gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

EHF – Formação de Árbitros

A EHF, publicou (A Federação de Andebol, felizmente já chamou a atença para esta noticia, o que deve-se saudar pelo seu positivismos), um documento sobre as diretrizes para os árbitros a serem aplicadas na época 2014 / 2015, pela nossa parte não fazemos do que dar conhecimento do artigo da EHF e colocar igualmente um link direto para os vários vídeo clips, que no nosso entendimento deveriam ser vistos, não pelos árbitros como por todos os agentes envolvidos na modalidade e no seu desenvolvimento.
 
DIRETRIZES PARA OS ÁRBITROS ÉPOCA 2014 / 2015
 
O Technical Refereeing Committee (TRC) da EHF efetuou uma compilação e colocou á disposição de todos os interessados material de aperfeiçoamento e aprendizagem destinado aos árbitros para a época 2014 / 2015. O Material agora colocado á disposição, destina-se a todos os árbitros e formadores das diversas federações e podem ser vistos onlinevia eurohandball.com
 
A “ferramenta” agora colocada á disposição, dá acesso a uma vasta gama de vídeo clips, produzido pela Universidade de Las Palmas, em colaboração direta com a EHF Competence Academy & Network (EHF CAN). 
 
Mais de 100 vídeo clips de andebol masculino e feminino, que versam os seguintes tópicos:
  • 7 Metros
  • Exclusões
  • Desqualificações
  • Jogadas de Ponta
  • Jogo do Pivot
  • Faltas dos Atacantes 
E que vão certamente ser preciosos auxiliares na tomada de decisão dos árbitros, durante os jogos. Os vídeo clips foram retirados dos jogos que se disputaram durante o EURO 2014 Masculino na Dinamarca e EURO 2014 Feminino que se disputou na Sérvia. Os mesmos mostram que uma única ação é punível, tanto em tempo real, como em câmera lenta. Os mesmos podem ser interrompidos através da “tecla espaço”, e em seguida continuar a sua visualização usando para tal as “teclas com as setas”, carregando novamente na “tecla espaço” o tudo regressa á sua velocidade normal.
 
Um pequeno icon (feitio de livro), no lado direito do ecrã, permite que surja uma pequena explicação e alguns conselhos de como os árbitros devem reagir, referenciando ainda quais a regra ou as regras que são aplicadas.
 
De referir que o TRC da EHF é composto por 6 pessoas, e que entre os mesmos se encontra um português, eis os seus nomes:
 
Dragan Nachevski (Macedónia) – Presidente
Mona Förström (Finlândia) – Árbitra
Henrik La Cour Laursen – Programa de Jovens Árbitros
Antonio Goulao (Portugal) – Preletor e Material Educacional
Helmut Wille (Áustria) – Preparação Física
Viktor Poladenko (Rússia ) – Vogal
(Fontes EHF e FAP)

O Formador

8 comentários:

Anónimo disse...

os senhores do CA nem uma comunicação sobre o assunto, quem o faz é o próprio portal da federação, que tristeza franciscana.

Anónimo disse...

Mona Förström (Finlândia) – Árbitra
Oh banhadas Silva só se for de Andebol + 60 corrige lá isso que só te fica mal.

Zé do Hangar 24

Anónimo disse...

Mas a Apaoma, aqui tanto criticada por alguns, também já tem esta informação na sua página de Facebook, para toda a classe e não apenas para os seus sócios!

Anónimo disse...

Os senhores do CA são inimigos figadais de António Goulão.
Os senhores do CA têm mais que fazer do que prestar atenção a estas coisas do TRC e não só.
Os homens andam cansados, não podem ir a todas. Coitados.

Anónimo disse...

Que adianta sistemas com tudo bem explicado quando até há arbitros que apesar do seu benfiquismo adoram... apitar no pavilhão do porto? Qual o jogo em que foram prejudicados no ano passado e neste? Digam-me!
Há uma frase que é bem conhecida de todos. " Lá somos sempre muito bem recebidos! Não há lugar onde nos tratem tão bem! "
Vai uma apostinha como o campeão deste ano é o mesmo do ano passado? Não basta ter uma boa equipa. Pode acontecer um precalço...

Anónimo disse...

"Mas a Apaoma, aqui tanto criticada por alguns, também já tem esta informação na sua página de Facebook, para toda a classe e não apenas para os seus sócios!"

Muito bem... Mas agora só falta aos senhores APAOMA (Trinca/Monteiro)aplicarem as diretrizes nos jogos que eles próprios apitam, porque foi mau demais o que aconteceu aqui em Braga. Não basta apenas publicar tem que se perceber um bocadito da coisa ;) ou será que ainda não tiveram tempo de ver os videos!

Até a barraca abana...

Anónimo disse...

Golão fica-te mal andar a escrever no Banhadas.

Bruno

Jose Fernandes disse...

De facto fica mal a todos vocês comentarem o quer que seja em anónimo, assumam as vossas opiniões!