gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Crónica de Fim-de-semana No Feminino – 09 – 2014 / 2015

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino. 
 
Reforçamos o nosso pedido nas últimas crónicas e deste modo continuamos a aguardar que algum dos nossos habituais leitores se disponibilize para dar uma continuidade às crónicas sobre o andebol em especial no feminino, estamos abertos á mesma. Felizmente esta já estamos a receber algumas colaborações, o que agradecemos, mas esperamos mais. 
 
PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.
 
1.ª Fase – Resultados
6.ª Jornada
Juventude Mar 20 – 36 JAC-Alcanena
8.ª Jornada
Juventude Mar 23 – 28 Colégio Gaia
CA Leça 26 – 36 JAC-Alcanena
Juventude Lis 22 – 37 Madeira SAD
João Barros 22 – 20 Maiastars
Alavarium 39 – 22 Passos Manuel
Alpendorada 34 – 31 CS Madeira
9.ª Jornada
Alpendorada 24 – 32 Madeira SAD
Juventude Lis 21 – 25 CS Madeira 
 
Este fim-de-semana disputaram-se além dos jogos normais da 8.ª Jornada, o jogo em atraso da 6.ª Jornada, como de costume, existiu jornada dupla para as equipas insulares e seus adversários. Referimos novamente, que não entendemos o critério de transmissões da Andebol TV, pois certamente que existem muitos mais jogos a merecerem transmissão, sendo esta uma prova prioritária, conforme tem sido afirmado. De salientar que em todos os jogos disputados, não se registaram registos disciplinares o que deve ser destacado como fator positivo
 
Numa jornada onde o ARC Alpendorada alcançou a sua segunda vitória, ao vencer como visitado o CS Madeira, num pavilhão, desculpem-nos a expressão com um número “ridículo” de espectadores presentes (30), com esta vitória a equipa nortenha confirmou a sua subida de rendimento, e apesar de neo divisionária, procurou sempre não se deixar “enganar” pela equipa adversária, chegando ao intervalo já a vencer por 16-13. De destacar a sua principal marcadora Ângela Monteiro com 9 golos, e a “veterana” do CS Madeira Sara Gonçalves, que com 16 golos foi a melhor marcadora de todos os jogos disputados este fim-de-semana. A equipa de Alpendorada era uma das que fazia jornada dupla, e no dia seguinte teve de defrontar uma das melhores equipas nacionais, embora a mesma nos pareça que se apresenta em deficit nalgumas posições como por exemplo a de guarda-redes. Neste encontro veio ao de cima a maior experiencia do adversário, assim como o hábito de efetuar jornadas duplas tiveram o seu peso na equipa neo divisionária, que é mais jovem na sua globalidade, mas que com algum trabalho apresentará certamente num futuro próximo uma equipa muito mais equilibrada. Em termos coletivos o Madeira SAD apresentou sempre ligeira supremacia, pese embora as mais-valias de algumas das jovens do alpendorada, e o resultado ao intervalo já refletia essa mesmo superioridade (16-12 a favor das madeirenses). O Alpendorada no segundo período de jogo fruto da sua inexperiência em disputar jornadas duplas, perdeu falta de organização ofensiva, e começou a dar mostras de quebra física. O que se refletiu no resultado final, embora as madeirenses terminassem o encontro com apenas 4 jogadoras de campo, que não foi devidamente aproveitado pelas jovens do Alpendorada, que apresentaram na baliza uma jovem de grande qualidade Rita Luís, e tiveram ainda uma Tânia Braga com 7 golos e que também tem um futuro promissor, e uma Catarina Luís que apesar de não ter marcado nenhum golo, fez uma excelente partida. No Madeira SAD a Erica Tavares foi a sua melhor marcadora com 10 golos, e aproveitou muito bem a experiencia de Claudia Aguiar (6 golos), e de Renata Tavares a criar espaços, para as colegas atacarem a baliza adversária. Uma nota que não se compreende, o motivo de este jogo ser dirigido por equipa de arbitragem madeirense
 
O Madeira SAD que na véspera, venceu facilmente a Juventude Lis, esta época longe do fulgor de outras épocas, igualmente como visitante, num encontro cheio de facilidades como facilmente se verifica pelo resultado final. Ao intervalo já a equipa do Madeira SAD vencia com grande facilidade por 20-9, fazendo um segundo período de jogo mais calmo, mas sempre a dilatar o resultado final. Erica Tavares foi mais uma vez a sua melhor marcadora com 10 golos, sendo acompanhada por Ana Temtem com 7 golos, na Juventude Lis, Patrícia Mendes com golos e Adriana Bastos com 7 golos foram as marcadoras de serviço da equipa de Leiria. A Juventude Lis que no dia seguinte disputou novo jogo, fazendo também ela jornada dupla e voltou a ser derrotada por uma equipa insular, num jogo muito equilibrado, de que é prova factual o resultado que se verificava ao intervalo, quando perdia apenas pela diferença mínima (13-12), mas as insulares vincaram uma maior superioridade competitiva nos segundos 30 minutos aumentando o diferencial. Nas madeirenses mais uma vez Sara Gonçalves foi a sua melhor marcadora com 10 golos, enquanto na equipa leiriense a sua melhor marcadora foi Ana Silva com 7 golos. 
 
O Alavarium, recebeu e venceu o Passos Manuel uma equipa neo divisionária e cujas esperanças de manutenção são bastante reduzidas, e a equipa aveirense “cilindrou” positivamente a equipa lisboeta, apesar de não apresentar o fulgor de outras épocas, continua a ser uma das mais fortes candidatas ao título, mantendo-se nos primeiros lugares da classificação da prova, com apenas uma derrota. Neste encontro ao intervalo o Alavarium já vencia por 21-12, o que permitiu ao seu técnico a utilização de todas as suas atletas, dando tempo de jogo às menos utilizadas, terminando com uma forte distribuição dos golos marcador por diversas marcadoras, sem nenhuma saliência em especial. Por sua vez no Passos Manuel uma jogadora se destacou, foi Cátia Santos com os 8 golos que marcou. 

O JAC-Alcanena, também disputou jornada dupla, mas por motivos completamente diferentes, assim na 8ª Jornada deslocou-se a Leça da Palmeira, para defrontar a equipa local do CA Leça, e quando se esperava por um jogo com algum equilíbrio, o JAC resolveu a contenda vencendo com grande facilidade, conforme demonstram os números finais do encontro, no entanto o CA Leça esteve bem até cerca dos 18 minutos, tendo uma branca que o levou a estar cerca de 7 minutos sem marcar e permitiu que o JAC terminasse o primeiro período de jogo já a vencer por um resultado bastante confortável (21-14). O JAC (mesmo sem Neuza Valente, lesionada) que não começou bem a prova tem vindo a subir de rendimento, e parece-nos que poderá criar alguns “engulhos” aos favoritos da prova. Patrícia Rodrigues com 12 golos e Rita Alves com 8 golos, foram as figuras de destaque na equipa de Alcanena, enquanto no CA Leça, mais uma vez Daniela Mendes com 8 golos foi a sua melhor marcadora, com Ana Lopes (5 golos) também em bom plano até aos 50 minutos momento em sofreu uma pesão grave. No jogo relativo á 6.ª jornada e disputado para acerto de calendário foi disputado no dia seguinte pelo JAC em Esposende, diante a equipa local da Juventude Mar, e voltou a vencer de forma confortável, com a equipa local a dar alguma réplica até cerca dos 20 minutos, mas os 10 minutos finais do 1.º tempo foram fatais para as locais que sofrendo um parcial de 5-1, permitiram que JAC chegasse ao intervalo já na frente do marcador por 16-10, e onde mais uma vez Patrícia Rodrigues com 12 golos e Rita Alves com 10 golos e a ser uma “peças” responsáveis pela nítida subida de rendimento da equipa nos últimos jogos, voltaram a ser as principais figuras da equipa do JAC-Alcanena. 

A Juventude Mar que também fez jornada dupla, na véspera, deu uma excelente réplica ao Colégio de Gaia, que na nossa opinião tarda em afirmar-se definitivamente. A equipa de Esposende que ao intervalo perdia por um diferencial de apenas 4 golos, efetuou um excelente segundo período de jogo ciando alguns problemas inesperados ao Colégio de Gaia, que acabou por vencer, embora não encontra-se as facilidades que esperava. Andreia Barros com 8 golos foi a melhor marcadora da equipa de Esposende, enquanto no Colégio as marcadoras de golos foram diversas e bastante distribuídas pelo plantel. Com este resultado a Juventude Mar e o Passos Manuel ocupam os últimos lugares da classificação nesta Fase da Prova. 
 
Para terminarmos esta breve crónica, apenas nos falta referir o jogo com o resultado mais equilibrado da jornada, que foi disputado em Pombal no Pavilhão das Meirinhas, e que colocava a equipa local do João Barros a jogar com a equipa Maiastars. Venceu o João Barros, mas passou por ser uma grande desilusão diante o bom jogo realizado pela equipa do Maiastars, que ao intervalo vencia por 14-8, e apenas um bom reinício do encontro o João Barros que após ter chegado a diferencial de apenas 3 golos, efetuou um parcial de 6-1, que conseguiu não só equilibrar o encontro, como ultrapassá-lo no marcador, passando a vencer por dois golos de diferença, diferença que conseguiu defender até ao fim do encontro. No João Barros, um destaque especial para os 9 golos da experiente Maria Pereira, devendo igualmente salientar-se os 7 golos conseguidos pela Maria Cerqueira do Maiastars, bem acompanhada por uma Diana Oliveira (5 golos), que começa a regressar á sua boa forma.
 
Comanda esta Fase o Madeira SAD com 25, seguido do Alavarium com 24 pontos, ambas as equipas com mas mais um jogo, seguidos pelo João Barros com 22 pontos, em último lugar continuam conforme já referimos a Juventude do Mar co 11 pontos e o Passos Manuel com 10 pontos, ambas as equipas com apenas 8 jogos disputados. 
 
O Noticias

9 comentários:

Anónimo disse...

Quem escreve estes resumos deve começar a informar se melhor ou precisa de óculos de aumento alpendorada-cs madeira 30 espectadores ? ah ah ah tem de começar a contar melhor !!

Anónimo disse...

Eu também vi o jogo do madeira sad com o alpendorada através da andebol tv, e parece-me que a Catarina que querem destacar, será a Catarina Silva (13) e não a Catarina Luís (9) que esteve muito pouco tempo em campo ao contrário da Silva que jogou o jogo quase todo e que defendeu muito bem juntamente com a outra colega junior (Joana Beato) que apesar de terem as duas apenas 16 anos, conseguiram que a Renata Tavares ficasse a seco. Concordo com a critica aos árbitros: não se compreende esta nomeação de árbitros da Madeira para um jogo em Alpendorada, ainda mais quando um deles, é claramente tendencioso. A rever estas nomeações. Outra critica que deviam ter feito era aos comentaristas da andebol tv: lamentável o fato de estarem sempre a chamar brasileira à Jassie, uma jovem internacional portuguesa e pena que as poucas vezes que o prof jorge rodrigues tentava falar, o outro parceiro nunca o deixava, falando de coisas que não tinham nada a ver com o jogo.
Quanto ao jogo em si, gostei, foi movimentado e com bons momentos de andebol, apesar de ser jornada dupla e com isso algum cansaço acumulado tenha prejudicado a performance das equipas.

Anónimo disse...

ao anonimo das 23:43, não foi eu que escrevi estes resumos, a quem agradeço, por não deixar morrer este espaço dedicado ao feminino, e dou-lhe um conselho, vá ler o que consta no boletim de jogo, e depois verá quem tem razão.

Um adepto do feminino

Anónimo disse...

Então amigo do andebol feminino primeiro informe se e depois escreva porque toda a gente sabe que quando se escreve algo temos de ter a certeza do que escrevemos e nao fazer comentários tipo "ridiculo"...É só um pequeno aparte !!!

Anónimo disse...

De acordo com o boletim de jogo, estiveram presentes 30 (trinta) espectadores, no jogo Alpendorada x Sports Madeira.

Jorge Almeida disse...

Para quem tenha duvidas acerca do nº de espetadores que aparece no boletim de jogo do Alpendorada vs Sports Madeira, é ver o link http://portal.fpa.pt/fap_portal/do?com=DS;1;600720;+P_ID_PROVA_JOGO%28116629%29

O que os oficiais de mesa contaram foram 30 pessoas.

Parece-me que a FAP devia olhar para este assunto do nº de espetadores nos jogos; é um indicador da popularidade da modalidade em Portugal.

Anónimo disse...

e para quem não acha ridiculo o número, é porque acha que está muito bem assim, pois 30 espectadores, são provavelmente os famiares das atletas, e pouco mais, provavelmente as que não foram convocadas.

Anónimo disse...

Nas Meirinhas ha menos...

Anónimo disse...

No sábado em Alpendorada estavam mais que 30 pessoas a assistir ao Alpendorada x Sports Madeira. No domingo no jogo com o Madeira SAD estão 130!!! no boletim de jogo. Realmente no domingo estava muito mais gente, porque Alpendorada é uma terra onde existe a cultura de trabalho ao sábado!
A contagem dos espectadores tem muito que se lhe diga. Não existe uma objectividade na contagem, uns contam pessoa a pessoa, outros fazem uma estimativa, com base no "olhometro". Depois deve-se contar no inicio do jogo, a meio ou no fim. Por vezes existem espectadores que não assistem ao jogo completo, deve ou não contar...