. E a pergunta que deixamos é: Por que é que mais treinadores não inovam e não arriscam defesas não convencionais? A formação de Paulo Félix apenas conseguiu marcar 9 golos na primeira parte e o Alavarium, através de Ana Seabra e dos contra-ataques da veloz Ana Marques ia construindo uma vantagem confortável. A cerca de 15 minutos do final vencia por 7 golos e parecia que o jogo estava terminado. Mas o Colégio João de Barros, à semelhança do que fez no jogo decisivo em que eliminou o Madeira Sad no Funchal, teve uma reacção fantástica e foi buscar forças onde elas quase já não existiam. Eduarda Pinheiro liderou a equipa, fê-la acreditar e Dulce Pina concretiza contra-ataques fulminantes e empata o jogo a 20 segundos do final. O Alavarium pede um “time-out” e a 2 segundos do final, num remate em apoio, o génio de Ana Seabra decide o jogo, perante a loucura de um pavilhão que quase ia abaixo. O Alavarium foi a melhor equipa da fase regular, com apenas uma derrota e é um justo vencedor de um campeonato que dominou do princípio ao fim. Mas o Colégio João de Barros sai de cabeça erguida e esteve muito perto de conquistar o seu primeiro título nacional.

No Funchal, o Madeira Sad assegurou o terceiro lugar ao vencer a Juve Lis. Mas voltou a ser um jogo equilibrado, à semelhança da semana passada em Leiria, com ambas as equipas a jogarem muito para as suas pivots. Ana Temtem através de alguns livres de 7 metros e de golos de belo efeito foi de longe a melhor marcadora e Renata Tavares voltou a ser determinante ao quebrar a defensiva leiriense. O Madeira Sad assegura o terceiro lugar mas a época fica claramente abaixo das expectativas pois tudo apontava para a revalidação do título nacional. A Juve Lis voltou a bater-se muito bem, conseguiu uma boa ligação entre primeira e segunda linha e teve em Telma Amado a sua unidade de maior produção. A Juve Lis termina em 4º o campeonato e cumpre o seu objetivo de andar na luta pelos lugares cimeiros.

Em Alcanena, o JAC assegurou a última vaga em aberto para as competições europeias ao bater, sem apelo nem agravo, o Colégio de Gaia. A equipa de Alcanena dominou todo o jogo mas a primeira parte foi bastante equilibrada. Mas na segunda parte, o contra-ataque veloz do JAC matou o jogo e as suas pontas, Ana Henriques e Vanessa Oliveira, estiveram muito eficazes nessa matéria e conseguiram um feito histórico para o clube de Alcanena que, com a sua média de idade muito jovem (a mais jovem do campeonato), tem tudo para continuar a sua caminhada rumo ao topo do andebol português. Este jogo foi também o espelho do que tem sido a época do Colégio de Gaia: Helena Soares e Vanessa Silva são jogadoras de outro patamar e depois, na segunda parte, uma ausência de condição física, incapazes de recuperar defensivamente e sem capacidade para se bater contra as melhores equipas portuguesas. O Colégio de Gaia fica fora dos lugares europeus.

O Maiastars conseguiu, no Funchal, defender os 4 golos de vantagem que tinha diante do Sports Madeira. As madeirenses chegaram a estar na frente da eliminatória, mas o Maiastars reagiu com a esquerdina Ana Silva a mostrar toda a sua qualidade. Foi um jogo disputado a um ritmo muito alto, com ambas as equipas a apostarem no contra-ataque e nas transições rápidas. O Maiastars alcança um excelente 7º lugar diante de um Sports Madeira demasiado dependente de Maria Rodrigues e Sara Gonçalves. O 8º lugar é um pouco dececionante para uma equipa que tinha qualidade para mais mas que continua a ter o mérito de lançar jovens jogadoras para a ribalta.

Os jogos do grupo B eram a “feijões” já que Juve Mar e Cale já tinham garantido a manutenção e Passos Manuel e Santa Joana tinham sido despromovidos. Curiosamente, os despromovidos venceram: O Santa Joana bateu a Juve Mar e o Passos venceu o Cale. Vitórias que não impedem a despromoção e fazemos votos para que rapidamente estas duas equipa regressem ao convívio dos grandes.

Ponto final num campeonato decidido no último segundo. Ao longo destes meses, levámos até si todos os detalhes desta competição. Dentro em breve, publicaremos um artigo com os 10 factos positivos e negativos deste campeonato. Até breve!

Críticos Femininos

35 comentários:

Anónimo disse...

Allez, Allez, Allez, ALAVARIUM Allez !!

Justas vencedoras, Parabéns!

Quase Sempre Atento disse...

Creio que o título está bem atribuído e, quando assim é, está de parabéns o Clube que o consegue.

Quanto à promessa que desde já louvo, do 'Banhadas', sobre os 10 factos positivos e negativos, sugiro alguma atenção porque existem muitas coisas, boas e más, a dizer.

Anónimo disse...

Agora que este campeonato acabou não seria uma boa altura para se dedicarem a cronicas dos escalões de formação?
Se o masculino tem direito porque não o feminino também?

Anónimo disse...

Jogos espetaculares entre o alavarium e o cjb.
Fascinante a determinação das duas equipas.
Parabéns Alavarium pela conquista do título.
Parabéns às duas grs pelas excelentes exbiçoes.
Parabéns Ana Seabra pelo último golo, uma idola para muitas atletas.

Anónimo disse...

Antes criticavam a defesa, agora os treinadores devem arriscar mais?

Anónimo disse...

Discordo dos play-offs, mas sempre deu para animar o último mês de competição a sério, enquanto o resto não serve para nada! Tanta jornada dupla, tanta paragem, tantos jogos de cáca, para só contar o mês final de competição!Por acaso a equipa mais regular (tirando a categórica derrota no Funchal)ganhou, mas poderia não ter sido assim! Gosto muito mais do modelo dos masculinos!
Não gosto muito do Ulisses como treinador e, não convence metade das atletas que treina, mas ganhou e mereceu! Parabéns! Ana Seabra continua a ser, para mim, a melhor jogadora portuguesa de todos os tempos! Se houvesse votação oficial, ela seria a melhor jogadora e Virgínia Ganau a melhor Guarda Redes! Melhor treinador, não seria vencedor nenhum dos senhores da Madeira...muita garganta e pouco resultado pratico! Em vez de continuarem na luta de galos pelo poleiro, melhor organizarem a capoeira com um só grupo de galinhas e escolherem outro galo para cantar!!
Paulo Félix geriu muito bem os recursos "part-time" de que dispõe e está de parabéns! É e já o provou várias vezes, um excelente treinador!
No norte, lava-se muita roupa suja, mas não se vê grandes resultados...O Ribas também tem muita garganta, juntamente com o amigo do CALE, mas os 2 juntos não fazem um de jeito!! O Alcanena, equipa muitop jovem, também se portou bem e é um digno representante do Ribatejo!!
PARABÉNS ALAVARIUMMMMMMMMMMM

Anónimo disse...

Então assiste-se a um dos mais emocionantes jogos do andebol português, consegue-se esgotar um pavilhão com pessoas sentadas no chão, em pé por todo o lado e o banhadas fala nos problemas de excesso de lotação?

Opá.... Quando se quer ver coisas negativas, de facto...

Nunca tinha estado num ambiente assim. Indescritível.

Anónimo disse...

com esses arbitros ate eu era campea ....os ala girls das arbitragens

Anónimo disse...

800 espectadores num pavilhão onde cabem 500... Foi de doidos mesmo. Mas que ambiente!!! Se alguma coisa tivesse corrido mal, podia ter sido uma tragédia mas foi um ambiente como não há em Portugal!

Anónimo disse...

O santa joana ainda esta a rezar para que pela segunda epoca consecutiva ficar na primeira gracas as desistencias.

Anónimo disse...

Alavarium (Liga dos Campeões Europeus)
João Barros – Taça EHF
Madeira SAD – Challenge CUP

Entao, a juve e o jac, ficam de fora ? Nao eram os 5 primeiros ? Na noticia mais embaixo já diz que o jac vai, nao percebo..

Anónimo disse...

Parabéns Alavarium. Não acreditava muito na vossa equipa no início mas mostraram serem a melhor equipa pois perderam apenas 2 jogos o ano inteiro. E é ridículo falar-se de arbitragens de uma equipa que foi a melhor o ano inteiro.

Quanto à defesa, quando joguei contra o Alavarium realmente não gostei nada de jogar contra aquela defesa individual. O jogo fica mais feio e joga-se quase na linha do meio campo. Mas se dá resultados entendo a aposta.

O João de Barros fez um grande campeonato e está de parabéns. Como o JAC que só com miúdas fez altos resultados.

E parabéns ao Banhadas por ter feito crónicas tão detalhadas ao longo do ano. Nem sempre concordei mas há que dar valor.

Anónimo disse...

Defrontei o Ulisses como jogador e sempre admirei a sua personalidade, inteligência e simpatia. Fui acompanhando os ataques que sofreu neste blog ao longo do ano: Primeiro é porque a Ana Seabra começava no banco, depois era porque a Rita Alves não era utilizada, depois porque fazia uma defesa homem a homem que estragava o espectáculo. Tudo servia para o tentar condicionar. Mas um tipo que sobre bolsa é lido por milhares, acham que é pressionável por uns quaisquer comentários nestes blogs de andebol? Criou um grupo forte e isso nota-se bem na forma como o Alavarium joga. E tiveste o arrojo de apostar em defesas que pareciam impossíveis de concretizar. Muitos parabéns!

Anónimo disse...

Ficar na primeira por desistência de equipas não é bonito nem bom para o andebol português, mas ficar na primeira por dois anos consecutivos graças a resultados "estranhos", como foi o caso de um empate enigmático em Meirinhas, ou uma vitória amiga a caminho de Viana do Castelo... desculpem lá. Parabéns ALA!

Anónimo disse...

depois de tantas criticas, parece-me que o comentador de de poker, tem mais coragem a tomar decisões que o seu projenitor.

Anónimo disse...

ALA do Triunfo (hino do Alavarium)

Em Aveiro nasce uma onda entre as mãos,
De azul em campo só demonstram união.
Com o sol brilhante sobre o sal que surge ali,
Lutam e procuram a vitória até ao fim.

Passa, foge, lança e remata. Sai do chão!
Mais uma vez a vencer.
Força Ala p’ra primeiro e joga à campeão,
Alagirls e Alaboys ALLÉZ!

REFRÃO:
Vai Alavarium
Sempre na frente vamos vencer.
Vai Alavarium
Com a tua força e o teu querer.
Vai Alavarium
Contigo estaremos a torcer.
Vai Alavarium
Rumo ao futuro sempre a crescer

Sonha e acredita na taça que vais erguer,
Sente o Andebol no teu coração a viver.
Corre como a água da ria no seu canal.
Finta com o corpo, segue o teu curso normal.

Roda, sobe e marca. Enche o jogo de emoção.
Mais uma vez a vencer.
Vamos Ala para a frente, lutar com paixão,
Alaboys e Alagirls ALLÉZ!

REFRÃO
Vai Alavarium
Sempre na frente vamos vencer.
Vai Alavarium
Com a tua força e o teu querer.
Vai Alavarium
Contigo estaremos a torcer.
Vai Alavarium
Rumo ao futuro sempre a crescer

Roda, sobe e marca. Enche o jogo de emoção.
Mais uma vez a vencer.
Vamos Ala para a frente, lutar com paixão,
Alagirls e Alaboys ALLÉZ!

Parabéns Ulisses!
Parabéns "meninas"!
Parabéns a todos atletas, treinadores, dirigentes, sócios e simpatizantes que tornaram esta conquista possivel!

Alagirls e Alaboys ALLÉZ!

Anónimo disse...

Acho que é tempo de pensar no futuro destes projectos:

O Alavarium, apesar de acreditar que vai haver algumas saídas, tem um projecto consolidado e miúdas novas prontas para entrar na equipa. O Colégio João de Barros o grande desafio é aguentar este grupo fantástico porque senão não há alternativas. Será que a Pina fica? Se não ficar a coisa fica complicada. Sad acaba ou não acaba? Esperemos que não, mas não está fácil. A Juve Lis é outro projecto sólido onde duvido que saia alguém e há mais miúdas para entrar. jac Idem. O Sports Madeira se ficar só uma equipa na Madeira é quem ganha com isto tudo porque até pode ser candidato ao título.

Anónimo disse...

Jac muito perto de 2 grandes contratações! Rita Alves e Ana Temtem!!!!

Anónimo disse...

Desculpem estar um pouco fora de topico mas creio que seja do interesse da comunidade andebolista, abriu recentemente um jogo online de gestao de varios desportos que agora vai ter andebol: http://www.powerplaymanager.com/r280025

Anónimo disse...

Caro anónimo de 13 de Maio de 2013 à0 23:38, está desculpado. Tome Rennie para a azia que isso passa.

INDIGNADO disse...

Fora do tópico.
Vejam como se ganha fácilmente uma coisa, que julgava ser um simples jogo de andebol
Arbitrado por uma dupla expectacular (Ramiro Silva / Mario Coutinho)
HÁ HÁ HÁ HÁ (deixa-me rir) se tivessem vergonha deixavam o ANDEBOL em PAZ.

VEJAM O VÍDIO
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=pgZaFXqLJX0

Anónimo disse...

Senhor Paulo Veiga eu tinha vergonha de ter feito isto..
Você acha que tem as melhores atletas do Mundo ninguem pode tocar nas meninas e é sempre prejudicado coitadinho isto nem é de um treinador com a sua cARREIRA vergonhoso...
Nunca aconteceu ao contrário??? As arbitragens foram sempre contra si?????????? Deve ter a memória curta....
Eu nem sou muito fã do AlAVARIUM mas se tivesem feito um video com a minha equipa diria o mesmo porque isto não é duma pessoa normal.....
Tenho muita pena de si coitadinho é sempre prejudicado esquece-se que a Joana Santos é uma fiteira de primeira sempre no chão, Tatiana Estima sempre a procura que lhe toquem no pescoço enfim e a sua filha não mercia isto porque isto é MAU PERDER,FALTA DE HUMILDADE, DE HONESTIDADE E É UMA VERGONHA PARA O ANDEBOL.....

Anónimo disse...

O Professor Paulo Veiga está de cabeça perdida... Fazer um vídeo desses para mostrar amiúdas da formação? E os outros lances todos ao contrário, não mostrou? É muito fácil fazer um vídeo deste de qualquer jogo porque há sempre 5 ou 6 lances em que somos prejudicados. E os outros em que somos beneficiados, não mostramos?

Vergonha, Paulo Veiga....

Anónimo disse...

Apesar de nao ser fa do alavarium, nao ha duvida que foram a melhor equipa e a equipa mais regular do campeonato e estao de parabens pelo titulo conquistado. Na minha opiniao o alavarium nao e a que tem o plantel com as melhores jogadoras mas e o plantel com melhor equipa ( sao duas coisas diferentes ) e sao tambem o plantel melhor orientado e com melhor treinador, mais uma vez parabens a todas as suas atletas e ao seu treinador.

Anónimo disse...

Aproveito tambem para dizer que nao concordo com o modelo da segunda fase, caso nao houvesse a surpresa do Joao de Barros eliminar a Sad estava tudo "programado" para termos uma final alavarium-Madeira Sad. Concordava mais que a segunda fase fosse por sorteio.
Outra coisa que nao concordo e o modelo fora casa casa, a alternativa podia ser como ja li aqui o terceiro jogo ser em campo neutro ou entao o mais justo acho que seria casa fora e o terceiro jogo se necessario, em casa novamente.
Parabens entao as campeas e as duas equipas que conseguiram salvar-se da descida
Saudacoes

Anónimo disse...

Tudo elogia o Colégio João de Barros e eu pergunto: E se treinassem mais? É preciso querer e dá trabalho...

Se calhar enquanto não fizerem mais um esforço nunca vão ser campeões...

Tomara eu que no meu clube houvesse atletas com tanto talento como eles têm.

Anónimo disse...

Agora que acabou o PO9 relembro o banhadas que ainda existem competicoes que estao a ser disputadas como e o caso da PO10 a luta pela subida de divisao e a taca de encerramento das equipas seniores femininas que nao conseguiram lugar na luta pela subida de divisao.
Sera que agora que acabou a PO9 e tem mais tempo livre vamos ter finalmente uma analise de pelo menos estas duas competicoes???

Anónimo disse...

Tambem concordo que o Alavarium não tinha as melhores jogadoras e em termos de alturas e peso então estava muito longe de outras. Mas as miúdas correm e lutam como umas doidas e há que lhes dar mérito.

Aguentar uma parte inteira a defender homem a homem é de malucas, por isso mérito a elas e ao seu treinador, embora eu achasse que o Madeira Sad jogue o melhor andebol.

Anónimo disse...

Blog Andebolfeminino: Desilução do ano

MADEIRA SAD
115 (77%)

SPORTS MADEIRA
7 (4%)

CALE
15 (10%)

SANTA JOANA
12 (8%)

PASSOS MANUEL
0 (0%)

Como vai o willy manter o seu protegido a continuar a incompetência de treinador.

Anónimo disse...

Desculpa lá ò Coutinho, desceste um degauzinho, mas pode ser que seja, apenas por um aninho. Nem tudo é mau nesta vida, mas um calcanhar com bolha, tens e bem o mereces, tu e o teu amigo Solha. Mas deixa lá que isso passa, não vais correr qualquer risco, desde que tenhas visitas,do Porfírio e do Francisco.

Anónimo disse...

Que saudades temos, de ler os comentários do amigo Inquiridor. Terá ficado "enterrado" num WC da queima das fitas ??

Anónimo disse...

Mas que moral tem o Paulo Veiga para publicar este vídeo, quando toda a gente sabe o que se passa em Valongo com 90% das arbitragens!
Querem exemplos?
Esta época, nos jogos de juniores com o jac e com a juve foram uma vergonha! O jac aos 20 m da 1ª parte já tinha 2 atletas com 3 exclusões!!!
A época passada no jogo de juvenis com o maia, ao intervalo, o pai de uma atleta do Valongo, ameaçou um dos árbitros com uma grande faca e depois foi o que se viu!
Por isso, só tem que estar caladinho!

Anónimo disse...

ONDE ESTÁ O(A) FAMOSO(A) INQUIRIDOR(A)????????????

Deve estar a concluir o inquérito, sobre a desastrosa época do SANTA JOANA. Há quem admita que deverão no futuro dedicar-se à pesca, mas também surgem opiniões contrárias, uma vez que podem obter o cúmulo do azar, que seria pescar uma solha, o que traria o risco da multiplicação, tal como Jesus recomendou, e aí seria o desastre total.

Anónimo disse...

Razia na Madeira...

Saídas:
- Duarte Freitas
- Bebiana Sabino
- Mónica Soares
- Catarina Oliveira
- Márcia Abreu
- Margarida Temtem
- Soraia Lopes

Mais vale acabarem com o Madeira SAD!!!!!!!!

Anónimo disse...

gostaria de ver o video do sr paulo veiga... alguém me pode enviar o link???