gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Crónica de Fim-de-semana No Feminino – 10 – 2013 / 2014

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase
10.ª Jornada
Alavarium 32 - 31 JAC-Alcanena
CS Madeira 22 - 21 Juventude Lis
Vela Tavira 23 - 25 CA Leça
Colégio Gaia 36 - 24 Maiastars
Madeira SAD 22 - 20 João Barros
Assomada 27 - 28 Juventude Mar

11.ª Jornada
Madeira SAD 26 - 22 Juventude Lis (antecipado)
CS Madeira 20 - 32 João Barros (antecipado)

Foi um dos fins-de-semana mais entusiasmantes do campeonato. Os 4 candidatos ao título enfrentaram-se em jogos muito emotivos e quase todos os outros jogos foram decididos perto do final. O campeonato está ao rubro e a única equipa invencível, o Colégio João de Barros perdeu esse estatuto ao ser derrotado no Funchal. E é pelo primeiro dos jogos grandes que começamos.

O Madeira Sad / Colégio João de Barros era o grande jogo da jornada e a expectativa era grande para ver como a única equipa invencível da competição se comportava diante de um assumido candidato ao título. E a primeira parte até foi dominada pela equipa de Paulo Félix que se apresentou confiança, com uma forte intensidade defensiva e que conseguiu anular o contra-ataque madeirense, algo essencial para se vencer na Madeira. Além disso, Dulce Pina, talhada para estes jogos grandes, contrariava todos os preceitos do andebol moderno pois, praticamente sem treinar, continua a jogar a um grande nível. Contudo, na segunda parte, faltaram pernas ao Colégio João de Barros, os erros começaram a suceder-se no ataque e a eficácia de remates baixou para níveis em que, a este nível é impossível vencer jogos. Terminou assim a invencibilidade do Colégio João de Barros que não apaga a excelente época que a equipa está a realizar e terá mais um duro teste no próximo Domingo quando receber o Alavarium. Para ganhar, a equipa terá que apresentar um ataque bem mais fluído do que apresentou diante do Madeira Sad. E as madeirenses estão de parabéns pela grande época que vêm fazendo. É verdade que o calendário na primeira volta lhes é muito favorável (defrontaram todas as melhores equipas em casa), mas quase sempre responderam à altura. É a equipa mais experiente do campeonato e isso, nos momentos decisivos, acaba por lhes valer vitórias, como a do passado Sábado. A equipa fez uma má primeira parte, revelando muitas dificuldades ofensivas, o que não é de estranhar face à ausência de rematadoras de primeira linha, mas Márcia Abreu fez um jogo muito bom e Renata Tavares parece que não sabe jogar mais. E, quando a sua Guarda-redes fechou a baliza, o jogo começou a pender para o lado das madeirenses que, mesmo sem conseguirem fazer tantos contra-ataques como o habitual, conseguiram obter esta importante vitória perante o adversário que as tinha eliminado da competição na época passada. Duarte Freitas está de parabéns, pelo bom trabalho que tem vindo a fazer e as madeirenses mostram uma consistência invejável e irão terminar a primeira volta com apenas uma derrota.

O outro jogo grande teve lugar em Aveiro, com o Alavarium a receber e a vencer o Jac mas onde só nos instantes finais conseguiu assegurar a vitória perante um Alcanena que, uma vez mais, mostrou que é candidato ao título. Foi um jogo de grande qualidade, intensidade e velocidade onde a equipa de Alcanena perdeu bastante cedo, por lesão, Rita Alves. Curiosamente, a partir desse momento, a equipa deu a volta ao jogo depois de uma entrada desastrada com dificuldade de adaptação à defesa individual do Alavarium. Mas Patrícia Rodrigues, com mais uma grande exibição, trouxe a equipa do Jac para a frente do encontro, muito bem acompanhada pela pivot Adriana Laje e por Vanessa Oliveira. Aliás, a decisão de Marco Santos de retirar Adriana Laje nos últimos minutos do encontro, acabou por se revelar fatal, mas o treinador tem que estar contente com mais uma excelente exibição da sua equipa. Só que, pela frente, tinha as campeãs nacionais que, na hora da verdade, assumiram o encontro. Ana Seabra continua de fora e a questão que se coloca é quando ela voltar quão forte ficará esta equipa que, depois de um começo de época tremido, parece estar num grande momento. Soraia Fernandes fez uma exibição fabulosa, destroçando a defensiva do JAC, Mariana Lopes esteve imparável na hora do remate e Mónica Soares fez um excelente jogo, estando em grande subida de forma. E na segunda parte, a guarda-redes Andreia Madail parou alguns contra-ataques, sendo decisiva para a vitória da equipa de Aveiro que continua a ter na sua defesa individual, a grande arma de desgaste dos adversários, a arma inovadora que Ulisses Pereira lançou na época passada para vencer o campeonato.

Em Tavira, um jogo muito importante na luta pelos “playoffs”, jogo que começou atrasado e que teve uma primeira parte muito equilibrada com a atiradora Joana Reis a mostrar que está de volta à sua boa forma, depois de uma longa paragem por lesão, muito bem acompanhada pelas irmãs Faleiro. A equipa parecia estar em condições, depois da primeira parte, de conseguir uma importante vitória mas, na segunda parte, faltaram pernas às algarvias e uma série de falhas técnicas foram fatais. O facto de ser a primeira vez que estão na primeira divisão está a pagar-se caro para uma equipa que, se se quer manter, tem que vencer jogos como este. O Cale fez uma fraca primeira parte, provavelmente resultante de uma viagem atribulada. Mas a segunda parte foi completamente diferente e a equipa confirmou aquilo que tem sido a sua grande arma desta época ? o seu espírito guerreiro. Maria Rodrigues foi uma contratação que tem rendido muitos frutos e a equipa vive muito ao seu redor, muito cem acompanhada por Daniela Mendes que está num bom momento de forma. Parece cada vez mais claro que a luta pelos playoffs está reduzida a 9 equipas (Vela de Tavira, Juve Mar e Assomada parecem já estar a ficar para trás) e o Cale, que era apontado como um dos candidatos à descida, é uma dessas 9 equipas provando o bom campeonato que a equipa de Leça vem fazendo.

Em Gaia, ocorreu o jogo mais desequilibrado de Sábado, com o Colégio de Gaia a vencer confortavelmente o Maiastars. A equipa de Paulo Castro fez, finalmente, uma boa exibição, mostrando todo o potencial desta equipa. Toda a equipa esteve em bom plano, sentenciando o jogo logo na primeira parte, mas naturalmente que teremos que destacar Sandra Santiago que continua a mostrar na sua época de estreia ao nível sénior todo o seu potencial, transfigurando completamente o Colégio de Gaia. Sara Andrade voltou a mostrar que está num bom, momento de forma e a equipa começa a respirar mais confiança numa altura em que se aproxima o jogo da verdade contra o JAC. Sempre o dissemos, com o plantel que tem o Colégio de gaia tem que aspirar a ficar nos 4 primeiros lugares e o jogo com o Jac pode ser decisivo para determinar o 4º/5º lugar da fase regular que se irão defrontar na primeira ronda dos playoffs, e onde ficar em 4º dá direito a ter o factor casa no jogo de desempate. O Maiastars, pelo contrário, está em queda livre. Nem a ausência de Renata Pereira, Sofia Carolina e Sofia Osório explica tudo (embora a lesão sofrida por Olinda Leal, ainda na primeira parte, seja a mais importante de todas e foi a partir daí que começou o desastre). É verdade que é uma das equipas mais baixas do campeonato, mas não deveriam os seus responsáveis pensar nisso na hora da definição do plantel? E esta bicefalia no comando da equipa não parece estar a resultar. José Carlos Ribas e Raquel Silva têm personalidades bem distintas e não nos parece que esta solução esteja a resultar. Vai valendo Diana Oliveira que carrega a equipa ao colo, muito bem acompanhada neste jogo por Maria Cerqueira. Mas perder por 12 contra o Colégio de Gaia, um dos seus grandes rivais, é mau demais para uma equipa como o Maiastars. Mas, em bom rigor, a preocupação do Maiastars para este final do ano deve ser recuperar todas as jogadoras para que possa entrar em 2014 com o pé direito e assegurar um lugar nos playoffs.

Em Lisboa, o Assomada perdeu com a Juve Mar que conquista a sua segunda vitória no campeonato, depois de ter conseguido a primeira na semana passada. Parece renascida a equipa de São Bartolomeu do Mar e tem na próxima semana a receção ao Vela de Tavira que lhe poderá dar a terceira vitória, embora nos pareça ter acordado tarde para discutir um lugar nos playoffs. Contudo, para a luta da manutenção, os pontos acumulados nesta fase podem ser decisivos e esta equipa da Juve Mar que parecia moribunda parece ter ressuscitado. Teresa Santos foi a jogadora que marcou a diferença neste jogo, muito bem acompanhada pela pivot Andreia Martins. Para o Assomada, mais uma derrota e quando se esperava que a equipa melhorasse depois de adaptada à realidade da primeira divisão, está a acontecer o inverso. Provavelmente porque é das equipas onde pior se treina em Portugal. Os talentos estão lá (Micaela Sanches, Edna Oliveira, Rute Fernandes, Carla Mendes) mas há que os trabalhar e não se vê nenhuma evolução nesta equipa? E, obviamente, custa perder o jogo da forma como foi perdido, mas as lisboetas só se podem queixar delas próprias e dos erros que cometeram nos últimos minutos do encontro.

Terminamos com os 3 jogos da Madeira (além do jogo grande que abriu esta crónica). O Sports Madeira / Juve Lis foi um dos jogos mais emotivos da jornada, com duas equipas em nítida subida de forma a defrontarem-se. A Juve Lis entrou muito bem no encontro, defendendo a um grande nível e conseguindo boas soluções no ataque, com Francisca Marques em excelente plano na ponta direita e Patrícia Mendes muito eficaz na marcação dos livres de sete metros. Contudo, na segunda parte, a equipa apagou-se por completo ofensivamente. Não é de estranhar, pois não é fácil jogar-se as segundas partes na Madeira. Mas isso é um problema que as equipas do continente sentem nas suas deslocações ao Funchal e as insulares nas deslocações ao continente. A equipa deixou fugir uma possível vitória, diante de um adversário direto e que conseguiu dar a volta ao jogo. Aliás, esta equipa do Sports Madeira tem mostrado ter uma alma bastante grande. Na génese desta reviravolta esteve Sara Sousa, capaz do melhor e do pior mas que, neste encontro, foi a mola impulsionadora da recuperação, muito bem acompanhada por Mariana Sousa e tendo na sua Guarda-redes peça fulcral para a grande segunda parte das madeirenses, conseguindo uma vitória muito importante na luta pelos playoffs.

No Domingo, o Sports Madeira já não teve pernas para um adversário de outro calibre, o Colégio João de Barros. A equipa madeirense nunca conseguiu encontrar soluções para ultrapassar a forte defesa da formação das Meirinhas e o jogo acabou por ser algo monótono, face à supremacia das vice-campeãs nacionais e perante a impotência ofensiva das madeirenses. O Colégio João de Barros, depois da primeira derrota da época registada no dia anterior, não facilitou e decidiu o jogo na primeira parte, sobretudo pela sua extraordinária defesa, o bom jogo da sua guarda-redes e com uma boa ligação com a sua pivot Mariama Sanó. Veremos como reage a equipa de Paulo Félix no grande encontro do próximo fim-de-semana, quando defrontar o Alavarium. Sem Ana Seabra, é a grande oportunidade do Colégio João de Barros vingar a perda do campeonato no último segundo da época passada.

Finalmente, no Domingo, o Madeira Sad cumpriu a sua obrigação de vencer a Juve Lis mas o jogo foi mais equilibrado do que se poderia esperar. As madeirenses conseguiram chegar ao intervalo a vencer por 5 golos, muito por culpa da grande exibição de Sara Gonçalves, com um elevado grau de eficácia, mas relaxaram no início da segunda parte e, apesar da vitória nunca ter estado em causa, a exibição esteve longe de agradar. Algo natural depois da grande vitória da véspera que proporcionou algum relaxamento de uma equipa que depois de um péssimo arranque no campeonato, está nesta altura em excelente forma. A Juve Lis fez um jogo muito melhor que na véspera. Ana Gante fez mais uma grande exibição e gostávamos de a ver numa das 3 equipas que lutam pelo título pois esta jogadora precisa de estar nos momentos de decisão do campeonato (será o Colégio João de Barros o seu destino?). Patrícia Mendes e Francisca Marques voltaram a dar-se bem com os ares do Funchal numa equipa que está a subir mas que ainda tem muito trabalho pela frente para assegurar os playoffs.

Para a semana, voltamos a ter um fim-de-semana muito interessante com um escaldante Colégio João de Barros / Alavarium, numa reedição da final do campeonato passado. Como sempre, estaremos cá para lhes contar tudo sobre um campeonato que está ao rubro.

Críticos Femininos

20 comentários:

Anónimo disse...

Grande Soraia Fernandes- 9 remates,9 golos, grande prenda de aniversario.....Força Alavarium...

Anónimo disse...

Grande campeonato! E parabéns ao Banhadas porque em portugal ninguém fala de andebol feminino com este detalhe.

E que luxo é ter um campeonato onde as estrelas são jovens de 17/18/19 anos. Há que fazer algo para conseguir que estas gerações aguentem mais 15 anos a jogar!

Anónimo disse...

A Juve Lis entrou muito bem no encontro??? Como pode alguém dizer isso de uma equipa que aos 4 minutos estava a perder 5-1??? Até posso concordar que "acordaram" logo de seguida para recuperarem para um 5-6 aos 10 minutos, mas não deixa de ser um mau começo de jogo, pelo menos na minha opinião (eu estive no pavilhão do funchal a ver o jogo e não faço parte de nunhuma das equipas em jogo).
Mas concordo quando dizem que foi um jogo emotivo.

Anónimo disse...

Já há é faixas encomendadas...

Anónimo disse...

Não falo em jogos em especifico, mas os críticos do feminino bem que podiam fazer como os críticos que habitualmente fazem as cronicas no masculino, ou seja, falarem em arbitragens. Esclareciam muita coisa.

Anónimo disse...

Acho muito bem que os críticos não falem de arbitragem. Já basta os treinadores que perdem virem para aqui chorar nos comentários. O Banhadas está a prestar serviço público! Assim sim...

Já agora, também tenho a mesma dúvida: Mas quem é que é o treinador no Maia? O Ribas ou a sua ex?

Anónimo disse...

Bonito ,o jornal O JOGO esclarece??? que a grande surpresa foi a vitória da Noruega sobre a Espanha. Fantástico, quem será o jornalista que escreve isto

Anónimo disse...

Parece que a Renata não sabe jogar mais, deveriam querer dizer MAL, só que não parece,...ela não sabe mesmo jogar mal... Melhor jogadora portuguesa da sua posição à uns anos a esta parte e não consigo deslumbrar sucessora à altura, possivelmente a Telma Amado se continuar a sua evolução

Anónimo disse...

Acho sempre estas crónicas fracas, tendenciosas e com um português muito mau...acho que deviam ser mais exigentes e mais isentos...espelham o nosso campeonato com a "pequenês" à qual estamos tão acomodados...

Anónimo disse...

ao anonimo das 11:29, o ódio que você destila, só pode ser porque provavelmente o seu clube está incluido entre aqueles que estã aflitos, ou então é um dos muitos técnicos que andam cheios de artroses, nos cotovelos. Deviam agradecer por exirtir quem desse valor e escreve sobre os femininos, agora falar em isenção, olhe eu só um adepto da modalidade e estes são dos mais isentos que tenho lido.

Anónimo disse...

Ainda sobre o jogo Madeira SAD/João de Barros gostava de realçar mais qualquer coisa designadamente o facto da SAD estar desfalcada de duas jogadoras importantes no plantel - Bebiana (na ficha de jogo da FAP até marca sem jogar! atenção aos comentários baseados no nº de golos marcados...) e Soraia; mas penso que foi anivel defensivo que a SAD fez a diferença anulando bem tanto a D.Pina como a M. Pereira e aqui cabe realçar a mais valia da Renata, da Temtem e da Ana Andrade que embora parecendo não estar a 100% fisicamente continua a ser uma grande jogadora.

Anónimo disse...

mónica soares alguem ouviu falar dela ?
fizeste a tua escolha , deixas-te a madeira e agora nao passas de mais uma jogadora banal que esta num clube cheio de 1ªlinhas..
ULISSES isto já não é o CLUBE DE AVEIRO, é uma "sociedade das nações"

Anónimo disse...

Lamento informar o anónimo das 18h41m, mas a Mónica Soares era de Aveiro. É mais de Aveiro do que da Madeira..

Cumprimentos Calenses.

Anónimo disse...

O pessoal do JAC já andava a cantar de galo, mas já caiu na realidade. E em Gaia levam mais de 10.

Anónimo disse...

A Mónica Soares faz falta à 1ª linha do Madeira SAD, que basicamente, não existe! Quem remata é a Ana Andrade, que não é lateral, não escolhendo bem os momentos de remate e não sendo muito eficaz na assitência aos pivots. Bom bom, é estar lá atraz a defender e ganhar à SAD.Quem dera terem as jogadoras que o Alavarium tem...por alguma razão foram campeãs!
Força Ala!!!

Anónimo disse...

Não se preocupem com a Bebiana e com a Soraia...talvez já nem regressem á Madeira depois do Natal!!!
o atento

Anónimo disse...

Esta malta da Madeira anda muito excitada nos comentários, ninguém na crónica ou nos comentários falou dos golos da Bebiana.

A Mónica fez uma excelente exibição no Sábado, merecendo muito bem o destaque do Banhadas. Está em grande subida de forma, a jogar muito andebol. Mas entendo a vossa dor de cotovelo por ter saído da Madeira...

Já cá faltava as preocupações com o Alavarium. Sociedade das Nações? O Alavarium tem 4 jogadoras sem ser do distrito (Viviana, Ana Marques, Cláudia e Filipa), o Madeira tem também 4 (Ana Andrade, Bebiana, Soraia, Renata), o João de Barros tem também 4 (Ana Paula, Dulce, Malcato, Mariama).

Realmente quando é para dizer mal, vale tudo. Até dizerem mal de quem foi vossa colega (e das boas colegas) no ano anterior.

Anónimo disse...

O JAC no Colégio vai perceber que nem nos 4 primeiros vão ficar. O Colégio de Gaia tem muito melhor equipa e vai mostrar ao Jac o que é jogar andebol... As pitas vão ficar com os olhos em Bico.

Colégio para os 4 primeiros!!!!

Anónimo disse...


É lamentável que se evidenciem atletas, jogo após jogo, por marcarem bem os sete metros, pois por outra coisa não poderia ser. Mas enfim, assim vão as crónicas. Uma tristeza.

Anónimo disse...

Adorei a cara de aziado do marco santos no fim deste jogo