gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

PO23 - Taça de Portugal Seniores Femininos – 2015 / 2016 - I

A Federação tal como o fez para o masculino, publicou igualmente através do seu Comunicado Oficial. N.º 23 (01-09-15), a estrutura da prova, e tal como aconteceu nos masculinos, e já por nós várias vezes afirmado, esta que deveria ser por excelência do Calendário Feminino, a prova onde normalmente se verificam as grandes surpresas nos resultados, devendo desse modo ser uma prova de massiva participação, e com Regulamento aberto, e sem condicionantes.

Tal como na época anterior, verificou-se um significativo avanço no seu regulamento ao tornar a mesma obrigatória aos clubes participantes na PO10, desde a sua 1.ª Fase, o único de requisito de participação, é a existência de um técnico qualificado, No entanto ao compararem-se os Regulamentos Específicos da época passada, com o actual, encontra-se algumas alterações, significativas:

·         O Vencedor participará na Challenge CUP e não na CUP Winner’s CUP, prova esta que tal como nos masculinos, deixa de existir em termos de EHF.
·         Esclarecesse a ordem de prioridade para indicação a esta prova (facto novo).
·         Obrigatoriedade de a partir dos 1/8 Final de existirem no mínimo 12 atletas por jogo.
·         As zonas nas Eliminatórias serão até aos 1/16 Final (eram até aos 1/8 Final.
  • Alterada a normas dos cabeças de série, passam a ser os seis primeiros classificados na prova na época anterior, na PO09, e a participação destas equipas é a partir dos 1/16 Final (era dos 1/8 Final). Onde não se defrontarão. E nesta eliminatória sempre que jogarem com equipas de divisões inferiores, jogarão como visitantes. É felizmente (no nosso entender uma nota positiva e que poe valorizar a prova)
Poderá parecer uma contradição, Mas tal como dissemos para os masculinos, esta prova só voltara a ter verdadeiro espírito de taça, quando for uma prova aberta sem limitações, e com todas as equipas a iniciarem a sua participação ao mesmo tempo.

Infelizmente ainda não se sabe quantas equipas irão existir na PO10, pois o prazo para as Associações definirem os seus calendários relativos á 1.ª Fase, apenas termina no dia 24-08-15, conforme se encontra definido no Comunicado Oficial n.º 4 de 29-06-15. Apenas poderemos dizer que na época que terminou a participação destas equipas foi em número de 20. Se se mantiver o mesmo número de participantes, e na nossa opinião significa que as equipas da PO09, entrarão directamente na prova, pois a mesma iniciar-se-á com apenas 32 equipas.  

A Federação volta a colocar neste Regulamento, um artigo, cujo alcance no seu limite interpretativo é um sério aviso aos clubes de que apenas participarão nas Competições Europeias se a FAP assim o considerar, repetimos, poderá parecer Estranho! Aquilo que se verifica é que em relação aos Femininos, este artigo tem toda a justificação, bastando para tal verificar as suas participações nas provas europeias.

Artigo 1.º (Prémios)

Ponto 4. A designação dos diferentes representantes para as competições europeias de Clubes terá, sempre, de ser ratificada pela Direção da FAP, mormente tendo em atenção as condições económicas e/ou desportivas de cada um dos Clubes, procedendo às substituições respetivas quando for caso disso.”

A estrutura da prova será:
 
1ª Eliminatória – todos os clubes da PO.10 – 07-11-2015
1/16 Final – Vencedores da 1ª Eliminatória e clubes da PO.09 – 08-12-2015
1/8 Final – Vencedores dos 1/16 Final – 06-02-2016
1/4 Final – Vencedores dos 1/8 Final – 26-03-2016
1/2 Final – Vencedores dos 1/4 Final – 16-04-2016 
Final – Vencedores das 1/2 Finais – 17-04-2016
 
A Federação, prevê no Regulamento Especifico da Prova, a realização na prática de uma Final Four.

Sorteio da 1.ª Eliminatória – 24-09-2015

O Noticias

1 comentário:

Jorge Almeida disse...

Lista de transmissões de jogos de Andebol na TV, Internet e Rádio previstos entre 4 e 6 Setembro 2015:

http://andeboltv.blogspot.pt/2015/08/lista-de-transmissoes-entre-31-agosto-e.html