gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 10 de março de 2016

Novas regras – Julho – 2016 - II

IHF IMPLEMENTA
ALTERAÇÕES ÀS REGRAS
(JULHO DE 2016) 

A Federação de Andebol, publica, através do seu CO N.º 65 de 02-03-16, de que a IHF, implementa a partir de 1 de Julho de 2016, alterações às Regras de Jogo. 

Assim e conforme o indicado em anterior artigo, hoje vamos dar continuidade á informação sobre as novas regras, ou sobre as alterações que se vão verificar, a partir de 1 de Julho de 2016  

2 – Jogadores Lesionados 

Informação 

Em todos os torneios organizados, ao longo dos últimos anos, temos observado, que cada vez mais e mais situações, em que os jogadores pedem assistência médica dentro do campo, quando a mesma não é necessária, quebrando-se o ritmo do jogo, através de ações antidesportiva e prolongando desnecessariamente a duração do jogo, o que também afeta as transmissões televisivas. As ações praticadas até ao momento quer pelos árbitros, quer pelos delegados da IHF, não têm sido suficientes para eliminar esta prática. 

Instruções aos árbitros sobre a Regra 4:11, paragrafo 1: 

  • Se os árbitros estão absolutamente seguros de que o jogador lesionado, necessita de tratamento médico em campo, mostram imediatamente os sinais manuais N.º 15 e 16. Não se permite a negação aos oficiais de equipa, de entrarem no terreno de jogo.
  • Em todos os outros casos, os árbitros, pedirão ao jogador, que se ponha em pé, e receba assistência médica, fora do terreno de jogo, antes de mostrarem os sinais manuais N.º 15 e 16.
  • Qualquer jogador ou oficial de equipa, que não cumpra com esta disposição, será sancionado, devido á sua conduta antidesportiva. 

O Paragrafo 1 é alterado da seguinte forma: 

  • Depois de receber assistência médica no terreno de jogo, o jogador deve abandonar o terreno de jogo.
  • O Jogador só poderá voltar ao terreno de jogo, quando a sua equipa concluir o terceiro ataque completo. Os Delegados técnicos, serão os responsáveis pelo controle desta situação.
  • Um ataque começa com a posse de bola, e termina, quando um golo é convertido, ou quando a equipa ao ataque perde a posse da bola.
  • Se a equipa está com a posse da bola, quando um jogador necessita de cuidados médicos, este ataque é considerado como o primeiro ataque.
  • Se o jogador entra no terreno de jogo, antes de terem terminado os três ataques, deve ser sancionado como uma entrada ilegal no terreno de jogo (falta na substituição).
  • A disposição acima mencionada, não se aplica se o tratamento da lesão no terreno de jogo resultar de um comportamento irregular de jogador adversário, que tenha sido sancionado através da sanção progressiva, pelos árbitros.
  • Esta regra não se aplica, quando o guarda-redes, é atingido por uma bola na cabeça, e necessita de cuidados médicos no terreno de jogo.
Esta Regra exige que um jogador que tenha sido assistido no terreno de jogo, tem de sair obrigatoriamente do terreno de jogo, sendo substituído e não poderá voltar ao mesmo, até que a sua equipa, execute três (3) ataques completos. Com as exceções já referidas, e que são apenas duas: 

  • O Jogador requer assistência médica, como consequência de uma falta cometida por um adversário, e devidamente sancionada disciplinarmente pelos árbitros.
  • O Guarda-redes é atingido pela bola na cabeça, e necessita de assistência médica.
Nestes casos, o atleta poderá receber assistência em campo e não deverá ser obrigado a sair do mesmo, em todos os outros casos, em que o jogador não requer atenção ou cuidados médicos, não deverá abandonar o terreno de jogo e poderá seguir disputando a mesma.

No entanto algumas duvidas se poderão colocar, e quem controla os três (3) ataques, nos jogos com delegado tudo OK, mas como avisa a equipa, e nos jogos sem delegado como vai ser? Estas algumas das interrogações se colocam. 

Hoje tratamos, somente desta alteração, iremos tratar em tempo das restantes. 

O Formador

Sem comentários: