gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Uma Vida … e Uma Dedicação ao Andebol – Andebol de Luto - I

MIRCEA COSTACHE
UMA DEDICAÇÃO
ANDEBOL MAIS POBRE 

Através de uma notícia da Federação, que transcrevemos, tomamos conhecimento do falecimento do Ex Selecionador Nacional, o Romeno Mircea Costache.

Mircea Costache faleceu aos 75 anos de idade, de complicações cardíacas.

É com profunda tristeza e consternação que informamos o falecimento de Mircea Costache, na noite de segunda-feira, aos 75 anos de idade, devido a complicações cardíacas após um enfarte.

Mircea Costache foi seleccionador nacional das várias seleções masculinas em Portugal, entre 1988 e 1995. Em Setembro de 1992, sagrou-se Campeão Europeu de Juniores Masculinos com a seleção portuguesa, na Suíça; meses depois, recebeu a Medalha de Bons Serviços Desportivos, entregue pelo Governo de Portugal.

Mircea Costache foi professor de educação física e fez parte da primeira geração da Roménia que ganhou um título mundial no Andebol 7, em 1961. Com um currículo notável, enquanto jogador, sagrou-se Campeão do Mundo pela Roménia em 1961 e 1964 e foi Medalha de Bronze no Mundial de 1967 e Medalha de Prata no Mundial Universitário de 1968. Ao serviço do Dínamo de Bucareste, foi finalista da Taça dos Campeões Europeus (1963), Taça que veio a conquistar dois anos depois e somou, ainda, 8 títulos nacionais pelo clube.

Enquanto treinador, continuou a colecionar troféus. Passou pela Argélia, onde venceu a Medalha de Ouro nos Jogos Africanos (1973), foi campeão universitário de África com a seleção universitária da Argélia (1974) e levou a seleção da Argélia a um Mundial, pela primeira vez, em 1974. Venceu, ainda, alguns títulos enquanto treinador do clube "Nadit", da Argélia.

De África veio para Portugal, em 1988, a convite do então Presidente, Luís Santos, para treinar as Seleções Nacionais Masculinas, posição que ocupou até 1995. Depois de deixar as seleções, ainda foi treinador do Águas Santas, clube pelo qual se sagrou campeão nacional da 3ª Divisão, em 1996. De Águas Santas rumou a Setúbal, onde esteve no comando técnico do Vitória FC, para depois seguir para o Sp. Horta. Em 2003 mudou-se para Serpa, onde esteve ao serviço da Câmara Municipal de Serpa e, simultaneamente, treinou o Serpa.

Em 2012, Mircea Costache e toda a comitiva que se sagrou campeã europeia em 1992 foi homenageada na II Gala do Andebol, em Viseu.

Em 2013, regressou definitivamente à terra natal. Ao longo da vida, recebeu inúmeros troféus e condecorações, destacando-se a atribuição da condecoração de "Mestre do Mérito do Desporto" da Roménia, as Medalhas de Mérito Desportivo e de Mérito Desportivo com Excelência, também na Roménia e, como já referimos, a Medalha de Bons Serviços Desportivos, em Portugal.”


“CERIMÓNIAS FÚNEBRES EM BUCARESTE


As cerimónias fúnebres de Mircea Costache terão lugar em Bucareste. O corpo estará em câmara ardente no Club Dínamo Bucareste, a partir das 10h00 de quarta-feira, 17 de Fevereiro, até às 13h00 de quinta-feira. Após a missa, na manhã de 18 de Fevereiro, o funeral realiza-se para o cemitério de Bucareste, onde Mircea Costache será sepultado no jazigo de família.

A Roménia decretou luto nacional.

À família e amigos, a Federação de Andebol de Portugal expressa as mais sentidas e profundas condolências”
 (Fonte FAP)

Juntamos os nossos sentimentos, aos transcritos na notícia da FAP, acrescentando, que o Andebol ficou mais pobre. Portugal algo deve a Costache para ele o nosso OBRIGADO.

O Noticias  

5 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem BANHADAS
Homenagem a Costache, UM HOMEM GRANDE.
Como ele só Angelo Pintado.
E os dois tiveram o mesmo destino no nosso andebol.
Porque são os dois UNICOS campeões foram votados ao OSTRACISMO.
FEITIO DIFICIL???!!! PORQUE NO TE VAS A CALAR LUIS SANTOS.
Descanse em paz mister.Ate daqui a pouco que o comboio de nós todos está sempre em movimento.
Fernando Silva

Anónimo disse...

Estimado amigo e professor Chostache,

Teve o gosto e a oportunidade de o ouvir, conviver e partilhar vários momentos de lazer e desportivos.

Com um percurso de atleta e profissional de relevo, tendo escolhido Portugal para viver muitos anos, com um percurso desde a Federação até formar os mais jovens andebolistas no Alentejo, certamente fará parte dos momentos mais brilhantes do andebol português.

De caracter forte, ficará na memória o homem cordial que aprendemos a conhecer. Que interpretou a mentalidade do Português, mas nem sempre compreendeu certas formas de estar e alguns caracteres. O seu livro, referenciado no Banhadas, deixou a marca do autor, do seu pensamento e vivências. Um bom exemplo de um contributo para o andebol em Portugal, com alguns que conheceu ainda nos corredores e clubes, que deixam menos saudades.

Até sempre

CARLOS ALBERTO FERRÃO GARCIA disse...

Todos nós estamos sempre sujeitos a avaliações. Umas mais sérias que outras por vezes e umas mais credíveis que outras...no fundo toda a gente tem o direito à opinião e claro temos de respeitar. Mas de fato deveríamos cuidar mais na crítica. Em Portugal critica-se ainda, pela inveja, infelizmente. Existem sempre excepções claro.
O Costache teve de fato dificuldade muitas vezes em compreender os portugueses...tudo porque ele só vinha para trabalhar, não para faturar nem para politizar. Muitas horas estive com ele a tentar explicar e clarificar tudo... O Costache era HUMANO, MUITO. AMIGO do seu AMIGO sempre, até ao fim mesmo...não fez desvios. Pessoas como o Costache não deviam falecer...mas infelizmente também se vão embora. Podem crer que vou continuar a ser seu amigo...mesmo que isso se calhar tenha o seu preço.

Anónimo disse...

Parabéns pela sua verticalidade Prof. Carlos Garcia.
Quanto a PAGAMENTOS por não alinharmos com a NOMENCLATURA, infelizmente temos sempre de pagar aos faustos do poder.
75 anos tenho eu e, ainda não acabei de pagar juros.
UM ABRAÇÃO
A VERDADE SEMPRE
Fernando Silva

Anónimo disse...

Por aqui se vê que o nosso andebol tem dirigismo que pretende que paremos no tempo!