gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

PO01 – Campeonato Nacional Seniores Masculino 1.ª Divisão – Época 2014 /2015

REGRESSA O PLAY OFF
 
Finalmente o bom senso e a coragem surgiram, e todos os adeptos e não só tomaram conhecimento, de que a Principal Prova do Calendário Nacional, vai ser disputada em novos (regresso) moldes, com a aplicação do chamado Play Off na 2.ª fase da Prova. Tudo isto foi divulgado a tempo e horas através do Comunicado Oficial n.º 51 época 2013-2014, e seu anexo em 02-01-14.
 
Quando se diz que é um regresso de um modelo já utilizado e com sucesso, é porque a extinta Liga, conforme texto por nós publicado em Julho de 2009, já o tinha colocado em prática e com bastante sucesso.
 
Podemos até recordar que na Assembleia Geral Ordinária realizada o Planeamento Desportivo, ter ficado aprovado 2 modelos de competição em alternativa (Com ou sem Liga), e que posteriormente realizou-se uma Assembleia Geral Extraordinária, em que entre outros pontos, foi então novamente discutido e aprovado o modelo Competitivo da PO1. Serão momentos que embora menos bons para a modalidade, vale a pena recordar.
 
Com modelo que vai entrar em vigor na época 2014 / 2015, regressam não só os Play Off, como os jogos de ordenamento, que serão disputados pelos 8 primeiros classificados da 1:ª Fase (Fase Regular), as restantes equipas disputarão um chamado GRUPO “B”, cujo modelo é praticamente o mesmo que vigora atualmente.
 
É importante esclarecer que os jogos das 1/2 Final e Final, serão disputados á melhor de 5 jogos, enquanto as restantes, eliminatórias incluindo o jogo de definição do 3.º e 4.º lugar serão disputados á melhor de 3 jogos. São exceção os jogos classificativos que serão disputados em 2 jogos, aplicando-se as normas das Competições Europeias.
 
Esperamos (nós incluídos), que este novo sistema provoque o regresso do público aos grandes jogos a que certamente se irá assistir, é pena a Televisão Estatal estar longe desta modalidade, pois seria de grande interesse a sua transmissão em sinal aberto.
 
O sistema para as eliminatórias de 5 (cinco) jogos, segundo se depreende do documento da FAP, será Casa/Casa/Fora/Fora/Casa, este sistema permitirá jornadas duplas, dando sempre vantagem á equipa melhor classificada na 1.ª fase (Fase Regular), e diminuirá certamente o número de fins-de-semana que a prova irá demorar.Poder-se-ia ter ido pelo sistema alternado, dando o benefício de começar e acabar em casa do melhor classificado, e cremos que a emotividade aumentaria, mas este sistema é na nossa opinião um grande passo na direção correta e irá certamente, aumentar a competitividade, o número de espetadores e a emoção, não sendo o campeão praticamente definido no final da chamada Fase regular. 
 
O sistema para as eliminatórias com 3 (três) jogos, segundo se depreende igualmente do documento da FAP, será disputado no sistema de Fora/Casa/Casa, continuando-se a privilegiar os melhores classificados na 1.ª Fase (Fase Regular).
 
Nos jogos disputados no sistema das Competições Europeias, jogará fora no 1.º jogo o clube melhor classificado na 1.ª Fase (Fase Regular).
 
Apenas uma palavra final, informando de que as duas principais provas do Calendário Nacional, A PO01 nos Masculinos e a PO09 nos Femininos, serão disputadas praticamente nos mesmos moldes. O que é saudável e de saudar.
 
O Analista

2 comentários:

Anónimo disse...

até que enfim, já não era sem tempo

M.C disse...

Não houve rescaldo da 2ª Divisão?

http://desportomariense.blogspot.pt/2014/01/andebol-cd-marienses-impoes-primeira.html