gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 15 de julho de 2014

Campeonato do Mundo Qatar – 2015 – XVIII - A Vergonha

A VERGONHA E O DESPUDOR APODEROU-SE DA IHF

 
Através de um nosso assíduo leitor, e aproveitando um seu comentário, que contem valiosas informações, a acerca da participação (indevida) da Alemanha, no Mundial de 2015, era nossa obrigação dar a conhecer, não só seu comentário, como transformá-lo em artigo, pois a matéria nele versada contêm decisões tomadas pela IHF, que em nada enobrecem a nossa modalidade. A coberto de uma notícia no sítio da IHF, publicada em 11-07-14, sob o Título “procedimentos e potes para o sorteio do Mundial do Qatar a realizar em 20 de Julho”. Ficamos a saber que a Alemanha fazia parte do pote 6, mas porquê?
 
Como se sabe, a Alemanha não se conseguiu apurar-se diretamente para o Play-Off de apuramento para o Mundial 2015 a ser disputado no Qatar. Mas, mesmo assim, a IHF, numa decisão sem precedentes, resolveu que eles teriam acesso direto ao Play-Off, pois seria uma chatice eles jogarem contra equipas fracas, deslocações longas, terem lesões, e arriscarem-se a ficar por ali.
 
Pois bem, no Play-Off onde entraram pela "porta das traseiras", tiveram coo adversário a Polónia, e foram eliminados, co duas vitórias dos Polacos (25-24 e 29-28).
 
Mas eis que a vontade da IHF era tanta em por os alemães a jogar no Qatar, na última Reunião do Conselho que tiveram em Zagreb em 08-07-14, inopinadamente decidiram que o apuramento da Austrália foi irregular porque não reconhecem a Confederação da Oceânia (vá-se lá saber porquê), e decidiram que esse lugar seria preenchido por “Wild Card”, e na mesma reunião atribuíram logo o mesmo à Alemanha, invocando que eles foram a melhor seleção no último mundial (Espanha 2013, onde ficaram em 5º) das seleções que não estavam apuradas para este Mundial. Numa decisão cheia de controvérsia no mínimo.
 
Agora, reparem só: retiraram os australianos do Mundial do Qatar, mas não retiraram os australianos do Mundial de Andebol de Praia, nem retiraram o representante da Oceânia no Super Globe ... E anunciaram isto numa nota meio escondida no sítio deles na net ... Será que, se em vez dos alemães, fosse a seleção nacional a estar na situação em que os alemães estavam, a IHF teria esta atuação?
 
Com isto, em vez de resolverem o imbróglio na Oceânia, e assim trabalharem para tornar o Andebol mais conhecido à escala global, desiludem os Australianos, e desconsideram as pretensões dos islandeses e dos húngaros, que nos parecem ter mais razões para esta vaga.
 
É que as 3 seleções foram eliminadas nos quartos-de-final do Mundial de Espanha, e os islandeses e os húngaros foram à Fase Final do Europeu que se disputou na Dinamarca, ao contrário dos alemães que não puseram lá os pés. 
 
Os alemães apuraram-se diretamente para o Mundial do Qatar? Eu pensava que não, mas parece que sim... 
 
Esta decisão criou a nível Mundial, uma das maiores surpresas que se possa imaginar, inclusive nos maios de Comunicação Social Alemãs.
 
Mais pormenores nos seguintes links (todos em Inglês):

1º) Anúncio da IHF a retirar a vaga à Austrália e a atribui-la à Alemanha:

2º) A notícia dos alemães do handball-world.com dando conta da surpresa da decisão:
http://www.handball-world.com/o.red.c/news-2-1-25-59616.html

3º) O desapontamento dos australianos:
http://www.handball-world.com/o.red.c/news-2-1-25-59729.html

Nota: Em boa verdade, diga-se que se não fossem os alemães do handball-world.com, nem se saberia o que se passou.
 
O Sorteio do campeonato será efetuado no dia 20 de Julho em Doha (Qatar)

Constituição dos Potes para o Sorteio
Pote 1-Espanha (defende o titulo), França (Campeão Europeu), Dinamarca e Croácia.
Pote 2 - Bósnia Herzegovina, Polónia, Suécia e Eslovénia.
Pote 3 - Rússia, Qatar (Organizador), Macedónia e Argélia (Campeão de África).
Pote 4 - Áustria, Argentina (Campeão Pan-Americano), Bielorrússia e República Checa.
Pote 5 - Tunísia, Egipto, Brasil e Bahrain
Pote 6 - Irão, Emiratos Árabes Unidos, Chile e Alemanha.
 
O Noticias

8 comentários:

Anónimo disse...

O que é que isso interessa?

Anónimo disse...

Caro Noticias
Mundial do QATAR15
Não percebo tanto alarido da noticia e não se passou nada a Austrália desistiu e logico e só quem não entenda nada das politicas de todas as modalidades, já se passou o mesmo no Europeu de futebol em que a Dinamarca entrou e estava eliminada e acabou por ganhar esse mesmo Europeu e ninguém reclamou, essa entrada se deveu a guerra na ex Jugoslávia, tal como nos jogos Olímpicos de Barcelona em que os problemas políticos na URSS foi representada por outra Seleção convencional!
O caro amigo tem ideia da importância para a modalidade a presença da Alemanha ou França ou Espanha no mundial era como no mundial de Futebol não estivesse presente o Brasil ou Argentina!
Existem uns convites no Ténis e no Golf para convidados especiais e entregam justificadamente...
O poder económico desportivo e multidão de aficionados alemãs que vão ao Qatar justifica esta oportunidade ou reparou agora no mundial no Brasil14 as benfeitorias realizadas pela delegação alemã e deixou ao Povo Brasileiro até ambulância e trator para alem de um centro de estagio e Hotel!
Deu para entender que a este nível de competição é importante estarem as principais forças da modalidade e disputarem entre si o Titulo Mundial.
Já agora pode dizer porque é que Portugal não está no mundial ou não foi convidado!
Boas Férias
Sérgio Miranda

Jorge Almeida disse...

Anónimo 15 de Julho de 2014 às 21:32, não sei quais são os assuntos que lhe interessam.

Não lhe interessa que a nossa modalidade seja mais conhecida pelo mundo fora do que é actualmente? Que efeito é que acha que esta decisão vai ter nos poucos australianos que gostam de Andebol? A continuar esta tendência, em pouco tempo deixamos de ter a nossa modalidade como modalidade olímpica.

Não lhe interessa saber que a nossa modalidade é governada por uma instituição (IHF) para a qual há filhos (alemães) e enteados (australianos, islandeses, húngaros, etc ...), que claramente não trata por igual todas as federações nacionais?

Durante semanas a fio, e a cada semana, nos comentários às mensagens de cada prova, vêm reclamações contra as mais diversas situações, muitas delas envolvem, directa ou indirectamente, a FAP. Que raio de incentivo tem a FAP em melhorar os seus processos quando se tem exemplos deste calibre vindos de cima? Acha correcto que a FAP e a sua associação tratem o seu clube como enteado e o clube do lado como filho?

Jorge Almeida disse...

Ainda em relação a este assunto, acabei de ler um artigo publicado em Inglês pelos norte-americanos do TeamHandballNews.com, com o sugestivo título "Oceania desapareceu do atlas da IHF". E isto veio de norte-americanos, país onde a IHF estava empenhada (até à eleição deste egípcio, envolvido em indícios de corrupção e que tem empregue família e amigos na IHF, como presidente da IHF) em aumentar a prática do "Team Handball" (como eles lá chamam ao Andebol).

O artigo refere um facto que desconhecia: nunca houve confederação de Andebol na Oceania. No entanto, desde 1999 que os países deste continente, mesmo sem confederação, tinham direito a pelo menos uma vaga em cada Mundial (Seniores ou camadas jovens, Masculinos ou Femininos). Porque é que, só ao fim de 15 anos, é que a IHF deu por essa falha?

O autor, que refere que jogou 2 anos na Austrália, até propõe que as selecções da Oceania passem a jogar no apuramento asiático, de modo a terem mais e melhor nível que o que têm actualmente. O que nunca se faz é mudar as regras de jogo a meio do processo só porque isso dá um enorme jeito ao filho alemão ...

Mais pormenores em:

http://teamhandballnews.com/wordpress/2014/07/oceania-disappears-from-the-ihfs-atlas/

Anónimo disse...

Grande artigo sim senhor... Isto sim é matéria que deveria ser divulgava pelos media para que estas situações deixassem de acontecer... Meu deus que vergonha

Ao anónimo de 15 de Julho de 2014 às 21:32... Que grande OTÁRIO que você deve ser...

Anónimo disse...

Caro Jorge Almeida,
Parabéns pela pertinência e qualidade dos seus comentários (não só este mas também muitos outros).
São estes assuntos que merecem discussão atenta para que a nossa modalidade seja cada mais reconhecida.

Quanto ao resto, "vozes de burro não chegam ao céu!"
Cumps.

Anónimo disse...

É muito importante que situações como esta sejam divulgadas, sejam quem forem os protagonistas.

Dispensam-se comentários, esses sim, sem a mínima importância.

Anónimo disse...

Jorge Almeida: quero lá saber que a FAP, ou a minha associação tratem o meu clube como a IHF tratou a Oceânia? Que é que isso interessa?
Para quem me chamou otário: então amigo: o direito a pensar de forma diferente não existe? A maioria pensa de forma diferente? Que é que isso interessa? Posso pensar por mim ou quê?
Ai o seu conceito de democracia está muito apurado, está, está!
Nunca se esqueça de uma coisa: preste atenção e respeite os estúpidos porque está mais que provado que estão em maioria!
Já sei: lá estão vocês pensar sobre o meu comentário: que é que isso interessa?
Claro que interessa! claro que interessa!
Valha-me Deus...