gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 5 de agosto de 2014

PO20 - Taça de Portugal Seniores Masculinos – 2014 / 2015 - I

A Federação publicou através do seu Comunicado Oficial. N.º 13 (29-07-14), a estrutura da prova, que conforme várias vezes temos afirmado, deveria ser a prova por excelência do Calendário Nacional. Sendo esta a prova onde normalmente se verificam, ou se deviam verificar, as grandes surpresas nos resultados, devendo (no nosso entender) desse modo ser uma prova de massiva participação, e com Regulamento aberto, e sem condicionantes
 
A Federação, felizmente já divulgou (saúda-se) os Regulamentos Específicos das Provas, o que nos permite um melhor analise desta competição. E verificou-se um significativo avanço no seu regulamento ao tornar a mesma obrigatória aos clubes participantes na PO03, desde a sua 1.ª Fase, esta época com uma substancial alteração pois foram retiradas do Regulamento Especifico a aplicação dos requisitos de participação, o poderá facilitar maior número de participantes, veremos se resulta
 
Manteve-se e bem a norma de apenas “Os 4 primeiros classificados no final da 1ª volta da 1ª Fase do Campeonato Nacional da 1ª Divisão são “cabeças de série” (Não se defrontarão entre si) nos 1/16 de Final”. Mantendo-se ainda a norma de que nesta eliminatória (1/16 Final) os clubes do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão jogarão na condição de visitantes sempre que defrontarem clubes de divisões inferiores. No entanto foi introduzido um ponto que altera substancialmente, a indicação dos “cabeças de série” na próxima época. E que transcrevemos pois consideramos que é uma profunda alteração
 
A partir da época 2015/2016, os seis primeiros classificados do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão da época anterior, serão cabeças de série (não se defrontando entre si) nos 1/16 de final, sendo que nesta eliminatória os clubes da PO01, sempre que defrontarem Clubes de Divisão inferior, jogarão na condição de visitantes.”  
 
Mas esta prova só voltara a ter verdadeiro espírito de taça, quando for uma prova aberta sem limitações, e com todas as equipas a iniciarem a sua participação ao mesmo tempo
 
A Federação volta a colocar neste Regulamento, um artigo, cujo alcance no seu limite interpretativo é um sério aviso aos clubes de que apenas participarão nas Competições Europeias se a FAP assim o considerar, repetimos, Estranho! qual a justificação para o mesmo? Se nunca tem aplicação pratica. 
 
Artigo 1.º (Prémios)
Ponto 4. A designação dos diferentes representantes para as competições europeias de Clubes terá, sempre, de ser ratificada pela Direcção da FAP, mormente tendo em atenção as condições económicas e/ou desportivas de cada um dos Clubes, procedendo às substituições respetivas quando for caso disso.” 
 
A FAP, deduzindo-se do conteúdo do CO n.º 13, embora não o diga declaradamente “o que se estranha”, a prova termina, com a realização de uma “final four” 
 
Mais uma vez se saúda, a FAP por no Regulamento Especifico da Prova, ter desta vez previsto a criação de zonas para as primeiras eliminatórias. 
 
A estrutura da prova será:
Datas previstas para as Eliminatórias – 12.10.2014; 23.11.2014; 21.12.2014 (poderá não ser necessário realizar as 3 eliminatórias conforme número de clubes inscritos)
1/16 Final - Vencedores da Eliminatória anterior e clubes da PO.01 – 17.01.2015
1/8 Final – Vencedores dos 1/16 Final - 07.02.2015
1/4 Final – Vencedores dos 1/8 Final – 28.02.2015
1/2 Final – Vencedores dos 1/4 Final – 28.03.2015
Final – Vencedores das 1/2 Finais – 29.03.2015
 
Não se entende a falta de previsão para o sorteio da 1.ª Eliminatória.
 
Em breve publicaremos artigo similar dedicado á Taça no Feminino.
 
O Noticias

Sem comentários: