gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Arbitragem Portuguesa na EHF - II

Agora que a EHF, já efetuou as primeiras nomeações para a a Liga dos Campeões Masculina (Portugal não foi comtemplado, esperamos que o seja em fases mais adiantada da prova), iremos mais uma vez abordar um tema que é polémico e sempre o será, mas é um tema que vale a pena avaliar, pois continuam a existir perspetivas demasiado animadoras, para a realidade factual, agora que temos uma dupla EHF (Feminina). 
 
E para evitar comentários do seguinte teor:
 
“A este texto do Banhadas chama-se escrever para não estar parado, porque de análise isto é zero! Fraquinho, fraquinho, fraquinho! Não tem em linha de conta o contexto do andebol Português a nível internacional, a idade das nossas duplas, bem como o espaço a que cada país “tem direito”!
 
Muitas vezes se escreve aqui que para o torneio internacional A ou B, estranhamente não foi nenhuma dupla nacional. Agora, neste rascunho (isto para ser simpático!) sem qualquer profundidade que o Banhadas publicou, lá se vai dizendo, com má-fé, que duas duplas contam as outras…pois…, enfim…, quer-se dizer… não prestam!”
 
Esclarece-se que o texto não pretende afetar ou fazer juízos de valor das outras duplas, apenas questiona, a sua presença e a avaliação que a EHF faz das mesmas. Porque sempre que fizermos criticas às suas atuações, também não teremos quaisquer dúvidas em efetuá-las
 
Sendo apenas um simples alerta, para quem normalmente costuma “embandeirar em arco”, com uma simples nomeação. Mas com estes dados poder-se-ão tirar as mais diversas ilações e conclusões. 
 
Portugal possui com o emblema da EHF 5 duplas a saber (Eurico Nicolau / Ivan Caçador, Duarte Santos / Ricardo Vieira, Daniel Martins / Roberto Martins, César Carvalho / Daniel Freitas e Marta Sá / Vânia Sá), no entanto destas 5 apenas as duas primeiras são igualmente duplas IHF
 
Portugal possui ainda 4 delegados na EHF, Rui Coelho, António Goulão, João Costa e Manuel da Conceição, no entanto apenas os 2 primeiros são nomeados para os grandes eventos e para eventos da IHF, mas vaidade é assoladora. 
 
Continua a existir no nosso meio a convicção de que as nossas duplas são bastante interventivas, e que a EHF, tem em conta o seu valor intrínseco, bem como a sua qualidade, mas época após época tendo 2, 3, 4 ou 5 duplas, 3, 4 ou 5 delegados, que na nossa opinião, neste momento e avaliando apenas as nomeações para as duas principiais provas Europeias de Clubes, que são na realidade o “barómetro das nomeações” (Liga dos Campeões – Masculina e Feminina), pois todo o resto na maioria das vezes é uma mera paisagem no meio de um deserto de muitas vaidades mais ou menos dissimuladas
 
Poderemos concluir que em termos de arbitragem, e certamente, sem grande margem de erro, de que Portugal (independentemente das classificações que lhes são atribuídas pelo Conselho de Arbitragem em Portugal), na realidade apenas possui duas duplas Internacionais com valor para a IHF e para a EHF, são o Eurico Nicolau / Ivan Caçador e o Duarte Santos / Ricardo Vieira, e a justificação é muito simples:
 
Eurico Nicolau / Ivan Caçador – E na época que terminou, apenas atuaram na Liga dos Campeões (2 jogos Masculinos e 1 jogo nos Femininos), poderemos dizer muito aquém do razoável. 
 
Duarte Santos / Ricardo Vieira – Apesar de maior diversidade nas suas intervenções, com especial incidência nas provas masculinas, foram mesmo assim juntamente com o EN / IC os únicos que atuaram na Liga dos Campeões (2 jogos em Masculinos, e 1 jogo nos Femininos). 
 
Agora veremos a intervenção dos Delegados na Liga dos Campeões, e a conclusão a que chegamos é de que apenas 2 tiveram intervenção, e são os 2 que fazem parte da estrutura orgânica da própria EHF. Todos os outros delegados tiveram intervenções unicamente ao nível das outras provas do calendário Europeu, o que em nossa opinião, significa muito pouco. Provas houve que se iniciaram e terminaram sem registar a presença de qualquer delegado português (Winners CUP Feminina por exemplo), o que se lamenta
 
António Goulão – Teve intervenção tanto nos masculinos, onde esteve presente em 6 jogos, sendo que 2 deles dizem respeito á Final Four Masculina, tendo estado ainda presente num 1 jogo nos Femininos ainda na Fase de Grupos. 
 
Rui Coelho – esteve presente em 3 jogos dos Masculinos, sendo um deles nos 1/4 Final, regista-se ainda a curiosidade de ter uma presença na EHF CUP Masculina. 
 
Esta analise conforme se afirmou apenas teve em linha de conta as provas Europeias de Clubes, que são na realidade o verdadeiro “barómetro” da modalidade. 
 
O Formador

9 comentários:

Anónimo disse...

Apenas para alimentar o barómetro: a dupla Caçador/Nicolau esteve no CAN2104 na Argélia, que é como o Europeu, com apuramento directo para os JO, e depois andaram praí 1 mês na liga do Qatar, ambas nomeações IHF; parece-me algo digno de distinção

Anónimo disse...

A este texto do Banhadas chama-se escrever para não estar parado, porque de análise isto é zero! Fraquinho, fraquinho, fraquinho! Não tem em linha de conta o contexto do andebol Português a nível internacional, a idade das nossas duplas, bem como o espaço a que cada país “tem direito”!
Nem sabem do que fala para isto mais valia estar calado!!

Nem o trabalho de casa sabem fazer ou não tem acesso!!

Anónimo disse...

texto que apesar do comentário do anonimo das 19:59, traduz a realidade da arbitragem portuguesa, e que não mudará tão depressa. Já quanto á qualidade dos delegados nem vale a pena falra, pois existe um que nem sabe falar quanto mais ser delegado, mas emproado é ele, mas falta-lhe muita coisa.

AA

Anónimo disse...

Este texto vale 0!

Se a dupla classificada em 10º lugar faz 3 Champions, imaginem se a dupla classificada em 1º, 3º, 4º, 5º lugar fossem vistos lá fora. Tiravam lugar a duplas de países de top mundial.

Então, se a dupla classificada em 2º lugar teve tantos jogos como a classificada em 10º, alguma coisa está mal. Ou não prestam ou são levados ao colo, interna e externamente.

Dá que pensar!!!

Anónimo disse...

Em Portugal infelizmente só temos uma dupla de jeito, que é a de Leiria e se não está mais cotada a nível internacional deve-o ao Goulão, que simplesmente os ignora (a eles e a todos os outros)!
Acho fantástico aqui os elogios ao Goulão e ao Coelho, propagados expoentes máximos a nível internacional, mas quer um, quer outro, nada fazem pelo andebol nacional. Para quem tem duvidas, pergunte ao F C Porto e ao Benfica o quanto NAO têm contado com o apoio do Coelho, porque diz ele "não quero estragar o meu prestigio com pedidos". Em relação ao Goulão perguntem ao arbitro mais internacional, ou aos mais jovens qual o apoio que receberam dele e vão ficar espantados. Os árbitros internacionais pensam que o Goulão não sabe que temos árbitros internacionais. Mas se quiserem vir aqui a Aveiro fazer um balanço do trabalho do Goulão na região vão levar uma folha em branco porque não há nada para escrever! É um zero, ou melhor é o pavão zero como lhe chama-mos aqui.

Anónimo disse...

Este texto é O Banhadas Silva no seu melhor.

Anónimo disse...

parece que temos ciumes no ar , mas não faz mal os fogos também se apagam

Anónimo disse...

Anónimo Anónimo disse...

"Em Portugal infelizmente só temos uma dupla de jeito, que é a de Leiria e se não está mais cotada a nível internacional deve-o ao Goulão"

Se não eztá melhor deve-se ao seu fraco valor. Essa dupla é estilo, mais um duo de pavões a fazer lembrar Goulão/Macau.

A única de valor em Portugal neste momento e de classe mundial é a da Madeira.

Anónimo disse...

Mas será que o Goulao é pai dos arbitros, defensor dos malandros e é sua função andar com eles ao colo??? até a bem pouco tempo o Goulao não ia ser nada lá fora e agora já tem culpa por temos em Portugal amostras de árbitros e homens!!!!!!

Tenham juizo e lutem por aquilo que querem, não estejam sempre a espera que os outros trabalhem para vocês.

e para esclarecer alguns leitores, aqui em Aveiro nós não o chamamos de Pavão mas sim de Sr. Goulão.

Arbitro Estagiario de Aveiro