gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Universíadas de Verão – 2015 - VI

UNIVERSÍADAS DE VERÃO
2015
PORTUGAL MEDALHA DE OURO
EM
ANDEBOL MASCULINO
Hoje (13-07-17), Portugal disputou a final da Prova, com a equipa da Sérvia, vencedora do outro Grupo, em igualdade pontual com a equipa da “casa” a Coreia. Assim escrevemos a nossa última crónica relativa a estes jogos, onde tentamos dar a conhecer o comportamento de Portugal nesta competição de Andebol, chamadas de  Universíadas de Verão, e que se disputaram em Gwagju, na Coreia do Sul, de 6 a 13 de Julho.

Competição disputada por 13 equipas, distribuídas por 2 Grupos, na 1.ª Fase, disputando-se no último dia (13-07-15) os jogos que definem a classificação final. Participam nesta competição 384 atletas (202 em Masculinos – 13 equipas, e 182 em Femininos – 12 equipas), realizando-se 42 jogos em masculinos e 36 jogos em femininos.

Portugal, que foi a única equipa que terminou a 1.ª Fase, que registou apenas vitórias nos jogos disputados, e no último jogo do seu Grupo defrontou a equipa do Brasil, terminando como começou, vencendo por uma margem relativamente confortável, num jogo que não foi fácil, com Portugal a fazer “poupanças” ou gestão de plantel como se queira dizer, e achegar ao intervalo já na frente do marcador (19-16), após o Brasil ter comandado o marcador durante os 6 minutos iniciais do encontro, Portugal assume o comando do marcador chegando ainda no primeiro tempo a ter vantagens de 6 golos, como por exemplo aos 19 e 20 minutos, respectivamente 14-8 e 15-9. No segundo tempo entraram alguns dos jogadores que tinham sido poupados, e Portugal, nunca mais largou o comando do marcador, chegando por diversas vezes a ter vantagens de 10 golos, a última das quais aos 52 minutos (31-21), para de pois abrandar o ritmo, permitindo alguma recuperação á equipa do Brasil. Mais uma vez tivemos um encontro com 6 exclusões contra apenas 1 do Brasil, o que nos fez “cair” em termos da classificação do Team Fair Play para 0 10.º Lugar. Desta vez os guarda-redes mais utilizados foram o Manuel Borges com 59% de eficácia, e o Bruno Dias com 38% de eficácia, Alfredo Quintana, apenas esteve em campo 8 minutos. Desta vez o nosso melhor marcador foi David Pinto com 6 golos e 75% de eficácia, com a curiosidade de ter concretizado todos os seus golos no primeiro tempo, Tal como Hugo Santos que foi um dos que se lhe seguiu com 5 golos e 83% de eficácia, sendo acompanhado com o mesmo número de golos pelo suspeito do costume Fábio Vidrago e 72% de eficácia, com todos os seus golos marcados apenas no segundo tempo e por Pedro Sequeira, mas com 63% de eficácia. Como nota final neste último encontro desta Fase, foram utilizados todos os 16 atletas, inscritos. A final foi disputada com a equipa da Sérvia, que na 1.ª Fase apenas sofreu uma derrota (Rússia – 25/21), e após um jogo de grande equilíbrio em especial durante os primeiros 30 minutos de jogo, que se traduz pelo resultado ao intervalo, onde se verificava uma igualdade a 11 golos, após diversas igualdades e alternâncias no comando do jogo. Portugal inicia o segundo tempo de jogo com um parcial de 5-0, e aos 38 minutos de jogo vencia por 16-11, nunca mais perdendo o domínio do mesmo chegando a ter uma vantagem de 8 golos aos 46 minutos, quando vencia por 21-13. Para este resultado muito contribuiu a prestação de Alfredo Quintana, que nos primeiros 30 minutos tinha uma eficiência de cerca de 23%, para terminar com uma eficiência de 49%, o equivale a dizer que foi o segundo melhor guarda redes de torneio.
Desta feita o melhor marcador da equipa portuguesa foi Belone Moreira com 5 golos e 63% de eficácia, e grande distribuição de marcadores de golos pela equipa portuguesa (10), o que na nossa opinião é demonstrativo de um forte esprito de equipa, onde mais uma vez se deve salientar Pedro Seabra, pelo que jogou e pelo número de assistências (3). Face ao número de exclusões que Portugal teve durante a prova em termos de Fair Play obtivemos o 11.º Lugar. Uma referência para o 8.º lugar de Fábio Vidrago na lista dos melhores marcadores, onde foi dos poucos que converteu livres de 7 metros.
Resultados de Portugal
Dia 06-07-15
Portugal 37 – 26 Israel
Dia 07-07-15
Suíça 21 – 28 Portugal
Dia 09-07-15
Portugal 32 – 24 Japão
Dia 10-07-15
Hungria 21 – 28 Portugal
Dia 12-07-15
Portugal 34 – 28 Brasil
Dia 13-07-15
Final
Portugal 25 – 21 Sérvia

Classificação Final

1.º Portugal, 2.º Sérvia, 3.º Suíça, 4.º Coreia, 5.º Israel, 6.º Rússia, 7.º Brasil, 8.º Lituânia, 9.º Hungria, 10.º Turquia, 11.º Japão, 12.º México e 13.º Estados Unidos.
Nota – O jogo para a atribuição da Medalha de Bronze, apenas foi decidido após dois prolongamentos e “shot-Out”, assim como o jogo que definia o 5.º e o 6.º lugar, com dois prolongamentos.
 
Arbitragem Eurico Nicolau / Ivan Caçador depois de terem dirigido quatro (4) encontros já referidos em anteriores crónicas, voltaram a estar em ação nos seguintes jogos, e face ao apuramento de Portugal, para a Final, ficaram afastados da direção desse encontro. Dirigindo o jogo relativo á 7.ª e 8.ª posição no feminino, perfazendo assim um total de 6 jogos dirigidos, mas sem “padrinhos”. A dupla em termos de jogos finais, ficou aquém do esperado, no entanto endereçamos os nossos parabéns, pois não é qualquer dupla que está presente nestes jogos.

Lituânia 27 – 24 Turquia (masculino) (12-07-15)
Ucrânia 33 – 25 China (feminino) (13-07-15) (7/8 Lugar)

O Formador

18 comentários:

Anónimo disse...

Grande jogo, Portugal. Até quando deu para ver, Qintana imperial e Seabra mestre na distribuição. Hugo Santos, Sarmento, Belone, Hugo Rosário, Nuno Silva, Siqueira em muito bom nível. Rebelo menos bem mas a cumprir. Parabéns a todos.

Anónimo disse...

Antes de mais parabéns aos nossos estudantes.

Um grande enigma e um grande estudo para os académicos e técnicos do andebol: O porquê do insucesso internacional do Andebol nacional nos vários escalões quando o andebol universitário tem resultados de mérito ?

Pistas: o trabalho e concentração de jogadores da modalidade na universidade, o afunilamento de jogadores na universidade em Portugal quando o processo de profissionalização e currículos escolares alternativos noutros países é maior e a questão do desenvolvimento da modalidade não está principalmente nos jogadores, mas no planeamento e organizações.


Pelo menos que os estudantes salvam o Andebol nacional.

Anónimo disse...

Parabéns Portugal!!

No entanto é preciso deixar aqui alguns pontos menos positivos:
Sendo este um torneio mundial universitário acho que porventura seria mais proveitoso para Portugal apostar em jogadores que não fizessem parte já da selecção A ou então que tivessem feito parte das seleções de formação.

Acho que devia ser dada a oportunidade a jovens que apesar de nao jogarem ao mais alto nivel tivessem feito nos jogos universitarios deste ano ou do anterior excelentes prestações e de certeza que se as coisas fossem bem planeadas poderiamos ter muito sucesso também.
Não faz sentido algum, estarem sucessivamente a ir os mesmos sempre a este tipo de competições.

São os melhores é verdade mas também ha tantos outros que se esforçam muito mais nestes jogos universitarios do que os que foram chamados. Esses sem duvida mereciam uma recompensa.

Anónimo disse...

Comparar o índice competitivo do andebol que esteve presente nesta competição, com qualquer competição oficial da seleção nacional, é comparar o Porto ao Ílhavo.
Parabéns aos atletas que estiveram bem e honraram o país. Parabéns à equipa técnica, que é fraca quando perde, mas pelos vistos continua a ser fraca quando ganha.
Felicidades para os sub-21 no Brasil e para as miúdas juniores A e B que vão estar na fase final do mundial.
Parabéns ao andebol Português, aos clubes Portugueses, aos atletas Portugueses, aos técnicos Portugueses, porque realmente conseguiram o que mais nenhuma modalidade indoor consegue hoje em Portugal. São únicos a larga distância das outras. Parabéns à Federação porque para bem e para o mal, é quem tutela as seleções. Parabéns às direções das federações cessantes porque se o andebol é a modalidade mais expressiva a seguir ao futebol, é porque há um trabalho de continuidade a ser feito e pelos vistos bem!
Na semana passada, na revista da imprensa, vinham as verbas atribuídas pelo estado ao desporto e as verbas do andebol eram inferiores ao Basket e ao Volei. O meu clube para praticar Basket paga quase o dobro do que paga para o andebol nos mesmos escalões. Se mesmo assim o andebol tem mais expressão, só tenho que dar os parabéns à administração do andebol.
Contra a corrente claro, mas não eixo de opinar por isso!

Anónimo disse...

o comentário das 18h50 é um exemplo de ironia tão fina que mal se nota (mas que se aplaude) ou de sincera e pura ignorância!???

Anónimo disse...

Porque salvo algumas excepções os jogadores que jogam os campeonatos universitário nõ são jogadores de clubes da primeira liga nos seus países.

Anónimo disse...

Quanto não vale ter um bom adjunto...

Anónimo disse...

A resposta é simples, nós vamos com os nossos "profissionais" os outros não, onde está a França? Suécia? Noruega? Espanha? Não me digam que os estudantes universitários são fracos a jogar? ou somos nós que levamos todos? nos outros paises os profissionais não representam a seleção universitária

Anónimo disse...

Parabéns á dupla de internacionais da arbitragem Portuguesa, embora eu até aposte noutra para nº. um que, por acaso até é de Leiria. De resto ganhamos bem mas, esta prova faz a destrinça entre andebol profissional, semi e amador. Esta equipa, bem como o treinador talvez ficasse nos cinco de cima da classificação do And.1! Embora o treinador\selecionador nada tenha ganho em Portugal, ele exerce as mesmas funções na principal equipa do país. Não ficaria mal a órgãos de informação noticiar o primeiro lugar, nem que no fim de noticiários! O melhor jogador do mundo pagou agora do seu bolso, dois milhões de euros, para mudar de clube! No país nenhuma equipa gasta isto de orçamento ao ano! Sintomático do amadorismo de fundo! Consta-se ainda que, houve mais atletas que não foram devido a burocracias com universidades, o que dá que pensar. Quem são?

Jorge Almeida disse...

Parabéns à Selecção Nacional, como já tinha dado bos comentários à mensagem anterior aqui no Banhadas.

Escrevo mais para informar que queira ver os jogos do Scandinavian Open U19 Feminino, disputado na Suécia entre 10 e 12 de Julho de 2015, entre as equipas da Suécia, Rússia, Dinamarca e Noruega (adversária das nossas meninas no próximo Europeu da categoria - veremos se sempre se realiza; haver problemas com os patrocínios tão em cima da competição não é bom sinal), eles estão disponíveis grátis no link http://sportway.se/event/play/scandinavian-open-u19/122#.

Nota: os jogos estão mesmo no final da página. Temos que carregar no botão "Play" para que consigamos ver.

Jorge Almeida disse...

Outra informação:

Os espanhois da RFEBM garantiram, em mensagem publicada ontem no seu sítio na net, que o próximo Europeu U19 Feminino (a ser organizado em Valência com a participação das nossas meninas) vai ter todos os seus jogos transmitidos em direto gratis via streaming no link http://www.eurohandball-valencia2015.com/.

Mais pormenores em http://www.rfebm.net/noticias.asp?id=20290 (em Castelhano).

Ainda nada sei acerca de eventuais transmissões dos jogos do Mundial U21 Masculino. Parece-me que ainda nem há sítio na net para esta competição ...

Anónimo disse...

Estivemos bem tanto no jogo como na arbitragem. Os n árbitros com cunhas iriam mais longe. Estranho em Portugal não haver estrondo com a noticia apesar de só aqui podermos ganhar algo. Num andebol onde se aposta forte e há equipas TOTALMENTE profissionais não dará para mais. Veja-se que o nosso campeão vai abaixo num instante mesmo calhando em grupos fáceis. Estamos muito atrás. No entanto Quintana e Gilberto e quem sabe um dia Rui Silva um dia podem ir para a pr. divisão do andebol europeu. De treinadores acho que Resende podia ir muito mais longe.

Anónimo disse...

Há em Portugal quem seja exigente para pedir para, o seu clube. Quando se trata de servir o país, nada sabem fazer! Por acaso não teremos entre nós um inimputável dirigente que, apesar de muitos títulos, descobriu-se que insultava um diminuído físico e alugava arbitragens, para além de viver e acompanhar com alternadeiras! Triste fado! Já no tempo dos reis assim era e até a santa igreja estava metida até aso cabelos!

Anónimo disse...

Parabéns pelo sucesso nas Jogos na Correia do Sul o andebol universitário continua no caminho do Sucesso.
Agradecer a presença do Seleccionador Rolando Freitas(FPA) que não conhecia a Coreia! e aproveitou a boleia sendo tb campeão, recordar a capacidade de jogadores e treinador Gabriel Oliveira(ABC) no sucesso nos ultimos anos a nível europeu e mundial.
Abraço
Joaquim Ferreira

Anónimo disse...

13 de julho de 2015 às 22:29

Ironia não é, mas sim interesse e curiosidade numa explicação mais ou menos obvia. Comparar competições e países, temos como referência o Andebol, mas também a realidade de cada pais. Realidades diferentes de escolarização, formação andebolistica e profissionalização.

Com tanta ignorância, aguarda-se o contributo do sábio e consciente comentador.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Parabéns Selecção Universitária pelo título conquistado...
No meio disto tudo o que me vai custar mais é ver o Ego do Pseudo Treinador Gabriel Oliveira andar a desfilar de peito feito, quando de andebol pouco percebe...

Anónimo disse...

O que safou o Rolando foi ter um adjunto tão competente e que consegue ainda ser o super adepto e convencer a equipa que está a ser apoiada por uma grande claque, assim tipo "Super Dragões" ou "No Name Boys"...

Anónimo disse...

O nosso seleccionador Nacional está numa de passeios técnicos, Coreia do Sul agora Brasil e depois Europa e até merece porque fica facilitado a falta de orientação táctica das equipas que não treina mas é o seleccionador.
Hoje pouco importa a competição mas os aspectos marginais das competições internacionais.
Quem vai a dirigir a caravana ao Brasil é o nosso Augusto Silva que nada tem a ver com as selecções mas está quando quer estar presente.. grande dirigente.. e os nosso Vices Ricardo Andorinho e Eduardo Filipe ficam na Placa!
Importante estar presente neste tipo de competição...