gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Crónica de Fim-de-semana No Feminino – 05 – 2015 / 2016

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, cujo campeonato, é retomada este fim-de-semana, depois de um ligeiro interregno para trabalhos da Selecção Nacional de Seniores.

Continuamos a repetir o que já firmamos acerca das nomeações para esta prova, e assim “Apesar de uma circular a dar conhecimento das duplas existentes, Continuamos a afirmar que é completamente desconhecido, qualquer critério de nomeação de duplas para esta prova (ao “arrepio” de todas as normas regulamentares), o que se lamenta”.

Esta crónica engloba apenas os dois jogos em falta relativos á 4.ª Jornada, e que será a 1.ª Jornada dupla das equipas da Madeira no Continente, e os jogos relativos á 5.º Jornada. Os jogos onde participaram as equipas da Madeira, sofreram na sua maioria atrasos significativos, devido ás condições atmosféricas adversas que se verificaram, este fim-de-semana.

“Continuamos com a esperança de que, algum dia, as estatísticas directas aos jogos se estendam aos jogos a esta prova nacional, contribuindo para o seu desenvolvimento e implementação, e valorização”

È pena, só se ter verificado uma transmissão pela Andebol TV.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados
4.ª Jornada
St. Joana 25 - 29 Colégio Gaia (antecipado)
CA Leça 19 - 32 Alavarium (antecipado)
Dia 03-10-15
ARC Alpendorada 23 - 32 Assomada
Passos Manuel 16 - 26 Maiastars
Dia 18-10-15
Juventude Lis 27 – 31 CS Madeira
João Barros 19 – 25 Madeira SAD
5.ª Jornada
Dia 17-10-15
St Joana 18 – 29 Alavarium
João Barros 24 – 22 CS Madeira
Maiastars 34 – 20 Assomada
Colégio Gaia 31 – 21 CA Leça
Juventude Lis 19 – 30 Madeira SAD
Passos Manuel 27 – 14 ARC Alpendorada
 
O principio já por nós enunciado. De que este Campeonato será provavelmente mais equilibrado, parece estar a confirmar-se.

Nos jogos disputados este fim-de-semana, o que se verificou foi:

O CS Madeira, na sua deslocação ao Continente, para efectuar uma jornada dupla, acaba por ter um saldo positivo, pois venceu um jogo, que esperava de grande equilíbrio, conforme se veio a verificar, em Leiria diante a Juventude Lis, obtendo assim a sua segunda vitória na prova, mesmo de pois de ter chegado ao intervalo em desvantagem, por um golo (15-14), mas um segundo período de jogo, com uma forte reacção das madeirenses levou a que estas superassem um adversário, que acusou neste período o jogo da véspera. Mais uma vez na Juventude Lis Ana Carolina Silva com os seus 8 golos foi a melhor marcadora da sua equipa, enquanto no CS Madeira tivemos a inevitável Sara Gonçalves que com 13 golos foi mais uma vez não só a melhor marcadora da equipa como do jogo. Na véspera deste encontro o CS Madeira tinha defrontado uma das principais equipas este Campeonato o João de Barros, num jogo, onde alguns esperavam, que a equipa da Madeira oferecesse alguma resistência, o que se confirmou na totalidade, pois a vitória do João Barros, foi uma vitória sofrida, com o resultado ao intervalo a ser favorável às madeirenses pela diferença mínima (14-13), o que prova as grandes dificuldades porque passou uma das equipas favoritas da prova e que mais se reforçou esta época, pois surpreendentemente a equipa das meirinhas encontrava-se a perder por 20-15, cerca dos 50 minutos de jogo, e apenas um parcial de 7-0 do João de Barros neste período final, levou a equipa a dar a volta ao resultado, e a terminar como vencedora.

O Madeira SAD, que também se deslocou ao Continente para efectuar uma jornada dupla, defrontou no sábado, na disputa da 5.ª Jornada a equipa Leiriense do Juventude Lis, e venceu (único jogo transmitido pela Andebol TV), com extrema facilidade, comandando o marcador durante os 60 minutos, e após colocar rapidamente o resultado em 6-1 a seu favor, chegou ao intervalo a vencer por 16-6, o que já era uma significativa diferença, e era plenamente demonstrativa da superioridade da equipa Insular. No segundo tempo, não se registaram alterações significativas, apesar da maior réplica oferecida pela equipa visitada, mais por abrandamento das madeirenses do que por subida de rendimento das leirienses. Deve-se destacar a grande atitude de Fair Play de Ana Andrade cerca dos 42 minutos de jogo, ao transportar ao colo para o banco uma sua adversária que se lesionou, aqui fica o registo destas atitudes que deverão servir de exemplo para todos. Na Juventude Lis, Ana Carolina Silva com 6 golos volta a ser a melhor marcadora da equipa, com a jovem Erica Tavares igualmente com 6 golos a ser a marcadora da equipa do Madeira SAD. No Domingo disputava-se o grande jogo deste fim-de-semana, no Pavilhão das meirinhas o João Barros defrontava outra das equipas que candidatas ao título Nacional o Madeira SAD, como curiosidade diga-se que estas equipas ainda só contabilizam vitórias na prova. Mais uma vez as madeirenses foram mais poderosas e venceram o jogo, com um diferencial, maior do que esperava, indo para o intervalo já na ferente do marcador, por 14-11. Após este encontro e com a vitória da equipa do Madeira SAD, apenas duas equipas só contabilizam vitórias o Madeira SAD e o Colégio Gaia. Registe-se como factor negativo, a não existência de Boletins de jogo devidamente preenchidos em qualquer dos dois jogos disputado no Pavilhão do João Barros.

Num jogo, onde tudo apontava, face ao comportamento das equipas até ao momento, para a existência de um jogo equilibrado, estamos a referir-nos ao Maiastars / Assomada, disputado no Pavilhão da Maia. Mas saíram completamente “furadas” todas as previsões, pois a equipa maiata, entrou muito bem no jogo e rapidamente assumiu o comando do mesmo, chegando aos 5-0, e mesmo a reacção que equipa do Assomada teve foi insuficiente para quebrar o ritmo imposto pela equipa visitada que chegou a intervalo a vencer já por um confortável 16-10. No segundo tempo o Maiastars, manteve sempre o mesmo ritmo, retirando quaisquer possibilidades e tentativas de recuperação á equipa do Assomada. Ana Filipa Silva com 10 golos e Ana Sousa com 8 golos foram as principais marcadoras da equipa maiata, enquanto Débora Moreno e Solange Moreno ambas com 5 golos foram a s principais marcadores da equipa do Assomada. Com esta vitória a equipa do Maiastars, ultrapassou na classificação geral a sua adversária neste jogo.

Em Gaia, um dos comandantes da prova (ainda só com vitórias), o Colégio Gaia, defrontou uma equipa normalmente aguerrida, o CA Leça, e venceram com toda a facilidade, continuando no comando da classificação, num jogo que no final dos primeiros 30 minutos já venciam por 14-12, o que demonstrava algumas dificuldades que a equipa de Leça da Palmeira colocou ao Colégio Gaia, mas estas dificuldades foram efémeras, pois no segundo tempo de jogo a equipa do Colégio, acelerou o ritmo de jogo e consolidou o resultado, que terminou com uma significativa diferença. Patrícia Lima com 8 golos, foi a melhor marcadora da Colégio Gaia, equipa com 10 atletas a marcarem golos. Cristiana Morgado voltou a ser a principal marcadora do CA Leça com 9 golos.

No Municipal de São Pedro Fins, a equipa neo divisionária do Santa Joana, recebeu o Campeão Nacional o Alavarium, num jogo de total favoritismo da equipa da Região de Aveiro. No entanto a equipa maiata, não esteve para conceder facilidades, e realizou um primeiro período de jogo de grande equilíbrio, nunca permitindo que o adversário se distanciasse em demasia no marcador, chegando ao intervalo a perder apenas por dois golos 11-9.No segundo tempo do jogo o Alavarium entrou mais determinado e praticou um jogo, que lhe permitiu fazer toda a diferença entre as duas equipas, terminando como vencedor e com um diferencial, que não deixa dúvidas da justiça da sua vitória. A melhor marcadora do Santa Joana, foi Ana Capela com 4 golos, enquanto no Alavarium que teve 11 atletas a marcarem os seus golos, a jovem Brynhildur Eddudottir com 5 golos foi a sua melhor marcadora.

Em mais um jogo que se previa de grande equilíbrio, o Passos Manuel / ARC Alpendorada, duas equipas que ainda não conheciam a vitória nesta Fase da Prova, terminou com a clara vitória da equipa Liceal do Passos Manuel, que aproveitou bem o factor casa, e construiu logo no primeiro período de jogo, um resultado (13-5), que o pôs a salvo de algum imponderável, e desta forma conseguiu os seus primeiros 3 pontos. O Segundo período foi mais equilibrado, mas o resultado já estava feito e portanto existiu mais gestão do marcador e do jogo, por parte da equipa de lisboeta. Mariana Faleiro com 7 golos foi a melhor marcadora do Passos Manuel, que teve 10 jogadoras a concretizar ocasiões de golo. No ARC Alpendorada, Cláudia Silva e Ângela Monteiro com apenas 4 golos foram as principais marcadoras da equipa. Com esta derrota a equipa do ARC Alpendorada, juntamente com o Santa Joana, são as únicas equipas sem vitórias nesta Fase da Prova.

Salientar que tivemos mais uma semana, onde não se registou um único caso disciplinar.

Após, esta jornada a classificação ficou assim ordenada: - 1.º Madeira SAD e Colégio Gaia (15 pontos), 3.º Alavarium e João Barros (13 pontos, 5.º Maiastars (11 pontos), 6.º Assomada (10 pontos), 7.º CS Madeira (9 pontos), 8.º Juventude Lis e CA Leça (8 pontos), 10.º Passos Manuel (7 pontos), 11.º Santa Joana (6 pontos), e 12.º ARC Alpendorada (5 pontos).

O Noticias

10 comentários:

Anónimo disse...

A Ana Andrade teve uma atitude de desportivismo depois de passar o tempo todo a aviar fruta na defesa. Com uns árbitros decentes ela não tinha ficado em campo. Mas pobre equipa da Juve que com uma equipa destas leva um arraso do João de Barros na terça-feira e no sábado do Madeira Sad.

Anónimo disse...

A Ana Andrade teve uma atitude de desportivismo depois de passar o tempo todo a aviar fruta na defesa. Com uns árbitros decentes ela não tinha ficado em campo. Mas pobre equipa da Juve que com uma equipa destas leva um arraso do João de Barros na terça-feira e no sábado do Madeira Sad.

Anónimo disse...

Não percebo nada disto! Então o Sports Madeira no sábado ofereceu grande resistência ao Colégio João de Barros e a Juvelis é que ficou cansada?....

Anónimo disse...

ao anonimo das 18:17, era obrigatório do sports ficar de rastos.

Anónimo disse...

A classificação final desta fase não deve ser muito diferente da actual.
Ou seja: No fim da quinta jornada já temos as classificações definidas.

Anónimo disse...

Destaquem também o facto de no jogo de domingo, a mesmo Ana Andrade ter saído lesionada, carregada por duas atletas do João de Barros.

Anónimo disse...

Alpendorada é claramente candidata à descida sem ganhar qualquer jogo.
Depois de ter perdido o seu treinador principal e duas das suas atletas mais importantes: Tânia Braga e Célia Pereira (ambas esquerdinas), não conseguiu aquilo que seria facilmente suposto por todos: aproveitar a sua equipa júnior campeã nacional e algumas rotinas das épocas transactas que deram à equipa alguma estabilidade.
Mantém algumas jogadoras jovens de muita qualidade: Joana Beato (ainda júnior), Ângela Monteiro e Cláudia Silva, mas tudo parece confuso em campo! O novo técnico não consegue pôr a equipa a jogar e perde-se no desenrolar dos jogos. Como é possível "atletas" como Inês Vieira, Raquel Gonçalves e Mariana Santos jogarem na 1ª divisão??
Está na hora de começar a pensar em reforçar a equipa e em reformar alguns dos xicos-espertos do andebol alpendoradense que apenas tem contribuído para a extinção do andebol nesta terra em proveito dos seus próprios umbigos!

Anónimo disse...

A Escola de Andebol de Alpendurada precisa de renovar e crescer a nível tecnico, façam um esforço e mandem vir o Kamen Tzanev e tudo voltará a estaca de referencia nacional e depois o Engº Guedes retoma o seu vicio de se armar em treinador..
O lado mais fraco do Alpendurada é a parte técnica e por isso as jogadoras vão se embora!
Abraço

Jorge Guedes disse...

Não estava prevista a resposta, mas aí vai.
O anónimo, eu sei quem é, mas vou continuar a sorrir para ele.
Em Alpendorada, todas as atletas são dignas de jogar andebol e de desfrutar o prazer inerente.
O amigo ressacado não tem de se preocupar com a escola de andebol de Alpendorada porque esta vai continuar a apresentar aquilo a que sempre se propôs: Oferecer uma atividade desportiva linda às jovens da sua terra, e estar entre as melhores do país.
Cabe aos treinadores, dirigentes e pais manter a estabilidade e a qualidade da mesma. Quem cá está, vai garantir isso.
Quanto ao vício de treinador, é um lindo vício, como o de dirigente, ambas as atividades abraçadas por mim, como sabe. Sabendo também eu que o anónimo é treinador, considero que o seu "masters" não me impede de dizer que sou muito melhor formador e técnico que o "amigo", mesmo com o meu grau inferior:
Duas vezes vice campeão nacional (Infantis e Iniciadas), 2 vezes 2º lugar nacional (em Encontros nacionais de infantis e iniciadas) 1 vez 3º classificado nacional (Juvenis), várias fases finais com 4º lugar (Infantis, Juvenis e Juniores), 8 atletas nos quadros das seleções jovens nacionais e algumas vezes campeão regional (Infantis, Iniciadas e Juvenis). Ainda contribuí, recentemente, com 3 atletas Juvenis para a brilhante equipa campeã nacional Júnior da última época. Para além disso fui treinador duas épocas da seleção regional do Porto, tendo sido campeão nacional de seleções regionais.
É de facto um lindo vício este de me armar em treinador.
Neste percurso, aprendi muito com o Kamen Tzanev, claro. Entre as aprendizagens: a disciplina, o respeito e admiração por TODAS as atletas, a SABEDORIA, mas acima de tudo o prazer de estar nesta grande família de amigos.
Burro, é quem não quer aprender.
Jorge Guedes

Anónimo disse...

Quem é o Alpendorada?