gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Planeamento Desportivo – Época 2015/2016 – XI

Participantes nas Provas Nacionais Não Fixas - Época 2015/2016

Dando continuidade a anteriores artigos sobre o Planeamento de Provas, hoje continuaremos a analisar mais em pormenor as provas Nacionais Não Fixas, e que foram divulgadas pela FAP, em especial através do Comunicado Oficial n.º 17 da Época 2015/2016, onde é feita uma primeira divulgação da estrutura das 1.ªs Fases, e completadas com os Comunicados Oficiais N.º 24 e 25 da época em curso, e onde, conforme por nós informado em tempo, já se divulga a indicação das Associações responsáveis por zona, assim como se indica a estrutura das 2.ªs Fases e respectivo modelo competitivo. Tal como já tínhamos escrito, regista na maior parte dos casos um regime de continuidade do verificado na época anterior, embora nalguns casos se tenham verificado ajustamentos, que naturalmente se impunham. N0 entanto teremos de aguardar até 30-11-15, data limite, para a Federação conforme informa, fazer correcções se as mesmas forem necessárias.

PO05 – Campeonato Nacional de Juniores Masculinos – 2.ª Divisão

Em termos organizativos, passamos de 5 zonas para 4 zonas, o que na prática, significa que deixaram de existir verdadeiros campeonatos Regionais, embora o número de Associações previstas tenha passado de 8 (2014/2015), para 11 em 2015/2016, que na prática passam a ser 10 pois a AA Viseu deixou de ter representante na Zona 2, pois a sua equipa inscrita nem chegou a iniciar a prova (lamenta-se). Verificando-se uma substancial diminuição das equipas participantes, passando-se de 38 na época 2014/2015, para somente 27 em 2015/2016 (- 29%), o que na nossa opinião é substancialmente negativo.

O modelo competitivo divulgado, quer através do Regulamento Especifico da prova, quer através do CO N.º 24 da presente época, verifica-se que é um modelo igual ao aplicado na época passada.

Os clubes apurados na 1.ª Fase serão agrupados na 2.ª Fase em duas zonas, que será disputado no sistema de TXT a 2 voltas. Sobem á 1.ª Divisão os dois (2) primeiros classificados de cada zona da 2.ª Fase. A Fase Final, que apura o Campeão Nacional é disputada pelo 1.º Classificado de cada Zona, em dois jogos.

Distribuição das Associações por Zona

Zona 1 (9 equipas) – Porto, e Braga – Apura previsivelmente 4 equipas  
Zona 2 (7 equipas) – Aveiro, Viseu e Coimbra - Apura previsivelmente 2 equipas (*)
Zona 3 (5 equipas) – Leiria, Portalegre e Santarém - Apura previsivelmente 3 equipas
Zona 4 (7 equipas) – Lisboa, Setúbal a Algarve - Apura previsivelmente 3 equipas

 (*)AA Viseu, que estava representada pelo Académico de Viseu FC, verifica-se que na sua classificação já tem averbado 12 derrotas, o que significa na prática, que não iniciou sequer a prova, pelo que apenas nos números por nós indicado, pensamos que se deve subtrair uma equipa.

O número de apurados em cada zona, segundo informa a FAP, poderá ainda sofrer alguns ajustamentos até 30-11-15, conforme já dissemos, e face ao cumprimento ao não dos requisitos para participar.

Em próximo texto continuaremos a falar e a escrever sobre estas provas, e a guardar pelo cumprimento das datas limite inscritas no Comunicado 17 desta época, para uma análise mais concreta.

O Analista

1 comentário:

Anónimo disse...

é uma pena cada vez menos equipas, será que esta degradação convêm a alguem, é uma questãoq eu se coloca