gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 22 de março de 2016

A Propósito De … Protestos de jogo - III

EM QUE SITUAÇÕES,
UM ERRO DE ARBITRAGEM,
OBRIGA A REPETIR UM ENCONTRO

Conforme informamos no primeiro texto sobre o tema, “Aproveitamos um excelente texto publicado no “Mundo Handball”, e procuramos o máximo de esclarecimento possível acerca deste tema.”

Hoje publicamos o último texto sobre este tema na forma que temos vindo a fazer.

Os Delegados

Cada Federação, têm estabelecido as suas normas de julgamento e a quem compete o mesmo devidamente regulamentadas, incluindo nas mesmas, a forma de receção, e os procedimentos, (Em Portugal, ver Capitulo 8 e 9 do Regulamento Geral da Federação. E o Regulamento de Disciplina).

Os Delegados, são as pessoas, adicionais nas mesas de cronometragem, que são normalmente designados pelas Federações organizadoras das provas. (Em Portugal, nem todos as provas e jogos, têm delegados aos jogos)

Eles não têm normalmente autoridade para intervir, nas decisões dos árbitros, por decisões ocorridas dentro do terreno de jogo. Se o árbitro decidir marcar um lançamento de 7 metros, o delegado não têm poder para intervir, e decidir que a decisão foi incorreta.

No entanto, se a decisão do árbitro foi uma “decisão contra as regras de jogo”, o Delegado, têm a obrigação de intervir informando os árbitros do erro cometido, com o objetivo de prevenir uma situação de protesto, que poderá colocar a Federação perante um verdadeiro problema. O árbitro ao dar-se conta do erro, pode corrigir a situação e colocar tudo de acordo com as Regras de Jogo.

Por isso, é fundamental, que sempre que exista na mesa de cronometragem, um Delegado ao jogo, que seja um especialista nas Regras de Jogo. Muitas Federações, no entanto, designam, para as funções de Delegado, não especialistas em Regras de Jogo, mas outros indivíduos, normalmente como representantes Federativos, que normalmente com eles nunca se passa nada… e este tipo de erros das equipas de arbitragem, não só se podem verificar… Pois quem está na mesa não sabe o suficiente de Regras de Jogo, para evitá-las.


O Regras

2 comentários:

Anónimo disse...

Alguns delegados portugueses não têm completo conhecimento das regras.

Anónimo disse...

Engraçado, os oficias de equipa também não..