gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 20 de setembro de 2014

Europeu 2016 Masculino – VI – Qualificação 2

PORTUGAL VENCE JOGOS DE PREPARAÇÃO
 
Antes de iniciarmos propriamente dito a nossa crónica sobre estes jogos de preparação, teremos de referir outro facto, que tomamos conhecimento através do sitio da Federação, que foi a mudança de marca dos equipamentos das Seleções Nacionais, e que foram apresentados em Tabua no seu Centro Cultural, durante a disputa dos jogos de preparação, nada disto seria estranho, e até muito natural, apenas não entendemos foi a ausência da Federação na cerimonia de apresentação. O Presidente era impossível estar presente porque se encontrava no Congresso da EHF e os outros elementos onde estavam? Fica a questão.
 
O início desta participação fez-se através de dois (2) jogos de preparação integrados num mini estágio que a seleção está a realizar em Tabua, desde o dia 16 e que terminou no dia 20 do corrente mês. 
 
Durante este estágio em que defrontamos a equipa da Tunísia, por duas vezes, e conforme na altura dissemos, “…pensamos foi bem escolhida, não só pelo seu valor atual, e porque é uma equipa que se encontra em preparação para o Mundial de 2015 no Qatar, como será uma equipa que poderá proporcionar bons jogos de preparação, não nos devemos esquecer que é uma equipa “riga””, acertamos pois durante o primeiro encontro, disputado em Oliveira do Hospital, com menos público que o esperado e pouco ativo durante o jogo, o equilíbrio no marcador foi uma constante, muito por culpa do “adormecimento” de alguns jogadores, nomeadamente Fábio Magalhães, alteramos sistemas defensivos e métodos atacantes, procurando sempre dar tempo a todos os jogadores presentes no estágio, utilizando os três guarda-redes, (cerca de 20 minutos cada), e poderemos concluir sem grandes duvidas que estamos muito bem servidos nesta posição assim como nas pontas, em especial por Fábio Vidrago (4 golos – todos no 1.º tempo), Pedro Solha (6 golos) e melhor marcador da equipa, com excelentes ações de contra ataque, e incluímos ainda Pedro Portela, não esquecendo dos nossos pivots, José Costa e Bruno Moreira. Portugal foi uma equipa que entro bem no jogo, mas foi perdendo força, e nunca aproveitando as superioridades numéricas que teve, e foi uma equipa sem soluções nas laterais, ao contrário dos tunisinos, que no ataque utilizaram sistematicamente os seus laterais e o central de grande qualidade, sendo um trio com bastante qualidade, com Bannour (10 golos, 7 de livres de 7 metros) a ser o melhor marcador do encontro. Portugal após a entrada de Pedro Solha chegou a ter 5 golos de vantagem (28-23 e 30-25) a última das quais cercados 55 minutos, mas o excesso de descontração e confiança, permitiu a uma equipa que já se encontrava com deficit físico reduzir para a diferença final de dois (2) golos. Dirigiu este encontro a jovem dupla do Porto André Rodrigues e Nuno Gomes (que ascenderam está época ao nível 2) que fizeram uma atuação sem grandes reparos
 
No segundo jogo disputado desta vez no Multiusos de Tábua, e também com menos público do que se deseja, mas mesmo assim bem composto, mas que, apenas esteve ativo porque a Seleção Nacional na prática puxou por ele, em especial nos últimos 10 minutos do encontro. Foi como esperava um excelente jogo de preparação para ambas as equipas, disputado com alguma dureza (em excesso) por parte da equipa Tunisina, nem sempre sancionado como merecia, foi igualmente de grande equilíbrio como o demonstra o andamento do marcador, registando-se uma igualdade a 15 golos ao intervalo. Nos primeiros 30 minutos Portugal chegou a estar na frente do marcador por três (3), maior diferença aos 23 minutos (14-11), mas um completo adormecimento da equipa permitiu a recuperação do adversário. Nos segundos 30 minutos, com a equipa da Tunísia a entrar muito bem no jogo, comandando o marcador durante grande parte do tempo, chegando igualmente ter uma vantagem de três golos (23-20) aos 50 minutos. Com os seus dirigentes em especial o oficial responsável de equipa a mostrar muito pouco Fair-Play, sem que tivesse havido a devida atuação disciplinar (neste caso, por parte da chamada mesa de cronometragem, onde se encontrava o delegado da Federação), mas uma excelente reação da equipa portuguesa, onde nestes minutos finais Gilberto Duarte, Cláudio Pedroso e Alfredo Quintana, e em especial toda a ação defensiva, permitiu que após uma igualdade a 25 golos registada aos 57 minutos, a seleção nacional, passasse para a frente do marcador (27-25), sofrendo o último golo de livre de 7 metros (bem marcado) a 10 segundos do términus do encontro. Foi um excelente jogo de preparação, pois o ambiente criado pela seleção da Tunísia, foi um ambiente de competição pura, que os nossos atletas têm de se habituar, apesar das faltas registadas, apresentou uma equipa servida por jogadores com grande qualidade e experiência, de onde se salienta o seu guarda-redes Maggaiz, o central Alquini (6 golos). Na equipa Portuguesa total destaque para Cláudio Pedroso (6 golos), Pedro Portela (5 golos) e para Alfredo Quintana que jogou e bem no segundo tempo, no primeiro esteve na baliza Hugo Figueira. Dirigiu o encontro outra jovem dupla do Porto, constituída por Francisco Leite e Porfírio Alves (passaram esta época a Nível 3), que embora demonstrando falta de experiencia em algumas situações, como na conduta com o adversário, em especial uma desqualificação direta ao tunisino Hammed, diga-se que não teve influência no resultado e o jogo teve um grau de dificuldade muito elevado, devido á experiencia e ”matreirice” apresentada pela equipa da Tunísia. 
 
Resultados dos Jogos
Dia 19-09-14
Portugal 31 – 29 Tunísia
Dia 20-09-14
Portugal 27 – 26 Tunísia
 
Nota Final – Para a excelente transmissão da Sportv esperemos que seja para continuar e não apenas uma ação esporádica.
 
O Banhadas Andebol

14 comentários:

Anónimo disse...

Atenção jogos apertados contra uma equipa B da Tunísia
Os que jogam na Europa não jogaram

Anónimo disse...

Ó Henrique então tu tens a coragem de vir aqui perguntar onde estavam os dirigentes da FAP na apresentação dos equipamentos? Estás a tentar enganar o chefe dizendo que não tens nada a ver com o Banhadas? Está a ficar cá um artista!

Anónimo disse...

O Seabra é jogador português?

Anónimo disse...

oh lá lá, existem pequenos que apesar do aviso, insistem em falar de temas, que por acaso estão na crónica e a culpa é dos senhores do banhadas, não tinham nada que escrever sobre os equipamentos é um assunto que não lhes diz respeito, mas esse Henrique deve ser um fulano muito importante tanta gente a falar dele proque será, gostava de o conhecer, pois se calhar tem muito para contar, é pá envia um texto assinado para o banhadas e pede a publicação.

Anónimo disse...

Começo por felicitar a Federação Portuguesa de Andebol por ter levado os jogos para locais onde não há andebol e porque deu mais um passo em frente, ao conseguir que a Sport tv desse o jogo em direto. Se foi de borla é um ótimo negocio, se foi a pagar foi uma boa jornada de propaganda para o andebol. Tirando o futebol hoje praticamente só se vê andebol na TV porque a Bola, Spor tv, Andebol TV, Benfica TV, Sporting TV e Porto Canal todos passam andebol. Se juntarmos a audiência destes canais todos isto vai dar muitos milhares de espetadores a ver andebol. Repito, grande trabalho da direção a Associação de Andebol Portuguesa.
Quanto ao jogo não gostei da agressividade dos Tunisinos, nem da arbitragem, que prejudicou Portugal.
Quanto aos atletas, penso que o treinador se enganou ao convocar alguns atletas que eu penso só são bons em clubes Portugueses do meio da tabela. Pedro Cruz, Bosko e Vidrago não são atletas de seleção. Aceito que tivesse convocado o Hugo Rosário, porque é novo e pode progredir os outros não são de seleção. Confesso que também achava que o Pedro Cruz devia ser convocado, mas perdi todas as ilusões. Penso que o Treinador fez asneira ao tirar o Carneiro e o Dario, que mesmo acima dos 30 anos jogam mais e melhor do que os que citei.
Para não dizer só mal, penso que fez bem convocar o Quintana, que parece bom ser humano e é ótimo GR. Com toda a gente abraçada a ele no fim ficou a parecer que a equipa o aceitou bem e por isso o acarinhou no fim.
E por fim parabéns ao Banhadas que quase sempre bem a dizer mal e a dizer bem, fala do andebol e ajuda à discussão, por isso contribui para o andebol. Não posso dizer o mesmo de grande parte dos comentários que aqui escrevem, porque são agressivos, e não ajudam nada o andebol. às vezes pergunto-me: esta gente gosta mesmo de andebol?

Anónimo disse...

excelente comentário do anónimo das 12:49, na minha opinião só faltou referir o commportamento do banco da Tunisia, em especial do seu delegado a quem tudo foi permitido, até ir ao banco de portugal, para só levar uma advertência e passado algum tempo, isto para mim é um dos factores mais negativos do jogo. mas o seu texto é a pura realidade, e estou de acordo. Só gostava de saber, porque diminuiu o número de comentários, terá sido pelo filtro que o banhadas decidiu fazer, se o motivo foi esse os meus parabens. Falem dos jogos dos comportamento mas não se ofendem ning~´em, mas criticas são sempre válidas.

Anónimo disse...

Bons jogo e serviu para ocupar o Selecionador e suas habilidades na convocatoria!.
Foi pena o Departamento tecnico da FPA nao ter frealizado uma acção para o treinadores portugese com o elecionador Tunisino Sr. Hasanefendic brilhante treinador mundial de origem Servia.
Paciencia!

Anónimo disse...

Foram bons jogos de preparação, proveitosos e aglutinadores da equipa.

Excelente jornada de propraganda do andebol nos locais dos jogos mas tambem na associação de coimbra que bem precisa de voltar à pujança antiga e em toda a região Centro.

Não se entretenham a discutir jogadores. Parece-me que nimguem estará afastado da seleção. Carneiro e Dario ainda vão ser muito uteis no apuramento para o Europeu. Num país pequeno como o nosso não nos podemos dar ao luxo de não contar com todos.

Palmas para a federação que conseguiu voltar a por a Sportv a a dar andebol nacional.

Eu já tinha saudades de ver os joggadores portugueses em transmissões com muitas cameras, com repetições, com grandes planos e slow motions. Ganha a modalidade, ganham notoriedade os praticantes e os que não são do andebol percebem melhor o jogo.

Para mim, balanço positivo destes jogos de preparação da seleção nacional.

Anónimo disse...

Mais duas duplas internacionais? Portugal no seu melhor independentemente da qualidade das arbitragens produzidas acho a escolha francamente ridícula.

Anónimo disse...

Dois jogos de grande qualidade com duas duplas de arbitragem ridículas. Eu se fosse treinador da Tunísia também armava aquele escabeche todo, porque é ridículo fazer nomeações destas para jogos destes, cujos árbitros coitados não tem culpa nenhuma! Alguma vez estes árbitros vão ser internacionais? Não de certeza absoluta porque não em idade para isso, não tem espaço porque estão tapados e porque não tem qualidade. O Sr. Marreiros aproveita estes jogos para dar rebuçados aos putos, colocando em causa o espetáculo? Por acaso os árbitros internacionais que temos são tão bons que já não precisam de jogos destes para treinarem? Por acaso este não era um bom espaço para os árbitros internacionais jovens lidarem com a pressão que os Tunisinos impuseram, tal como vai acontecer em muitos jogos internacionais?
O Sr. Marreiros devia preocupar-se menos em andar a queimar a dupla de Leira tentando que os da Madeira lhes passem à frente e preocupar-se em fazer um trabalho serio com a arbitragem. Desde que tomou conta da arbitragem é só porcaria uma atrás da outra! Atenção Ulisses que este senhor vai destruir a melhor dupla de árbitros que o andebol tem na atualidade e uma das boas duplas de árbitros desde sempre.
O Sr. Presidente da Federação ainda não percebeu que este senhor está a dar cabo da arbitragem nacional?

Anónimo disse...

VOLTAMOS A AFRICA NO ANDEBOL
HISTÓRIA:
1º Momento, com o selecionador Costach Mercea
2º momento, Garcia Cuesta
3º momento, Rolando Freitas
Estamos bem e vamos acreditar no futuro...
Tentar recrutar mais uns Cubanos de excelencia e a selecção só tem a melhorar.
A dupla Augusto Silva/Zé Magalhães vai dar os seus frutos.
Quanto ás duplas internacuionais ausentes destes jogos com a Tunisia estavam ocpuados internacionalmente, dizem!

Anónimo disse...

O Carlos Carneiro já vai acusando a descida na sua carreira mas, vai ser útil. O Dario é um bom suplente do Solha assim como o Ricardo Moreira vai perdendo velocidade mas é um bom suplente do P. Portela que se calhar qualquer dia está a dar o salto para outros andebóis. Bem merece pois, tem tido uma evolução incrível.

Anónimo disse...

O equipamento podia e devia ser mais atraente. As marcas estudam tanto e depois aparece algo que em televisão é triste e confuso. Já nem falo de números a descolar!
Péssimo comportamento no banco Tunisino. Candeias e Portela estiveram bem. Cruz esteve precipitado e claro ainda faltam ali uns nomes. Sou contra sujidades no ceio de seleção que representa um país, reconhecendo um pouco de valor a Quintana, fica-nos mal e dá má imagem estes arranjinhos, ou melhor trapalahadas. Mesmo nos clubes acho que estrangeiros só para fazer diferença a valer. Do lado Tunisino não jogaram algumas das bombas, mas foi um bom ensaio.

Anónimo disse...

Se Portugal quer evoluír e aparecer nos grandes eventos de andebol Europeu e mundial, tem de fazer convocatórias mais sérias nas camadas jovens. Depois tem de se tornar o andebol mais profissional, pois em Portugal só três equipas o assumem como tal. O campo de recrutamento sendo mais amplo, trará mais qualidade. Porque não entram os clubes em acordo e fazem jogos de formação como aperitivo ao jogo de seniores? Porque não apostar em contratar artistas para espectáculos antes do jogo? Todos naturalizam estrangeiros, cada país o fará de forma mais ou menos decente... Esta do GR Cubano foi péssima e triste. Se calhar o terceiro Gr da seleção até seria, o titular no clube onde joga!!! Nada de nacionalismos mas esta situação é ridícula. Na mesma seleção está Bosko Blejanovic mas, aqui aceitamos como Português, podendo discordar até porque, em tempos foi convocado como lateral. Mas, não é Português "inventado" ou á força! A valorização dum atleta para posterior venda, sendo o selecionador amigo e conotado com um clube que, domina o desporto no país através de métodos viciados na moral, dá nas vistas!