gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Planeamento Desportivo – Época 2014/2015 – I1I


 Os Participantes nas Provas Nacionais Fixas - Época 2014/2015
 
Na continuidade do anterior artigo sobre o tema, hoje voltaremos a falar a PO04 e iremos abordar a PO06, utilizando os dados divulgados pela FAP, através dos Comunicado Oficial n.º 49 (02-01-2014) da época finda e especial do Comunicado Oficial n.º 4 da presente Época e que indica quais os participantes com direito desportivo e a inscreverem-se, e portanto qualificados, (pensamos nós) para a disputa das provas em referência na Época 2014/2015.
 
Tabela de Escalões Etários Publicada no CO N.º 49 
Esta tabela está em consonância com o chamado Anexo III do Comunicado Oficial N.º 1 da Época 2014/2015.
 
Dizer, que já existem os respectivos Regulamentos Específicos é de elementar e inteira justiça, destacar.
 
Respeitando as datas referidas nos respectivos CO, apenas poder-se-á ter a confirmação das equipas, após o ultimo dia para confirmação da inscrição, 31-07-14.
 
PO4 – Campeonato Nacional Juniores Masculinos 1.ª Divisão.
 Conforme já afirmámos, mantiveram-se as alterações na fórmula de disputa, que foram um profundo retrocesso (no nosso entender). Mas com o seu modelo devidamente ajustado, esperando no entanto que o mesmo seja mais competitivo desde a sua 1.ª fase.
 
No entanto uma situação permanece estranha, (no nosso entender), mantêm-se a PO05 como Prova Nacional não Fixa, e nós perguntamos, com que equipas será disputado? Uma novidade no Regulamento Especifico desta prova e que o número de subidas previstas é um valor máximo, significa no nosso entender que ainda ninguém sabe o vai acontecer e é pena…
 
PO6 – Campeonato Nacional Juvenis Masculinos 1.º Divisão 
È a prova onde se verificaram as maiores alterações em termos de idade dos atletas, onde se passou de três (3) anos para a apenas dois (2), dando origem a que os escalões subsequentes (apenas nos Masculinos) se mantêm inalteráveis esta época, ou seja não existe subidas, pois as idades são exatamente as mesmas da época anterior. Nesta prova a existência do Regulamento Especifico permitiu-nos uma avaliação mais apropriada, no entanto ao manter a existência tem a virtude de manter a fase intermédia, que apura duas equipas para a fase final
 
Mantem a sua forma de disputa e pensamos que bem, ao ser disputada em quatro (4) zonas, será uma prova certamente muito mais económica não só para os clubes como certamente para a Federação. Felizmente que o número par de clubes 40, vai permitir uma 1:ª fase com todas as zonas equilibradas (10 equipas em 4 Zonas). Estranha-se a não existência de equipas suplentes…
 
A Fase final será disputada pelo 1.º de cada Zona, mas os dois (2) primeiros da Fase de apuramento (mais uma concentração), onde participam, além dos segundos classificados das duas zonas da 2.ª Fase, os Representantes da Madeira e dos Açores.
 
No entanto existe uma novidade, onde se diz claramente se as equipas das Regiões Autónomas, não ficarem apuradas para a Fase Final, disputarão na época seguinte a Fase de Apuramento da PO07. O que na nossa opinião é um esclarecimento que se impunha. 
 
Falta ainda esclarecer o porquê algumas das equipas que desceram de divisão, voltam a estar enquadradas na prova. Existem ainda outras situações verdadeiramente anómalas, por exemplo, quais os motivos de equipas que não se classificaram nos 4 primeiros lugares se encontrarem agora enquadradas na prova. E não é esclarecido qual o motivo de uma das equipas com direito desportivo a participar não se encontra entre as equipas divulgadas. Pensamos que um esclarecimento não seria descabido. Mas será que vai existir… 
 
Felizmente que finalizou e bem a coabitação entre equipas “A” e “B” numa mesma prova.

O Analista

1 comentário:

Anónimo disse...

Escaloes na po4 federaçao acaba de matar a geraçao de 94 ao tirar um ano na competicao de juniores, pois esta epoca serao primeiro ano no escalao , estes jogadores vao ser dificil jogar pois ainda apanha os de 3º ano e depois so tem mais um ano de juniores, resultado 95% destes miudos vao para outras modalidades ou ficar em casa a jogar consolas.
S e a fap esta a espera que as equipas vao formar equipas b vai lhes sair o tiro pela culatra, mais um tiro nos pes dado pela federaçao lamentavel