gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Crónica de Fim de Semana no Feminino 28 – Os 10 Mais

Para o final de época, guardámos aquilo que consideramos os 10 aspetos mais positivos e os 10 aspetos mais negativos da época. Sempre um tema muito subjetivo mas, como sempre, não temos medo de deixar aqui a nossa opinião sobre os temas, agrademos a uns e desagrademos a outros. Comecemos pelos 10 mais e, para a semana, abordaremos os 10 menos.

10 Mais:

1) Play-offs - A mudança do sistema competitivo foi decisivo para que a emoção estivesse presente até ao final (até ao último segundo do campeonato!). Um modelo que traz espetacularidade e que foi decisivo para o entusiasmo que se viveu nos pavilhões da decisão durante os play-offs.

2) Defesa do Alavarium - Impressiona a velocidade com que as campeãs nacionais saem para o contra-ataque mas aquilo que nos pareceu dar o título nacional ao Alavarium foi a sua defesa individual em meio campo. Ulisses Pereira mostrou coragem em apostar num sistema defensivo que praticamente só se utiliza nos minis e infantis e que exige uma grande concentração e preparação física. É a prova de que arriscar e apostar em soluções menos “normais” pode dar os seus frutos e, neste caso, deu um título nacional. Talvez na próxima época, as equipas já mostrem outro nível de preparação para atacar esta defesa mas estamos curiosos para saber se outras equipas adotarão esta defesa individual.

3) Organização ofensiva CJB - Aquilo que mais impressionou no Colégio João de Barros foi a sua organização ofensiva. Paulo Félix fez um excelente trabalho ao longo destes anos e não há quase momentos de desorganização no ataque da sua equipa, construindo sempre movimentos ofensivos, cadenciados, o que permite à equipa, mesmo nos momentos mais complicados, manter a organização e a razão que lhes permitiu, por exemplo, recuperar de uma desvantagem de 6 golos no jogo 3 na Madeira (onde eliminou o Madeira Sad) e no jogo 3 em Aveiro, onde esteve a perder por 7 golos e empatou a 20 segundos do final.

4) Andebol TV - Praticamente todas as semanas tivemos um jogo do campeonato na Andebol TV. Isto permitiu que, quem gosta de andebol, pudesse acompanhar o campeonato independentemente do local onde viva. O andebol feminino teve uma notoriedade que nunca tem tido e as jogadoras mais reconhecimento. Esperamos que esta aposta seja para se manter pois a Andebol TV vem dar outra exposição ao andebol feminino e permite às jovens praticantes observar os seus modelos.

5) Juventude do Jac - Uma equipa em que praticamente todas as jogadoras têm menos de 19 anos e que termina na 5ª posição (sendo eliminada nos quartos-de-final num dramático final) merece todos os elogios. Marco Santos conseguiu formar atletas de grande qualidade e que, ao contrário de outras, chegam às seniores e rendem. Estamos, por isso, muito curiosos de ver como vai ser o comportamento do Jac nos próximos anos quando estas jogadoras atingirem um maior nível de maturação.

6) Ana Seabra - A imagem deste campeonato é o golo no último segundo de Ana Seabra. Depois da sua participação na Taça dos Clubes Campeões Africanos, chegou ao Alavarium já com a época a decorrer e no início o seu rendimento foi abaixo do que estávamos habituados. Mas depois voltou ao seu melhor nível, provando que é de longe a melhor jogadora a jogar no nosso país. Com recursos técnicos acima da média e um espírito competitivo insuperável, Ana Seabra voltou a encantar e a mostrar que, aos 35 anos, continua a ser a grande figura do andebol feminino português.

7) Público - Uma agradável surpresa a quantidade de público que foi aparecendo nos pavilhões ao longo do campeonato. Com exceção do Colégio João de Barros e Passos Manuel, registaram-se sempre boas molduras humanas. E, naturalmente, nos play-offs, os pavilhões encheram-se de gente e até o CJB conseguiu praticamente encher o seu pavilhão. O jogo final do campeonato no Pavilhão do Alavarium foi, naturalmente, o ponto alto com um pavilhão a transbordar de pessoas e entusiasmo. O modelo competitivo ajudou mas há que referir que ao longo de toda a época as jogadoras da Primeira Divisão não se podem queixar de falta de público. O andebol feminino está a mudar.

8) Jovens talentos - É muito bom assistirmos aos jovens talentos a impor-se ao mais alto nível em Portugal. Patrícia Rodrigues é o expoente máximo, quer pela sua idade, quer pela qualidade fantástica a que vem jogando, não sendo por acaso titular da selecção A. Soraia Fernandes foi uma aquisição do Alavarium a que ninguém deu importância mas fez uma época sensacional, mostrando poder ser uma das grandes pivots em Portugal. Jéssica Ferreira apareceu, pela primeira vez, ao mais alto nível nas seniores e a Guarda-redes do Sports Madeira mostrou que tem tudo para ser uma das melhores realizando fantásticas exibições e provando que a Madeira tem uma especial apetência para formar Guarda-redes de topo. E não falemos de jogadoras um ano ou dois mais velhas, como Mónica Soares, Mariana Lopes, Filipa Gante, Isabel Góis ou Sofia Mota que são grandes figuras no nosso campeonato. Há muito talento em Portugal.

9) Pontas esquerdas - Se há posto específico em que Portugal está muito bem servido é ponta esquerda. Cláudia Aguiar, Sara Gonçalves e Ana Marques mereceram destaques semana após semana sendo, nas suas equipas, quase sempre das melhores em campo. Jogadoras de elevado rendimento, determinantes no contra-ataque e capazes de decidirem jogos. Sara Gonçalves foi, na nossa opinião, a segunda melhor jogadora do campeonato a seguir a Ana Seabra.

10) Juve Mar - Foi a única das 3 equipas que subiu de divisão que se conseguiu manter. E fê-lo a várias jornadas do final, com uma tranquilidade que ninguém antevia. Paulo Martins não tinha um plantel tão bem dotado com o o de outros (Cale ou Santa Joana, por exemplo, que ficaram atrás da Juve Mar), mas a coesão defensiva da equipa mostrou que é possível fazer-se omeletes quase sem ovos.

Para a semana publicaremos os 10 menos do campeonato.

Críticos Femininos

16 comentários:

Anónimo disse...

A defesa do alavarium resulta porque os treinadores em Portugal são tapadinhos e nao sabem preparar soluções que são muito fáceis para ultrapassar esta defesa maluca.

Anónimo disse...

Claro que é bom ter muita gente a ver os jogos mas o que aconteceu no jogo decisivo da final foi demasiado perigoso. Pessoas sentadas no chão, outras empoleiradas, gente apinhada. O ambiente foi fabuloso, nao nego. E se acontecia uma tragédia?

Anónimo disse...

Concordo com tudo o que se tem dito,na cronica Po23-Taça de Portugal Femininos.
Dá que pensar.
Pergunto:
Será que existe verdade desportiva no Andebol Feminino ???
pequenos,grandes exemplos:

Na fase final de juvenis em Alpendurada vão estar 3 duplas de
árbitros de Aveiro. " FÁNTASTICO "
No apuramento da 3 equipa para a fase final de juniores no
Jogo Maia-Valongo árbitros da A.A.Braga.
Jogo Cal-Alcanena árbitros da A.A.Braga.

PORQUÊ SERÁ ????

algumas equipas vão sair prejudicadas "GARANTIDO".

na próxima semana cá estarão os comentários para confirmar....

O atento
Jorge Sousa.

Anónimo disse...

Ainda bem que os criticos do feminino, nestes 2 anos de presença no Banhadas não falam dos árbitros. Porque é triste que os comentários sejam sobretudo sobre arbitragens, quando os críticos nem disso falam e elevam o nível.

Mas infelizmente é a cultura desportiva que temos...

Anónimo disse...

Para o "amigo distraído Jorge Sousa" apenas um pequeno comentário:
Primeiro é desatento , pois na 1a volta Valongo Vouga -Maiastars a dupla foi da Ass And Aveiro,
Segundo, além de desatento é mal informado (se calhar interessa-lhe...), pois nos no jogo Cale-Maiastars a dupla foi do Porto ( na 1a volta) e veja a curiosidade fantástica, foi exactamente a mesma dupla do Porto a arbitrar o jogo da 2a volta Maiastars-Cale. É CÁ CADA CURIOSIDADE FANTÁSTICA.
Quanto ao Cale-Jac, o Sr lá deverá saber o que se passa.
A sua atenção sofre de uma miopia localizada. Se pretender faça uma de duas coisas:
- vá ao site da Federeção e pesquise, analise, tire as suas conclusões. ESTÁ À VISTA DE TODOS,
- ou passe a denominar-se o Mal informado, ou o Tendencioso, ou o Fala barato. Qualquer um destes assenta-lhe como uma luva...

Anónimo disse...

Dizer que a Soraia é um grande talento...
Só se altura fôr sinónimo de talento!
Mas num país onde o talento e a qualidade são muitas vezes aferidos pela fita métrica, não me espanta.

Anónimo disse...

Não se façam passar por gente do cale porque o cale não tem nada a ver com isso. Parece o inquiridor do santa. Já chega de dizerem coisas em nosso nome sem serem verdade, nem ditas por nós.
Quanto aos jogos do cale com o Maiastars, a verdade está no portal da fap, não nos façam de ,estúpidos. A origem dos árbitros e os resultados sao os seguintes:
Juniores:
Cale-Maiastars , dupla Porto, ganhou o cale 32-26
Maiastars-cale, dupla de Braga, ganhou cale 24-26
Cale-Maiastars, dupla do Porto, ganhou cale 23-20
Maiastars-cale, dupla do Porto, ganhou Maiastars 30-26
Juvenis:
Maiastars-cale, dupla Madeira, ganhou cale 23-25
Cale-Maiastars, dupla Braga, ganhou Maiastars 19-27
Iniciadas:
Maiastars-cale, dupla do Porto, ganhou Maiastars 44-15
Cale-Maiastars, dupla de Viseu, ganhou Maiastars 19-29
Seniores:
Cale-Maiastars, dupla de Braga, ganhou Maiastars 22-26
Maiastars-cale, dupla do Porto, ganhou cale 22-23

Estes foram os confrontos entre o cale e o Maiastars nesta época desportiva.
Resumo:
10 jogos, 5 duplas do Porto, 3 de Braga, 1 da Madeira, 1 de Viseu, 5 vitorias do cale, 5 vitorias do Maiastars

Ó Malta de Aveiro tenham calma que o cale não está nesta fase final de juvenis. Ainda não esquecemos como foram apurados entraram em campo na ultima jornada os árbitros de Aveiro em vossa casa no jogo com o maiastars com 25 minutos de atraso, há 3 épocas atras.

Anónimo disse...

Você não deve ter visto os jogos da campeã nacional. A Soraia fez uma época fabulosa e foi decisiva para o título.

Nem deve ter visto os jogos que a Soraia fez agora no apuramento da nossa selecção...

A malta gosta mesmo é de criticar... Até criticar aquilo que está à vista de todos. Haja paciência.

Anónimo disse...

Mas para que falam de cale e maia? Será pelas Juniores neste fim de semana ?

a encomenda já está feita.

Quererá a FAP também organizar as juniores na maia ?

Anónimo disse...

CORREÇÃO:

Iniciadas:
---
Cale-Maiastars, dupla de AVEIRO (Marta Sá / Vânia Sá), ganhou Maiastars 19-29

Anónimo disse...

PARA O ANONIMO DO DIA 30/5 ÁS 21:07

«MEDALHA DE PRATA

SORAIA FERNANDES


Para mim, a grande revelação da temporada. Quando foi convocada para o Mundial de sub-17 muitos criticaram a sua convocatória, hoje, todos se rendem face a sua evolução. Foi muito importante esta época e, no encontro de sábado, foi Soraia Fernandes que empurrou o Alavarium para a vitória. Ulisses Pereira deve estar muito contente pela aposta que fez ao contratar a jovem jogadora de 17 anos, quando muitos duvidavam e questionavam o porquê da aquisição.»


A DOR DE COTOVELO É LIXADO....

Anónimo disse...

Os críticos do banhadas elogiam a Soraia, os críticos do blog andebol feminino elogiam a Soraia e quem vê os jogos obviamente elogia porque a época dela foi excelente. Uma pivot de 17 anos que joga a este nível é um grande achado do andebol português.

Mas há sempre alguém que tem dor de cotovelo. Só que quando se critica quem teve mais de 10 jogos transmitidos na Andebol Tv e em que todos viram o que ela jogava, cai no ridículo...

Anónimo disse...

É muito engraçado os comentários lá para os lados da maia,
o srºou a srª de 30 de Maio de 2013 às 15:27 onde disse:
"Primeiro é desatento , pois na 1a volta Valongo Vouga -Maiastars a dupla foi da Ass And Aveiro,
Segundo, além de desatento é mal informado (se calhar interessa-lhe...), pois nos no jogo Cale-Maiastars a dupla foi do Porto ( na 1a volta) e veja a curiosidade fantástica, foi exactamente a mesma dupla do Porto a arbitrar o jogo da 2a volta Maiastars-Cale. É CÁ CADA CURIOSIDADE FANTÁSTICA."

Tem razão que a dupla da 2º volta serem do porto,mas não sabe como essa dupla modou de critérios da 1º parte par a 2ª.
Será que foi dito alguma coisa ao intervalo?
Será que se não mudassem de critérios não irão ver,assistir ou apitar no maia andebol cup?
( tanto está dupla como outras quaisquer )
Isto é tudo uma suposição !!!
VIVA OS MAIS ESPERTOS....

Anónimo disse...

Na minha opinião, o Blog do Cid está errado.
Soraia como jogadora revelação? Sim pode ter feito uma boa época, mas esquecem-se certamente que existe uma "miuda" de 15 anos a jogar na PO09 e que foi "só" eleita para figurar na equipa ideal da época, segundo o blog do Cid.
Mas pegando nas palavras do Banhadas: "Patrícia Rodrigues é o expoente máximo, quer pela sua idade, quer pela qualidade fantástica a que vem jogando, não sendo por acaso titular da selecção A."

Anónimo disse...

Mas o facto da Patrícia Rodrigues ser um fenómeno nada tem a ver com a Soraia. A Patrícia é uma jogadora fabulosa e é incrível como com 15 anos joga com aquele nível. A Soraia é outra jogadora de grande qualidade a fazer uma grande época. Penso que ninguém está a dizer que a Soraia é melhor que a Patrícia, até porque a PAtrícia é de uma regularidade impressionante. Agora dizerem que a Soraia é fraca é de quem não vê jogos pois tem sido um dos destaques do campeonato.

Anónimo disse...

A Soraia é grande, mas não é a jogadora fabulosa que querem que pareça. Também não é má.
De facto, a larga maioria das jogadoras da PO09 é mediana.
Aconselho a que acompanhem com mais cuidado os campeonatos de outros países, de forma a que se possam aperceber da real valia da maioria das nossas jogadoras.