gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Europeu 2016 Masculino – XXVIII – Main Round

EUROPEU 2016 MASCULINO
POLÓNIA 

No 12.º Europeu que se está a disputar na Polónia até ao dia 31 de Janeiro de 2016, com 16 equipas, terminou a Fase Main Round (18 jogos disputados, num total de 42, até ao momento), passando-se imediatamente á disputa dos jogos das 1/2 finais e aos jogos classificativos do 5.º ao 8.º lugar, forma usada, para diminuir o numero de jogos, conforme já tínhamos noticiado. 

Na nossa opinião têm sido dos melhores Europeus a que assistimos, com grande qualidade nos jogos que vimos, tanto na Sport TV como no EhfTV, ou ainda utilizando o canal próprio do YouTube. 

De destacar a excelente qualidade das transmissões, que só são possíveis na nossa opinião por a modalidade ser uma modalidade de excelência, e em plena expansão na Europa, e neste país não existir uma Televisão Publica como a portuguesa, que de serviço publico e em termos desportivos é praticamente zero, desculpem é futebol. Só permitindo a quem tiver ou internet ou subscrever os canais de desporto, acompanhar na prática outras modalidade. 

Conforme já informamos em anterior texto, além das equipas apuradas através da disputa da chamada Qualificação 1, após a conclusão da Main Round, poderemos dizer, quais as restantes 12 equipas que irão disputar o Play OFF, assim, se tudo correr normalmente é o Pote 1, contará com as seguintes equipas – Dinamarca, Suécia, Rússia, Polonia, Bielorrússia, Macedónia, Hungria e Islândia. O Pote 2 contará comas seguintes equipas – Eslovénia, Sérvia e Montenegro, e as 6 equipas, entre as quais Portugal, vindas da Qualificação 1, para o sorteio do Play OFF, que apura as restantes 9 equipas que representarão a Europa. Dos 4 finalistas sairá mais uma equipa para o Pote 1.

Os apurados para o Mundial de 2017 em França, serão 3 dos 4 finalistas.  

O Sorteio do Play OFF, será realizado no dia 31-01-16, na Polónia. 

Classificações dos Grupos na Main Round 

M1
Apurados para as 1/2 Final – Noruega e Croácia.
Disputa 5/6 Lugar - França
Disputa 7/8 Lugar – Polónia

M2
Apurados para as 1/2 Final – Espanha e Alemanha
Disputa 5/6 Lugar - Dinamarca
Disputa 7/8 Lugar – Suécia

Esta Fase que agora terminou, começou, com dois jogos onde a superioridade da França e da Croácia, nunca esteve em dúvida, vencendo por substanciais diferencias. Continuou com a superioridade da Alemanha sobre a Hungria, e o emotivo encontro entre a Suécia e Rússia, com a equipa nórdica a conseguir a igualdade, nos últimos segundos do encontro. Deve-se dizer que os jogos destes Grupos tem sido disputados em dias alternados, com as equipas a terem sempre um dia de descanso entre os jogos, com a exceção da última jornada, que será disputada em simultâneo, nos dois grupos. Temos ainda destacar superioridade evidenciada pela França diante a Croácia, e no mesmo Grupo a sensacional vitória da Noruega, sobre a Polónia, no Grupo B, tivemos a sensacional vitória da equipa Alemã pela diferença mínima sobre a Rússia, que afastou em definitivo esta das 1/2 Finais, tendo ainda a sensacional vitória da Dinamarca sobre a Espanha. Tivemos uma igualdade entre a Noruega e a Macedónia (único ponto conquistado nesta fase), com a resultado (na nossa opinião) a ser “feito” pela dupla Romena, no mesmo dia a vitória esperada da Polonia sobre a Bielorrússia. Vimos a Espanha ser levado ao “colo” no jogo com a Hungria, e temos tivemos uma sensacional igualdade entre a Suécia e a Dinamarca, com mais uma arbitragem de fraca qualidade. Para na ´jornada jogada no último dia desta ronda decidir tudo ou quase tudo. De destacar a sensacional carreira da Noruega que ao vencer a França de uma forma clara, se apura para as 1/2 Final (pela 1.ª vez), e da Alemanha, que ao vencer a Dinamarca na última jornada, do Grupo M2, também garantiu um lugar nas 1/2 Final, de igual modo sensacional e a clara vitória da Croácia sobre a Polonia, coloca os croatas nas 1/2 Final por diferença de golos, enquanto a Espanha repete a sua presença após uma difícil vitória sobre a equipa russa.

Calendário
1/2 Final
Dia 29-01-16
Noruega – Alemanha (18H30)
Espanha - Croácia (21H00)

5/6 Lugar
Dia 29-01-16
França – Dinamarca (16H00)

7/8 Lugar
Dia 20-01-16
Polónia – Suécia (18H30)

3/4 LugarDia 31-01-16 (15H00)
FinalDia 31-01-16 (17H30)

Nas 1/2 Final, teremos dois jogos de alto risco, e esperamos de grande qualidade, o Espanha / Croácia, e um Noruega / Alemanha, onde irá imperar a forte rivalidade desportiva, pois, não nos poderemos esquecer de estão em jogo, os apuramentos diretos para o mundial de 2017.

Arbitragem

Portugal apenas está representado pela dupla Duarte Santos / Ricardo Vieira, e ainda por Rui Coelho, que foi nomeado um dos 13 Delegados da EHF, no entanto a sua função claramente a de responsável da parte disciplinar da Prova, o que é uma honra para Portugal.

Na Fase preliminar, a dupla portuguesa, esteve presente em dois (2) jogos (Montenegro / Dinamarca, do Grupo D, e no Alemanha / Eslovénia). Realizando nesta fase da prova, o mesmo número de jogos de todas as duplas presentes no Europeu, nesta fase da prova. Na Main Round, as nomeações abrangeram praticamente toda as duplas presentes, cabendo á dupla Portuguesa, dirigir o jogo da 2.ª Jornada Alemanha / Rússia, que foi decisivo, principalmente para a equipa Russa. Voltaram a ser nomeados, na Main Round, para um jogo de alto risco (na nossa opinião), agora no Grupo M1 o Polonia / Bielorrússia. (é uma nomeação estranha no mínimo, pois a mesma poderá ter diversas leituras), terminando por não atuar no último dia como prevíamos mas realizando 4 jogos até ao momento, máximo que algumas duplas fizeram. Uma nota, para o persistente noticiário que tem sido feito no sitio da Federação, com fotos e tudo, numa desigualdade em termos comparativos com outras duplas que merecem no mínimo o mesmo tratamento. 

Notas: 

A Sport TV efetuou a transmissão de vários jogos da Prova, tanto em direto como em diferido. Transmitirá pelo menos as 1/2 Final e Final. 

Os jogos poderão ser acompanhados em direto com comentários em inglês no canal da EHF, no entanto para Portugal poderão não estar disponíveis, em especial aqueles cuja transmissão em direto está prevista pelos canais portugueses. No entanto já experimentamos e todos estavam na EhfTV.  

O Banhadas Andebol

2 comentários:

Jorge Almeida disse...

Pelos vistos, os croatas ainda acreditavam, e tanto assim que ficaram mesmo apurados!!! Quem diria que iriam dar aquela goleada aos polacos???

Noticia maior: França e Dinamarca, os 2 maiores favoritos antes da prova começar, nem às 1/2 finais chegam!!! O empate da Dinamarca contra a Suécia acabou por atirar os Dinamarqueses para fora das 1/2 finais.

Será desta que a Espanha se tornará campeã europeia? Ou será a Alemanha, entrando pela "Porta do Cavalo"? Ou será a Noruega, levando o conto de fadas até ao fim? Ou então a irregular Croácia? Está tudo em aberto.

Só haverá uma surpresa maior que a Noruega campeã europeia: A dupla portuguesa arbitrar a final. Será que lá chegam? Boa sorte para Duarte Santos e Ricardo Vieira.

Banhadas, como é que estão as contas para os torneios de apuramento olímpico?

Anónimo disse...


Adorava saber como foram parar a esta prova os dois árbitros tugas!
Bem! Se calhar até sabemos todos os critérios usados...
Isto a nível de CA está um autentico lodo!
Tenham vergonha!