gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 4 de junho de 2013

Crónica de Fim-de-semana – 11 – 2012 / 2013 - VI

Breve crónica sobre os nossos Juvenis Masculinos, em especial sobre a PO06.

 
Já com o título entregue ao Benfica, esta última jornada da fase final da 1ª divisão de juvenis masculinos foi mesmo apenas para cumprir calendário.
 
PO06 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Juvenis Masculinos – Última Jornada
Fase Final

Águas Santas 26 F. C. Porto 25

Nesta última jornada, quis o destino que se defrontassem a supressa (Águas Santas) e a desilusão (Porto) desta fase final. E nada melhor que o resultado para confirmar esta opinião, que penso ser partilhada por muitos. Os dragões entraram neste jogo de forma desinteressada e com pouquíssima vontade. Do outro lado, estiveram uns jovens maiatos com enorme vontade de vencer o jogo e tentar conseguir fugir ao último lugar desta fase final. Jorge Pereira, mais uma vez, provou tudo aquilo que se tem dito sobre a sua qualidade e voltou a fazer uma excelente exibição. No lado do F. C. Porto, João Pimentel não conseguiu puxar pelos seus colegas e foi remando contra a maré praticamente sozinho. Ao intervalo, o treinador Filipe Soares (não se entende muito bem, a ausência do treinador principal, Carlos Martingo) viria a ter uma boa conversa com os jogadores e estes, viriam a fazer uma segunda parte bem melhor, embora não chegando para dar a volta ao resultado que veio a ser favorável ao Águas Santas, que com esta vitória e beneficiando da derrota do Sporting, conseguia ir ao pódio deste campeonato nacional de juvenis masculinos. O Porto, em tão poucos jogos, consegue ficar a 4 pontos de distância de um título que me parece ter estado mais que ao seu encalce.

S. L. Benfica 34 Sporting C. P. 32

Aqui, no dérbi de Lisboa, tivemos um Sporting que entrou melhor, mas claramente com consentimentos dos encarnados. Desde logo, não se apresentando com um dos grandes obreiros do título alcançado, o guarda-redes Gustavo Capedville. Além do senhor da baliza, o treinador benfiquista fez uma circulação dos atletas, demonstrando que estava neste jogo, mais para consagração do que para a vitória. No entanto, o Sporting foi uma sombra daquilo que poderia ter feito nesta prova e apesar de ter estado na frente na primeira parte e parte da segunda, não conseguia vencer um jogo que tinha tudo para estar ao seu alcance, optando os seus jogadores em ter atitudes de indisciplina, demonstrando algum "mau perder". Com isto tudo, os ainda campeões Nacionais ficam em 4º lugar numa prova de 4 equipas, para um dos mais fortes candidatos, é sem dúvida alguma, muito mau resultado. Apesar de tudo, João Ligeiro foi o jogador sportinguista mais inconformado em toda a fase final. Já Gonçalo Ribeiro e Augusto Aranda juntando-se ao seu Guarda-redes, nunca é de mais realçar que foram quem mais fez pelo título de Campeão Nacional.
 
Afonso Henriques

14 comentários:

Anónimo disse...

Não entende,NEM TEM que entender.So ao Porto diz respeito a gestão do clube!!

Anónimo disse...

Caro Afonso Henriques deve fazer uma análise mais detalhada para termos uma imagem mais reciproca da PO6. Se não explico:

- A meu ver desilusão é uma equipa campeã Nacional , vencedora da zona Sul terminar em ultimo lugar;

- O SL Benfica foi a equipa mais regular tendo tirado proveito máximo sobre o FC Porto, dado este ter priorizado o Campeonato de Juniores em prol de juvenis ( 10 juvenis no escalão junior é obra) - Um justo vencedor sem dúvida numa fase final espetacular com jogos e audiências de invejar competições de graúdos ;

- A AAAS fez o seu campeonato com uma equipa quase toda de 1º ano. Um adversário fortíssimo a contar para o título do próximo ano. Relembro que venceram um candidato (ISMAI) na passagem ao Play-Off no ultimo jogo e venceram o Colégio dos Carvalhos (a dita armada FC Porto) por um golo num play off super emotivo.

- O FC Porto foi a equipa que mais cresceu . Com muitos atletas a jogarem só pelo escalão superior a equipa de juvenis foi uma equipa algo atípica para os lados do Dragão com muitos atletas muito verdinhos. 2 grandes jogos levaram à vitoria no Play Off sobre um ABC que pelo que fez merecia também estar na fase final. Na fase final fez o pleno em casa e perdeu todos os jogos fora . Não esquecer que os atletas mais importantes fizeram nas ultimas 3 semanas 7 jogos - 5 no campeonato Juniores + 2 no de Juvenis. Não serão jogos quaisquer mas sim e simplesmente os melhores em Portugal para Jovens.

Foi um campeonato muito competitivo que demonstra que o formato foi bem conseguido e que deveria ser repetido.

Por isso seja feita justiça a todos os intervenientes de forma consensual e efetiva!

Anónimo disse...

Sete Ideal da Fase Final :

Gustavo Capdeville - SLB
João Ligeiro - SCP
Ricardo Avila - AAAS
Gonçalo Ribeiro - SLB
Miguel Batista - FCP
Augusto Aranda - SLB
Francisco Leitão - FCP

Foi provavelmente uma das melhores fases finais dos últimos tempos!!

Anónimo disse...

Martingo, vai embora e cala-te!

Anónimo disse...

O comentador das 23:52 deve andar distraido a equipa do Aguas tem 10 jogadores de último se calhar o queria dizer é que desses só se aproveitam 2

Anónimo disse...

Espero que ele fique para gaudio e satisfação de quem percebe de andebol e para azia total dos que sofrem de palas nos olhos,dor de cotovelo e paizinhos com azia...

Anónimo disse...

Reconhecer o elevado valor das equipas da fase final e parabéns aos todos os atletas campeões.

Para o Benfica, a próxima época será certamente mais exigente, porque se espera: igual ou mais, novamente muito trabalho, a humildade que existiu, que se tomem as decisões certas, sem experimentalismos e que a formação reforce um valor efectivo para o futuro.

Anónimo disse...

Em que lugar ficou o Ismai?



Ups...

Anónimo disse...

Sabendo o risco que corria,semanas atrás, resolvi entrar em contacto com o Banhadas para fazer as analises ao campeonato de juvenis masculinos 1ª divisão. Acho que é um bom campeonato, de onde já se podem antever alguns bons praticantes do futuro e a nível de competividade é bem interessante. Desde o ínicio que referi que seriam opiniões minhas e a minha visão do que se passava jornada a jornada. prometi a mim mesmo que não responderia, durante o periodo de competição, a qualquer tipo de provocações ou criticas negativas. Agora que terminou a prova, queria só responder ao anónimo de 4 de Junho de 2013 às 23:52:
Nunca, não é da minha personalidade, julgo os outros. Na minha opinião, os mais fortes candidatos seriam F. C. Porto e Sporting, por esta ordem. Como escrevi semanas atrás, o Porto fez uma opção de utilização de jogadores juvenis/juniores que achou ser a melhor. Não surtiu efeito e saiu a perder nos dois escalões. Em relação a essa matéria, daria aqui um outro tipo de debate, mas isso é de forum interno da secção de andebol portista. O Sporting, na minha opinião, ficou muito fragilizado quando perdeu na Maia e pela diferença que foi. Se ler bem, pode reparar que a nível de desilusão, para mim foram as duas equipas e também menciono que o Sporting ficou em último. Quer a força toda valorizar o que o Porto fez, mas na minha prespectiva, todos nós vivemos de resultados, sejam desportivos, profissionais ou até sociais e nesse aspecto o Porto falhou. Lamento, que só na última jornada venha questionar o que faço de livre vontade e com muito gosto, quando no inicio desta minha parceria, pedi o debate e troca de ideias. Como deve imaginar, não posso estar em todos os campos, mas se coloquei a desilusão no F. C. Porto é porque conheço a equipa e seu potencial. Agora não me cabe a mim julgar as opções do Clube, no entanto e ao entrar numa fase final, deve-se entrar com o intuito de a vencer. Muito obrigado a todos que contribuiram no debate e troca de ideias neste espaço da PO 06.
Afonso Henriques

Anónimo disse...

O ÁGUAS, OS QUE DIZIAM QUE ERAM OS FRACOS DESTA FASE FINAL, ESTÁ DE PARABÉNS!

Anónimo disse...

Senhor Afonso Henrique

Embora se perceba o seu sentido nestas crónicas, contribuiu para o debate e acompanhamento da competição. É normal falar com menor precisão sobre o que não se conhece melhor.

Neste espaço de comentários cruzaram-se algumas perspectivas interessantes, mas o que será fundamental neste momento dizer é que o Benfica é o campeão, um justo vencedor.

Anónimo disse...

Que grande campeonato fizeram a patroa e a criada no Ismai.....

Anónimo disse...

Jogar nos juvenis do ISMAI é altamente. Entra-se de férias bem cedo. E a comer bom melão...

Anónimo disse...

A única equipa da fase final que podia ter tirado o lugar de Campeão ao Benfica era o Porto. Mas não venham agora dizer que o Porto facilitou por ter levado jogadores juvenis aos júniores. Vejam o relatório dos 2 jogos que os puseram frente a frente e, como poderão verificar, a equipa do Porto apresentou-se sempre completa nos jogos contra o Benfica. Não tirem o mérito aos Campeões, que se fartaram de trabalhar, e se uniram como equipa para chegarem ao 1º lugar !!!