gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O CA e a sua Atividade – 2013 / 2014

Circula um email sobre o Conselho de Arbitragem da FAP, que um nosso leitor nos fez chegar, mas só iremos falar (escrever) sobre o mesmo após analise cuidada do seu conteúdo, confirmação de alguns dos factos, e omitiremos e não nos pronunciaremos sobre conteúdos que contenham ofensas diretas ou indiretas, este não pronunciamento não prejudicará uma analise que será certamente lucida e assertiva. Já confirmamos que alguns comentários que publicamos não são mais do que extratos do referido email que se diga está perfeitamente identificado e assinado.
 
Em 19-10-13, publicamos um artigo sobre o CA da FAP e a profusão de Circulares, que tem sido profícua (Em quantidade, já que quanto á qualidade...), e voltamos a referir que com a Circular N.º 8, criou situações de verdadeiro surrealismo, contrariando tudo, o que Regulamentarmente está escrito (fomos ler o atual Regulamento), e os erros detetados anteriormente continuam e agravam-se, na altura dissemos “…A começar por contrariar tudo o que diz, e colocar no Nível 4 um árbitro sem dupla.” Hoje teremos de dizer que a situação em nada melhorou o quadro do Nível 4 apenas comporta 14 duplas de máximo, segundo o próprio regulamento o diz, e no quadro apresentado existem 14 duplas + 1, em ficamos?
 
Agora agrava a situação com uma circular 14, onde no seu ponto 3, refere que determinada dupla, a título excecional pode dirigir jogos da PO01, Porquê? A justificação apresentada não tem cabimento, em que matérias do regulamento se basearam, somos sinceros não encontramos nenhuma.
 
Vejamos de forma resumida, apenas alguns pontos, depois da publicação definitiva dos quadros de arbitragem:
 
Duplas – Divulgam-se as duplas definitivas em número de 64 (+5 que na época anterior – fator positivo) na circular N.º 8, mas temos fortes dúvidas de que este numero se mantenha, depois de nos terem “soprado”, que quando for “se chegar a ser” publicada a lista dos não aptos provavelmente haverá muitas surpresas para não dizer que segundo as informações que nos tem chegado (autentico “descalabro”), desde que o CA cumpra com toda a matéria que tem escrito nas suas informações publicas.
 
Pois as contradições não param, elabora a Circular n.º 13, cancelando as ações de formação em 25 e 26 do corrente mês em Viseu, devido a “ atual conjuntura socioeconómica “, palavras suas e depois elabora a Circular 14 a dizer a dizer que fora, aprovados no Curso de formação realizado em Viseu nos dias 25 e 26 os seguintes Observadores, Mas meus senhores no final em ficamos? É a completa contradição…
 
Observadores – Existem? Vão acumular funções segundo se sabe, e todos os descritos na Circular n.º8 o podem fazer? Duvidamos? E os Não Aptos?
 
Âmbito de Actuação – Finalmente a estamos a mais de meio da época, sem a divulgação desta norma, que define quem é prioritário para apitar quem, Ou quem pode apitar o quê. Será que está época alguma vez veremos o mesmo ser implementado, então para que a justificação no ponto 3 da circular 14? 
 
Uma questão se nos depara, quando vemos chamadas de atenção, nos quadros divulgados na Circular n.º 8, e nos quadros sem dupla. Pois ao lermos o Regulamento de Arbitragem, perguntamos, será que alguma vez será cumprido o estabelecido no ponto 2 do artigo 34? 
 
Factores de Avaliação – Reafirmamos o que referimos em anterior texto, “não foram divulgados”, foi sim, divulgado no entanto através da circular n.º 004 (06-09-13), os fatores de penalização relativos á assiduidade, uma novidade positiva esta época (veremos a sua aplicação na prática). 
 
Oficiais de Mesa – Em relação aos Oficiais de Mesa cuja lista divulgada é de apenas 28, número manifestamente insuficiente, para as necessidades atuais da modalidade, nada é dito, publicando-se uma lista, mas segundo parece mais uma vez temos a história dos Não Aptos….
 
Por último – Mais uma vez temos a Arbitragem, a não honrar os seus compromissos com a liquidação de verbas em atraso, e nomeações para jogos que só cria ilusões no imaginário de quem nomeia, mas sobre critérios e nomeações ficará para outra altura, porque o tema hoje já é longo. 
 
O Regras

30 comentários:

Anónimo disse...

então companheiros, aqui está um artigo para pudeem desabafar, ou já foram proibidos, confirmama ou não o que aqui está escrito, são realmente uma vergonha, falam falam mas não dizem nada . Um árbitro ainda no activo.

Anónimo disse...

Sinceramente não percebo patavina do que escreveram nem vejo qual o interesse desta trampa! Este texto é de critica, é de apoio, ou é de quê?
Vocês por vezes (quase sempre) são horríveis e escrevem coisas para o além, pois os terracios para vos entender têm precisam de um curso!

Anónimo disse...

Agora com esta nova APAOMA tudo se vai resolver até os árbitros vão passar a recebe na Hora !!
Na hora mas é na hora de Baterem com a Porta Um CA completamente a Deriva.
Uma vergonha de Nomeações sem critério !! Ainda não percebi porque é que o MC não pegou nas Nomeações.
O CAJÓ um Zero mas um zero negativo!
Onde para o resto do CA esta de férias ou já se demitiu ?
Sr. Silva quanto tempo mais vai levar para arrumar a casa ?
Os Árbitros são uns autênticos Morcegos !!

Anónimo disse...

carós os factos falam por si , as eleições para o CA foram desde o inicio um fiasco e cheio de compadrios e golpes nos corredores do local das eleições e está no fim da sua atividade, novas eleições com gente séria e capaz, porque árbitros existem mas têm que ser tratados ao nível do seu empenho e valor.
ELEIÇÕES
Augusto Gil

Interrogações disse...

A César o que é de César:

"Mais uma barbaridade de um CA ferido de total e completa seriedade e infelicidade inteletual...

Vemos no Registo Disciplinar - Comunicado Oficial Nº. 24 para a época 2013/2014 de 17/01/2014...

O árbitro com CIPA Nº. 175384 - Rui Tiago Braz Rodrigues é castigado por causa das suas exposições no facebook com 30 dias de Suspensão à leitura do Artigo 1º 68-B diz-nos que por desrespeito ou desobediência será punido com pena até 3 jogos ou até 45 dias de suspensão.

O Conselho de Disciplina decide sobre algo que foi declarado entre Janeiro e Julho de 2011. Segundo o que está descrito nas redes sociais... Por isso atribui uma pena com efeitos retroativos... Sinceramente acho que deveria ser punido, se presumida a culpa, que daquilo que li nada de extraordinário é dito... à data dos fatos e não da queixa. Porque comparado com o atleta de CIPA Nº. 101730 - Carlos Hugo Freitas Carneiro que tanto ofendeu a integridade física e (i)moral do Presidente do CA ou deveria dizer Vice Presidente da Assembleia Geral do Évora Andebol Clube:

http://www.eac.com.pt/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id=5&Itemid=28

Ou também podemos falar do seu correlegionário e presidente de Junta de Freguesia, O PS não é clube de Futebol?! É pena... Mas o presidente da FAP é do PSD... Será que também não há conflito de interesses?

http://saber.sapo.pt/wiki/S%C3%A9_e_S%C3%A3o_Pedro

Bem é o que está na NET... Se é válido para castigar o árbitro?!? Desta forma também se pode presumir a culpa de alguém que tem (ou teve) pelo menos está no site do clube... Também poderá ser considerada uma desobediência, ou neste caso, já não conta o que está na NET? Qual a ética desportiva da ligação de um dirigente federativo a um clube?
"

Interrogações disse...

"O atleta castigado como pode ser castigado em datas diferentes do árbitro? Expliquem-me que não entendo...

Será que o árbitro não desempenhou funções no âmbito da AA Porto nesse período?!

Será que um inquérito a um árbitro tem efeitos suspensivos mas a um jogador já não é da mesma forma? A suspensão preventiva se foi anunciada não foi veiculada no registo disciplinar da FAP...

São demasiadas interrogações... Para um conselho de disciplina triste e adido ao SLB pelo menos o seu presidente que é adepto fervoroso... Lá por ter trabalhado noutros clubes vizinhos(assalariado) não altera a sua tendência clubística. Que tão questionada foi quando mudou de lado na 2ª circular...

Mas temos mais... Vejamos o Caderno Eleitoral das Eleições do Sporting CP com o Nº Sócio 499-1...

http://www.sporting.pt/incscp/pdf/eleicoes2013/caderno_eleitoral_210313.pdf

Também onde está a seriedade? Curioso que este clube vai em 1º lugar na PO01 e quem faz as nomeações... Podemos questionar tudo e dá liberdade inteletual para de tudo duvidar... Onde está a ÉTICA DESPORTIVA?

A INTERNET que TUDO DÁ TAMBÉM TUDO TIRA!!?!

Será que agora também teremos uma caça às bruxas?! Muitos agentes da modalidade também têm profundas ligações (sócios) a clubes. Já tiveram atitudes assinaláveis... E então, agora? Vamos a efeitos retroativos? Quando prescreve um "crime" desportivo?

Muitos advogados neste CD da FAP com filiações partidárias do Presidente da FAP... Também pode ser encarada como uma ligação promiscua? Tudo poderemos pensar e criticar...

Já agora gostava de conhecer qual a posição da direção da AA Porto? Do Departamento de Arbitragem da AA Porto? Da APAOMA (não tenho facebocas)? Publicamente? Já sei que serão só calças sujas...

Uns não querem perder financiamentos... Outros temerão perder passeios ao Qatar... Ou então não serem nomeados para arbitrar jogos do SL Benfica... Enganei-me têm de ser nomeados pela sua filiação clubística para arbitrar...

A devido tempo agentes desportivos do SL Benfica e antigos dirigentes da FAP (mas que de todos têm medo...) trataram de organizar esta campanha! Mas esta época espero que a justiça (por uma vez) prevaleça.
"

Interrogações disse...

"Parece mesmo que o CA está a saque... Será que todos os ratos vão fugir a soldo ou irão esperar que o Comandante tome o primeiro passo...

Se não fosse a EHF e as suas exigências... Muitos se evadiriam e certamente muitos outros falavam.

Podemos mesmo esperar que este CA ferido de seriedade tome a ÚNICA iniciativa que se apresentava correta. A sua demissão. Ou será que urge pedir à MAG da FAP a sua dissolução?

Certamente, neste momento, os votos seriam bem diferentes. Pois todos que acreditaram, sentem-se traídos por este CA. Não é só o Presidente que se diz traído e acusa árbitros! Este também o fez em relação aos seus votantes. Pena que as AA Regionais tenham votado contra o AG e companhia (com vários anticorpos) e certamente que não a favor deste CA.

Mas este CA tem certamente um Voto Garantido! O da APAOMA ou deveria antes dizer do AT (já deve ter as malas feitas para mais uma viagem por conta).

Uma mescla ditatorial que aguenta em consciência pesada todos os erros cometidos mas perder "cargos" na EHF não permite elevar a voz. Outros erram e erram e atropelam o que escreveram ou ajudaram a escrever (ou foram obrigados a escrever) e atitudes e ações? Nenhuma. Mantemos o marasmo inteletual à espera que ninguém dê fé dos erros. Ou que não se dê ao trabalho de apontar os mesmos.

Veremos quantos meses demorarão a concretizar a Circular Nº. 12 - "(...) a classificação de NÃO APTO em uma das vertentes impediria o quadro de continuar a atuar na época 2013/2014."

Ou será que vão colocar as chaves dos testes a circular? Como Circular Nº. 13?
Será que nesse tão esperado dia será dito que árbitros NÃO APTOS andaram a arbitrar até agora. Qual a sua competência para arbitrar até Janeiro e para depois deixarem de ser competentes. De certo irão recorrer a MAIS UM CURSO de ÁRBITROS DE NÍVEL 1 à pressão onde todos irão ser promovidos a NACIONAIS e dados como APTOS independentemente dos resultados OBTIDOS. Passaram TODOS?! Uma Verdadeira ANEDOTA!! Devem de ir 25 e 26 repetir os testes... FÍSICOS E ESCRITOS!!
"

Interrogações disse...

"Será que já anda alguém a dar-se às dores?!

Mas desculpem mas qual a diferença entre a "pena" aplicada ao árbitro, ou aliás ex-arbitro e as filiações dos membros do CA aqui descritas?

Será que a ética desportiva também não está posta em causa?!

Sinceramente parece-me que este CA está ferido de seriedade. Bem longe da credibilidade de outros tempos. Estas pessoas se penalizam também têm de ser penalizadas pelo que se encontra na NET, ou mais uma vez as regras são aplicadas ao belo prazer dos dirigentes?

Se estes dirigentes nada têm a esconder que solicitem eles próprios que lhes seja instaurado um processo de inquérito para que os advogados decidam (como tão bem decidiram sobre o árbitro).

Mas certamente terão rabo de fora como os gatos escondidos... e se calhar não me parece que tenham coragem de serem sufragados.

Quanto a virgens desportivos?

Duvido que alguém no seu perfeito juízo se submetesse a se meter na modalidade e na arbitragem acima de tudo se na tiver já uma ligação anterior a ambas (ou alguma ligação de amizade menos esclarecida ou promessas de elevação social/partidária..)

Desta forma, teremos de conviver eternamente com as mesmas pessoas... com pouca credibilidade inteletual. Mas com muita vontade de vingarem eventuais espezinhamentos de outros que estiveram no poder e o exerceram, igualmente, de forma autocrática e nada autocrítica.

Vamos continuar a navegar em mares nunca antes navegados (mas já foram conquistados e atravessados por outros). Dizemos-nos conquistadores e descobridores de terras já habitadas... No Andebol e na Arbitragem temos pessoas que querem redescobrir, com objetivos transcendentes, linhas de pensamento já gastas e usadas.

O regresso ao Passado é o caminho para o Futuro, pois no Presente nada de novo se faz exceto continuar com a destruição da modalidade.

Gostaria sinceramente que fossem estes dirigentes da arbitragem tratados da mesma forma que exigem aos outros serem tratados...

O CA onde irá parar? Em que se vai tornar?

Se calhar um voo rasante dado pela direção na pessoa de um Vice possa deitar a mão e tornar a credibilizar este CA... Porque legitimado foi por eleições. Mas já muito se disse sobre isso.

Aguardemos por cenas dos próximos capítulos...
"

Interrogações disse...

"Realmente a anedota pegada que é este CA está à mostra... O Rei já vai mesmo NÚ!

Não houve circular Nº. 13 com chave... mas afinal houve uma desconvocatória... e Realmente o argumento usado?? "A atual conjuntura socioeconómica que se vive em Portugal, que afeta também os quadros de arbitragem, impede-nos de concretizar este curso."
E ainda:
"este Conselho manter os mesmos critérios de exigência divulgados em circular anterior"
Digam-me sinceramente como é possível??? Não era até ao final de Janeiro?? agora dizem: "estes cursos estejam concluídos até final de Fevereiro 2014".
Lá para o dia 30 ou 31 de Fevereiro (SEI QUE SÃO SÓ 28...) publicam outra circular a contradizer a circular anterior e lá caminhamos até final da época sem a CORAGEM necessária para cumprirem o que escrevem.

Nada mais seria exigível do que o cumprimento do que havia sido definido pelo Regulamento da Arbitragem aprovado já com a época a decorrer.

Para que se publicam regulamentos e circulares para depois tudo ser desdito e esquecido??

Certamente não haverão D. Sebastiões ou Santos da Casa para fazerem Milagres... Mas certo é que MUITO nevoeiro existe no seio deste CA!! Não sei se é ou será de pensar de mais e fazerem de menos... Mas infelizmente parecemos atolados num LODO e do qual não saímos... continuamos a dar ao pedal mas MAL!

O Silêncio é nefasto. Os critérios questionáveis. A credibilidade NULA. A confiança dos agentes AUSENTE!

QUERER SER DIRIGENTE DA ARBITRAGEM É FÁCIL! AGORA SÊ-LO É PARA POUCOS!

NESTE CA ALGUÉM SEM MÃO CONTARIA PELOS DEDOS DESSA MÃO AS PESSOAS COM REAIS CAPACIDADES PARA O DESEMPENHO DO CARGO AFETO...

Uma solução seria pertinente e rapidamente deveria ser dada... Pela direção, pela MAG... Alguém deite a MÃO e SALVE a ARBITRAGEM!
"

Interrogações disse...

"Já que andamos em tempos de BATER neste CA e nas (in)competências vejamos o alcance das nomeações da Andebol1...

A dupla Carvalho/Freitas em 14 jogos nunca arbitrou a Madeira SAD e em compensação já arbitrou 4 jogos do ISMAI em casa e 5 jogos do Sporting dos quais 4 fora...

A dupla Martins em 10 jogos nunca arbitrou a Milaneza, a Artística e a SAD e em compensação já fizeram 4 jogos do Passos, do Belém e do Benfica, dos quais 3 em casa...

A dupla Coutinho/Silva em 12 jogos nunca arbitraram a artística e o Benfica (como já é sabido porquê) mas pelo contrário já fizeram 4 jogos da Milaneza (2 em casa e 2 fora) e 3 do Fafe em casa...

A dupla Alves/Fernandes em 11 Jogos nunca arbitraram o Passos (mas Alves já com Francisco) e em contraponto já arbitraram 4 jogos da Artística fora e 3 da SAD em casa (também poderemos contar 4 jogos do ABC do Alves, dos quais 3 em casa)...

O Nicolau/Caçador em 9 Jogos nunca arbitraram o ISMAI e a SAD mas já fizeram 3 jogos do Sporting em casa..

Trinca / Monteiro... em 8 Jogos nunca arbitraram o ABC, a Artística e o ISMAI e curiosamente nunca arbitraram em casa a Milaneza, o Fafe, a SAD e o FCP... Muito engraçado... Estão poupadinhos nos Km desta dupla (conjetura económica, para alguns)... e o Trinca também anda desaparecido das nomeações mas não aparece nos Mapas de (In) disponibilidade (Dispensas e Impedimentos). UM FAVORECIDO ou apenas ERRO DE IMPRESSÃO OU ESQUECIMENTO DO FUNCIONÁRIO ADMINISTRATIVO...

Marques/ Correia em 9 jogos nunca arbitraram Sporting ou Benfica...

Francisco/ Gonçalves em 3 jogos... já fizeram 2 da SAD em casa... e conseguiram fazer 2 jogos do Fafe.. 1 em casa e outro fora... Realmente não existem mais equipas.

Francisco/ Rodrigues em 7 jogos... Nunca arbitraram Horta, Belém, Sporting e Benfica. Mas já fizeram 3 jogos do ISMAI em casa. Estes ainda não foram ao SUL. São o ponto de equilíbrio com o Trinca/Monteiro.

Almeida/Oliveira só 3 jogos... Devem estar a ser guardados para os Play-off... AH!! não temos ainda este ano... LOL!!

Rodrigues/Capela 5 jogos. Nunca arbitraram Milaneza, Fafe, Belém e Benfica. Já fizeram 2 jogos ABC em casa..

Santos/Gonçalo em 5 jogos.. Nunca arbitraram ABC, Milaneza, Fafe e SAD. Em compensação já arbitraram 2 jogos do Benfica em casa (são cativos nos diversos escalões) e 2 jogos da Artística fora.. Mais uma dupla que só arbitra por lá... Lx.

Machado/Pereira 2 jogos na Horta.

Sás 5 jogos... 3 jogos do ISMAI, 1 em casa e 2 fora.

As conclusões e achegas para próximas núpcias virão...
"

Interrogações disse...

"Como referido anteriormente a dupla Santos/Gonçalo e o Benfica...

Andebol1 - 2 Jogos
Andebol2 - 4 Jogos

6 Jogos do Benfica.

Trinca / Monteiro

Andebol1 - 3 Jogos + 1 do Monteiro/ Nicolau
Andebol2 - 1 Jogo
Andebol4 - 1 Jogo + 1 do Monteiro/Krithinas
Andebol6 - 1 Jogo + 1 do Monteiro/Correia

Dá 6 jogos + 3 do Monteiro...

Demasiadas coincidências... Devem ser só por serem de Lx.

Outra curiosidade na Andebol9 a dupla com maior número de jogos é o Carvalho/Malhado com 10. 4 destes da equipa de Pombal + 3 da equipa de Leiria + 2 da de Alcanena tudo nas imediações. Uma dupla de Nível 2... Leite/Tavares encontra-se entre as duplas com mais jogos desta prova... 5 (3º lugar). As duplas de nível 4 estarão guardadas para o Play-off (aqui há..)
As duplas Algarvias (2) já levam 4 jogos arbitrados do Tavira. As Madeirenses (3) já levam 8 Jogos na Madeira. Até está associativamente distribuído... Claro que a Juve Mar... neste caso muito assinalável... 8 Jogos em casa, 7 duplas de Braga + 1 Mista Porto/braga... 8 Jogos Fora... 4 duplas de Aveiro + 2 Leiria + 1 Mista Porto/Aveiro + 1 Mista Porto/Braga... Existem coisas estranhas não há?

Achados claro é o que todos dirão?! Ou mesmo Coincidências!?
"

Interrogações disse...

Realmente o CA vigente parece que deriva numa realidade paranormal.

Será que alguém deita mão aos devaneios egocêntricos de alguém que decidiu vir destruir o pouco ou nada que existia. Será que pensa que está a tomar medidas de fundo para destruir tudo? E depois vai recomeçar das cinzas!? Será que não existiria bom trabalho a ser aproveitado e reformulado o que estava a funcionar mal?

Os critérios de nomeações eram questionáveis e lobbilizados e agora? São o que? Uma total e completa anarquia? Onde árbitros com pouca qualidade inteletual e questionável idoneidade arbitram tudo e mais alguma coisa?

Realmente esta Circular Nº 014 é a maior aberração na continuação de atitudes legalmente questionáveis e ofensivas para arbitragem e modalidade.

O Ponto 1... Curso de Formação de Observadores? A circular Nº 13 dizia... "A atual conjuntura socioeconómica que se vive em Portugal, que afeta também os quadros de arbitragem, impede-nos de concretizar este curso."
Andamos a brincar ou andamos mesmo a enganar-nos uns aos outros?
Na Circular Nº 8 deste CA aparece o nome de "José Santos Lourenço" sob o Nº 722 ou seja já era quadro Apto ou não Apto... Então esperem lá meus senhores... Daqueles Observadores de 701 a 725... Haviam aptos e não aptos? Então se calhar não estamos a ser claros e transparentes... Neblina em Terra?
Depois aparecem mais 3 nomes... Fizeram um Curso? Onde foi publicitado? É que sinceramente só vi publicidade para os Cursos da Época passada onde entraram alguns... Agora mudaram-se as regras e a exigência? Também tiveram de ter 75% como os outros do ano passado? Ou ficaram-se só pela presença? Não os conheço a todos mas os que conheço tenho a certeza que não conseguiram passar... a menos que tivessem projetado a chave...

Interrogações disse...

Realmente cada Circular deste CA é mesmo para circular e nem ler e ficar aterrorizado...

Quanto ao ponto 2 da Circular Nº 014 nada a dizer foi a vontade manifesta dos árbitros a prevalecer certamente devido ao seu descontentamento e vontade de ver este CA ir passear...
Neste ponto souberam ler o Regulamento da Arbitragem... Ainda bem que sabem que existe...

E depois o Ponto 3? Andamos a brincar mais uma vez...? Se sabem ler o regulamento leia-se o Artigo 30º - Composição - "Os Árbitros Nacionais terão a seguinte constituição:
a) O nível 4 será constituído por um limite máximo de catorze duplas;"
Já sei que ainda não foi publicado a listagem final... mas porque continua um árbitro sozinho? Sem dupla? Porquê? Expliquem-me onde está escrito isso? Falta coragem??
Mas porquê autorizar a dupla a arbitrar "jogos da PO-01" ainda nada vi escrito que uma dupla / árbitro de Nível 1 não possa arbitrar um jogo dessa prova...

Leia-se o Artigo 49º - Obrigatórias [ndr: Circulares] Ponto 1 Alínea f: "1. O primeiro comunicado oficial deverá ser elaborado no início de cada época desportiva e conter a seguinte informação:
f) Critério de Nomeação"
Depois temos: "2. O segundo comunicado oficial deverá ser elaborado após a realização das ações de formação de início de época desportiva informando o Quadro de arbitragem definitivo."
Mas para quanto teremos esta conclusão? Primeiro era até final de Janeiro, agora até final de Fevereiro... Mais um pouco estamos no final da época desportiva e ainda andamos a fazer cursos de início de época até que "Face à necessidade urgente que temos em concluir este processo formativo,
tudo faremos para que estes cursos estejam concluídos até final de Fevereiro 2014."
As provas Não fixas já começam daqui a 15 dias... como vai ser?

Interrogações disse...

Fechamos ciclos... Mas parece que estes ciclos continuam em contra ciclo... Em círculos tamanhas são as tonturas e alucinações destes senhores.

Urge cumprir o que se escreve... Agora vamos ter mais uns passeios turísticos à conta do débito dos árbitros pelas Associações Regionais (Devem organizar cursos de formação de árbitros e rentabilizar as viagens pelo Portugal menor...)
Mais umas viagens, umas ajudas de custo... Umas refeições para todos e os demais... Mais uns passeios, uns hotéis... Realmente disseram estes senhores que iriam estar mais presentes... mas tendo em conta "A atual conjuntura socioeconómica que se vive em Portugal, que afeta também os quadros de arbitragem" parece-me irresponsável e desajustada a atitude de gasto deste CA... Não há orçamento assim que resista a tanto gasto.

Vão começar as 2ªs fases das Provas Nacionais. Os clubes para poderem jogar terão de fazer jus aos seus débitos e pagar para participar (arbitragens). Será que esse dinheiro será canalizado para pagamento aos quadros? Ou será esbanjado em mais viagens até às AR? Para nada resolver ou tratar.. Apenas gastar a passear...

Este CA em vez de fazer CIRCULARES devia ele sim ir CIRCULAR!

Não há males que não venham por BEM... O MAL está feito! Agora que venha o D. Sebastião que quiser pegar no barco furado.

Pior do que está a ser feito? Impossível!!!!!!!!!!!!!

Está ser atentada a Arbitragem. Qual bomba? Esta já foi detonada... Resta agora vasculhar os escombros para procurar sobreviventes... Porque se rapidamente não passamos à Operação de Rescaldo nada mais sobrará que terra queimada.

Anónimo disse...

A triste realidade é que o banhadas, é o único que tem coragem de expor publicamente o que se está a passar nos meandros da arbitragem em Portugal. Infelizmente em pouco tempo de actividade, este conselho de arbitragem tem demonstrado que não tem capacidade para as funções que foi eleito, nem se quer consegue cumprir a sua palavra, quanto mais os regulamentos!
Para não falar na APAOMA que devia publicamente condenar estes acontecimentos, designadamente o se seguiu ao célebre SLB x FCP e defender os árbitros em questão. Outra situação que a APAOMA devia publicamente condenar (o que até agora só o banhdas o fez) e actuar junto da FAP, para que os árbitros que ano após ano têm vindo a financiar o andebol português, pois adiantam o seu dinheiro para as deslocações e recebem vai se lá saber quando! Neste momento de crise como o Presidente da Federação muito bem refere na revista da APAOMA, devia ser quando mais a Federação deveria apoiar os seus árbitros, que semana após semana e cada vez com maior dificuldade dão seu o melhor nos pavilhões deste país "democrático" que é Portugal. Senhor Presidente da Federação não se esqueça que a grande maioria dos árbitros são jovens estudantes universitários e apesar da grande paixão que nutrem pelo andebol,tudo tem limite e juntando as injustiças que se tem passado nos últimos meses no seio do CAFAP, às quantias em atraso que já ultrapassam os 6 meses, podem levantar sérias dificuldades ao desempenho dos árbitros.
Não se esqueçam que o andebol não é só a 1º Divisão Masculina, são também as centenas de equipas por este país fora fazem um esforço financeiro para cumprir com a Federação e que merecem que os árbitros se concentrem apenas nos jogos e não tenham também de estar preocupados se para a semana vão ter dinheiro para se poderem deslocar para os jogos para que foram nomeados.

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol na TV, Internet e Rádio previstas entre 31 de Janeiro e 2 de Fevereiro de 2014:

http://andeboltv.blogspot.pt/2014/01/lista-de-transmissoes-entre-27-janeiro.html

Anónimo disse...

A tal Circular nº 8 é a demonstração pura do desnorte que reina no Conselho de Arbitragem.
É urgente para a modalidade e, particularmente para a arbitragem, que estes senhores saiam de cena.
Mas primeiro deixem as contas feitas.
A malta é jovem mas não é parva.

Senhores do Banhadas, já não existe a figura delegado/observador. Ou é uma coisa ou outra. Quando se vê uma mesa com quatro pessoas, duas são oficiais de mesa, um é delegado e outro observador.

Verbas em atraso? Aposto que nem todos têm verbas em atraso.

Anónimo disse...

Este blog é o vale das amarguras dos árbitros! São pitadores traídos pelas mulheres, tesos por falta de dinheiro da FAP, cobardes pk só falam aqui, incompetentes porque a maioria fala de raiva mas não vale um chavo como arbitro e como homem e peseteiros, pois só andam nisto pelos parcos recursos que chulam aos clubes! Esta cambada é o pior vírus que o andebol tem! Mal de quem tem que os dirigir, de quem leva com eles ao fim-de-semana e claro das mulheres e namoradas, que para compensarem o mau feitio deles, aproveitam quando eles estão com o assobio na boca para tratar da saúde mental, dando uma curvas extra. Se fizessem um inquérito à infidelidade das mulheres dos árbitros ia ficar tudo de boca aberta, tão altas são as percentagens!

Anónimo disse...

ao anonimo das 16:21, que deve ser um dos frstados da modalidade era acomselhavél mais calma, pois ode não gostar do lê, mas respeite. que é isso que se faz nestes comentários. Tanto assim que termino enviando-lhe um bem haja.

Anónimo disse...

Como neste blog se pratica censura, mas eu sofro de pedra no fígado vou utilizar um estilo antes do 25 para fugir ao lápis azul.
a) Os responsáveis pelo BANHADAS devem passar a utilizar o cognome de "CORONEL"
b) Um dos elementos do CA gosta mais de jantar em Moscavide do que elaborar o Relatório Final de Época.
c) O BUDA tem tendência a ser agredido na cabeça com ambulamcias, e deve ter cuidado com as CONDUTORAS do INEM que circulam junto ao HSFXavier.
Julgo ter passado no EXAME PREVIO
UM ARBITRO QUE AINDA VOTA

Anónimo disse...

Não percebo o que é que o CAJÓ ainda faz no CA.
Já não chega de poucas vergonhas ?
Não ponham mão Nisto não.
Quando o Barco for ao Fundo quero ver que são os ratos que saírem em primeiro lugar.
APAOMA são uma vergonha só defendem o seu umbigo ...

Anónimo disse...

As arbitragens são o espelho de quem a dirige ,com a conivência da direção da FAP , sob influência dos habituais e neste momento sob as ordens do SLB. O que fizeram a uma das melhores duplas nacionais e quem se adivinhava um largo futuro é elucidativo quendo comparado com o castigo aplicado ao sr Carneiro após gravíssimas atitudes, branqueadas na avaliação dos factos.
Quanto à arbitragem e disciplina já muito foi dito. Nomeações sem critério,os que residem mais pero do pavilhão,ex diretores do SLB apitam o mesmo clube,clubes cujos inquéritos não produzem qualquer decisão, selecionadores que só atendem os amigos e não olham ao valor dos atletas jovens dos clubes ditos pequenos ,etc,etc e assim continua o andebol.

Anónimo disse...

O UM ARBITRO QUE AINDA VOTA

31 de Janeiro de 2014 às 17:07

Revolta-te vai-te ao CORONEL ou Ao MAJOR -Grandes amigos que Vocês eram !É o Zangam-se as Comadres descobrem-se a Verdades !!
E Já sai de cena a Muito não é verdade oh ÓJAC ?

Anónimo disse...

Caro amigo das 02.29.Quando utilizei a metáfora do CORONEL nada tinha a ver com a tropa mas sim com COMISSAO DE EXAME PREVIO de triste memória.
a) Estou sempre disponível para o andebol seja em que área for.
b) Não tenho nenhuma amizade dentro do CA e muito menos COMADRE.
c) As minhas amizades são para a vida e não as renego agora, nem nunca.
Depois desta declaração de interesses é só telefonarem.
Ó JAC dá-lhes uma ajuda.
UM ARBITRO QUE AINDA VOTA

Anónimo disse...

Cheira que ainda és do tempo do GRAFANIL ou do João da Unha ou do limpa fundos !!
Ma tens o Rabinho entalado não é COMPADRE !!

Anónimo disse...

Anonimo
Circular 13 diz que todas as ações de formação em Viseu dias 25 e 26 tinham sido suspensas depois aparecem 4 novos Observadores na Circular 14 da suposta formação em Viseu a dita formação nunca foi publicitada e quais os critérios( a que Se tem conhecimento é de Janeiro de 2013 onde a nota teria ser 75%) mas o mais estranho dos quatros nomes só dois é que conheço mas o estranho é que o Snr. José Lourenço faz parte da circular do CA 8 como Observador como vai fazer outro curso será que estava apto ou não mas já estava escrito como é isto possível outro caso estranho segundo a Circular 8 o Snr. António Coelho na época 2013-2014 não podia fazer parte dos quadros Nacionais por não ter cumprido o que estava estabelecido para época 2013-2014 será que as regras forem iguais para quem começou a época e para quem esteve neste suposto Curso?. Penso que é altura de uma vez por todas o CA esclarecer todos os casos que se passam na Arbitragem Nacional

Anónimo disse...

Tá maluco, ò cota?
Quando eu nasci o GRAFANIL era um quartel em Luanda.
Quando eu cheguei à arbitragem o SR JOAO DA UNHA andava com o Barata e o JF.
Quanto ao rabinho cuidado que eu sou um DOBLERMAN e cortaram à nascença e olha que eu mordo.
UM ARBITRO QUE AINBDA VOTa
Vamos falar de arbitragem Tá Nice?
Ou sou sabes regulamentos e Estatutos?
É pá o SILVINO? Mudaram os comprimidos ao CAJÓ ou Engº mudou a linha para Carnaxide?

Anónimo disse...

O Cajó anda a fumar daquilo que faz RiR ou então anda a meter muito material no Tabaco !
Ou então passou-se !!!
CAJÒ um autêntico coveiro de ÁPIATDORES

Anónimo disse...

Jose macau- antonio goulao - rui tomas - fernando branquinho -paulo jorge - joao costa -dario- fernando humberto - velez - carlos cunha e outros tantos façam um favor ao andebol mas mesmo um grande favor voltem apitar

Anónimo disse...

Anónimo disse...
O nosso Andebol está pela hora da morte....Um campeonato dos mais fracos da Europa...com um nível péssimo de jogadores e com um nível de Andebol jogado depressível...com uma arbitragem de nível lamentável... mas a arbitragem tem até alguma "desculpa" pois três factores fazem dos árbitros os grandes prejudicados na época actual ...um conselho de arbitragem que está a "bater cabeça" a não demonstrar até agora capacidade para formar árbitros, formar duplas e criar grupos definidos para os determinados escalões do Andebol Português... A pouca harmonia entre conselho de arbitragem e árbitros.... e um órgão "fantasma" chamado "APAOMA" que se não existisse, não fazia cá falta... e por fim o não pagamento aos árbitros..que andam a financiar o Andebol....

enfim.....

Salvem o andebol Português....