gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 7 de junho de 2015

PO08 – 2014 / 2015 – Fase Final

Realizou-se este fim-de-semana (de 4 a 7-05-15) no Pavilhão Municipal do Formigueiro (Maia) a Fase Final da PO08 (Campeonato Nacional Iniciados Masculinos), prova não fixa, que tal como todas as provas não fixas, teve a sua 1.ª Fase a ser disputada sob a responsabilidade das associações. 
 
FC PORTO CAMPEÃO NACIONAL
PO08 – Campeonato Nacional de Iniciados Masculinos

Sagrou-se Campeão Nacional o FC Porto que assim sucede ao Académico FC, vencendo na final o Benfica “A”, após um jogo equilibradíssimo, que terminou com a diferença mínima de golos (39-38), após prolongamento, pois no final do tempo regulamentar o resultado era uma igualdade a 34.
 
Modelo Competitivo: Os clubes apurados da 1ª Fase serão agrupados na 2ª Fase em 4 zonas geográficas (TXT a 2 voltas). O 1º Classificado de cada zona fica apurado para a Fase Final. O 2º Classificado de cada zona disputa com o representante dos Açores e Madeira uma fase de apuramento para a Fase Final (2 grupos – 3 clubes cada- TXT a 1 volta-regime concentração) apurando-se o 1º Classificado de cada grupo. A Fase Final será disputada por 6 clubes (1ª Fase 2 grupos – 3 clubes cada- TXT a 1 volta, 2.ª fase – Meias Finais e jogos de classificação final) em regime de concentração. 
 
Fase Final – Resultados

Zona 1
1.ª Jornada
FC Porto 29 – 35 Águas Santas
2.ª Jornada
Alto Moinho 30 – 37 FC Porto
3.ª Jornada
Águas Santas 30 – 21 Alto Moinho 
 
Classificação Final De Zona – 1.º Águas Santas (6 pontos), 2.º FC Porto (4 pontos) e 3.º Alto Moinho (2 pontos). 
 
Zona 2
1.ª Jornada
Colégio Carvalhos 27 – 25 Benfica “A”
2.ª Jornada
Sporting “A” 22 – 34 Colégio Carvalhos
3.ª Jornada
Benfica “A” 29 – 28 Sporting “A” 
 
Classificação Final de Zona – 1.º Colégio Carvalhos (6 pontos), 2.º Benfica “A” (4 pontos e 3.º Sporting “B” (2 pontos) 
 
1/2 Finais
Águas Santas 22 – 26 Benfica “A”
Colégio Carvalhos 21 – 25 FC Porto

3/4 Lugar
Águas Santas 22 – 26 Colégio Carvalhos

5/6 Lugar
Alto Moinho 28 – 27 Sporting “A”

Final
Benfica “A” 38 – 39 FC Porto (C/Prolongamento)
 
Classificação Final1.º FC Porto, 2.º Benfica “A”, 3.º Colégio Carvalhos, 4.º Águas Santas, 5.º Alto Moinho e 6.º Sporting “A”.
 
Algumas Notas
 
Final disputada entre duas equipas que se consideram do “topo” do andebol Nacional, e que reviveram um dos clássicos da modalidade. Estas equipas foram ambas os segundos classificados nas suas Zonas nesta fase Final, e que, por coincidência terminaram as respectivas Zonas com o mesmo número de pontos (4), e apenas com uma derrota. 
 
A curiosidade de nos 4 (quatro) primeiros lugares da Classificação serem ocupados por 3 (três) equipas da Região Norte. 
 
O equilíbrio entre as 4 equipas apuradas para as 1/2 Finais foi de tal maneira evidente, que o jogo que decidiu a final foi decidido apenas com o recurso a prolongamento.
 
De salientar que a equipa do Sporting “A”, terminou a prova, averbando apenas derrotas em todos os jogos disputados (3).
 
De destacar que além da extraordinária presença de publico na maioria dos jogos e foram 11 (onze) encontros disputados, ainda como fator de grande positivismo o exemplar comportamento disciplinar das equipas, pois em 11 jogos disputados nem um único teve relatório disciplinar, o que significa que o ambiente entre os atletas foi no mínimo saudável. 
 
O Formador

33 comentários:

Anónimo disse...

O FC Porto, nunca teria equipa para chegar aqui, senã fosse a preciosa ajuda dos senhores de apito, é uma vergonha..

Anónimo disse...

Neste tipo de fases finais (em regime de concentração) raramente vence a equipa mais forte. No próximo ano deveria ser adotado outro sistema de competição (igual ao da fase final de juvenis).

Quanto a esta fase final, há que apesar de tudo dar os parabéns ao FC Porto pela vitória pq justa ou não ganharam nos momentos importantes. De destacar uma boa equipa do SL Benfica que foi bastante combativa e nunca deu o jogo por perdido. Das outras equipas em competição é preciso destacar o Colégio dos Carvalhos que apesar de viver muito á custa de um jogador conseguiu um respeitável terceiro lugar.

Anónimo disse...

Melhor jogador da fase final?

Anónimo disse...

Mais uma com o mesmo clube a ser beneficiado á descarada!!! Que nojo! Era escusado todo o envolvimento extra-andebol! Trata-se de miuditos! Moderem-se srs. do CA da FAP! Tenham vergonha! Demitam-se! Quem fez o que fez nos seniores onde assobiadores da Madeira vieram da Madeira numa feder. falidinha por três vezes em cinco jogos... VERGONHA!!! E agora nem estou a falar do meu clube de coração... Vergonha e despudor completo!!!

Anónimo disse...

O melhor jogador da fase final final foi sem dúvida o Ruben Santos do FC Porto, embora também tenha gostado das exibições do KiKo dos Carvalhos e do Vasco Lampreia do Benfica.

Nao percebo é pq é que vêm para aqui queixar-se de arbitragens quando na meia final o benfica foi levado ao colo contra o águas santas...

Anónimo disse...

Muito bom jogo e grande disputa para campeão. Nestes resultados a proximidade a casa ajuda.

Parabéns a todos os jovens e aos campeões.

O SLBenfica tem uma equipa, mais equilibrada agora do que quando foi campeão. O tal jogadores a fazer a diferença.....não há. Para além dos motivos e queixas seria bom olhar para dentro do clube porque o mal alastra aos outros escalões.

Anónimo disse...

Foi o porto que ganhou ou o benfica que perdeu? No último minuto a ganhar por 2 falha 2 contra ataques e deixa o porto empatar e ir pra prolongamento... e o que tem a ver o jogo dos seniores, os árbitros da madeira e a arbitragem desta final? Os da madeira nem aos miuditos vieram apitar, mas os de Leiria estiveram francamente bem hoje e contribuiram para um excelente espectáculo, melhor que muitos jogos da 1a divisão.
falem dos jogadores, pois nesta fase final está notório que temos muitas promessas para evoluir no sentido certo, nomeadamente o 7 central/lateral do porto, os guarda redes do porto e Benfica, o lateral esq do benfica #27, o ponta direito do aguas santas e o central #17 dos carvalhos, demonstram já uma qualidade digna de registo e acompanhamento

Anónimo disse...

Sporting com mais uma prestação vergonhosa...os atletas desaprendem neste clube! Culpa deles?...

Anónimo disse...

Fase final com um resultado inesperado, onde aquela que era uma das piores à partida saiu vencedora. Mas vejamos:

Sporting, com um grande coletivo, numa equipa com imensos atletas de 2000, mas sem ninguém que marque a diferença. Mesmo um Martim ao seu nível não chega para levar a reboque uma equipa inteira. Mas não esquecer que perderam por um contra o Benfica, porque se deixaram distrair e passaram o jogo a correr atrás do adversário.

Alto do Moinho, de longe a pior equipa, com uma prestação disfarçada pelo 5.º lugar. Continua-se a formar muito bem, mas a fornada não parece ser das melhores. No entanto, também aqui há muita gente de 2000.

Águas Santas, o grande favorito, e o principal derrotado. Isto de ter três ou quatro miúdos que só aparecem na equipa na fase final tem o seu preço. No jogo da meia final era ver o Gonçalo Vieira a driblar e a tentar resolver sozinho, e o Filipe Miranda que a defender até mandava os colegas sair. Mais ninguém jogava. Prova disso é que nos 3 e 4 já nem apareceram. É certo que eram em teoria o conjunto mais forte, mas esta forma de encarar o jogo é muito limitadora, e resta saber como é que aqueles que durante o ano dão o coiro pela equipa se sentem quando são preteridos na fase final. Uma palavra para o técnico, que andou claramente às aranhas no jogo contra o Benfica. Mas acho que nem sequer conhecia os jogadores. Uma coisa é certa: deixaram o Porto passar na primeira fase, com um empate absurdo, e ganharam-lhes por 6 nos grupos. Agora viram-nos ser campeões.

Colégio dos Carvalhos, ou equipa do Kiko. Tal como o Águas, é ter alguém que aparece apenas na fase final para resolver. De tal forma é assim que jogava com uma camisola com o nome de outro. Mas em abono da verdade é um garoto extraordinário, e carrega a equipa sozinho, apoiado por dois guarda-redes muito acima do nível. Brilhante vitória contra o Benfica, e uma exibição fenomenal com o Sporting. Mas depois parece começar a a ficar cansado. E o colega Guilherme, único acima da média no grupo, esconde-se quando vêm problemas. Aqui há também que dizer que de todos os jogos da fase final apenas em 15 minutos vi árbitros a tentar ajudar, e foi justamente no jogo com o Porto, em que apoiaram uma recuperação de 15-10 para 15-15 e coroaram com uma exclusão que só visto.

Benfica, que chegou onde não era suposto, apoiado no Santana e no Lampreia (acho piada dizerem que há colectivo), com um guarda-redes que pensava que era um herói e que tem muito que aprender na atitude. E que tem um treinador que demora 4 jogos a perceber que o Loureiro não é jogador, e que só estraga. Altura não é tudo. Na final foi um desastre, e impediu o Ourives de ganhar o campeonato. Em 15 minutos que jogou ia resolvendo. mas depois resolveram insistir no rapaz alto, e foi-se. Preocupam-se demais na altura, e depois tem de ser o Lampreia a carregá-los ao colo. Agora parabéns porque conseguiram um feito. A equipa de 2000 será certamente melhor.

Porto, ou como uma equipa banalíssima com dois excelentes jogadores ganha um campeonato. O Ruben estraga aquilo tudo, quando acerta, e é pena que não tenham mais uns centímetros. E o Diogo Ribeiro fez exibições fenomenais na baliza (até um golo marcou à estrela do Benfica). de resto, é muita garra, força de vontade e espírito à porto. Merecem por isso. Mas não são nem de longe nem de perto uma equipa das melhores. De qualquer forma, veremos o que retiram dali. Para já, o campeonato já ninguém lhes tira. E parabéns por isso.

Anónimo disse...

O melhor jogador de longe da fase final mas sem margem para dúvidas, foi o Francisco Pereira dos Carvalhos não só pelas exibições mas também pela forma como mantém a cabeça fria em certas decisões como se viu no episodio em que o Rúben Santos o provoca e o Francisco demonstra uma atitude digna de jogador exemplar!

Anónimo disse...

Ora bem o Valério é um excelente Guarda-Redes.
Talvez o melhor a nível nacional da idade dele.
Tem um enorme futuro pela sua frente.
A atitude dele foi uma atitude normal num jogo com grande tensão.
Provocações fazem parte do desporto.
Pode reparar ao pormenor um jogo qualquer de andebol da 1 Divisão Masculina.
O que ele fez foi defender e depois festejar, mostrar a sua raça e mostrar o seu amor pelo clube que neste caso é o SLB.
A sua atitude foi normal!
Ja vi muito pior e a não ser comentado neste site...
Abraços.

Anónimo disse...

No Sporting farejam-se jogadores que, depois querem fugir porque "param no tempo".
O caso do Fred franjinhas nos juniores é caricato! veja-se que o Rui Silva já andava deprimido. Tinha piada o treinador a falar e ele a olhar pró lado há há hahahaha! Parece que era normal dizer-se que "deixem falar o burro mas não prestem muita atenção!". Aquilo é um conjunto de amigos a governar o clube. O jovem Cruz é apelidado de intelectual! È de rir!

Anónimo disse...

O pior treinador desta fase final considero o do Benfica, assim como o pior jogador considero o Loureiro do Benfica é que tamanho não corresponde a talento, veja-se o pequeno grande jogador Lampreia.

Anónimo disse...

Parabéns a quem se soube mexer e trazer uma equipa motivada para um jogo decisivo! No Benfica continua a haver mudos que, já são cegos á anos!
Parecem mortos! A boa educação é aquilo a que outros chamam de otários!

Anónimo disse...

Excelente fase final de iniciados, publico, equipas jogos, arbitragem e um vencedor com sorte podai ser o Benfica e ou o Porto foi o Porto.
Não estraguem com comentários fora do contexto e com alguma maldade à mistura!
Brilhantes jogadores nos pontos específicos onde éramos mais carenciados, GRedes, Atiradores e "Play makers", estiveram ausentes pivots e pontas direitas!

POUCO HABITUAL O MAIOR NUMERO DE GOLOS SER DA MEIA DISTANCIA ONDE SE REVELOU O RUBEN COM 17 GOLOS NA FINAL ,MAS TEM OUTROS QUE PODEM TER FUTURO NA MODALIDADES.
Ambiente festivo de muitos ex atletas de TOPO com os seus filhos a jogar andebol o que é muito bom...
As arbitragens ao melhor nível e culminou com os internacionais de Leiria Ivan e Caçador a aumentar a qualidade do jogo com a sua actuação e porque não dizer do Dirigente da Mesa A.Brousse.
ADC

Anónimo disse...

nestas idades o importante é evoluir os jogadores , titulos ganham-se nos seniores , claro que é importante ganhar nestas idades , e sporting faz muito bem ,evolui os jogadores ,para depois nos seniores ter uma grande equipa como atualmente tem

Anónimo disse...

7 inicial da fase final?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Benfica jogou com 7 jogadores a fase final inteira, Loureiro já estava a morrer em campo, o gr estava tocado e o Lampreia saiu lesionado no jogo com o aguas.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

PE - Filipe Morais ( FCP )
LE- Kiko ( Carvalhos ) e Pedro Santana ( Benfica )
C- Ruben Santos ( Porto )
LD- Vasco Lampreia ( Benfica )
PD- Mario Rego ( Aguas Santas )
PV - Tiago Sousa ( Porto )
GR - Diogo Ribeiro ( Porto ) e Diogo Valério ( Benfica )

Anónimo disse...

Filipe Morais diz os nomes porque alguns podem ser suplentes e confunde

Anónimo disse...

Removido porque se identificou e meteu no 7

Anónimo disse...

A ser verdade o que já li neste post então a vitória do Porto foi uma chapada de luva branca para o Aguas Santas, pelas razões que toda a gente sabe, fizeram um favor ao clube mãe e agora colheram os frutos bem feita e bem merecido 4ºlugar.
Para quem propalava aos quatros ventos que seria canja lá se foi como também se foi nos juniores se provavelmente vai nos Juvenis.

Unknown disse...

Bom dia,

Em primeiro, lamento e fico triste com a tamanha quantidade de "bacuradas" (peço o desculpa pelo calão) que por aqui vejo escrito.

Vão passando os anos e a mentalidade mantem-se. Continuamos a ser um povo latino, que dá maior relevância à técnica que a eficiência e a capacidade física. E depois claro, questionamos como é possivel "A" "B" ou "C" não ter sucesso...

Fácil, há que perceber hoje como poderá ter jogador "A" "B" ou "C" sucesso AMANHÃ!

O importante para estes miúdos nesta altura é, sobretudo, que se divirtam com a modalidade, para evitarmos casos excessivos de especialização precoce (quem não sabe o que é que vá pesquisar), e é importante sim, acompanhar já os que de facto têm potencial para fazer a diferença AMANHÃ.

Que me interessa um jogador que marque 10, 12, 15 golos agora se eu sei que fisicamente não fará essa diferença em sénior???

Vamos cometer os mesmos erros???

São as condicionantes da modalidade, estrutura física. Mas estamos tapados?

Entristece-me porque vejo aqui comentários de pessoas que provavelmente são treinadores e vejo as limitações nas palavras que aqui digitam.

Por mais talentoso que um jogador de andebol seja, o seu futuro será sempre condicionado pela estrutura física que tem.

Casos de sucesso (mundial) de jogadores de 1ª Linha abaixo de 1,75???
UM!!
Ljubomir Vranjes

Estatisticamente é preocupante para uma modalidade jogadores de estrutura física dentro da média portuguesa só um ser conhecido de sucesso mundial. Ou vamos querer continuar a festejar pódios de torneios de sub-17, sub-19 e afins?

Tive a sorte de ter algumas palavras em privado com um treinador que já foi campeão da europa de seniores e falar de andebol abertamente e disse algo que é triste, mas, meus amigos, é verdade:

"TU PODES ENSINAR UM MIUDO GRANDE A JOGAR ANDEBOL, MAS NÃO PODES ENSINAR UM MIUDO PEQUENO A CRESCER"

Aceitem a realidade se querem ver Portugal a jogar novamente uma fase final de um Europeu ou de um Mundial de Seniores. Andebol evoluiu (são grandes e agora correm...)

Cumprimentos

Anónimo disse...

Neste país há pouca matéria prima pró andebol. Notem como o melhor jovem da sua idade continua em Portugal! Dantes tentou-se meio a brincar meio a sério dizer que Rui Silva ía pró Barça ou Vesperem etc...
Julgo que o que vai acontecer é ele mudar de clube e um destes dias confirmar que, vai pró Porto ou Benfica. Por aqui se vê quede nada vale FABRICAR jogadores. Em jovem o Rui ganhou tudo ou quase tudo. Da equipa que até uma taça ganhou onde andam os jogadores? Só três se aproveitaram e sabemos as manchas que houve. Deixem de corromper jogos de meninos que para serem jogadores terão que pedalar ainda muitos anos!

Anónimo disse...

...MAS PODES ENSINAR UM MIÚDO PEQUENO A JOGAR MELHOR QUE UM MIÚDO GRANDE...PRINCIPALMENTE SE O PEQUENO TIVER MAIS JEITO QUE O GRANDE!


Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Lampreia e Loureiro para o ano vao para o sporting

Anónimo disse...

O Lampreia é bem vindo,agora o Loureiro deixem-no ficar onde está.

Anónimo disse...

Enquanto nas fases finais se derem as vergonhas que os adultos fazem... Para que vença o clube da terra onde vivem ou nasceram... Ou as labreguices de associações e atribuição de prémios com o mesmo critério...
O NOSSO andebol VAI SER AMADOR E DE TERCEIRA DIVISÃO DA EUROPA!

Anónimo disse...

Acho no mínimo ridículo alguns comentários aqui escritos.
Afinal de contas estamos a falar de miudos com menos de 15/16 anos!
A meu ver a equipa surpresa foi o Alto do Moinho que para além do Águas Santas era a única equipa. Os restantes conjuntos eram apenas constituidos por jogadores que foram "pescados" ali e ali.
De salientar que o Sporting apesar de ter ficado com as "3 estrelas" maiores do Alto do Moinho, conseguiu perder com estes.
7 da fase final:
PE- Filipe Morais (FCP)
LE-Francisco Pereira (CDC)
C-Ruben Santos (FCP)
LD- Gonçalo Nogueira (CCRAM)
PD- Victor Talmazan (CCRAM) e Mario Rego (AAS)
Piv- (não gostei de nenhum em particular)
GR- Diogo Valério (SLB) e Zé Montanha (AAS)
Melhor defesa- Filipe Miranda (AAS)