gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Campeonato do Mundo Qatar – 2015 – VIII

Portugal iniciou sua longa e difícil caminhado na tentativa de apuramento para o Play Off relativo aos apuramentos Europeus, para o Mundial de 2015 no Qatar.
 
LETÓNIA VENCE PORTUGAL
 
Antes de entramos propriamente dito na crónica do jogo, teremos de realçar a excelente organização que as entidades envolvidas proporcionaram ao público na Nazaré que respondeu de uma forma notável, esgotando o pavilhão. Com os hinos Nacionais a serem tocados por uma banda ao vivo, que nos lembremos é a primeira vez que assistimos a um facto destes. Terminamos dizendo que foi uma jornada de excelente propaganda para a modalidade.
 
Lembrar que a Europa tem direito a 12 equipas, pois a 13 equipa está diretamente apurada por ser a Campeã em Titulo a Espanha. E que as três equipas melhores classificadas no Euro 2014, estão diretamente qualificadas para o Mundial de 2015, significando que ficam 9 vagas por decidir, e cuja decisão final será feita através de um Play Off com 18 equipas em Junho de 2014.
 
Assim com esta derrota e como 12 Equipas estão automaticamente apuradas para o Play Off, através da sua classificação no Euro 2014, o que significa que apenas existem 6 lugares disponíveis para os Play Off, Portugal terá grande dificuldade em se apurar para o mesmo.
 
Apenas o vencedor de cada Grupo passará para a Qualificação 2 (Play Off) a que juntará por decisão igualmente da EHF a equipa Alemã.  
Num jogo totalmente dominado por uma letónia, que comandou o marcador desde o minuto um do jogo, chegando a ter vantagens de oito (8) golos, aos 38 e aos 42 minutos por exemplo, apresentou uma equipa com alguns jogadores de qualidade, como por exemplo o seu n.º 7 Alvis Jurdzs (9 golos) e melhor marcador da equipa, bem como o seu guarda-redes Edgars Kuksa que esteve em excelente plano, porém, deve também dizer de que beneficiou várias vezes da falta de eficácia da equipa portuguesa, que passe a expressão o “agrediu” em muitas das suas defesas, além desta qualidade em que poderemos inserir o nosso conhecido Austris Tuminskis com 2 golos (antigo jogador do SC Horta), apresentou um fabuloso índice físico. Basta dizer que um dos seus atletas o n.º 10 Dainis Kristopans (6 golos) “só” tem 2,15 m de altura. Portugal entrou mal, para não dizer muito mal, sem sentido de jogo sem coletivo, dando quase a sensação de excesso de confiança, mal a defender e mal a atacar, sendo largos os períodos que estava sem concretizar várias oportunidades, tanto no contra ataque como na precipitação nos remates, sentia-se que a equipa não rendia, por exemplo o resultado do jogo aos 10 minutos já era de 8-2 a favor da Letónia, o melhor resultado obtido por Portugal situou-se aos 22 minutos quando apenas perdíamos por um (1) de diferença, mas foi como se costuma dizer “sol de pouca dura”, o numero de faltas técnicas durante jogo também foram anormais. Não se entende que durante os 30 minutos iniciais, se tenha mantido quase sempre o mesmo sete em campo, e apenas se tenha feito um time out aos 25 minutos, estas interrupções foram introduzidas para os técnicos as usarem nos momentos críticos e não foi isso que se viu neste encontro pela parte de Portugal. Um início do segundo tempo com outra atitude, mas durou 5 minutos, depois só se volta a ter atitude perante o jogo aos 46 minutos, mas aqui já era tarde, entrando-se na paranoia das substituições. Carlos Carneiro (4 golos) enquanto durou foi dos melhores jogadores portugueses, sendo muito bem acompanhado por Tiago Rocha (4 golos) e por José Costa (3 golos), João Ferraz apesar dos seus 4 golos foi demasiado ingénuo ao falhar algumas situações de forma incrível, assim como Pedro Portela, Nuno Grilo neste seu regresso às seleções também não esteve nos seus dias e alguns nem chegaram a entrar. Mas na nossa opinião o jogo foi preparado, parece-nos com excesso de confiança, ou existiram festejos a mais, quando devia de existir era concentração. O Jogo foi dirigido pela dupla húngara constituída por Csaba Kekes e Pal Kekes, que estiveram longe do que pode e deve produzir uma dupla internacional, Faltas de atacante sem critério, 7 metros ficaram alguns por marcar para os dois lados, na Sanção Progressiva o critério não existiu, dizemos para terminar que se uma dupla portuguesa produzisse uma arbitragem com esta qualidade, ninguém se calaria a criticar negativamente, e nós próprios por vezes o fazemos.

Resultados de Portugal
1.ª Jornada
Portugal 26 – 29 Letónia

Calendário de Portugal
2.ª Jornada
Dia 03-11-13
Bósnia Herzegovina – Portugal (17H00)
3.ª Jornada
Dia 02-01-14
Estónia – Portugal
4.ª Jornada
Dia 04/05-01-14
Portugal – Estónia
5.ª Jornada
Dia 08-01-14
Letónia – Portugal (19H05)
6.º Jornada
Dia 11/12-01-14
Portugal – Bósnia Herzegovina
 
Sem deslumbramentos e excessos de confiança, Portugal ficou num Grupo que lhe permitia, ter serias esperanças no apuramento, agora, mais uma vez, ficamos dependentes de terceiros.

O Noticias

30 comentários:

Anónimo disse...

Vergonhoso andar a gastar dinheiro com este tipo de gente que não sua a Camisola.
Chegar a estar a perder com uma Equipa da 4 divisão da Europa por 8golos com jogadores que não rendem mas continuam a jogar !
Isto é simplesmente vergonhoso quando não ganhamos em casa a estes sapateiros !!
Temos 2 Equipas na Taça EHF 1 na Ligas dos Campeões e a Letónia onde jogam as suas equipas !!
Vamos parar com este gastar de dinheiro com gente que não sua a camisola e só joga quando quer !!
Preferível jogar com Juniores !!

Anónimo disse...

É fácil criticar depois de perder, porém a este nível não podemos falhar tanto. Entrámos no jogo desconcentrados e sem garra. Depois pareceu que o jogo não foi preparado,face á desorganização defensiva e ofensiva. Depois opções difíceis de digerir. A entrada de Figueira parece que existe um contrato em que obrigatoriamente tem de jogar 30 mts. Depois há outros neste momento em melhores condições. Rui Silva não é melhor jogador que Tiago? Pontas muito parados e sem jogo a chegar quando o bloco central era altíssimo. Não defendemos os cruzamentos ,logo ao 2º já sofríamos desvantagem. T.Out fora de tempo completamente,etc,etc. Tudo isto ajudou ao descalabro

Anónimo disse...

A concentracao foi uma brincadeira...
Passeios pra Camara Municipal e fotografias com surfistas. Foi uma semana incrivel de forrobodo.

Dps: Moreira nem no Porto é melhor que Sarmento, vai a Seleccao ser titular em detrimento do Portela.
Tiago Pereira com primazia em relacao ao melhor talento Portugues Rui Silva??? Vejam la s s cansa e faz como a Alexandrina.
Chama Jorge Silva? Entao e o Nuno Rebelo, revelacao do campeonato?
Figueira por decreto? Zero no Ismai. E o Humberto no AbC fecha todos os jogos.

Foi uma semana de fanfarronice e isso pagou-se caro pq la fora trabalha-se. Ca é passeio e noite e fotos com surfistas a semana toda.

Anónimo disse...

Em vez de treinar andebol, andaram a treinar surf nas ondas gigantes da Nazaré. E tambem em sessões fotográficas com brasileiras.
Obrigado professor rolando

Anónimo disse...

Assisti ao jogo pela Bola TV e o minimo que posso dizer é que a equipa portuguesa jogou mal, diria melhor, jogou muito mal.
Sem fio de jogo, viveu de situações quase individuais para marcar.
E na minha modesta opinião, a Letónia até era bastante acessível.
Assim... já era.

Anónimo disse...

O problema principal é falta de competências para....
Sé neste País de iluminados ( ou deputados ) é que o selecionador chega ao cargo sem nunca ter treinado uma equipe masculina na principal divisão .

Anónimo disse...

Pois é , mais visitas á praia para ver as ondas e o Macnamara , jogar andebol está bem está .
Continuam a ter de ser os clubes a levar o nome do País por ai fora .
E por falar em fora , Rolando , Andorinho ,Carlos Ferreira ,Luis Monteiro e Exmo. Sr. Deputado não estará na Hora do bota fora .

Anónimo disse...

E se fosse com Matts Olsen, faço ideia do que já não se teria dito, e depois a culpa era do sueco, que paga as culpas todas como o donner pagava, quando não queriam trabalhar, e o burro sou eu

Bai

Anónimo disse...

estes profissionais, se tivessem estudado a selecção letã provavelmente teriam convocado o Bilas ou o Alvaro Rodrigues e assim talvez já soubessem defender, que vergonha devem ter sentido aquele humilde povo que não foi respeitado.

Anónimo disse...

Mais um MILAGRE do Prof. Rolando perder só por 3 com este COLOSSO do andebol mundial que é a Letónia
Mas não és tu que tens a culpa não é quem te pôs nesse cargo , a ti e á pandilha que te acompanha .

Anónimo disse...

Segundo parece pelas informações , o Fábio Magalhães está lesionado .
Rolando toca a CONVOCAR MAIS UM LATERAL DIREITO / CANHOTO , aqui vão 3 sugestões :
Rebelo , Bélone , Afonso
É só rir !!!!!

Anónimo disse...

Caros amigos
Li com atenção os vosso comentários com os quais concordo na generalidade. Mas apresento as minhas elaboradas analises, falando a sério, algo vai mal e tudo parece satisfeito, é pena haver jogos! porque isto sem jogos era muito bom para os dirigentes, selecionador e alguns jogadores.

- Local para a competição a serio foi mal escolhidos(sem condição pouca capacidade de publico e muito dele de pé a ver um jogo estranho porque a maioria não era apaixonados do Andebol, senão teria tido outra participação de apoio á equipa, logo o local muito mal escolhido(independente da vontade dos dirigentes locais ou nacionais, estando estava a decorrer outra competição SURF "ondas grandes" mais a nível do turismo.

-Hotel mal escolhido perante o ambiente fora e dentro do hotel e Só faltou o "empelastro" para ficar nas fotografias com os surfistas mundiais.

-Muito passeio, muito foto e pouca concentração dos selecionados, não estamos no final da época mas no inicio da mesma e com 2 equipas a jogarem muito bem o Porto e o ABC.

-As escolhas do Selecionador Rolando Freitas não correspondem ao nível exibicional dos atletas nos Clubes, isto é a seleção do Rolando Freitas

-Escolha da melhor estratégia para o confronto com a Letónia? existiu não se viu e durante o jogo os "time out" demonstraram total desnorte dos principais jogadores em má forma e do Selecionador.

-Senão há tempo para treinar devido aso passeios nas praias da Nazaré porque não colocar o sete inicial do FCPorto já rotinado e ate se podai convidar o Tr. Obradovic para dar umas dicas junto ao banco, facilitava o sucesso do Rolando Freitas e seu Ego de vaidade e muita brilhantina.

-Perdemos bem e os letões estudaram bem Portugal e aí o resultado final

-Se fosse o selecionador Obradovic, Carlos Resende ou Mats Olson a equipa era diferente e os resultados também e não havia turismo ou passeios a descontrair, mas fechado no hotel e "concentração máxima" como diria Paulo Futre!
-HÁ MUITAS LESOES NOS ATLETAS PROPRIO DO JOGO DE LUTA COMO É O ANDEBOL, MAS COM O FISIOTERAPEUTA lUÍS PINTO QUE SAIU DA FPA, SABE-SE LÁ PORQUE AS LESSÕES ERAM MUITO BEM RECUPERADAS E ATLETAS CONFIANTES EM CAMPO.Deve estar a funcionar o "lobbie" do AS e RF)
VAMOS CONTINUAR A ACREDITAR NUMA SELECÇÃO SEM TREINADOR! QUE CONSIGA MELHORES RESULTADOS NO FUTURO.
Eu acredito nos nosso rapazes mas com o melhor selecionador, convocatórias a sério! o pavilhão adequado que passará por Braga, Guimarães, Porto e Lisboa e boa relação com a arbitragem e nisso o ex Presidente Luís Santos era o maior. Uma pergunta há premio por passar ao Play Off?
Júlio Dias

Anónimo disse...

Sobre o jogo nao digo nada ja era de esperar com este treinador nao se espera outra coisa se nao a derrota , mas digo ao srº presidente da fap como e que um jogador tem um processo desciplinar por mandar bater no presidente do conselho de arbitragem e é convocado so mesmo neste pais

Anónimo disse...

Claramente existem jogadores que treinam e se esforçam todos os dias para dar o melhor ao fim de semana pelos seus clubes, e estou a falar de uma percentagem dentro de um bolo que não é grande mas é o que a modalidade permite no nosso país de momento.
Para esta pequena percentagem que luta, trabalha e sua para melhorar e é ambicioso, qual é a motivação quando chega o momento da convocatória e não vê o seu nome e/ou pouco joga quando chega a oportunidade?
Não se pode ir observar jogos quando existe SLB - FCP ou SLB - SCP ou FCP - SCP. É ridiculo ao ponto de amadorismo a que se chegou quando se trata de trabalho de Seleção. O prof Rolando já foi à Hungria ver um jogo do Filipe Mota? Já foi ao Qatar ou a Espanha ver algum jogo dos portugueses jovens que por aí andam? Ver como se encontra João Pinto na Alemanha? Não digo que tenham de ser convocados mas observados.
Enfim...ridiculo! Péssima imagem para o país no ambito da modalidade

Anónimo disse...

Se o seleccionador precisar eu falo com o PEDRO CRUZ!!!! ;)

Anónimo disse...

Concordo com alguns dos comentários aqui produzidos ,quero acrescentar algo mais:
- O local escolhido - Contesta-se o apoio ,pergunta-se esta seleção neste jogo mereceu o apoio dos adeptos ?
- Este treinador atuou de acordo com os princípios de gestão de uma equipa de alto rendimento? Aliás a vaidade e sobranceria deste senhor causa já indiferença às pessoas do andebol. Apenas é defendido pelo séquito que tem medo de perder o tacho(Como Alberto João)
- Acham a escolha de jogadores séria? Deve estar a brincar, convoca jogadores fora de forma, só porque sim e diz acreditar...
- Alguém tem noção dos elevados gastos na preparação deste jogo e respetivo envolvimento?
- A verdade é que uns trabalharam e provaram ter preparado o jogo, nós só fizemos turismo porque a confirmar alguns pareceres, a equipa jogou sem mostrar qualquer solução quer no ataque ,quer na defesa. Sim porque a defesa individual é um método básico utilizado desde a formação e só praticado face ao desespero em que nos encontrámos. Nem em vantagem conseguimos ser melhores, bem pelo contrário.
- Há muito que digo este é mais um senhor dos lobbies, que alimenta o seu prazer e pouco produz para a observação e deteção de talentos que existem efetivamente e ele sempre se socorreu apenas dos amigos para chamar atletas, portanto... não serve,
- Lembro-me muito bem da forma deselegante como ainda há bem pouco tempo se dirigiu aos treinadores numa ação de formação utilizando um resultado favorável para se colocar em bicos de pés e tratar mal colegas que sabem muito mais de andebol do que ele, embora mais humildes...

Anónimo disse...

Ao anónimo das 12:54

Tanta dor de cotovelo sobre local do jogo.... por acaso em algum dos pavilhões onde já se fizeram jogos da seleção estava tanta gente como ontem na Nazaré?
Aquilo sim, é uma excelente promoção da modalidade, ainda no fim de semana passado em Coimbra se fez o jogo das femininas e nem por sombras estava tanta gente como na Nazaré.
Mas querem melhor pavilhão que o gimnodesportivo da Nazaré para este tipo de jogos?

Como pode dizer que não tem condições e sem pouco espaço???
Coitado.... o seu pavilhãozinho deve ser melhor!

Anónimo disse...

O rolando já não controla nada: ao que parece o homem do feminino (florêncio)além de dar cabo das seniores vai dar cabo das juniores A, mais a sua assistente pessoal/seleccionadora/treinadora regional de aveiro/jogadora do alavarium e ex-angola/ também angariadora de jogadoras Seabra...lesionada para jogar no clube que lhe paga, mas boa para jogar na seleção que também lhe paga. é isto o andebol feminino...miséria.

Anónimo disse...

Pessoal o roblema não estava no local, ou no pavilhão, ele estava cheio, mas com a forma desportiva cómo a equipa se apresentou qual era o publico que iria uxar pela equipa, só falamos no seleccionador, e dos jogadores que nos clubes jogam e dão tudo e chegam á selecção e não nada, parecem un monos, aproveito para dar os meus parabens á organização do jogo e ao povo da nazaré que deu mais que aquilo que merecia uma equipa destas, e já agora quantos eram os oficiais da comitiva portuguesa e quem eram, era engraçado saber.

Anónimo disse...

Digam aqui que quiserem aquilo foi mau de mais para ser verdade e o Deputado da treta, que só fala uma vez por ano na AR e é para desejar boas Festas tem que tomar uma atitude.
Ou então façam como o ILHAVO não vão á BOSNIA gastar o dinheiro do POVO Façam falta de Comparência que fica mais barato.
Quanto a fanfarronices na Nazaré era ver o Casal Bexiga a tomar uma joldas com o Mancamara e D. Pacheco e D. Mário, que foram fazer uma férias e surfa rum pouco para relaxar da vida stressante do 65 da Calçada.

D. Pepe

Anónimo disse...

Pensava-se que a Letónia era um equipa de toscos, engano. A equipa estava ao alcance de Portugal, era verdade. Não vale a pena sobre valorizar ou encontrar a explicação dos maus resultados no alheio, denegrir não chegamos a lado nenhum.

Matts Olsen, Donner....? Talvez objecto de críticas mas foram referências.

Planear, mudar posturas, o carácter, a atitude, a organização e reformar nos clubes e federação, porque sabe-se quais são os problemas.

Para a equipa bons resultados.


Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol na TV, Internet e Rádio previstas entre 1 e 3 de Novembro de 2013:

http://andeboltv.blogspot.pt/2013/10/lista-de-transmissoes-entre-28-de.html

Anónimo disse...

Parabens á organização mas entendam as criticas da má escolha! sao detalhes da Alta Competição, mas isso já acontecia com o Torrinha e Luis Santos mas os melhores resultados das nossas selecções foram alcançados onde existe andebol, publico afecto e motivação pela selecção-
Quanto ao selecionador, não temos e podiamos ter e falam português com experiencia dos grandes equipas e muitos jogos da P01.
Vale apena reflectir e decidir...
Artur Brás

Anónimo disse...

O tipico português só deita abaixo lol e apresentar soluções? Criticar é fácil a próxima vez que gastarem o vosso tempo pensem em fazer algo útil para a modalidade senão continuem a produzir para o nosso país porque pelo que vejo muita gente fala fala mas trabalhar que é bom ESQUECE.

Olhem mas é para o que vocês fazem nos vossos clubes ou em casa e deixem os outros trabalhar.

É só azia e inveja de não estarem no lugar de quem criticam.

Ainda não perceberam que a culpa de a seleção não ter bons jogadores a jogar é somente dos clubes que não os trabalham bem? O nível de competição da nossa divisão está miserável e com isso é habitual os jogadores da seleção serem completamente vulgarizados por jogadores que jogam nas melhores ligas europeias.

Adepto atento

Anónimo disse...

Jus está na hora de jogar com um central professor.......o Pedro Cruz está aí

Anónimo disse...

Oh 1 de Novembro de 2013 às 09:44

A CULPA e desses BORABOTAS que não suam a CAMISOLA e como é que podem ir jogar para as Ligas estrangeiras.
FALTA DE PROFISSIONALISMOS!!
Em que Ligas jogam os Letões ?
Deixa-te de Lirismos !!

Anónimo disse...

Qualquer dia o Rolando Freitas tem que fazer um referendo para saber quem o povinho autoriza convocar!!! Pelo amor da santa, os treinadores mudam, a conversa é a mesma m.... de sempre...até enjoa. Ah e tal, que devia convocar este, e aquele não deveria...oh pa, deixem as pessoas fazerem o trabalho que têm a fazer e respeitem as opções. Se são estas as escolhas, é porque são as melhores e há que apoiar os atletas que lá estão, mais nada!!!
É, por estas e por outras, que o nosso país não evolui, porque a capacidade das pessoas em respeitar o próximo está muito aquém do desejável. Enfim...

Anónimo disse...

" se são estas as escolhas , é porque são as melhores " ....
ò amigo o problema é mesmo esse , são sempre os mesmos a ir e os resultados são a miséria que todos sabemos .
Dizia esta semana o selecionador de sub-20 de futebol , que aquele era um espaço para atletas de excelência e sempre aberto para os melhores em cada momento ....
e no andebol , é um espaço sempre fechado aos mesmos e á mediocridade de quem convoca e dirige .

Anónimo disse...

Convocaram Rui Silva e Fábio Magalhães para quê? O Fábio é um motor com duas velocidades...
O Rui virá um dia a ser talvez... um dos melhores! Só que... o Pedro Cruz não é convocado! e até se convoca o Tiago... O Ricardo É o melhor mas... se der ao pedal! Parece que não corre pra tráz! Só prá frente, não é ?
Bem pensado ofacto do surfista ir ao pavilhão e numa região onde se adora andebol de pavilhão e praia! Parece que houve jogadores que não se cansaram muito a retribuir!!!

Anónimo disse...

O "pais não evolui", isto é, o andebol, não será por falta de apoio, porque quem gosta da modalidade não o deve deixar de fazer e de acreditar. Mas quem integra a modalidade ou é adepto não deixa de ter o direito de pensar e questionar, com sentido cívico e construtivo. Uma certa "letargia" convida a aceitar os problemas com naturalidade e resignação.

Devemos tentar avaliar os resultados finais das seleções, que com algumas exceções, nos últimos 30 anos, situam-se entre o insuficiente e mau. Porquê ?