gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Crónica Intermédia de Fim-de-semana – 35 – 2014 / 2015 - II

Crónica dedicada á jornada disputada a meio da semana dedicada á Fase Final da PO02, com realização da 3.ª jornada da 2.ª volta desta Fase Final. 
 
PO02 – Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Seniores Masculinos.

Fase Final Nacional
8.ª Jornada
Dia 10-06-15
Benfica "B" 29 – 25 Sismaria
AA Avanca 24 – 16 Boa Hora
Arsenal Devesa 23 – 28 AC Fafe

Campeão Nacional –
Apurados para Subida de Divisão – AC Fafe

Disputou-se uma jornada intermédia a jornada deste fim-de-semana, quando as equipas oriundas da Zona Sul, já se encontram completamente afastadas, conforme já afirmamos, quer da discussão do título, quer da possível subida de divisão. Depois desta jornada ficam apenas a faltar duas jornadas para a conclusão desta Fase final, onde a equipa do AC Fafe com a sua vitória, garantiu desde já no mínimo a subida de divisão. A jornada, caracterizou-se ainda por apenas num jogo se ter confirmado o resultado verificado na 1.ª volta, com a curiosidade de ter sido o único encontro onde se verificou o registo de ocorrências disciplinares (3 desqualificações diretas). Nas próximas duas jornadas, teremos definido o Campeão Nacional, e a outra equipa que subirá de divisão. Conforme temos vindo a referir, “confirma-se na totalidade a nítida superioridade das equipas apuradas na Zona Norte”. Que ocupam os 3 primeiros lugares da Classificação Geral desta Fase Final, Verificou-se ainda mais dois factos que merecem um destaque, na nossa crónica, a assistência ocorrida no dérbi minhotos em Braga, e a primeira vitória do Benfica “B”. 
 
O Benfica “B”, obteve a sua primeira vitória, nesta fase da prova, diante uma descrente equipa do AC Sismaria, que mais uma vez fugir qualquer hipótese de discutir, no mínimo um lugar de subida de divisão. Jogo disputado com um número de espectadores certamente para “esquecer”. Embora vencendo a equipa do Benfica “B”, não fugiu ao último lugar da classificação desta Fase Final. Jogo embora comandado em termos de marcador pelos encarnados que ao intervalo já venciam por 16-13, nunca foi um jogo de facilidades com a equipa de Gândara, (que se apresentou com apenas 10 jogadores), a oferecer sempre uma condigna réplica. Alexandre Cavalcanti com 8 golos, Gonçalo Valério e Eduardo Silva ambos com 6 golos foram os melhores marcadores do Benfica “B”, Luís Portela com 7 golos e Filipe Oliveira com 6 golos, foram os melhores marcadores do AC Sismaria. No Pavilhão Flávio Sá Leite, cm uma assistência e voltamos a repetir de fazer inveja a muitos jogos da PO01, disputou-se um dérbi minhoto, o Arsenal Devesa / AC Fafe, que poderia definir no mínimo como o fez uma subida de divisão, O AC Fafe ao vencer o seu adversário num jogo “quentinho” (único com registo de ocorrências disciplinares), e confirmou com esta vitória o seu regresso ao escalão principal do Andebol Português. O Jogo que se iniciou um forte equilíbrio entre as equipas, até ao momento em que estiveram igualados no marcador a 7 golos, para a equipa do AC Fafe arrancar em definitivo, e chegar ao intervalo já a vencer por 14-10. No segundo período apesar da reação natural do Arsenal Devesa, foram os homens de Fafe a voltarem a adiantar-se no marcador e cercados 45 minutos venciam por 23-17, uma das maiores vantagens registadas ao longo do encontro. Eduardo salgado e André Azevedo ambos com 5 golos foram os melhores marcadores dos bracarenses, enquanto, Cláudio Mota e Nuno Fernandes ambos igualmente com 5 golos foram os marcadores de serviço pelo AC Fafe. O último encontro colocava frente a frente a AA Avanca e o Boa Hora, uma das grandes “deceções” desta fase final, num encontro onde os homens da Região de Aveiro, retificaram a igualdade verificada na 1.ª volta, vencendo por uma folgada margem a equipa lisboeta, que apenas foi capaz de oferecer uma réplica condigna, mas insuficiente e ineficaz, com o resultado ao intervalo a ser já favorável aos homens da equipa visitada por 12-9. O segundo período do encontro decorreu da mesma forma. Com esta vitória a equipa da AA Avanca, conjugada com a derrota do Arsenal Devesa, está a um passo de garantir no mínimo, a subida de escalão. Miguel Batista com 6 golos pela AA Avanca, e António Cabaça igualmente com 6 golos pelo Boa Hora, foram os melhores marcadores das respectivas equipas. 
 
Após esta jornada a classificação ficou assim estabelecida: - 1.º AC Fafe (22 pontos), 2.º AA Avanca (21 pontos), 3.º Arsenal Devesa (18 pontos), 4.º AC Sismaria e Boa Hora (12 pontos), 6.º Benfica “B” (11 pontos)
 
Nota - Não ficaria mal á Federação, efetuar algumas transmissões através da Andebol TV, pensamos foi estar a falar sozinhos acerca deste tema, pois a Federação ignora completamente no seu esquema de transmissões esta Divisão. 
 
O Banhadas Andebol

8 comentários:

Anónimo disse...

Avanca tb tem praticamente garantida a subida de divisão. Não vão perder esta oportunidade.

Anónimo disse...

Infelizmente para mim que sou adepto do Arsenal o Fafe provou nesta jornada que é sem dúvida a melhor equipa da segunda..
Pena a derrota deles com o Avanca ter comprometido a subida do Arsenal..

Já agora o Arsenal - Fafe teve mais adeptos no pavilhão que 90% dos jogos de SCP ou SLB..

Anónimo disse...

As melhores Equipas quer nos objectivos e motivações na modalidade assumem a promoção á P01. O campeonato vai ficar valorizado com estas estruturas desportivas com tradições na modalidade.
Os campeonatos tendem situar-se no Norte de Portugal porque será?

Anónimo disse...

Muitos Parabéns ao A.C. Fafe. Que Grande fase final estes senhores fizeram. Sem ilusões, com trabalho e qualidade do seus jogadores e técnicos conseguiram aquilo que poucos acreditavam no início do campeonato. Com um ou outro retoque poderão fazer coisas engraçadas na P01. Ah, e segundo consta com contas em dia.

Anónimo disse...

Julgo que o AC Fafe preparou muito bem esta fase final, com um tecnico sabedor, mesmo não amado por muitos, mas o Professor José António mostrou que é metódico e sério, por isso a reconpensa está na classificação do AC Fafe.

O campeonato mesmo contra vontade da FAP está a situar-se cada vez mais acima e para a época seguinte ainda vai ser mais acima.

Os arbitros é que não deixaram o Arsenal fazer melhor, senão também tinha uma palavra a dizer no que toca a subidas de divisão, fica para o ano.

Jorge Almeida disse...

Permitam-em sugerir uma alteração à PO01 e à PO02:

Que me dizem de fundir a Fase Final da PO02 com o Grupo B da PO01 (o grupo que na actualidade permite apurar quem dece ou não à PO02)?

Se repararem, de há uns anos para cá, sobem à PO01 e descem à PO02 praticamente as mesmas equipas, com poucas excepções (Fafe, Avanca, Xico, etc ...). Além disso, a ultima da Zona Sul da PO02 que subiu à PO01 foi o Camões, que fez o que fez na PO01, desceu logo a seguir, e já vai na 2ª temporada em que ou vai à Fase Final da PO02 ou fica lá próximo.
Ou seja, isto é sinónimo que as equipas da parte baixa da tabela da PO01 têm um valor muito parecido com as da parte de cima da PO02.

Já que a proposta de redução da PO01 tem encontrado bastantes resistências (especialmente por parte destes clubes do "sobe e desce"), que a introdução do Play-Off na PO01 é recente, que tem havido queixas da falta de competição na parte final da temporada para os clubes que caiem no Grupo B da PO01, que se queixam que os clubes da Zona Sul da PO02 nada fazem na Fase Final da PO02, porque não reunir o Grupo B da PO01 com a Fase Final da PO02, chamar essa fusão de "Fase de apuramento para a PO01 para a próxima época", apurando os 4 primeiros? Esse torneio teria o enfoque de apuramento para a PO01, bem mais positivo que o actual enfoque da Grupo B da PO01 que é de não descer ...

Em vez de haver um torneio com 4 equipas e outro com 6 equipas (6 e 8 datas, correspondentemente), teriamos um torneio de 10 equipas. Teriamos até 18 datas. Digo "até", pois pode-se sempre considerar a hipótese de considerar para esta fase os resultados dos jogos entre si das equipas em fase anterior na época, o que permitia uma poupança de 6 datas nas equipas que vêm da PO01 e 4 datas nas equipas que vêm da PO02. Teria de haver jornadas de acerto, com equipas da Zona Norte da PO02 a defrontarem equipas da Zona Sul da PO02, mas penso que isso não traria problemas caso essas "jornadas de acerto" fossem as primeiras deste torneio, de modo a não poderem ser usadas de modo a prejudicar deliberadamente alguém que não possa jogar nessas jornadas.
Caso achem que são demasiadas equipas, podia-se pensar em 2 equipas da Zona Norte e 2 equipas da Zona Sul da PO02, em vez das 3 equipas actuais. Isso resultaria num torneio de 8 equipas e "até" 14 datas.

Anónimo disse...

Poderia ser uma boa ideia e uma competição interessante. No que respeita à Zona Sul da PO2 a ultima a subir não foi o Camões foi o Passos Manuel e jogou este ano nos 8 primerios e no ano passado no Grupo B sem risco de descer. O Camões fez o que fez sem as minimas condições foi uma loucura. Equipas como o Setubal que tem tradição na modalidade deixaram de investir (dever), Ginásio do Sul acabou com os Seniores por isso resta o que resta.

Jorge Almeida disse...

Anónimo 13 de junho de 2015 às 15:30, tem toda a razão, nem me lembrei do Passos Manuel ...