gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 6 de março de 2016

Crónica de Fim-de-semana No Feminino – 23 – 2015 / 2016

Crónica exclusivamente dedicada aos jogos desta prova Feminina (PO09), que se disputaram este fim-de-semana, e que oram os derradeiros encontros desta 1.ª Fase.  

Mantemos este texto, pois pode ser que alguém, um dia o leia, “Continuamos com a esperança de que, algum dia, as estatísticas diretas aos jogos se estendam aos jogos a esta prova nacional, contribuindo para o seu desenvolvimento e implementação, e valorização”

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados
21.ª Jornada (10.ª da 2.ª Volta)
Dia 05-03-16
Assomada 25 – 26 CS Madeira
Passos Manuel 23 – 33 Madeira SAD
22.ª Jornada (última da 1.ª Fase)
Dia 06-03-16
CA Leça 26 – 24 ARC Alpendorada
Assomada 27 – 28 Madeira SAD
João Barros 23 – 30 Colégio Gaia
Santa Joana 19 – 26 Maiastars
Passos Manuel 28 – 30 CS Madeira
Juventude Lis 29 – 25 Alavarium

De referir, que tivemos dois jogos com transmissão na Andebol TV, e que nos jogos disputados, não existiu ocorrências disciplinares registadas em nenhum encontro, como é normal, quatro equipas fizeram jornada dupla, e ficaram completamente definidos os emparceiramentos para o Grupo A do Play OFF, e quais as equipas que irão disputar o Grupo B.

Aparadas para o Play OFF – Colégio Gaia, Madeira SAD, João Barros, Alavarium, Maiastars, CS Madeira, CA Leça e Santa Joana

Jogos 1/4 Final (Play OFF, á melhor de 3, no sistema Fora, Casa, Casa)

Santa Joana – Colégio Gaia
CA Leça – Madeira SAD
CS Madeira – João Barros
Maiastars - Alavarium

Apurados para a Disputa do Grupo B – Juventude Lis, Assomada, Passos Manuel e ARC Alpendorada.

Transitam com a seguinte pontuação
Juventude Lis – 17 pontos
Assomada – 17 pontos
Passos Manuel – 16 pontos
ARC Alpendorada – 14 pontos

Sorteio marcado para dia 08-03-15 na Federação.

A Federação já anunciou o formato e o calendário para o Play OFF, assim como as datas do Calendário do Grupo B (29-02-16), que nós apenas anunciaremos após a realização desta última jornada.

Nos jogos disputados nesta jornada, o que se verificou foi:

O Madeira SAD, venceu um animado Passos Manuel, que durante cerca de 15 minutos no primeiro tempo, deu alguma réplica, chegando a estar na frente do marcador, por 8-5, mas a partir daqui, e sofrendo um parcial de 9-1, com a equipa insular a passar para a frente do marcador por 14-9, e chegando ao intervalo já a vencer por 16-10. O segundo tempo, foi sem história com a equipa do Madeira SAD, a gerir o resultado e o jogo, acabando por aumentar o diferencial que se verificava, perante uma animada equipa do Passos Manuel. Com este resultado a equipa do Passos Manuel, ficou completamente afastada do Play OFF, indo disputar o Grupo Joana Reis com 9 golos, foi a melhor marcadora do Passos Manuel, com Ana Andrade igualmente com 9 golos e Renata Tavares com 8 golos, foram as melhores marcadoras da equipa madeirense. Enquanto o Madeira SAD, o 2.º ugar na classificação nesta Fase, pois apesar das grandes dificuldades que sentiu no segundo jogo, que disputou, com a equipa da Assomada, quando ao intervalo deste encontro se verificava uma igualdade a 15 golos, e depois no segundo período de jogo, após ter ganho alguma vantagem que parecia confortável, permitiu uma excelente reação da equipa da Assomada, terminando como vencedora pela diferença mínima. Debora Moreno e Rute Fernandes, ambas com 9 golos, cada foram as melhores marcadoras da Assomada, Erica Tavares com 8 golos, e Ana Andrade com 6 golos, foram as melhores marcadoras do Madeira SAD. Com esta derrota a equipa da Assomada, irá disputar o Grupo B, na 2.ª Fase da Prova.
No outro jogo disputado e relativo á 21.ª Jornada, a Assomada, recebeu e perdeu pela diferença mínima a outra equipa madeirense o CS Madeira, num jogo de grande equilíbrio durante os 60 minutos de jogo, conforme se verifica pelo andamento do marcador, que no final do primeiro tempo era favorável ao CS Madeira por apenas um golo (13-12), precisamente a mesma diferença que se verificava ao fim dos 60 minutos. Rute Fernandes com 6 golos, Edna Oliveira e Debora Moreno, ambas com 5 golos, cada, foram as melhores marcadoras da Assomada, Ana Castro, Sara Gonçalves, e Maria Rodrigues, todas com 5 golos cada, foram as melhores marcadoras do CS Madeira. Com esta vitória independentemente dos restantes resultados o CS Madeira confirmou o 6.º lugar na Tabela Classificativa, nesta Fase. A equipa do CS Madeira defrontou nesta última jornada uma equipa já condenada a disputar o Grupo B, o Passos Manuel, jogo que foi agradável de seguir, e onde a equipa madeirense confirmou a vitória obtida na 1-ª volta da desta Fase da Prova, bem como o seu lugar no Play OFF, construi o resultado nos primeiros 30 minutos, quando chegou ao intervalo a vencer por 18-15, suportando de pois a excelente reação das liceais, no segundo tempo do jogo. Marta Faleiro e Mariana Faleiro, ambas com 6 golos cada foram as melhores marcadoras do Passos Manuel. NO CS Madeira com 10 jogadoras a marcarem golos, Ana Castro com 5 golos foi a sua melhor marcadora.

No chamado jogo da jornada, o João Barros, recebia o Colégio Gaia, líder da prova nesta Fase, que conformou a sua liderança, ao vencer muito justamente o João Barros neste seu confronto, no pavilhão das meirinhas. Foi um jogo, com alguns bons momentos de andebol, mas que por vezes a qualidade do mesmo deixou muito a desejar, com um número faltas técnicas, demasiado elevado, para as ambições e qualidade destas duas equipas, que têm obrigação de fazer muito mais. O encontro apenas foi equilibrado duranta os primeiros 30 minutos, com algumas alternâncias no marcador, que nunca ultrapassarem os 2/3 golos de vantagem para qualquer das equipas, com intervalo a chegar com o Colégio Gaia a vencer por 15-13. No segundo tempo uma boa entrada do Colégio, rapidamente o coloca com 4 golos de vantagem (17-13 e 18-14), existe ainda alguma reação do João Barros, que chega á diferença mínima 18-17, mas de uma forma “anárquica” a sua forma de atacar, e acabou aqui toda a sua reação, pois rapidamente o Colégio para 7 golos de diferença~26-19, aos 51 minutos de jogo, o resto do jogo não têm história, No Colégio Gaia, Jéssica Ferreira esteve muito bem na baliza, apesar de ter sido mais vezes “agredida”, do que ter efetuado defesas, mas não lhe deve se retirado qualquer mérito, que é para isso que lá está, O Colégio Gaia, tem nas experientes Fernanda Carvalho (5 golos) e Bebiana Sabino (8 golos), (na nossa opinião as suas melhores jogadoras. O João Barros apesar da intensidade que procurou colocar no jogo, fez o mesmo de uma forma desarticulada, onde Maria Suaré com 7 golos, e que apenas atacou, a sua melhor jogadora, onde Neuza Valente (3 golos) esteve uma sombra do seu real valor, e as duas guarda-redes utilizadas, pouco mais podiam fazer do aquilo que fizeram, pois tanto Luísa Calçada, como Ana Silva, não estiveram mal, de tal forma, que nos últimos minutos vimos ambos os técnicos a darem minutos de jogo ás mais jovens atletas. Dirigiu o encontro a dupla de Aveiro constituída por Nuno Marques e João Correia, que num jogo fácil de dirigir, não complicaram, deixaram jogar e não inventaram, realizando uma arbitragem bastante positiva.

A Grande surpresa da jornada, esteve em Leiria, onde a Juventude Lis, venceu o mais que favorito Alavarium, num jogou onde comandou praticamente o jogo e o marcador durante a maior parte dos 60 minutos do encontro, com a equipa de Aveiro a ter uma ligeira reação nos momentos finais do encontro, que lhe permitiu diminuir a diferença então existente. No final dos 30 minutos inicias do jogo já o resultado era favorável ás leirienses por 14-11, para confirmarem no segundo tempo a sua vitória, apesar desta vitória, não evitaram, a ida para o Grupo B, apesar da igualdade pontual com o Santa Joana e a Assomada (24 pontos), a diferença de pontos nos jogos disputados entre estas equipas leva a este resultados. Apesar da derrota da equipa do Santa joana, nesta jornada. Vanessa Oliveira com 9 golos e Patrícia Mendes com 8 golos foram as melhores marcadoras da equipa leiriense. Mariana Lopes com 7 golos, e Mónica Sores com 6 golos foram as melhores marcadoras do Alavarium. 

Em Leça da Palmeira a equipa do CA Leça, recebeu o AEC Alpendorada, e o que estava em disputa seria o 7.º lugar, em caso de vitória da equipa de Leça, pois a sua adversária já estava a muito confinada no Grupo B, na segunda Fase da Prova, e num jogo de grande equilíbrio, que provavelmente muitos não esperariam a vitória acabou por ser da equipa do CA Leça, que já vencia ao intervalo por 14-13, tornando num encontro de grande equilíbrio. Cristiana Morgado com 11 golos, foi a melhor marcadora do CA Leça, Catarina Luís com 13 golos, foi a melhor marcadora do ARC Alpendorada, que estranhamente apresentou-se com apenas 10 atletas inscritas. 

Por fim tivemos o duelo maiato entre a Santa Joana e o Maiastars, com a equipa do Maiastars, a confirmar todo o seu favoritismo, e a vencer o encontro, confirmando o resultado ocorrido na 1.ª volta, mas foi uma vitória que causou um pequeno susto, quando o intervalo chegou com o Santa Joana, na frente por 15-14, mas que não tiveram energia suficiente para continuarem a fazer o mesmo jogo no segundo período e permitiram uma vitória clara da equipa do Maiastars. Foi um encontro onde ficou definido o 8.º lugar da classificação que coube ao Santa Joana, após desempate com a Juventude Lis e a Assomada, que somaram os mesmo número de pontos. Marlene Pinto com 8 golos, foi a melhor marcadora do CA Leça, Maria Cerqueira com 8 golo e Diana Oliveira com 6 golos foram as melhores marcadoras do Maiastars.

Após, a disputa destes jogos, a classificação ficou assim ordenada: - 1.º Colégio Gaia (64 pontos), 2.º Madeira SAD (61 pontos), 3.º João Barros (57 pontos), 4.º Alavarium 54 pontos), 5.º Maiastars (48 pontos), 6.º CS Madeira (46 pontos), 7.º CA Leça (37 pontos), 8.º Santa Joana, Juventude Lis e Assomada (34 pontos), 11.º Passos Manuel (31 pontos), 12.º ARC Alpendorada (28 pontos).

O Noticias

14 comentários:

Anónimo disse...

A reacção que vocês dizem que foi do Alavarium não é verdade, tal como o empate em Pombal, a reacção do Alavarium apenas se deveu à costume mãozinha amiga dos árbitros. Hoje teríam levado 10 se os árbitros não tivessem gamado para o Alavarium.

Anónimo disse...

Revejam o português, é impossível perceber metade do que foi escrito

Anónimo disse...

a juve foi claramente superior o jogo todo, o alavarium não entrou nada bem e não jogou nada do que costuma jogar... tanto falaram aqui do árbitro que é namorado de uma jogadora da Juvelis que eu pensava que o puto era bem pior árbitro do que na verdade é, numa arbitragem que não foi perfeita mantiveram-se calmos e com um critério mais ou menos semelhante, se bem que aquele pequeno companheiro dele não ajudou muito e acabou por destoar um bocadinho a exibição de ambos

Anónimo disse...

Se o Sr. Pedro Marques estava no mesmo pavilhão que eu, então constatou que o período em que a Juve passa da vantagem de 7 golos para apenas 4 golos, coincidiu com a saída da jogadora Patricia Mendes por lesão, que estava a ser o elemento desiquilibrador da equipa da Juve Lis. E não achei que a dupla de arbitragem tenha tido qualquer impacto no jogo.

Anónimo disse...

Gosto de lêr as crónicas do Banhadas, mas gostava mais ainda se o texto fosse devidamente revisto antes de o publicarem.
Evitariam coisas como:
"indo disputar o Grupo Joana Reis com 9 golos"
"Enquanto o Madeira SAD, o 2.º ugar na classificação nesta Fase, pois apesar das grandes dificuldades que sentiu no segundo jogo, que disputou"
"recebeu o AEC Alpendorada"
"Marlene Pinto com 8 golos, foi a melhor marcadora do CA Leça"
Em quase todo o texto há virgulas a mais e pontos finais a menos.
Não levem a mal, mas esta Crónica de fim-de-semana no Feminino é muito importante para o desporto feminino e não deveria ser prejudicada por erros que uma simples revisão do texto poderia evitar.

Anónimo disse...

A estrutura Técnica e Administrativa esta a jogar na classificação final da 1ª fase para depois jogarem com adversários que acha que são os mais adequados parece a lotaria, o jogo as apostas em Itália, ou na bolsa de Valores! descaracterizando o jogo real e conquista de resultado! e a FPA não se passa nada!
Vamos ver senão estão no caminho errado! parabéns ao Colégio de Gaia e todos aqueles que jogaram com o melhor pensamento positivo e resultado ganho dentro do campo.
Estão se a passar coisas graves na P01 e P08 em que a MP deveria estar atento!
Fazem tantos apostas e criatividade que me parece que alguém do Andebol anda a ganhar nos resultados pouco habituais!
Tenham juízo...

Anónimo disse...

Pois enquanto a Patrícia saiu o árbitro foi falar com o dirigente do Alavarium e logo a seguir roubam um golo limpinho à Juve e a seguir sai um 7 metros e um dois minutos sem ninguém sequer ter tocado na jogadora do Alavarium. E a sanção à defensora que agarrou a Patrícia quando ela se lesionou? Pois, pois.

Anónimo disse...

O jogo entre o S.Joana e o MaiaStars não foi transmitido pela Andebol TV.
É pena, porque foi um jogo muito disputado e com uma arbitragem de tal forma habilidosa, que merecia ficar registada para a posteridade.

Anónimo disse...

Os resultados que se verificavam ao intervalo em vários jogos davam a entender que havia muita gente a jogar com um olho no campo e outro no site da FAP.
Parabéns a todos os que jogaram da única forma correcta: para ganhar!
Vamos a vêr se a equipa que "mudou o chip" para modo derrota consegue mais tarde voltar a mudar para modo vitória.
Estas brincadeiras podem ter consequências na postura e atitude mental das jogadoras.

Anónimo disse...

Pois o jogo das duas equipas da Maia não era para ser transmitido pela andebol tv?

Anónimo disse...

Estes "cromos" que vêm para aqui escrever sobre a não transmissão do jogo das equipas da Maia, não leram o que a própria FAP publicou no seu site, ao final da tarde de domingo? «Por motivos de ordem técnica, não foi possível transmitir a partida entre ND Santa Joana-Maia e Maiastars, como estava previsto».
Isto só confirma que preferem vir dizer mal do que tentarem perceber o que se passou.
Quanto às críticas ao texto da crónica do banhadas, têm toda a razão. Boa vontade não chega. É preciso um mínimo de qualidade na escrita.

Anónimo disse...

Sandrita que sofrivel. Andas a fazer os mesmos resultados do Marco Freitas. A diferença é que tu gastas milhares e ele pataquinhos. Que diferença de qualidade entre os dois, só que anda tudo a dormir. Força Marco acredito em ti

Anónimo disse...

Isto esta bonito esta como e possivel uma dupla dos acores fazer os 3 jogos do madeira sad neste fim de semana e mesmo para rir

Anónimo disse...

São namoros anónimo das 14:58