gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Planeamento Desportivo – Época 2014/2015 – IX

Participantes nas Provas Nacionais Não Fixas - Época 2014/2015
 
Na continuidade de anteriores artigos sobre o Planeamento de Provas, hoje voltamos a analisar as provas Nacionais Não Fixas, e que foram divulgadas pela FAP, em especial através dos Comunicado Oficial n.º 21 e 22 da Época 2014/2015, onde é divulgada a estrutura das 1.ªs Fases e Associações responsáveis por zona, bem como a estrutura das 2.ªs Fases e respetivo modelo competitivo. Repetindo, “Registando-se na maior parte dos casos um regime de continuidade do verificado na época anterior, onde a grande exceção esta no formato da competição da PO07 – Campeonato Nacional Juvenis Masculinos – 2.ª Divisão, e que hoje será a prova a que nos dedicaremos. 
 
PO08 – Campeonato Nacional de Juvenis Masculinos 2.ª Divisão
 
È uma das provas que passando a sua 1.ª Fase para a esfera Associativa proporcionou a estas entidades (nem todas, infelizmente) a organização, de verdadeiros Campeonatos Regionais e Inter-Regionais. Obrigando as Associações a desempenharem o seu verdadeiro papel. Não nos cansamos de repetir este texto para consciência de que muitas vezes as Associações esquecem a sua verdadeira vocação.
 
Foi das provas que sofreu mais alterações, pelo menos na constituição das zonas, pois passamos de 10 zonas, para apenas 6, o que se poderá naturalmente interpretar como uma significativa diminuição de participantes, com o número de apurados para a 2.ª Fase (1.ª Nacional) a diminuir de 32 equipas em 2013 / 2014 para apenas 24 equipas em 2014 /2015
 
Esta diminuição de equipas que já referimos (em 2013 / 2014 foram 68 equipas nesta 1.ª fase), apenas se conseguiu confirmar que a AA Porto (zona 2), terá nesta 1.ª Fase 11 Participantes (incluindo a coexistência de equipas “A” e “B”), que a AA Aveiro (zona 3), terá nesta fase 10 equipas de Aveiro, Coimbra e Viseu, e que AA Braga (zona 1), terá 4 equipas de Braga e Vila Real. Em relação às restantes zonas não existem dados que possam confirmar esta nossa afirmação (as provas. ainda estão sem qualquer estrutura), feita naturalmente sobre reserva. Mais tarde confirmaremos estes dados. 
 
Distribuição das Associações por Zona
 
Zona 1 – Braga e V. Real – Apura previsivelmente 2 equipas   
Zona 2 – Porto - Apura previsivelmente 5 equipas  
Zona 3 – Aveiro, Viseu e Coimbra - Apura previsivelmente 5 equipas
Zona 4 – Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Leiria - Apura previsivelmente 4 equipas
Zona 5 – Lisboa e Setúbal - Apura previsivelmente 5
Zona 6 – Beja, Évora, Algarve – Apura previsivelmente 3 equipas   
 
Existe pelo menos uma zona, onde a prova será um autêntico campeonato regional. 
 
O número de apurados em cada zona, segundo informa a FAP, poderá ainda sofrer alguns ajustamentos até 28-11-14, face ao cumprimento ao não dos requisitos para participar.
 
O Sistema competitivo que é publicado no Comunicado Oficial número 22, torna-se em algumas situações incompreensível. Senão vejamos:
 
Diz “… O 1.º Classificado de cada zona fica apurado para a Fase Final e disputarão na época seguinte a PO06, participando igualmente o representante da Região Autónoma dos Açores  (Total 4 Clubes) pergunta-se quem é o 4.º promovido? Isto porque o Regulamento Especifico da Prova é claro, quando diz no claramente os 4 primeiros classificados disputam a PO06 na época seguinte. Poder-se-á ainda deduzir que a equipa que representa os Açores, mesmo que vença a prova nunca será promovida, e que os clubes que sobem de divisão podem não ser os 4 primeiros classificados (Este era um assunto que deveria ser completamente esclarecido). 
 
Diz ainda: “ …O 2.º Classificado de cada zona disputará a Fase de Apuramento á PO06…”, temos aqui uma nova contradição em relação ao Regulamento Especifico da Prova, e uma concentração com apenas 3 clubes. 
 
Esclarece-se que a 2.ª Fase (1.ª Nacional), será disputa em 3 zonas no sistema de TxT a 2 voltas, e que tanto a Fase Final como a Fase de Apuramento serão disputadas em simultâneo, no sistema de TxT a 1 volta, o que consideramos uma boa decisão em termos desportivos. 
 
O Analista

Sem comentários: