gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 15 de março de 2016

Planeamento Desportivo – I – 2016/2017

Têm sido muitos os comentários, sobre o planeamento desportivo, “uns a favor e outros contra”, que têm sido feito pela Federação.

Alguns dos comentários contêm críticas implícitas, e outros, talvez até demasiado tendenciosas, mas não iremos tratar disso neste momento, em que diversas notícias têm sido publicadas sobre o modelo da PO0, pois não sendo detentores da verdade única, somos favoráveis por exemplo ao atual modelo da PO01 (Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos). No entanto, não excluímos toadas as ideias, e até aceitamos, que outras ideias surgem desde que construtivas, e sirvam somente os reais interesses da modalidade, e não interesses pontuais de alguns..

Deste modo, solicitamos a alguns dos nossos colaboradores, que nos expusessem as suas ideias, em termos de calendarização, e planeamento futuro, para que os nossos clubes quando participassem em provas europeias, estivessem sempre que possível defendidos, com o máximo de dias de descanso possível, tendo em conta diversos, fatores que passamos a enumerar.

  • Números de fins-de-semana existente em cada ano civil.
  • Tempo normal de paragem das provas
  • Estágios das Seleções Nacionais
  • Eliminatórias da Taça de Portugal
  • Super Taça
  • Participações nas Provas Europeias de Clubes
  • Participações das Seleções Nacionais de Seniores e Juniores A e B, nas diversas provas obrigatórias, e que obrigam certamente a interrupção da PO01.
  • Provas Universitárias (tendo em consideração o elevado número de atletas da PO01, que frequentam estes estabelecimentos de ensino)
  • Eventuais participações em Fases Finais de Euros ou Mundiais de Seniores ou Juniores A e B (sempre desejáveis e porque não possíveis, face aos novos modelos impostos pela EHF)
  • Dever-se-ia utilizar sempre que possível utilizar os dados da época que está a decorrer.
  • Desenvolvimento e qualidade das equipas e da própria modalidade.
Eis os dados obtidos:

Número de fins-de-semana disponíveis em cada ano civil – 52
Tempo Normal de Paragem – Mês de Agosto (- 4 fins-de-semana)
Estágios Das Seleções Nacionais (Seniores) – 42 dias (- 7 fins-de-semana) (*)
Estágios Das Seleções Nacionais (Juniores “A”) – 25 dias (- 5 fins-de-semana) (*)
Eliminatórias da Taça de Portugal (apenas após a entrada das equipas da PO01 – (- 4 Fins-de-semana.
Super Taça (- 1 Fim-de-semana)
Participação nas Provas Europeias de Clubes:
  • Liga dos Campeões Europeus (mesmo não Passando á Fase de Grupos) (-1 Fim-de-Semana) (incluído na Fase Grupos C ou D – 10 Fins-de-semana)
  • EHF CUP (incluindo a presença da equipa que passou da Liga dos Campeões (- 2 Fins-de Semana) (**) (incluindo a Fase de Grupos, teremos - 6 fins de semana, sendo 2 coincidentes com a Challenge CUP, pelo que serão -4 Fins-de-semana)
  • Challenge CUP (Chegando á final) – (com as indicações anteriores teremos sómente -4 fins-de-semana)
  • (*) 2 Fins-de-semana são coincidentes (pelo ficam a ser – 5 Fins-de-semana)
  • (**) – Coincidentes com a om Challenge CUP (pelo ficam a ser – 2 ou 3 Fins-de-semana
Participações das Selecções Nacionais de Seniores e Juniores A, e por vezes até os Juniores B nas diversas provas obrigatórias, e que obrigam certamente a interrupção da PO01, aqui consideramos que já estão previstos as participações indicadas durante a efectivação dos estágios.
Provas Universitárias- Se quisermos ser correctos devem ser previstas estas participações e apenas vamos considerar (-2 Fins-de-semana).
Eventuais participações em Fases Finais de Euros ou Mundiais de Seniores ou Juniores A (sempre desejáveis e porque não possíveis), na eventualidade de isto acontecer, devermos no mínimo considerar (-2 Fins-de-Semana), por que os restantes estão disseminados pelos estágios já previstos.

Para elaboração destes dados, utilizamos todos os dados disponíveis, relativos á época 2015/2016, e considerámos que muitas das equipas participantes na PO01, têm na constituição dos seus Planteis diversos atletas do escalão Júnior A, pelo menos.

Podermos concluir que para a disputa da PO01 (como exemplo), apenas existem disponíveis, deveremos diminuir aos 52 Fins-de-semana de um ano civil, pelo menos, cerca de 25 a 30 semanas, o que significa, que apenas ficaremos com 22 a 27 fins-de-semana disponíveis, para disputar normalmente a prova.

Se a prova for disputada por 12 equipas, apenas a 1.ª Fase da mesma tem 22 jornadas, é quase impossível disputar a prova, e dar tempo de descanso (como alguns defendem) ás equipas Portuguesas participantes nas provas Europeias, e não entramos em linha de conta com as normais paragens (Torneios, dias Festivos, etc…), pois todos nos devemos lembrar que a modalidade é “considerada” amadora. Falta incluir os jogos de uma segunda Fase, seja ela disputada em que moldes for.

Se a prova for disputada por 14 equipas, apenas a 1.ª Fase da mesma terá 26 jornadas, fora aquelas que serão necessárias para disputar uma segunda fase, seja ela em que moldes for.

Com estes dados, devem desta forma verificar, quantos dias de semana terão de ser utilizados, para realizar a prova, com dignidade e a regularidade desejada.

Depois destes dados que aceitamos com humildade, até possam conter erros de análise, desafiamos os entendidos, a enviarem-nos estudos complementares e dizerem-nos como se deveria disputar a PO01, em conjugação com as Seleções de Seniores e Juniores A, e nalguns casos até os Juniores B, e ao mesmo tempo defender as participações Portuguesas nas Provas Europeias.

Ficamos a aguardar sugestões, devidamente elaboradas e credíveis para publicação.


O Administrador Delegado

6 comentários:

Anónimo disse...

ó banhadas textos deste calibre não é para a malta, o que nós queremos é festa e grossa, para mim devem disputar o campeonato da 1.ª divisão com 20 equipas, poder ser que assim a equipa c ou d de algum clube que tenha outro nome, consiga lá chegar. tenho dito.

Anónimo disse...

eis uma boa análise, gostaria de ver quem têm a coragem de a comentar ou de enviar projectos credíveis, isso é que gostaria de ver.

Jorge Almeida disse...

Até calha bem, a FAP acabou de publicar um apelo semelhante a pedir sugestões para a disputa da PO01 e da PO02 para 2016/2017.

Mais pormenores em http://portal.fpa.pt/fap_portal/do?com=DS;1;111;+PAGE%282000025%29+K-CATEGORIA%28380%29+KID-NOTICIA%2812177%29+COD_COR_CAIXA%281%29+TIT-CAIXA%28Not%EDcias%29;RCNT%281%29

Quem tiver algo a dizer, é mandar e-mail para andebol@fpa.pt até 4 de Abril com as sugestões. Depois não se queixem ...

Jorge Almeida disse...

Acho que, para não haver equipas a arrastarem-se ao longo da época na PO01 apresentando 9 jogadores na ficha de jogo, deve-se reduzir os participantes na PO01 para 10. Não havendo capacidade financeira para 12 equipas aguentarem a PO01, reduz-se para 10.

Se não quiserem diminuir o nº de equipas a disputar a PO01 para 10, pelo menos fundam o Grupo B da PO01 com o atual grupo de apuramento de campeão e de subida na Fase Final da PO02. O nível das equipas é muito parecido, como se tem constatado na maioria das épocas, considerando os resultados disputados entre elas nas fases anteriores. Para acertar com as datas, a PO02 poderia contribuir com 8 equipas, até (4 da Zona Norte, 4 da Zona Sul, 4 da PO01). Assim, num campeonato de 12 equipas, em vez das 22 jornadas, cada equipa teria a disputar 16 jornadas (+/- 4 meses). Assim, a 1ª fase da PO01 e da PO02 teriam de acabar em Fevereiro para este grupo acabar lá para Junho.

Se quiserem, após uma redução para 10 equipas na PO01, mantendo-se o Play-Off, poderia haver uma prova assim com metade das equipas (9º e 10º da PO01, os 2 primeiros da Zona Norte e os 2 primeiros da Zona Sul da PO02), e com a mesma lógica.

Anónimo disse...

Servir o interesse da modalidade .....
Nada Tendenciosos ..........

Estamos a brincar ?
Não existiu até á 2 épocas atras o modelo de fase regular e fase final 6+6 ? não couve no calendário ?
Não se pode jogar nos feriados ( agora mais ) ?
Não de pode jogar até final de Junho ?

Não concordo com soluções para resolver descidas iminentes , mas continuar a olhar só para os 4 grandes e seus interesses , sem pensar na sobrevivência financeira e desportiva dos outros é mesmo deste País que é cada vez mais só para grandes .

Anónimo disse...

A minha sugestão é: alargar para 20 equipas todos contra todos a uma volta.
Fogo: escusam de me vir insultar porque isto é apenas uma proposta!
Bolas, ainda só estou a escrever e já estou a ouvir insultos!Isso é alguma coisa? Nao posso expressar o que penso? Deixem-me em paz foooogooooo!