gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 10 de março de 2014

Crónica de Fim-de-semana – 26 – 2013 / 2014 – I

Crónica de fim-de-semana relativa à PO01 e dedicada à Fase Final Grupo “A” e Grupo “B”, com a disputa da 1.ª jornada de ambos os grupos.
 
Começamos por dizer que no nosso entender não começou da melhor maneira, pois apenas se entende o adiamento de um jogo do Grupo “A”, porque uma das equipas intervenientes o SC Horta, provavelmente já tingiu os objetivos estabelecidos para a época, mas consideramos que é antidesportivo, o problema da descontinuidade do território Nacional é um problema dos Governos Central e da Região e nunca se pode transformar num problema desportivo.
 
Foi um fim-de-semana, onde se verificou um aumento do número jogos ao nível Federativo, e mais uma vez ficou instalado o “caos” no site da FAP, onde efetuar qualquer consulta era o ato de puro “heroísmo”.
 
Não se compreende qual o “papel” da andYstat neste momento, pois estatísticas não existem e o Livescore/Direto é uma pura miragem para todos os adeptos da modalidade. Responda que souber… Mas já não acreditamos em respostas! 
 
PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.
 
Fase Final
 
Grupo “A”
1ª Jornada
Sporting 32 - 23 Águas Santas
ABC 30 - 25 Benfica
Dia 19-03-14
FC Porto - SC Horta (21H00)
 
Primeira jornada, com um dos possíveis candidatos ao título a sofre uma derrota em Braga onde se disputou o ABC / Benfica. No Casal Vistoso, nova mudança de pavilhão disputou um Sporting / Águas Santas, que era um dos encontros aguardados com maior expectativa, pois a equipa da Maia é um dos conjuntos que pratica bom andebol, mas que se apresentou diante o Sporting sem duas das suas principais “peças”, estamos a referir-nos a Nuno Roque por lesão e a Pedro Cruz por ter sido sancionado com dois jogos de suspensão. Mas mesmo assim com Eduardo Salgado (5 golos) e Juan Couto (5 golos), fizeram todos os possíveis para a equipa Maiata não saísse vergada a um pesado resultado. A equipa do Sporting que chegou no segundo período de jogo a star a vencer por 10 golos de diferença (32-22), comandou quase sempre o marcador atingindo o intervalo já na posição de vencedor (14-11). Nos segundos 30 minutos com um excelente arranque, aos 36 minutos já vencia por 20-12, com tudo praticamente, o técnico da equipa de Lisboa iniciou alguma rotação dos seus jogadores dando tempo aos mais jovens cerca dos 45 minutos. Na equipa do Sporting, destaque mais uma vez para Pedro Portela que foi o seu melhor marcador com 6 golos, e para o jovem Rui Silva, que marcou 5 golos, mas jogou e fez jogar como só ele sabe. Apenas uma chamada de atenção era um jogo que merecia mais público, mas as constantes mudanças de pavilhão e as horas escolhidas por vezes prejudicam a fidelização do público afeto ao Andebol. A Classificação ficou assim ordenada, 1.º Sporting (34 pontos), 2.º ABC e Benfica (31 pontos), 4.º FC Porto (30 pontos, - 1 jogo), 5.º Águas Santas (28 pontos) e 6.º SC Horta (20 pontos, - 1 jogo).
 
ABC 30 – 25 Benfica
 
Jogo disputado num mítico pavilhão da modalidade o Flávio Sá Leite, onde se sente o regresso do público, esperamos ainda esta época ver este pavilhão com o entusiamo de algumas épocas atrás. O ABC ao vencer o Benfica manteve assim a sua invencibilidade em casa, esta época, e deu um passo significativo para garantir uma presença nas Competições Europeias na próxima época, que será certamente um dos seus grandes objetivos. O Abc apresentou-se com uma excelente dinâmica de jogo tanto no ataque, onde era comandado por um extraordinário jogador (na nossa opinião) de nome Pedro Seabra Marques (6 golos), e contava um “ressuscitado” Nuno Grilo que penas foi o melhor marcador da equipa com 10 golos, e contou ainda com um Fábio Vidrago que era uma seta “venenosa” apontada á baliza do Benfica nas ações de ataque rápido e de contra ataque. Na defesa contou um guarda-redes, em excelente forma de nome Humberto Gomes, e com a experiencia de Hugo Rocha. Surpreendentemente o ABC apresenta uma grande novidade o David Tavares, que no inicio da época tinha anunciado o abandono da modalidade como praticante. O Benfica, que conta com uma equipa que apesenta no sete principal uma envergadura física fora do comum para o Andebol, nacional, apenas comandou o marcador no minuto inicial do encontro, cometeu demasiados erros defensivos, que foram muitas vezes salvos pelo atleta que melhor e mais produziu na equipa encarnada, o seu guarda-redes Hugo Figueira, e apenas consegui equilibrar o resultado no segundo período, pois ao intervalo já se encontrava a perder por 16-11. Mas a bem da verdade, apenas um atleta mostrou garra vontade de vencer, na nossa opinião que foi Tiago Pereira (3 golos), Elledy Semedo e na verdade “o abono de família” desta equipa em termos de 1.ª linha ao ataque, conforme comprova os 13 golos que marcou sendo o melhor marcador do encontro, mas não pode cometer tanta falta técnica como comete. O Encontro foi dirigido pela dupla EHF de Leiria, composta por Daniel Martins e Roberto Martins, que apesar das grande dificuldades que o encontro apresentou, na nossa opinião tiveram um atuação que seria totalmente positiva, se aos 34 minutos quando dão uma exclusão a um jogador do ABC, têm aplicado uma desqualificação direta a Hugo Rocha que simultaneamente puxa o braço do adversário por trás.
 
Grupo “B”
1.ª Jornada
Ismai 30 - 27 AC Fafe
AA Avanca 25 - 30 Madeira SAD
Belenenses 28 - 32 Passos Manuel
 
Num grupo que pouco irá ser falado, pois a seu grande interesse reside em saber quais as duas equipas que descerão de divisão, registaram-se resultados que merecem no mínimo alguma atenção, a começar pela vitória do Madeira SAD em Avanca no AA Avanca / Madeira SAD, num encontro em que os Insulares apesar do reduzido plantel que apresentaram, onde foi notória a ausência de João Mendes, começou de rompante e cerca dos 4 minutos de jogo vencia por 4-0, a partir daqui assistimos a diversas tentativas de recuperação por parte da Artística mas ou Luís Carvalho defendia, ou o seu ataque era demasiado perdulário, foi um mau jogo da equipa do Avanca onde aa garra e o querer estiveram completamente ausentes do jogo apesar de Tiago Cunha com 8 golos, ter tentado que a equipa apresenta-se outro ritmo no seu jogo de ataque, a defender esteve mal e sem soluções e teve a sua principal figura na nossa opinião no seu guarda-redes Luís Silva, de referir que ao intervalo o Madeira SAD já vencia por 16-10, tento Gonçalo Vieira também com 8 golos na sua grande maioria em contra-ataque. Com este resultado, vemos cada vez mais “negro” o futuro da AA Avanca. Na Maia disputou o Ismai / AC Fafe, que terminou com a vitória da equipa visitada, com o resultado totalmente construído nos 30 minutos iniciais, chegando ao intervalo a vencer por 19-12, para de pois permitir uma excelente reação dos minhotos, que até poderiam ter causado alguma surpresa. Na equipa Maiata notou-se a falta de José Pedro Coelho, tento o seu melhor marcador, O Ponta Angolano Elias António com 6 golos logo seguido do jovem central Sérgio Caniço com 5 golos. No Fafe Cláudio Mota com 9 golos e uma desqualificação direta esteve em evidência. Acompanhado por Marco Sousa com 7 golos. No encontro que faltava para concluir a jornada, o Belenenses / Passos Manuel, tivemos a primeira surpresa, com a vitória dos liceais do Passos Manuel sobre a equipa do Belenenses, que chegou a ter de vantagem 10 golos, quando no segundo período de jogo, cerca dos 50 minutos o resultado se encontrava em 30-20 a favor do Passos Manuel, num encontro disputado com menor assistência do que o esperado, e onde a equipa de Belém esteve longe do rendimento normal, e apresentou o seu novo reforço o Filipe Pinho que militou durante a 1.ª Fase da prova no SC Horta, e acaba por ser um dos seus principais elementos com 4 golos, apenas sendo superado pelo “veterano” Rui Silva com 6 golos, tantos quantos os marcador por Nelson Pina, mas eu foram insuficientes para levar de vencida um Passos Manuel, aguerrido e que pratica um andebol inteligente, suportado na qualidade dos seus guarda-redes e no poder de concretização de Pedro Sequeira que mais uma vez foi o melhor marcador da equipa com 10 golos. Com esta derrota da equipa do Restelo a classificação do Grupo “B” ficou assim: 1.º Madeira SAD (22 pontos), 2.º Passos Manuel, Belenenses e Ismai (20 pontos), 5.º AC Fafe (17 pontos) e 6.º AA Avanca (14 pontos).
 
O Banhadas Andebol

45 comentários:

Anónimo disse...

Como pode o CA nomear o próprio presidente da Associação de Andebol de Braga para delegado do ABC/Benfica?

Não basta ser sério é preciso parece-lo.

O CA mostra total desnorte e falta de respeito pelos clubes e o Manuel Moreira mostra ter uma personalidade fraca ao aceitar sujeitar-se a este triste papel. Esperava-se que ao ser presidente da AAB soubesse afastar-se destas lides.

E agora será que o Benfica também vai participar desta situação como fez com os árbitros do Porto? E os outros clubes, vão aceitar que o presidente da AAB possa atuar a favor do seu filiado e os prejudique?

Enfim ...

Anónimo disse...

Não ouvi o treinador do meu Benfica no final do jogo, que vi na Bola, mas não preciso de ouvir porque sei que a culpa foi dos árbitros, não foi professor? Principalmente no lance logo no primeiro segundo, quando deviam ter mostrado o cartão vermelho ao Professor Jorge Rito, porque assim, com o adjunto no banco, podia ser que tivéssemos quem orientasse a equipa! Alguém me consegue explicar que organização defensiva e atacante é aquela do Benfica? Se na defesa foi mau, no ataque foi o desnorte total! Foi cada um por si e valha-nos Deus! Que miséria! que vergonha! Que falta de ética jogadores e treinadores a ganharem milhares e a desprezarem assim o nome do Glorioso! Que dirigentes incompetentes que assistem a esta derrocada desde o inicio da época e nada fazem! Que vergonha Luís Gomes! Só sabe protestar contra os árbitros? Não consegue ver um palmo à sua frente? Que vergonha!
Hoje despedi-me desta (não é a minha equipa!) equipa para a presente época! Volto ao andebol quando esta cambada de treinador e dirigentes de meia tijela for embora!
Que vergonha! que vergonha! que vergonha!

Anónimo disse...

O anónimo das 23.15 deixou de tomar a medicação com certeza.
Estive a ver o jogo no Sá Leite, sou adepto do ABC e gostava de saber que é que se passou de estranho ou que tivesse havido intervenção do Delegado durante o encontro.
O Benfica levou um "banho de Andebol" e ponto final.

Anónimo disse...

Grande jogo em Braga! O Benfica parece uma equipa esgotada. Inácio Carmo, Carlos Carneiro, mesmo o Tiago Pereira não demonstraram capacidade/frescura física para jogos deste nível. Dario Andrade só ganharia se se deixasse de fitas e de provocações ao ponta adversário. ABC, superiormente pautado pelo Pedro Seabra, demonstrou ser uma equipa extremamente bem orientada por Carlos Resende (que jeito dariam estes dois elementos ao FCPorto). David Tavares, claramente fora de ritmo, poderá vir a suprir uma lacuna que sentia na equipa, pese embora o valor do esforçado PD existente.

Anónimo disse...

Não viram os nove golos do Ventura do Ismai... esquecem-se ou não interessa...

Anónimo disse...

Só uma pequena correcção ao vosso texto, o Roque cumpria hoje o 2º de 2 jogos de suspensão, sendo que o 1º foi para a taça com o Benfica.

Anónimo disse...

É uma vergonha a nomeação de Manuel Moreira, enquanto presidente da associação bracarense, para o ABC X Benfica.
Mais, não só uma vergonha como uma ilegalidade, à luz da legislação interna da FAP.
Não é a primeira vez que se cometem destas ilegalidades e ninguém acaba com elas.
Passa, também por aqui, o panorama andebolístico nacional e o que de pior existe em termos de dirigismo.
FAP e CA de mãos dadas, rumo ao descalabro.

Anónimo disse...

Estive em Braga, sobre o Delegado da Federeção não vi nada que pudesse pôr em causa o jogo e imparcialidade para ambas as equipas, aliás nos jogos que tenho observado, o Delegado da Federação em causa tem tido um comportamento isento e até discreto face aos intervenientes.

Não sei se os anónimos que visam esta nomeação tem problemas pessoais com o Presidente da Associação de Braga, certo é, julgo que quem trabalha deve ser premiado, ou melhor, a competencia deve ser aproveitada, no caso concreto nos muitos jogos de primeiro plano nacional, este delegado tem evidenciado bons conhecimentos e uma boa conduta dos jogos e equidistancia educada para todos os intervenientes.

Não sou amigo pessoal da pessoa em causa, aliás não nutro simpatias pela Associação que ele dirige desde o tempo do anterior presidente, mas estarem sempre no contra com quem tem mostrado e efectuado um bom trabalho... já chega!!! os profetas da desgraça devem olhar para o espelho e verem que um dos principios de vida é gostarem de si próprios, o que parece não acontecer...

O Andebol não é rico em dirigentes e pessoas que se disponibilizem para desempenharem funções que julgo serem tendencialmente gratuitas, por isso, os poucos que ainda vão dando corpo a estas tarefas devem ser tratados com respeito.

Sou, Professor Universitário, um amante da modalidade, desempenhei funções no Andebol de primeiro plano, por isso, deixem de ser "baixos" em intervenções deste genero, a modalidade agradece...

AC

Anónimo disse...

Dualidade de criterios infeliz, faltas inventadas 2 vermelhos a 2 jogadores do Ac fafe, atitude constante de espicaçar parece que o ismai ja mexe alguma coisa por aqui..!



Anónimo disse...

Pois...agora a culpa do Benfica ter perdido foi da nomeação do Sr Manuel Moreira...que ridículos que vocês são...

Anónimo disse...

Meus caros, perdem tempo, a falarem do delegado ao jogo em Braga, em vez de falarem do jogo em si. Ou em vez de falarem da responsabilidade de quem o nomeou, no minimo, até para defender o visado.

Anónimo disse...

Eu falo do que quero, desde que tenha a ver com o tema.
Procuro dizer a verdade e não ofender quem quer que seja.
Neste caso nem fazia sentido falar de um jogo que não vi.
Mas faz sentido chamar a atenção das irregularidades que são cometidas pelo CA.

Anónimo disse...

Por falar em culpados!!

Quem teve a culpa do Belem perder com o Passos?

O Passos com 13 jogadores apenas mostra como se joga andebol e ganha em casa do Belem...uma vergonha este Belenenses

Anónimo disse...

Ao senhorr que diz que o beleneses é uma vergonha, nao o via por aqui ha muito tempo. ....pois é,porque o belem ja ha muito que nao perdia nao é...para lhe avivar a sua mente pequenina e miseravel, esta epoca foi melhor,para ja, que a epoca passada....dou um conselho a voce meu imbecil...fale mas é das atrucidades que cometeu no passado no belem e deixe em paz quem quer trabalhar e bem. ....respira saude este belem e contra tudo e todos venceremos.

Anónimo disse...

No Ismai x Fafe vi um banho de andebol por parte da equipa Maiata.Do Fafe vi,sobranceria,arrogância e mau perder.Dai os vermelhos....Existem atletas que já não fazem falta ao andebol português !

Anónimo disse...

De facto o Belenenses não perdia há muito tempo desde a derrota por 13 no Porto (na ultima jornada). Vão de "excursão" passear para as Antas com os miúdos da formação com grandes almoçaradas depois dá nisto!
Depois da derrota aproveitam os treinos para brincar ao Carnaval e tirar fotos mascarados para divulgarem o pseudo bom ambiente que se vive no Restelo depois dá nisto, hoje esqueceram-se foi de tirar as mascaras pois o Carnaval ainda não acabou para as bandas do Restelo.
Quanto ao melhor que o ano passado, informo que na época passada ficámos em 1º do grupo B com 4 pontos de avanço sobre o segundo, este ano não me parece que consiga igualar.
Aconselho-o a antes de escrever a defender a sua causa de "iluminado" pense 1º, ou até mesmo a escrever não perde a prepotência.

Anónimo disse...

Ó meu caro "iluminado" e que dizer das constantes irregularidades que o Belenenses faz na listas de participantes em jogos?
- jogadores mesmo castigados pela Federação jogam com cartões de outros (ultimo caso no torneio de carnaval de Benavente em Juvenis)
- jogadores da formação como não estão inscritos jogam com Cipas de atletas que já nem no clube estão.
- dirigentes sem Cipa vão para o banco inscritos com o teu Cipa, sim pois eu passei por Benavente e apesares de estares inscrito não eras tu que estavas no banco!
Que diria a FPA se soubesse disto tudo?

Ganha juízo e não ofendas as pessoas, ou então muda-te lá para o SCP esse sim o teu clube!!!

Antonio matos disse...

sou sócio do Belém por causa do andebol tenho as cotas em dia e o meu nome é António matos era para comentar só no fim da época mas não consigo resistir ao ao ver o comentário deste cobardóla das 19.53 que se esconde atrás do anonimato para lhe dizer que alem de cobarde deve ser um autentico anormal nunca deve ter visto andebol no Belém por causa de anormais como o cobarde das 19.53 o andebol do meu Belém está como está pois estes dirigentes e este anormal deste treinador destruiu tudo do pouco que se vinha construindo formação e uma equipa senior com atletas formados no clube volto a responder-lhe quando se identificar para lhe dizer mais algumas verdades seu cobarde.

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol na TV, Internet e Rádio previstas entre 10 e 16 de Março de 2014:

http://andeboltv.blogspot.pt/2014/03/lista-de-transmissoes-entre-10-e-16.html

Jorge Almeida disse...

Outro fora de tópico:

Regresso de David Tavares à competição:

http://www.record.xl.pt/Modalidades/Andebol/interior.aspx?content_id=872106

Anónimo disse...

Continuo a chamar a vossa excelencia de imbecil pois continua a insultar e tentar denegrir a imagem de uma pessoa e nao é essa pessoa que ta escrever mas sim um atleta, se voce é belenenses faça um favor e deixe de ser pois adeptos como o senhor, nao obrigado. Ah e pague o que deve...espero por si no final....terei todo o gosto em estar com vossa excelencia ao vivo e aí faleremos mais a serio sem recados visto voce ser um iluminado da modalidade e devera ter um escritorio cheio de titulos e quem sabe um oscar para dirigente do ano mas nao se esqueça que qualquer um faz um dream team mas depois é preciso ser honesto e pagar o prometido....se quiser explico a vossa excelencia o significado de honestidade

Anónimo disse...

Bom dia sou um adepto do belem e se isto e verdade o que esta aqui escrito e muito grave, nem quero mesmo acreditar, quanto ao jogo duas coisas primeiro nao gostei de ver o jogo em si muito mau muito mau mesmo nao entendo pq os treinadores levaram amarelo, 2 minutos, e vermelho so pode ser para justificar a derrota que foi merecida, sera que os jogadores estao em dia nos vencimentos? espero que sim.
segundo nao se fez um minuto silencio pela morte de um dirigente que por acaso tb ja tinha sido dirigente do andebol muito grave da parte da direcçao e secçao.Pois quanto o belem nao perdia ha muito tempo nao é bem assim perdeu com porto e com este passos manuel e nao foi ha muito tempo apenas ganhou ao avanca pq conseguem ser pior equipa do campeonato nao quero acreditar nisto mas cheira me que vai ser dificil fazer melhor que nas ultimas 10 epocas

Interrogações disse...

Off Topic...

Não sei se trata de Boletim de Jogo incompleto... Mas diz fim de Jogo...
Mas os árbitros Novais/Dias será que verificaram o Boletim de Jogo?! Com isto sim o CA tem de se preocupar e MUITO...

Jogo Nº. 620 da Andebol4 AA São Mamede vs ABC Braga - UMinho do dia 09/03/2014...

Será que este jogo foi realizado sem treinador da equipa do ABC Braga - UMinho?!

No CO Nº.16 da FAP sob assunto de Orientações Técnicas para Época 2013/2014 diz no Ponto 8. Presença Obrigatória de Treinador na Alínea c... "Nenhum jogo se realiza, sempre que uma das equipas não apresentar presencialmente e inscrito um treinador certificado."

Dá que pensar não dá? O Oficial 'A' está inscrito como Dirigente Nac. O OFicial 'C' como Fisioterapeuta...

Como é que é agora?! Srs do CA, CD e Direção FAP?! Como ficamos agora?! A culpa vai morrer SOLTEIRA?! Outra vez e outra vez? As regras?!

Caso se tenha verificado um erro dos CROMs.... Penalização para estes não existe? E os árbitros não têm dever de verificar os Boletins de Jogo antes do início do Jogo?! Ou será que esteve alguém no banco de suplentes que não fazia parte do Boletim de Jogo?! Credibilidade e Transparência Aguardam-se.... COMO SEMPRE!?!?!?

Anónimo disse...

O problema na nomeação do Presidente da Associação de Braga.
Não foi só neste jogo , já esteve acompanhado por 2 árbitros também de Braga na palhaçada da semana passada no jogo da taça entre Aguas Santas e o Benfica , que só deu mais 2 jogos de castigo ao Pedro Cruz e repreensão ao Treinador , ou seja está tudo certo na luta entre o Aguas santas e o ABC para o 4º lugar , árbitros de Braga Delegado de Braga , castigos e siga ........

Anónimo disse...

O Presidente da Associação de Braga é delegado PERMANENTE em BRAGA , é os Seniores do ABC , é os Juvenis do ABC , e acompanhado de preferência por árbitros de Braga , é uma palhaçada com o beneplácito da Federação .

Anónimo disse...

PROXIMO JOGO DO AGUAS SANTAS
Quarta-feira dia 12/03 com Benfica

Delegados ; Moreira e Ferrão

Um mal nunca vêm só .
O sonho do Sr. Moreira deve ser dirigente do Aguas Santas uma vez que agora é sempre nomeado para os jogos deste clube .....
se os dirigentes fossem remunerados já lá estava .
A FALTA DE VERGONHA NAS NOMEAÇÔES ESTÀ A ULTRAPASSAR TODOS OS LIMITES .

Anónimo disse...

Ao nomearem como delegados, elementos que são dirigentes, o Conselho de Arbitragem da FAP está a cometer uma irregularidade.
É uma questão de princípio quer aconteça em Braga, em Lisboa, no Porto ou em qualquer outro lado.

E passa tudo em claro?

Anónimo disse...


1Ao anónimo de 10 de Março de 2014 às 14:38,

Entenda-se os Delegados da FAP são: Sr. João Moreira do Porto e o Sr. Fernando Ferrão de Braga.

Anónimo disse...

È triste ver o que por aqui se denuncia. Quanto ao belenenses, meu clube á muito que se esperava esta bandalheira. Desnorte total onde ninguém manda ou manda mal. Primeiro foi a família Domingos onde o filho tinha de jogar sempre. O filho mais velho era seccionista e aldrabão nas horas vagas e, a "nora" treinava os putos. Antes disso foi uma alegria, com total desrespeito e imoralidades, com jogadores a serem abordados depois de treinos. Nem falo nas trocas e nas promessas feitas de dirigentes que, depois viravam o bico ao prego e tentavam que jogador X, fosse pra onde queriam. Houve até quem não fosse tratado depois de lesões graves. falar em ordenados em atraso já nem vale a pena, com as vergonhas todas escarrapachadas em jornais. haja quem tome conta duma modalidade que, deu muito ao clube e foi quem mais glória conquistou!

Anónimo disse...

Continua este BLOG no seu melhor, dar cobertura a idiotas que só sabem dizer mal do ANDEBOL. Façam uma triagem destes disparates todos que vão aparecendo, o ANDEBOL agradece !!!

Anónimo disse...

O jogo ABC-Benfica deu na tv, canal 12 A Bola Tv. Resumindo e concluindo não fica bem um senhor que, ainda por cima não tem fama de ser muito sério estar ali. No entanto até nem teve influência no resultado. Nenhuma. Há é que evitar. Do jogo chega-se facilmente a uma conclusão. ganhou o ABC que, foi mais equipa e não me parece que haja dedo da arbitragem. O Benfica continua a ser uma manta de retalhos. Ora há jogadores que estão mal, ora outros que não lhes apetece muito. Se calhar gasta-se é muito e, não se forma uma equipa mecanizada que, responde por instinto a várias situações de jogo. Gostei de ver David Tavares em jogo pois, nem sequer se tinha constado que estava de volta ás lides. Acusa falta de ritmo e entrosamento. Gostei de Pedro Seabra e acho que ele tinha lugar neste Sporting, onde Rui Silva vai tendo muitos jogos maus. Mas estamos num país onde o melhor central só joga no Àguas, enfim! No Benfica só se aproveitou Semedo que, se calhar veio ganhar ordenado chorudo, depois da saída do Belenenses e abortada contratação do Madeira Sad que, fez com que fosse para o Qatar. O que o Benfica precisa é de uma limpeza total de dirigentes. Os últimos cinco anos foram de contratar ás cegas e sem olhar a despesas. Dá-me que pensar que o candeias produza agora muito mais, ao passo que os que, fomos buscar ao Porto só se aproveite Dario. O resto é brigada do reumático. Algo que nunca compreendi é o factor de motivação quando se joga contra nós. Não devo errar e no fim o Porto será campeão, porque a eles nunca lhes acontece determinadas coisinhas. O que não queria é reconhecer que o Sporting, está a fazer um milagre. Se não fôr o Benfica que seja o ABC ou o Àguas. Lamento o Belenenses no grupo "B".

Anónimo disse...

E a ilegalidade continua.

Interrogações disse...

Mas quem será dos delegados/observadores realmente isentos?!

Sem julgar o caráter individual mas para ser sério não basta sê-lo também é preciso parecer sério.

J. Costa ex Presidente interino CA ex arbitro atualmente delegado EHF... Dos poucos certificados internacionalmente para exercício funções.

H. Virgílio sem qualquer vinculo associativo exceto ex presidente da APAOMA... Esteve 4 anos fora...

A. Pinho ex Vogal CA. Adepto fervoroso do CFB, ex dirigente quando não era observador... Ex candidato pela lista perdedora ao CA...

F. Ferrão ex candidato à APAOMA e CA, ex-membro da APAOMA ex futuro presidente associativo ex dirigente FAP atualmente condicionado à equipa de Juvenis do ABC onde joga o Filho...

M. Moreira atual presidente da AAB

J. A. Moreira ex vice presidente para arbitragem AAP

J. Mateus ex árbitro tendo mesmo até pouco tempo acumulado funções com a de delegado FAP...

V. Santos ex árbitro tendo mesmo até pouco tempo acumulado funções com a de delegado FAP... Ou continua no INATEL...

A. Silva ex árbitro, esteve a correr por fora durante uns tempos até voltar a ser resgatado.

J. Moreira ex árbitro, esteve a correr por fora durante uns tempos até voltar a ser resgatado por este CA mas nada fez entretanto...

F. Bernardes ex árbitro Internacional, atual ex árbitro de Coimbra, Já foi de Leiria... Agora ativamente no Mercado a ver quem fica com ele... Apesar de pertencer à Comissão de Arbitragem da AAC... organiza campeonatos conjuntamente com AAAv.

R. Tomás ex-árbitro, ex-treinador no CCRAM nada de mais...

M. Mendes atualmente certificado em modo Praia da Modalidade... Aproveitado na variante pavilhão...

M. Espeçada ex presidente do CA há uns anos... ex treinador... resgatado como tantos outros... após ausência prolongada...

J. Fernandes ex árbitro ex responsável pela arbitragem na AAM...

J. Ferreira ex árbitro ou desculpem árbitro regional na AAAv... (ocasionalmente)

E. Oliveira o dono da Horta e dos jogos no quintal...

J. Lourenço... afetivamente ligado ao AFC já esteve ao FCG cada ano que passa um novo clube para arranjar problemas e dizer mal de tudo e todos no facebook...

C. Paulo... outro retornado resgatado ex delegado dos tempos idos da LPA... e ex arbitro...

A. Azevedo... readmitido depois de admitido... ex arbitro e ex delegado que retornou observador...

J. Rodrigues... um assombro de admissão... francamente de quem insultava árbitros agora avaliá-los é realmente a cereja no topo do bolo... Mais parece um cupcake azedo...

De resto alguns nomes ainda nem cheiraram nada... Mas ainda fazem parte da lista... Uns preferiram continuar a arbitrar... H. Sobral e J. Francisco em Leiria e Lisboa outros desapareceram por serem, quem sabe, de AR longínquas... Veremos...

Olhando bem para estes nomes realmente o que se poderá fazer deles?! Mas será que existe alguém que o queira fazer?! Realmente podem sempre retornar alguns esqueletos dos armários mas penso que ainda seria bem pior...

Este CA realmente tem a trabalhar consigo quem os merece... Falta de qualidade e essencialmente de credibilidade. Um grupo de pessoas que já fizeram de tudo mas realmente contribuir para a modalidade?! Fica a opinião para cada um... e depois claro para se ver dentro das 4 linhas e bancada o exercício de funções... fraca a ausente que se verifica semana pós semana.

Anónimo disse...

Águas Santas / Benfica

João Moreira: delegado
Fernando Ferrão: observador

E para contenção de despesas, directamente da Madeira, Duarte Santos e Ricardo Fonseca

Para poipar, na mesa estarão Sérgio Sousa e Hugo Coelho, ambos do Porto.

Anónimo disse...

A modalidade agradece a intervenção dos adeptos, agentes e desportistas com opiniões diversas mas adequadas, construtivas e úteis. Mal seria não se poder manifestar para conforto de alguém.

Quanto ao ABC - Benfica o importante está dito. A vitória foi merecida, perante uma equipa incerta, por vezes com menos confiança e sem chama.

MAIS UMA VEZ FICA A ESPERANÇA:

Para a próxima época a equipa sénior do Benfica ser repensada, que se construa uma equipa para o futuro com alguns daqueles jogadores, com experiência e estrangeiros de qualidade. O orçamento é limitado, mas....

Investir na formação jovem, em cada jogador com potencial, não se perca tempo com o irrelevante, há demasiado jogadores, que só confunde as decisões, porque é evidente que muitos serão bons atletas, mas não para a alta competição, falta-lhes características físicas, técnicas e visão.

Atenção reforçar e praticar a ideia nos treinos e jogos que está na escola do SLB quem quer honrar o clube, mostra assiduidade, carácter e disciplina no trabalho diário (e no campo !). Embora a monitorização seja frequentemente refém das vontades, algo muito português, não há rendimento e mérito válido sem estas regras.

Nove estratégia para o futuro e responsabilidade com objectivos, mostrar qualidade na organização e que se é diferente.



Anónimo disse...

Nestes blogs fala-se muito de arbitragem, etc, etc.
Sou ex-praticante e sou um viciado em Andebol. Sempre se falou em arbitragem mas de facto agora esta classe está lastimável. E ainda me queixava eu dos árbitros de 1980, 1990 e 2000.
Quero desde já dizer que sou simpatizante do Águas Santas. Sempre vi neste clube uma forma de trabalhar muito séria e dedicada a modalidade. Tem erros como todos os outros. Tem defeitos como os outros. As pessoas vivem o andebol de uma forma muito apaixonada mas de uma forma muito séria.
Aquilo que vi no jogo da taça com o benfica e o jogo de juvenis no sábado em braga foi de uma vergonha total.
No jogo da taça, dois árbitros de braga mais o delegado também de braga tudo fizeram para afastar o Águas Santas da final four. Mais, tudo fizeram para debilitar a equipa para os jogos do campeonato e assim deixar o abc mais tranquilo para obter no mínimo o 4º lugar.
Mas no sábado no jogo de juvenis entre o abc e o Águas Santas o descaramento foi total. Para já um dos árbitros foi jogador do abc. Outro do Fafe. Dois miúdos muito bem instruídos e designados para este jogo para resolver de uma vez a classificação do abc. Para mais o Águas Santas jogava desfalcado de 2 titulares.
Azar. Águas Santas não vive de um ou dois jogadores mas sim de um grupo que está unido e nem a palhaçada de colocar perto do fim do jogo a equipa do Águas Santas só com 2 jogadores de campo resultou. A esta hora, os bracarenses devem estar a pensar como é que jogando 10 contra 3 não conseguiram ganhar.
Termino dizendo que a vergonha tem limites e um dia estas duplas que estão a infernizar as equipas do Águas Santas verão que não vale a pena continuar a ter estas atuações vergonhosas e então farão arbitragens isentas. Sim porque é de isenção que se fala.
Já agora, enquanto esta vergonha continua, a Associação do Porto e os seus árbitros podiam aprender um pouquinho de como se defende seus associados. Basta ver como faz a associação de braga.

Anónimo disse...

Como atelta e conhecedor da vida que se vive no belenenses, só devo dizer que nao é um pseudo-ambiente. Uma equipa construida de raiz, com poucos jogadores da epoca transata, e mesmo assim consegue trabalhar, ter dedicaçao e um espiritio muito bom! Digo ja que quem quiser pode deslocar-se ao restelo todos os dias para ver os treinos, ver a dedicaçao demonstrada por cada atleta, mas ao mesmo tempo a união e boa disposição que se respira pela boa pratica organizativa que se vive na presente epoca.

Anónimo disse...

ISMAI , continua a incorrer na ilegalidade com nova não REQUISIÇÃO POLICIAMENTO, o clube foi punido e obrigado a requisitar policia para todos os seus jogos e continua sem o FAZER em todos os escalões.
O que lhes tem valido é o OFICIAL MESA SÉRGIO SOUSA que fecha os olhos a tudo.
Quanto ao jogo jogado o Fafe nem a bola cheirou.

Anónimo disse...

Para o anónimo anterior que anda preocupado com o policiamento no Ismai, levo ao seu conhecimento, para não debitar mais ignorância:

Regime Jurídico de Violência no Desporto - Regime Jurídico e Tabelas com os valores decorrentes da prestação de serviços de policiamento / Jogos e competições de Andebol com policiamento obrigatório, Época Desportiva 2013/2014 – desde 24 de Agosto de 2013/ Fases Finais
Assim, Federação vem na qualidade de organizador de competições desportivas indicar, para a presente época desportiva e a partir de 24 de Agosto de 2013, os jogos e/ou competições que devem obrigatoriamente ser objecto de requisição de policiamento desportivo por parte dos Clubes e sociedades desportivas:
b) Grupo B: Todos os jogos da 2.ª volta da Fase Final;

ESTÁ ESCLARECIDO?
Não sei se reparou mas o jogo teve Delegado da FAP e não cabe ao Oficial de Mesa decidir sobre o policiamento nos jogos, quando muito, na ausência de Delegado, aos árbitros.

Anónimo disse...

ao comentador das 16:42, tem toda a razão no seu esclarecimento, mas esqueceu-se de um simples promenor o clube que estiver sancionado por motivos de falta de policiamento ou de segurança, em qualquer escalão tem obrigatóriamente de requesitar policiamento, pois irá incorrer em incumprimento de sanção disciplinar.

Anónimo disse...

O Silva embrulha e manda para canto ..

Anónimo disse...

Estes moços do Ismai são uns amadores.Nossa Senhora !

Interrogações disse...

Se calhar mais uma PROVA objetiva da falta de clarividência deste CA nas pessoas que coloca como delegados.. Observadores ou o diabo a 4...

Mas nada melhor do que depois de cometer um erro nomeá-lo novamente e já agora para um Local onde a Polícia também não entra?! Curioso o que se escrevem coisas como o CO Nº. 64 - ": Regime Jurídico de Violência no Desporto - Regime Jurídico e Tabelas com os valores decorrentes da prestação de serviços de policiamento / Jogos e competições de Andebol com policiamento obrigatório, Época Desportiva 2013/2014 – desde 24 de Agosto de 2013/ Fases Finais "

E depois?? nada seja para ser cumprido. Mas aguardaremos por cenas dos próximos capítulos e descobriremos que nada se altera independentemente do que possa ser escrito e divulgado oficialmente...

Para que escrever quando depois NADA é para ser cumprido?!

Mais uma situação para o CD decidir ou omitir de decidir e fazer de conta com o anuir da Direção da FAP e a conivência do CA... Só quero saber como vai ser, quando algo de grave... realmente grave acontecer...

Não esperem que nada aconteça... A época transata... quando nada fazia esperar em Leiria aconteceu na FF da Andebol2... Depois vão achar estranho e que nada mais são que casos isolados?! Depois de casas roubadas trancas à Porta?!

Anónimo disse...

Na PO1 e na PO2 o policiamento é obrigatório.
Os clubes sabem que assim é.
Os delegados não estão formatados para dar ordens em sentido contrário.
Antes, não deixar que haja jogo sem autoridade. Nem que seja um agente.

Que clube tem esse estatuto especial de poder realizar jogos sem polícia/GNR?

À atenção da FAP e do CA.

Tenham vergonha!!!

Anónimo disse...

PARA QUE ACABEM OS DISPARATES SOBRE O POLICIAMENTO FICA AQUI O QUE ESTÁ REGULAMENTADO PELA FAP:
PO 01:
GRUPO A - Jogos entre os 5 primeiro classificados;
GRUPO B - Todos os jogos da 2ª volta;
PO 02
Grupo A - Todos os jogos da 2ª volta.
Grupo B - Jogos das ultima 3 jornadas da 2ª volta:
E mais, se os árbitros entenderem realizar o jogo sem policia é sua a responsabilidade.